Informação de custos em instituições públicas de ensino técnico e tecnológico: um instrumento de apoio ao processo de tomada de decisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/180639 |
Resumo: | Considerando a importância dos serviços prestados pelas Instituições de Ensino Superior a presente dissertação objetiva identificar a viabilidade de implantação de um módulo de informação de custos inserido em um sistema próprio de administração de uma instituição de ensino técnico e tecnológico que apoie o processo de tomada de decisão e que ainda atenda a legislação que trata da implantação de sistema de informação de custos na administração pública. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa-ação, pois a pesquisadora frente a uma angústia profissional tem como responsabilidade orientar aos gestores no que diz respeito à Contabilidade Pública, em especial ao que não foi atendido ainda em relação às Normas Brasileiras de Contabilidade. Realizou-se entrevista com o responsável pela área de Tecnologia da Informação da Instituição para obter informações quanto aos aspectos a serem considerados na implantação de um módulo de apuração de custos. Também foi aplicado um questionário aos gestores do Instituto Federal de Roraima com o intuito de descobrir se os mesmos conhecem sobre o tema “Sistema de Informação de Custos na Administração Pública” e se julgam importante a implantação de um módulo de apuração de custos. A aplicação do questionário levou em consideração que é preciso do aval dos gestores para a implantação de qualquer sistema. Os resultados apontaram que a maioria dos gestores (63%) não conhecem o tema “Sistema de Informação de Custos na Administração Pública” e 80% julgam importante um instrumento que os auxilie no processo de tomada de decisão em suas áreas de atuação. Embora existam limitações, há viabilidade na implantação do módulo de apuração de custos inserido no sistema unificado de administração pública do Instituto Federal de Roraima. Esforços conjuntos das áreas envolvidas contribuirão para o desenvolvimento do módulo, tais como: designação de servidores de Tecnologia da Informação para o desenvolvimento de módulos; interação com os servidores de Tecnologia da Informação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte; integração dos acadêmicos do curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas na equipe de desenvolvimento de módulos. Destaca-se ainda a importância em orientar aos gestores como realizar consultas no módulo e ainda capacitá-los para interpretação dos dados. Para trabalhos futuros sugere-se a criação de um programa de capacitação contínuo em administração pública aos gestores da Instituição ministrado por servidores técnicos administrativos das áreas de planejamento, orçamento, finanças, licitações e contratos. |
id |
UNSP_24812cccbe6dc8b55e8565d4788ad77b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/180639 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Informação de custos em instituições públicas de ensino técnico e tecnológico: um instrumento de apoio ao processo de tomada de decisãoCost information in public technical and technological education institutions: an instrument to support the decision-making processContabilidade PúblicaCustos no Setor PúblicoSistema de Informação de CustosTomada de DecisãoProcesso decisórioAdministração pública.Public accountingCosts at the public sectorCost information systemDecision making process.Considerando a importância dos serviços prestados pelas Instituições de Ensino Superior a presente dissertação objetiva identificar a viabilidade de implantação de um módulo de informação de custos inserido em um sistema próprio de administração de uma instituição de ensino técnico e tecnológico que apoie o processo de tomada de decisão e que ainda atenda a legislação que trata da implantação de sistema de informação de custos na administração pública. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa-ação, pois a pesquisadora frente a uma angústia profissional tem como responsabilidade orientar aos gestores no que diz respeito à Contabilidade Pública, em especial ao que não foi atendido ainda em relação às Normas Brasileiras de Contabilidade. Realizou-se entrevista com o responsável pela área de Tecnologia da Informação da Instituição para obter informações quanto aos aspectos a serem considerados na implantação de um módulo de apuração de custos. Também foi aplicado um questionário aos gestores do Instituto Federal de Roraima com o intuito de descobrir se os mesmos conhecem sobre o tema “Sistema de Informação de Custos na Administração Pública” e se julgam importante a implantação de um módulo de apuração de custos. A aplicação do questionário levou em consideração que é preciso do aval dos gestores para a implantação de qualquer sistema. Os resultados apontaram que a maioria dos gestores (63%) não conhecem o tema “Sistema de Informação de Custos na Administração Pública” e 80% julgam importante um instrumento que os auxilie no processo de tomada de decisão em suas áreas de atuação. Embora existam limitações, há viabilidade na implantação do módulo de apuração de custos inserido no sistema unificado de administração pública do Instituto Federal de Roraima. Esforços conjuntos das áreas envolvidas contribuirão para o desenvolvimento do módulo, tais como: designação de servidores de Tecnologia da Informação para o desenvolvimento de módulos; interação com os servidores de Tecnologia da Informação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte; integração dos acadêmicos do curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas na equipe de desenvolvimento de módulos. Destaca-se ainda a importância em orientar aos gestores como realizar consultas no módulo e ainda capacitá-los para interpretação dos dados. Para trabalhos futuros sugere-se a criação de um programa de capacitação contínuo em administração pública aos gestores da Instituição ministrado por servidores técnicos administrativos das áreas de planejamento, orçamento, finanças, licitações e contratos.Considering the importance of services provided by higher education institutions the present dissertation aims to identify the viability of implementing a cost information module inserted in an own administration system from a technical and technological education institution that supports the decision making process and that still agreeing with the legislation that deals with the implementation of cost information system from the public administration. The method, was an action research, it implies that the researcher needs to be facing of a professional anguish, presenting the responsibility to guide the managers regarding to the Public Accounting, especially about what has not yet been related about the Brazilian Accounting Standards . An interview was applied with the person responsible for Information Technology at the Institution to obtain information regarding the aspects to be considered in the implementing a costing module. A questionnaire was also applied to the managers of the Federal Institute of Roraima in order to find out if they know about the topic "Public Information System of Costs" and they consider it important to implement a costing module. The application of the questionnaire took into account that it is necessary the approval of the managers for the implantation of any system. The results indicated that most managers (63%) do not know the theme "Public Information System of Costs" and 80% consider an important instrument to assist them in the decision-making process in their areas of activity. Although there are limitations, there is feasibility in the implementation of the module of calculation of costs inserted in the unified system of public administration of the Federal Institute of Roraima. Joint efforts of the involved areas will contribute to the development of the module, such as: designation of Information Technology servers for the development of modules; interaction with the Information Technology servers of the Federal Institute of Rio Grande do Norte; integration of the students of the Systems Development Analysis course at the module development team. It is also important to guide the managers how to perform queries in the module and also enable them to interpret the data. For future work it is suggested the creation of a program of continuous training at the public administration to the managers of the institution prepared by administrative technical servers from areas of planning, budgeting, finance, bidding and contracts.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Luche, José Roberto Dale [UNESP]Cavenaghi, Vagner [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Matias, Geórgia Marcelly Gomes2019-02-01T18:11:11Z2019-02-01T18:11:11Z2018-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18063900091224033004080052P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T12:52:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180639Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:02:49.862454Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Informação de custos em instituições públicas de ensino técnico e tecnológico: um instrumento de apoio ao processo de tomada de decisão Cost information in public technical and technological education institutions: an instrument to support the decision-making process |
title |
Informação de custos em instituições públicas de ensino técnico e tecnológico: um instrumento de apoio ao processo de tomada de decisão |
spellingShingle |
Informação de custos em instituições públicas de ensino técnico e tecnológico: um instrumento de apoio ao processo de tomada de decisão Matias, Geórgia Marcelly Gomes Contabilidade Pública Custos no Setor Público Sistema de Informação de Custos Tomada de Decisão Processo decisório Administração pública. Public accounting Costs at the public sector Cost information system Decision making process. |
title_short |
Informação de custos em instituições públicas de ensino técnico e tecnológico: um instrumento de apoio ao processo de tomada de decisão |
title_full |
Informação de custos em instituições públicas de ensino técnico e tecnológico: um instrumento de apoio ao processo de tomada de decisão |
title_fullStr |
Informação de custos em instituições públicas de ensino técnico e tecnológico: um instrumento de apoio ao processo de tomada de decisão |
title_full_unstemmed |
Informação de custos em instituições públicas de ensino técnico e tecnológico: um instrumento de apoio ao processo de tomada de decisão |
title_sort |
Informação de custos em instituições públicas de ensino técnico e tecnológico: um instrumento de apoio ao processo de tomada de decisão |
author |
Matias, Geórgia Marcelly Gomes |
author_facet |
Matias, Geórgia Marcelly Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luche, José Roberto Dale [UNESP] Cavenaghi, Vagner [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias, Geórgia Marcelly Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contabilidade Pública Custos no Setor Público Sistema de Informação de Custos Tomada de Decisão Processo decisório Administração pública. Public accounting Costs at the public sector Cost information system Decision making process. |
topic |
Contabilidade Pública Custos no Setor Público Sistema de Informação de Custos Tomada de Decisão Processo decisório Administração pública. Public accounting Costs at the public sector Cost information system Decision making process. |
description |
Considerando a importância dos serviços prestados pelas Instituições de Ensino Superior a presente dissertação objetiva identificar a viabilidade de implantação de um módulo de informação de custos inserido em um sistema próprio de administração de uma instituição de ensino técnico e tecnológico que apoie o processo de tomada de decisão e que ainda atenda a legislação que trata da implantação de sistema de informação de custos na administração pública. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa-ação, pois a pesquisadora frente a uma angústia profissional tem como responsabilidade orientar aos gestores no que diz respeito à Contabilidade Pública, em especial ao que não foi atendido ainda em relação às Normas Brasileiras de Contabilidade. Realizou-se entrevista com o responsável pela área de Tecnologia da Informação da Instituição para obter informações quanto aos aspectos a serem considerados na implantação de um módulo de apuração de custos. Também foi aplicado um questionário aos gestores do Instituto Federal de Roraima com o intuito de descobrir se os mesmos conhecem sobre o tema “Sistema de Informação de Custos na Administração Pública” e se julgam importante a implantação de um módulo de apuração de custos. A aplicação do questionário levou em consideração que é preciso do aval dos gestores para a implantação de qualquer sistema. Os resultados apontaram que a maioria dos gestores (63%) não conhecem o tema “Sistema de Informação de Custos na Administração Pública” e 80% julgam importante um instrumento que os auxilie no processo de tomada de decisão em suas áreas de atuação. Embora existam limitações, há viabilidade na implantação do módulo de apuração de custos inserido no sistema unificado de administração pública do Instituto Federal de Roraima. Esforços conjuntos das áreas envolvidas contribuirão para o desenvolvimento do módulo, tais como: designação de servidores de Tecnologia da Informação para o desenvolvimento de módulos; interação com os servidores de Tecnologia da Informação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte; integração dos acadêmicos do curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas na equipe de desenvolvimento de módulos. Destaca-se ainda a importância em orientar aos gestores como realizar consultas no módulo e ainda capacitá-los para interpretação dos dados. Para trabalhos futuros sugere-se a criação de um programa de capacitação contínuo em administração pública aos gestores da Instituição ministrado por servidores técnicos administrativos das áreas de planejamento, orçamento, finanças, licitações e contratos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-04 2019-02-01T18:11:11Z 2019-02-01T18:11:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/180639 000912240 33004080052P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/180639 |
identifier_str_mv |
000912240 33004080052P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128744786755584 |