A performance musical da pessoa com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tudissaki, Shirlei Escobar [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181303
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar os processos educacionais, biológicos e cognitivos presentes na performance de músicos com deficiência visual, a fim de compreender como tais processos se desenvolvem e quais fatores externos podem afetá-los. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa/quantitativa, utilizando a entrevista semiestruturada e o questionário como técnicas para coleta de dados. A revisão de literatura concentrou-se em textos relacionados à Música, Educação, Cognição Musical e Medicina. As entrevistas foram realizadas com músicos performers com deficiência visual: Hermeto Pascoal, Jorge Gonçalves, Marcelo Bratke e Vilson Zattera. A entrevista concedida pelo músico e pesquisador Favio Shifres serviu de referencial teórico para a investigação. Foram aplicados três tipos de questionários: (a) para alunos de performance musical que apresentam deficiência visual; (b) para professores de performance musical que atuam ou atuaram com alunos com deficiência visual; (c) para pessoas com deficiência visual desistentes de cursos de performance musical. Para tabulação dos dados coletados com os questionários, foi utilizada a ferramenta de questionários Survey Monkey. Para avaliar os dados coletados nas entrevistas e questionários, foi utilizada a análise de conteúdo, de acordo com os critérios estabelecidos por Laurence Bardin (2016). De modo auxiliar a organização deste material coletado, foi utilizado o software NVivo. A partir da análise de conteúdo, foi possível identificar uma série de categorias mencionadas pelos entrevistados e questionados: (1) Apoio durante a fase escolar; (2) Musicografia braille e partituras ampliadas; (2.1) Softwares aplicados na edição e transcrição de partituras em braille; (2.2) Transcrição de partituras em braille para performers cegos; (3) A influência do professor de performance musical; (4) Técnicas performáticas; (4.1) Técnica instrumental e de canto; (4.2) Postura; (4.3) Memória musical; (4.4) Criatividade e improvisação musical; (4.5) Tocar de ouvido. Conclui-se que o desenvolvimento da performance musical da pessoa com deficiência visual envolve uma série de questões, como a necessidade do apoio da família e professores durante a fase escolar, fortalecendo a autoestima destes indivíduos, de modo que consigam superar as dificuldades impostas pela deficiência para alcançarem o nível de excelência musical. Nota-se ainda que a utilização da musicografia braille e partituras ampliadas não é consenso, embora a maioria dos entrevistados e questionados apontem utilizar estas ferramentas, de forma a garantir a autonomia necessária para sua profissionalização. Para tanto, destaca-se a importância do professor de performance musical, que deve ser capaz de auxiliar o aluno frente à suas necessidades técnicas e musicais, a fim de que este consiga executar o instrumento com alto nível performático. Neste sentido, a memória musical surge como uma das habilidades a serem trabalhadas por estes performers e, de maneira contrária ao que popularmente se acredita, o músico com deficiência visual não apresenta uma memória mais apurada do que aquele que enxerga, necessitando de treino para seu desenvolvimento, assim como as demais habilidades musicais. A pesquisa apresenta seis capítulos que apontam as questões relacionadas ao desenvolvimento da performance musical da pessoa com deficiência visual.
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As entrevistas foram realizadas com músicos performers com deficiência visual: Hermeto Pascoal, Jorge Gonçalves, Marcelo Bratke e Vilson Zattera. A entrevista concedida pelo músico e pesquisador Favio Shifres serviu de referencial teórico para a investigação. Foram aplicados três tipos de questionários: (a) para alunos de performance musical que apresentam deficiência visual; (b) para professores de performance musical que atuam ou atuaram com alunos com deficiência visual; (c) para pessoas com deficiência visual desistentes de cursos de performance musical. Para tabulação dos dados coletados com os questionários, foi utilizada a ferramenta de questionários Survey Monkey. Para avaliar os dados coletados nas entrevistas e questionários, foi utilizada a análise de conteúdo, de acordo com os critérios estabelecidos por Laurence Bardin (2016). De modo auxiliar a organização deste material coletado, foi utilizado o software NVivo. A partir da análise de conteúdo, foi possível identificar uma série de categorias mencionadas pelos entrevistados e questionados: (1) Apoio durante a fase escolar; (2) Musicografia braille e partituras ampliadas; (2.1) Softwares aplicados na edição e transcrição de partituras em braille; (2.2) Transcrição de partituras em braille para performers cegos; (3) A influência do professor de performance musical; (4) Técnicas performáticas; (4.1) Técnica instrumental e de canto; (4.2) Postura; (4.3) Memória musical; (4.4) Criatividade e improvisação musical; (4.5) Tocar de ouvido. Conclui-se que o desenvolvimento da performance musical da pessoa com deficiência visual envolve uma série de questões, como a necessidade do apoio da família e professores durante a fase escolar, fortalecendo a autoestima destes indivíduos, de modo que consigam superar as dificuldades impostas pela deficiência para alcançarem o nível de excelência musical. Nota-se ainda que a utilização da musicografia braille e partituras ampliadas não é consenso, embora a maioria dos entrevistados e questionados apontem utilizar estas ferramentas, de forma a garantir a autonomia necessária para sua profissionalização. Para tanto, destaca-se a importância do professor de performance musical, que deve ser capaz de auxiliar o aluno frente à suas necessidades técnicas e musicais, a fim de que este consiga executar o instrumento com alto nível performático. Neste sentido, a memória musical surge como uma das habilidades a serem trabalhadas por estes performers e, de maneira contrária ao que popularmente se acredita, o músico com deficiência visual não apresenta uma memória mais apurada do que aquele que enxerga, necessitando de treino para seu desenvolvimento, assim como as demais habilidades musicais. A pesquisa apresenta seis capítulos que apontam as questões relacionadas ao desenvolvimento da performance musical da pessoa com deficiência visual.This research aimed to investigate the educational, biological and cognitive processes involved in the performance of visually impaired musicians in order to understand how these processes are developed and which external factors may affect them. For that, a qualitative-quantitative research was developed, using the semi-structured interview and the questionnaire as techniques for data collection. The literature review focused on texts related to Music, Education, Musical Cognition and Medicine. The interviews were conducted with performers with visual impairment: Hermeto Pascoal, Jorge Gonçalves, Marcelo Bratke and Vilson Zattera. The interview granted by the musician and researcher Favio Shifres served as a theoretical reference for the investigation. Three types of questionnaires were applied: (a) for musical performance students who are visually impaired; (b) for teachers of musical performance who act with students with visual impairment; (c) for visually impaired people who drop out of music performance courses. For tabulation of the data collected with the questionnaires, the Survey Monkey questionnaire tool was used. In order to evaluate the data collected in the interviews and questionnaires, content analysis was used, according to the criteria established by Laurence Bardin (2016). In order to aid in the organization of this collected material, NVivo software was used. From the analysis of content, it was possible to identify a series of categories mentioned by the respondents and questioned: (1) Support during the school phase; (2) Braille music and extended scores; (2.1) Software used in editing and transcription of braille music; (2.2) Transcription of braille music for blind performers; (3) The influence of the teacher of musical performance; (4) Performance techniques; (4.1) Instrumental and singing technique; (4.2) Posture; (4.3) Musical memory; (4.4) Creativity and musical improvisation; (4.5) Play by ear. It´s concluded that the development of the musical performance of the visually impaired person involves a series of questions, such as the need of the support of the family and teachers during the school phase, strengthening the self-esteem of these individuals, so that they overcome the difficulties imposed by the disability to reach the level of musical excellence. It´s also noted that the use of braille music and extended scores is not consensus, although the majority of interviewees and questioned point to using these tools, in order to guarantee the autonomy necessary for their professionalization. For this, stands out the importance of the teacher of musical performance, who must be able to assist the student in face of his technical and musical needs, stands out in order that this one can execute the instrument with high performative level. Thus, musical memory emerges as one of the skills to be developed by these performers and, contrary to what is popularly believed, the musician with visual impairment doesn´t present a more accurate memory than the one who sees, needing training for his development, as well as other musical skills. The research presents six chapters that points out the issues related to the development of the musical performance of the visually impaired person.Esta investigación tuvo como objetivo investigar los procesos educativos, biológicos y cognitivos presentes en la performance de músicos con deficiencia visual, a fin de comprender cómo tales procesos se desarrollan y qué factores externos pueden afectarlos. Para ello, se realizó una encuesta cualitativa, utilizando la entrevista semiestructurada y el cuestionario como técnicas para la recolección de datos. La revisión de literatura se centró en textos relacionados a la Música, Educación, Cognición Musical y Medicina. Las entrevistas fueron realizadas con músicos performers con deficiencia visual: Hermeto Pascoal, Jorge Gonçalves, Marcelo Bratke y Vilson Zattera. La entrevista concedida por el músico e investigador Favio Shifres sirvió de referencial teórico para la investigación. Fueron aplicados tres tipos de cuestionarios: (a) para alumnos de desempeño musical que presentan deficiencia visual; (b) para profesores de performance musical que actúan o actuaron con alumnos con discapacidad visual; (c) para personas con discapacidad visual que abandonaron los cursos de performance musical. Para la tabulación de los datos recogidos con los cuestionarios se utilizó la herramienta de cuestionarios Survey Monkey. Para evaluar los datos recogidos en las entrevistas y cuestionarios, se utilizó el análisis de contenido, de acuerdo con los criterios establecidos por Laurence Bardin (2016). De modo auxiliar a la organización de este material recogido, se utilizó el software NVivo. A partir del análisis de contenido, fueron identificadas una serie de categorías mencionadas por los entrevistados: (1) el apoyo durante la fase escolar; (2) Musicografía braille y partituras ampliadas; (2.1) Softwares aplicados en la edición y transcripción de partituras en braille; (2.2) Transcripción de partituras en braille para performers ciegos; (3) La influencia del profesor de performance musical; (4) Técnicas de desempeño; (4.1) Técnica instrumental y de canto; (4.2) Postura; (4.3) Memoria musical; (4.4) Creatividad e improvisación musical; (4.5) Tocar de oído. Se concluye que el desarrollo de la performance musical de la persona con discapacidad visual involucra una serie de cuestiones, como la necesidad del apoyo de la familia y profesores durante la fase escolar, fortaleciendo la autoestima de estos individuos, de modo que consigan superar las dificultades impuestas por la discapacidad para alcanzar el nivel de excelencia musical. Se observa además, que la utilización de la música braille y partituras ampliadas no es consensual, aunque la mayoría de los entrevistados y cuestionados apuntan a utilizar estas herramientas, para garantizar la autonomía necesaria para su profesionalización. Para ello, se destaca la importancia del profesor de performance musical, que debe ser capaz de auxiliar al alumno frente a sus necesidades técnicas y musicales, a fin de que éste pueda ejecutar el instrumento con un alto nivel de desempeño. En este sentido, la memoria musical surge como una de las habilidades a ser trabajadas por estos ejecutantes y, de manera contraria a lo que popularmente se cree, el músico con deficiencia visual no presenta una mejor memoria que el que ve, necesitando de entrenamiento para su desarrollo, así como las demás habilidades musicales. La investigación presenta seis capítulos que apuntan a las cuestiones relacionadas al desarrollo del performance musical de la persona con discapacidad visual.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Sonia Regina Albano de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tudissaki, Shirlei Escobar [UNESP]2019-04-01T14:52:12Z2019-04-01T14:52:12Z2019-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18130300091446933004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-31T06:19:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181303Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:46:55.393230Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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