Integração de tecnologias e webtecnologias no ensino de língua inglesa: concepções teóricas, crenças e interações na prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Azenaide Abreu Soares [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/103527
Resumo: Este estudo tem como objeto de investigação a formação tecnológica de professores em serviço em ambiente bimodal. Objetiva-se analisar concepções teóricas e crenças de professores de língua inglesa sobre ensino mediado por tecnologias e verificar como estas interagem na reconstrução da prática docente a partir das orientações dos cursos vinculados ao Programa Proinfo Integrado. A tese que norteia a pesquisa é a de que as características do programa de formação tecnológica Proinfo Integrado e o perfil dos professores participantes da pesquisa são fatores propícios à promoção de ressignificação da prática de ensino de língua inglesa. A pesquisa justifica-se pela necessidade de ter a formação em serviço como foco de investigação, a fim de questionar a formação a partir da prática e verificar como ocorre a tríade ação-reflexão-ação a partir de cursos de aperfeiçoamento tecnológico oferecidos no molde semipresencial. O arcabouço teórico utilizado está centrado nos estudos sobre concepções de linguagem e abordagens de ensino de línguas; crenças de ensino de línguas; formação e atuação do professor de línguas na era digital e ferramentas de mediação integradas à educação. Adota-se como metodologia de investigação a abordagem qualitativa, de natureza etnográfica. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário aberto e dialogado, entrevista semiestruturada, ferramentas do e-proinfo e portfólio online. Ao longo do processo de coleta, os dados foram categorizados de forma a ser possível triangular as informações para responder às perguntas de pesquisa à luz das teorias subjacentes. A análise permitiu-nos perceber que, ao ser instigado a integrar diferentes tecnologias em suas atividades pedagógicas, o professor de língua inglesa adota diferentes abordagens de ensino, sendo...
id UNSP_24aadce121d01ec0b1898e91edfa6721
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/103527
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Integração de tecnologias e webtecnologias no ensino de língua inglesa: concepções teóricas, crenças e interações na prática docenteEducational technologyEnglish language teachingLingüística aplicadaProfessores de ingles - FormaçãoLíngua inglesa - Estudo e ensinoTecnologia educacionalInovações educacionaisInternet na educaçãoEste estudo tem como objeto de investigação a formação tecnológica de professores em serviço em ambiente bimodal. Objetiva-se analisar concepções teóricas e crenças de professores de língua inglesa sobre ensino mediado por tecnologias e verificar como estas interagem na reconstrução da prática docente a partir das orientações dos cursos vinculados ao Programa Proinfo Integrado. A tese que norteia a pesquisa é a de que as características do programa de formação tecnológica Proinfo Integrado e o perfil dos professores participantes da pesquisa são fatores propícios à promoção de ressignificação da prática de ensino de língua inglesa. A pesquisa justifica-se pela necessidade de ter a formação em serviço como foco de investigação, a fim de questionar a formação a partir da prática e verificar como ocorre a tríade ação-reflexão-ação a partir de cursos de aperfeiçoamento tecnológico oferecidos no molde semipresencial. O arcabouço teórico utilizado está centrado nos estudos sobre concepções de linguagem e abordagens de ensino de línguas; crenças de ensino de línguas; formação e atuação do professor de línguas na era digital e ferramentas de mediação integradas à educação. Adota-se como metodologia de investigação a abordagem qualitativa, de natureza etnográfica. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário aberto e dialogado, entrevista semiestruturada, ferramentas do e-proinfo e portfólio online. Ao longo do processo de coleta, os dados foram categorizados de forma a ser possível triangular as informações para responder às perguntas de pesquisa à luz das teorias subjacentes. A análise permitiu-nos perceber que, ao ser instigado a integrar diferentes tecnologias em suas atividades pedagógicas, o professor de língua inglesa adota diferentes abordagens de ensino, sendo...The main aim of this study is to investigate a technological education program in blended learning offered to English teachers. In this research, we analyze theoretical concepts and beliefs about teaching English mediated by technologies and verify how they interact in the teachers’ practice guidance from the courses linked to Proinfo Integrated Program. The underlying concept of the research is that the characteristics of the technological education program, Proinfo Integrated and of the English teachers affect the English teaching. The justification for the study is that there is a need to focus in service education. We intend to question the education program from practice and examine how it promotes the triad action-reflection-action from the technological courses offered in blended learning. The theoretical underpinnings are language concepts, teaching and learning approaches, beliefs about teaching language, training and practice of English teaching in digital era, and mediation tools in Education. The methodology adopted for the investigation is interpretative with ethnographic characteristics. Data were collected from open-ended and dialogic questionnaires; semi-structured interviews; e-proinfo tools; and online portfolio. While collecting the data, information obtained was organized in order to facilitate triangulation as to answer the research questions based on the theories. The results reveal that when English teachers are instigated to integrate technologies in pedagogical activities, they choose different teaching approaches such as appropriation, complementation, production and/or interaction. Therefore, we can say that the education program, Proinfo Integrated presents teachers a variety of approaches in introducing the linguistic subject using different technologies according to their own... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abrahão, Maria Helena Vieira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vieira, Azenaide Abreu Soares [UNESP]2014-06-11T19:32:45Z2014-06-11T19:32:45Z2012-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis241 f. : il.application/pdfVIEIRA, Azenaide Abreu Soares. Integração de tecnologias e webtecnologias no ensino de língua inglesa: concepções teóricas, crenças e interações na prática docente. 2012. 241 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.http://hdl.handle.net/11449/103527000696897vieira_abs_dr_ia.pdf33004153069P58417792775638251Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-15T06:08:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103527Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:01:43.266175Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração de tecnologias e webtecnologias no ensino de língua inglesa: concepções teóricas, crenças e interações na prática docente
title Integração de tecnologias e webtecnologias no ensino de língua inglesa: concepções teóricas, crenças e interações na prática docente
spellingShingle Integração de tecnologias e webtecnologias no ensino de língua inglesa: concepções teóricas, crenças e interações na prática docente
Vieira, Azenaide Abreu Soares [UNESP]
Educational technology
English language teaching
Lingüística aplicada
Professores de ingles - Formação
Língua inglesa - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Internet na educação
title_short Integração de tecnologias e webtecnologias no ensino de língua inglesa: concepções teóricas, crenças e interações na prática docente
title_full Integração de tecnologias e webtecnologias no ensino de língua inglesa: concepções teóricas, crenças e interações na prática docente
title_fullStr Integração de tecnologias e webtecnologias no ensino de língua inglesa: concepções teóricas, crenças e interações na prática docente
title_full_unstemmed Integração de tecnologias e webtecnologias no ensino de língua inglesa: concepções teóricas, crenças e interações na prática docente
title_sort Integração de tecnologias e webtecnologias no ensino de língua inglesa: concepções teóricas, crenças e interações na prática docente
author Vieira, Azenaide Abreu Soares [UNESP]
author_facet Vieira, Azenaide Abreu Soares [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abrahão, Maria Helena Vieira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Azenaide Abreu Soares [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educational technology
English language teaching
Lingüística aplicada
Professores de ingles - Formação
Língua inglesa - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Internet na educação
topic Educational technology
English language teaching
Lingüística aplicada
Professores de ingles - Formação
Língua inglesa - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Internet na educação
description Este estudo tem como objeto de investigação a formação tecnológica de professores em serviço em ambiente bimodal. Objetiva-se analisar concepções teóricas e crenças de professores de língua inglesa sobre ensino mediado por tecnologias e verificar como estas interagem na reconstrução da prática docente a partir das orientações dos cursos vinculados ao Programa Proinfo Integrado. A tese que norteia a pesquisa é a de que as características do programa de formação tecnológica Proinfo Integrado e o perfil dos professores participantes da pesquisa são fatores propícios à promoção de ressignificação da prática de ensino de língua inglesa. A pesquisa justifica-se pela necessidade de ter a formação em serviço como foco de investigação, a fim de questionar a formação a partir da prática e verificar como ocorre a tríade ação-reflexão-ação a partir de cursos de aperfeiçoamento tecnológico oferecidos no molde semipresencial. O arcabouço teórico utilizado está centrado nos estudos sobre concepções de linguagem e abordagens de ensino de línguas; crenças de ensino de línguas; formação e atuação do professor de línguas na era digital e ferramentas de mediação integradas à educação. Adota-se como metodologia de investigação a abordagem qualitativa, de natureza etnográfica. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário aberto e dialogado, entrevista semiestruturada, ferramentas do e-proinfo e portfólio online. Ao longo do processo de coleta, os dados foram categorizados de forma a ser possível triangular as informações para responder às perguntas de pesquisa à luz das teorias subjacentes. A análise permitiu-nos perceber que, ao ser instigado a integrar diferentes tecnologias em suas atividades pedagógicas, o professor de língua inglesa adota diferentes abordagens de ensino, sendo...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-29
2014-06-11T19:32:45Z
2014-06-11T19:32:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Azenaide Abreu Soares. Integração de tecnologias e webtecnologias no ensino de língua inglesa: concepções teóricas, crenças e interações na prática docente. 2012. 241 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/103527
000696897
vieira_abs_dr_ia.pdf
33004153069P5
8417792775638251
identifier_str_mv VIEIRA, Azenaide Abreu Soares. Integração de tecnologias e webtecnologias no ensino de língua inglesa: concepções teóricas, crenças e interações na prática docente. 2012. 241 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.
000696897
vieira_abs_dr_ia.pdf
33004153069P5
8417792775638251
url http://hdl.handle.net/11449/103527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 241 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128448769556480