As emoções e sua inserção no espaço empresarial brasileiro através da revista Exame: Uma análise em sociologia econômica dos mercados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/217868 |
Resumo: | Assumindo as emoções como um constructo social e de grande impacto na construção social dos mercados, analisamos as crenças expressas nas narrativas do universo corporativo sobre emoções através da Revista Exame no recorte temporal de 1990 até 2007. Tendo como inspiração a Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu e a Sociologia Econômica, temos como objetivo geral, objetivar em que medida a revista Exame incorporou o tema das emoções em suas edições de 1990 até 2007. Tal recorte empírico foi pensado na medida em que se encerra no início da crise de 2008. Tal crise, amplamente estudada por Maria Jardim (2013) e Roberto Grun (2010), promoveu alterações na governança corporativa das empresas e em suas estruturas de gestão. |
id |
UNSP_25038c3efce2552a3cc1dd45473d7246 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/217868 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As emoções e sua inserção no espaço empresarial brasileiro através da revista Exame: Uma análise em sociologia econômica dos mercadosEmotions and Their Insertion in the Brazilian Business Space through Exame Magazine: An Analysis in Economic Sociology of the MarketsEmoçõesEmpresaGestãoSociologia EconômicaEmotionsManagementCompanyJustificationAssumindo as emoções como um constructo social e de grande impacto na construção social dos mercados, analisamos as crenças expressas nas narrativas do universo corporativo sobre emoções através da Revista Exame no recorte temporal de 1990 até 2007. Tendo como inspiração a Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu e a Sociologia Econômica, temos como objetivo geral, objetivar em que medida a revista Exame incorporou o tema das emoções em suas edições de 1990 até 2007. Tal recorte empírico foi pensado na medida em que se encerra no início da crise de 2008. Tal crise, amplamente estudada por Maria Jardim (2013) e Roberto Grun (2010), promoveu alterações na governança corporativa das empresas e em suas estruturas de gestão.Assuming emotions as a social construct with a great impact on the social construction of markets, we analyzed the beliefs expressed in the narratives of the corporate universe about emotions through Exame Magazine in the time frame from 1990 to 2007. Inspired by the Reflexive Sociology of Pierre Bourdieu and Economic Sociology, our general objective is to objectify the extent to which Exame magazine incorporated the theme of emotions in its editions from 1990 to 2007. widely studied by Maria Jardim (2013) and Roberto Grun (2010), it promoted changes in the corporate governance of companies and in their management structures. In this sense, the authors demonstrate how the 2008 crisis promoted new actors and discourses within the business world, with a reorganization of capitalismConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2019/18706-3CNPq: 132807/2020-3Universidade Estadual Paulista (Unesp)Jardim, Maria Aparecida Chaves [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vasques, Lucas Flôres2022-04-18T12:30:52Z2022-04-18T12:30:52Z2022-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21786833004030017P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-11T18:47:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217868Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:19:22.770439Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As emoções e sua inserção no espaço empresarial brasileiro através da revista Exame: Uma análise em sociologia econômica dos mercados Emotions and Their Insertion in the Brazilian Business Space through Exame Magazine: An Analysis in Economic Sociology of the Markets |
title |
As emoções e sua inserção no espaço empresarial brasileiro através da revista Exame: Uma análise em sociologia econômica dos mercados |
spellingShingle |
As emoções e sua inserção no espaço empresarial brasileiro através da revista Exame: Uma análise em sociologia econômica dos mercados Vasques, Lucas Flôres Emoções Empresa Gestão Sociologia Econômica Emotions Management Company Justification |
title_short |
As emoções e sua inserção no espaço empresarial brasileiro através da revista Exame: Uma análise em sociologia econômica dos mercados |
title_full |
As emoções e sua inserção no espaço empresarial brasileiro através da revista Exame: Uma análise em sociologia econômica dos mercados |
title_fullStr |
As emoções e sua inserção no espaço empresarial brasileiro através da revista Exame: Uma análise em sociologia econômica dos mercados |
title_full_unstemmed |
As emoções e sua inserção no espaço empresarial brasileiro através da revista Exame: Uma análise em sociologia econômica dos mercados |
title_sort |
As emoções e sua inserção no espaço empresarial brasileiro através da revista Exame: Uma análise em sociologia econômica dos mercados |
author |
Vasques, Lucas Flôres |
author_facet |
Vasques, Lucas Flôres |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jardim, Maria Aparecida Chaves [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasques, Lucas Flôres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emoções Empresa Gestão Sociologia Econômica Emotions Management Company Justification |
topic |
Emoções Empresa Gestão Sociologia Econômica Emotions Management Company Justification |
description |
Assumindo as emoções como um constructo social e de grande impacto na construção social dos mercados, analisamos as crenças expressas nas narrativas do universo corporativo sobre emoções através da Revista Exame no recorte temporal de 1990 até 2007. Tendo como inspiração a Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu e a Sociologia Econômica, temos como objetivo geral, objetivar em que medida a revista Exame incorporou o tema das emoções em suas edições de 1990 até 2007. Tal recorte empírico foi pensado na medida em que se encerra no início da crise de 2008. Tal crise, amplamente estudada por Maria Jardim (2013) e Roberto Grun (2010), promoveu alterações na governança corporativa das empresas e em suas estruturas de gestão. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-18T12:30:52Z 2022-04-18T12:30:52Z 2022-02-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/217868 33004030017P7 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/217868 |
identifier_str_mv |
33004030017P7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129188360617984 |