As emoções e sua inserção no espaço empresarial brasileiro através da revista Exame: Uma análise em sociologia econômica dos mercados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasques, Lucas Flôres
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217868
Resumo: Assumindo as emoções como um constructo social e de grande impacto na construção social dos mercados, analisamos as crenças expressas nas narrativas do universo corporativo sobre emoções através da Revista Exame no recorte temporal de 1990 até 2007. Tendo como inspiração a Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu e a Sociologia Econômica, temos como objetivo geral, objetivar em que medida a revista Exame incorporou o tema das emoções em suas edições de 1990 até 2007. Tal recorte empírico foi pensado na medida em que se encerra no início da crise de 2008. Tal crise, amplamente estudada por Maria Jardim (2013) e Roberto Grun (2010), promoveu alterações na governança corporativa das empresas e em suas estruturas de gestão.
id UNSP_25038c3efce2552a3cc1dd45473d7246
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217868
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As emoções e sua inserção no espaço empresarial brasileiro através da revista Exame: Uma análise em sociologia econômica dos mercadosEmotions and Their Insertion in the Brazilian Business Space through Exame Magazine: An Analysis in Economic Sociology of the MarketsEmoçõesEmpresaGestãoSociologia EconômicaEmotionsManagementCompanyJustificationAssumindo as emoções como um constructo social e de grande impacto na construção social dos mercados, analisamos as crenças expressas nas narrativas do universo corporativo sobre emoções através da Revista Exame no recorte temporal de 1990 até 2007. Tendo como inspiração a Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu e a Sociologia Econômica, temos como objetivo geral, objetivar em que medida a revista Exame incorporou o tema das emoções em suas edições de 1990 até 2007. Tal recorte empírico foi pensado na medida em que se encerra no início da crise de 2008. Tal crise, amplamente estudada por Maria Jardim (2013) e Roberto Grun (2010), promoveu alterações na governança corporativa das empresas e em suas estruturas de gestão.Assuming emotions as a social construct with a great impact on the social construction of markets, we analyzed the beliefs expressed in the narratives of the corporate universe about emotions through Exame Magazine in the time frame from 1990 to 2007. Inspired by the Reflexive Sociology of Pierre Bourdieu and Economic Sociology, our general objective is to objectify the extent to which Exame magazine incorporated the theme of emotions in its editions from 1990 to 2007. widely studied by Maria Jardim (2013) and Roberto Grun (2010), it promoted changes in the corporate governance of companies and in their management structures. In this sense, the authors demonstrate how the 2008 crisis promoted new actors and discourses within the business world, with a reorganization of capitalismConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2019/18706-3CNPq: 132807/2020-3Universidade Estadual Paulista (Unesp)Jardim, Maria Aparecida Chaves [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vasques, Lucas Flôres2022-04-18T12:30:52Z2022-04-18T12:30:52Z2022-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21786833004030017P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-11T18:47:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217868Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:19:22.770439Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As emoções e sua inserção no espaço empresarial brasileiro através da revista Exame: Uma análise em sociologia econômica dos mercados
Emotions and Their Insertion in the Brazilian Business Space through Exame Magazine: An Analysis in Economic Sociology of the Markets
title As emoções e sua inserção no espaço empresarial brasileiro através da revista Exame: Uma análise em sociologia econômica dos mercados
spellingShingle As emoções e sua inserção no espaço empresarial brasileiro através da revista Exame: Uma análise em sociologia econômica dos mercados
Vasques, Lucas Flôres
Emoções
Empresa
Gestão
Sociologia Econômica
Emotions
Management
Company
Justification
title_short As emoções e sua inserção no espaço empresarial brasileiro através da revista Exame: Uma análise em sociologia econômica dos mercados
title_full As emoções e sua inserção no espaço empresarial brasileiro através da revista Exame: Uma análise em sociologia econômica dos mercados
title_fullStr As emoções e sua inserção no espaço empresarial brasileiro através da revista Exame: Uma análise em sociologia econômica dos mercados
title_full_unstemmed As emoções e sua inserção no espaço empresarial brasileiro através da revista Exame: Uma análise em sociologia econômica dos mercados
title_sort As emoções e sua inserção no espaço empresarial brasileiro através da revista Exame: Uma análise em sociologia econômica dos mercados
author Vasques, Lucas Flôres
author_facet Vasques, Lucas Flôres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jardim, Maria Aparecida Chaves [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasques, Lucas Flôres
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções
Empresa
Gestão
Sociologia Econômica
Emotions
Management
Company
Justification
topic Emoções
Empresa
Gestão
Sociologia Econômica
Emotions
Management
Company
Justification
description Assumindo as emoções como um constructo social e de grande impacto na construção social dos mercados, analisamos as crenças expressas nas narrativas do universo corporativo sobre emoções através da Revista Exame no recorte temporal de 1990 até 2007. Tendo como inspiração a Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu e a Sociologia Econômica, temos como objetivo geral, objetivar em que medida a revista Exame incorporou o tema das emoções em suas edições de 1990 até 2007. Tal recorte empírico foi pensado na medida em que se encerra no início da crise de 2008. Tal crise, amplamente estudada por Maria Jardim (2013) e Roberto Grun (2010), promoveu alterações na governança corporativa das empresas e em suas estruturas de gestão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-18T12:30:52Z
2022-04-18T12:30:52Z
2022-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217868
33004030017P7
url http://hdl.handle.net/11449/217868
identifier_str_mv 33004030017P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129188360617984