A educação do campo e os territórios em disputa da região norte do estado de Mato Grosso: um estudo da Escola Estadual Florestan Fernandes
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255327 https://lattes.cnpq.br/3149600045634155 https://orcid.org/0000-0003-2804-3769?lang=pt |
Resumo: | A presente dissertação é resultado de um estudo realizado acerca da Educação do/no Campo e os conflitos territoriais na região norte de Mato Grosso, com recorte analítico para a trajetória sócio histórica e as experiências pedagógicas da Escola Florestan Fernandes localizada no Assentamento 12 de Outubro no município de Cláudia, MT. O objeto do trabalho consistiu em uma análise da trajetória sócio-histórica da escola a afim de perceber como as mudanças ocorridas no Assentamento 12 de Outubro tem implicado/repercutido na organização do trabalho pedagógico da mesma. Do ponto de vista metodológico este trabalho conjugou –se em um estudo de caso, composto de: observação, entrevista, analise documental e com estudo teórico a partir de autores como Fernandes (2008, 2004, 2009), Santos (1996), Stedile e Carvalho (2012), Picoli (2005), Souza (2014), Freire (1991) Caldart, (2000, 2012), Molina (2006), Arroyo (2017), Scarabeli (2019), Freitas (1994,1995), Peripoli (2020), Machado (2003), Frigotto (2009) e Araújo, (2007). Os resultados indicam que historicamente o processo de expansão da região norte de Mato Grosso foi pensado para atender o Capital, por tanto as lutas históricas dos movimentos sociais permitiram a conquista dos assentamentos, e das escolas do campo. Observou-se que a escola Florestan Fernandes possui grande importância social, no assentamento 12 de outubro, justamente porque a mesma nasceu fruto da luta da luta dos camponeses (as) e continua cumprindo diversos papéis, participando e auxiliando na organização política, social,cultural e econômica do mesmo, no entanto nos últimos anos, as ofensivas externas contra a escola tem aumentados, lavando-a novos desafios. Formação política dos sujeitos envolvidos, organicidade do assentamento, reestruturação do coletivo como a participação da comunidade das lideranças do MST e dos educandos, sujeitos estes que são a finalidade principal do trabalho educativo. No campo da Organização do Trabalho Pedagógico observou que a escola Florestan Fernandes sofreu interferências à medida que houve uma desmobilização da comunidade. No entanto, mesmo com todos os limites, a escola continua sendo referência nas ações que desenvolvem. |
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A educação do campo e os territórios em disputa da região norte do estado de Mato Grosso: um estudo da Escola Estadual Florestan FernandesLa educación rural y los territorios en disputa en la región norte del estado de Mato Grosso: un estudio de la Escuela Estatal Florestan FernandesMSTOrganización del Trabajo PedagógicoEducação do CampoOrganização do Trabalho PedagógicoEducação no CampoEducación en CampoEducación en el CampoA presente dissertação é resultado de um estudo realizado acerca da Educação do/no Campo e os conflitos territoriais na região norte de Mato Grosso, com recorte analítico para a trajetória sócio histórica e as experiências pedagógicas da Escola Florestan Fernandes localizada no Assentamento 12 de Outubro no município de Cláudia, MT. O objeto do trabalho consistiu em uma análise da trajetória sócio-histórica da escola a afim de perceber como as mudanças ocorridas no Assentamento 12 de Outubro tem implicado/repercutido na organização do trabalho pedagógico da mesma. Do ponto de vista metodológico este trabalho conjugou –se em um estudo de caso, composto de: observação, entrevista, analise documental e com estudo teórico a partir de autores como Fernandes (2008, 2004, 2009), Santos (1996), Stedile e Carvalho (2012), Picoli (2005), Souza (2014), Freire (1991) Caldart, (2000, 2012), Molina (2006), Arroyo (2017), Scarabeli (2019), Freitas (1994,1995), Peripoli (2020), Machado (2003), Frigotto (2009) e Araújo, (2007). Os resultados indicam que historicamente o processo de expansão da região norte de Mato Grosso foi pensado para atender o Capital, por tanto as lutas históricas dos movimentos sociais permitiram a conquista dos assentamentos, e das escolas do campo. Observou-se que a escola Florestan Fernandes possui grande importância social, no assentamento 12 de outubro, justamente porque a mesma nasceu fruto da luta da luta dos camponeses (as) e continua cumprindo diversos papéis, participando e auxiliando na organização política, social,cultural e econômica do mesmo, no entanto nos últimos anos, as ofensivas externas contra a escola tem aumentados, lavando-a novos desafios. Formação política dos sujeitos envolvidos, organicidade do assentamento, reestruturação do coletivo como a participação da comunidade das lideranças do MST e dos educandos, sujeitos estes que são a finalidade principal do trabalho educativo. No campo da Organização do Trabalho Pedagógico observou que a escola Florestan Fernandes sofreu interferências à medida que houve uma desmobilização da comunidade. No entanto, mesmo com todos os limites, a escola continua sendo referência nas ações que desenvolvem.The present dissertation is the result of a study conducted on Education in/on the Countryside and territorial conflicts in the northern region of Mato Grosso, with an analytical focus on the socio-historical trajectory and pedagogical experiences of the Florestan Fernandes school located in the 12 de outubro settlement in the municipality of Cláudia. The objective of the work consisted of an analysis of the socio-historical trajectory of the school and to perceive how the changes occurring in the 12 de outubro settlement have impacted/reflected on the organization of its pedagogical work. Methodologically, this work combined a case study and militant research, composed of: observation, interviews, document analysis, and theoretical study based on authors such as Fernandes (2008, 2004, 2009), Santos (1996), Stedile and Carvalho (2012), Picoli (2005), Souza (2014), Freire (1991), Caldart (2000, 2012), Molina (2006), Arroyo (2017), Scarabeli (2019), Freitas (1994, 1995), Peripoli (2020), Machado (2003), Frigotto (2009), and Araújo (2007). The results indicate that historically, the process of expansion in the northern region of Mato Grosso was conceived to serve Capital, thus the historical struggles of social movements allowed for the establishment of settlements and countryside schools. It was observed that the Florestan Fernandes school holds great social importance in the 12 de Outubro settlement precisely because it emerged from the struggles of the peasants and continues to fulfill various roles, participating in and assisting in the political, social, cultural, and economic organization of the settlement. However, in recent years, external offensives against the school have increased, leading to new challenges. The political formation of the individuals involved, the organicity of the settlement, and the restructuring of the collective, such as the participation of the community, MST leadership, and students, who are the main focus of educational work. In the realm of Pedagogical Work Organization, it was observed that the Florestan Fernandes school suffered interference as there was a demobilization of the community. However, even with all the limitations, the school continues to be a reference in the actions it develops.La presente tesis es el resultado de un estudio realizado sobre la Educación en/en el Campo y los conflictos territoriales en la región norte de Mato Grosso, con un enfoque analítico en la trayectoria sociohistórica y las experiencias pedagógicas de la escuela Florestan Fernandes ubicada en el asentamiento 12 de Outubro en el municipio de Cláudia. El objetivo del trabajo consistió en un análisis de la trayectoria sociohistórica de la escuela y en percibir cómo los cambios ocurridos en el asentamiento 12 de octubre han impactado/reflejado en la organización de su trabajo pedagógico. Metodológicamente, este trabajo combinó un estudio de caso y una investigación militante, compuesta por: observación, entrevistas, análisis documental y estudio teórico basado en autores como Fernandes (2008, 2004, 2009), Santos (1996), Stedile y Carvalho (2012), Picoli (2005), Souza (2014), Freire (1991), Caldart (2000, 2012), Molina (2006), Arroyo (2017), Scarabeli (2019), Freitas (1994, 1995), Peripoli (2020), Machado (2003), Frigotto (2009) y Araújo (2007). Los resultados indican que históricamente, el proceso de expansión en la región norte de Mato Grosso fue concebido para servir al Capital, así que las luchas históricas de los movimientos sociales permitieron el establecimiento de asentamientos y escuelas rurales. Se observó que la escuela Florestan Fernandes tiene una gran importancia social en el asentamiento 12 de Outubro precisamente porque surgió de las luchas de los campesinos y continúa cumpliendo diversos roles, participando y asistiendo en la organización política, social, cultural y económica del asentamiento. Sin embargo, en los últimos años, las ofensivas externas contra la escuela han aumentado, lo que ha llevado a nuevos desafíos. La formación política de los individuos involucrados, la organicidad del asentamiento y la reestructuración del colectivo, como la participación de la comunidad, el liderazgo del MST y los estudiantes, que son el principal foco del trabajo educativo. En el ámbito de la Organización del Trabajo Pedagógico, se observó que la escuela Florestan Fernandes sufrió interferencias debido a una desmovilización de la comunidad. Sin embargo, a pesar de todas las limitaciones, la escuela sigue siendo una referencia en las acciones que desarrolla.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bogo, Maria Nalva Rodrigues de AraújoReis, Ana Maria dos2024-04-25T15:40:41Z2024-04-25T15:40:41Z2024-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREIS, Ana Maria dos. A educação do campo e os territórios em disputa da região norte do estado de Mato Grosso: um estudo da Escola Estadual Florestan Fernandes. Orientadora: Maria Nalva Rodrigues de Araújo Bogo. 2024. 158 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe, São Paulo, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255327https://lattes.cnpq.br/3149600045634155https://orcid.org/0000-0003-2804-3769?lang=ptporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-26T06:59:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255327Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:13:50.941609Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A presente dissertação é resultado de um estudo realizado acerca da Educação do/no Campo e os conflitos territoriais na região norte de Mato Grosso, com recorte analítico para a trajetória sócio histórica e as experiências pedagógicas da Escola Florestan Fernandes localizada no Assentamento 12 de Outubro no município de Cláudia, MT. O objeto do trabalho consistiu em uma análise da trajetória sócio-histórica da escola a afim de perceber como as mudanças ocorridas no Assentamento 12 de Outubro tem implicado/repercutido na organização do trabalho pedagógico da mesma. Do ponto de vista metodológico este trabalho conjugou –se em um estudo de caso, composto de: observação, entrevista, analise documental e com estudo teórico a partir de autores como Fernandes (2008, 2004, 2009), Santos (1996), Stedile e Carvalho (2012), Picoli (2005), Souza (2014), Freire (1991) Caldart, (2000, 2012), Molina (2006), Arroyo (2017), Scarabeli (2019), Freitas (1994,1995), Peripoli (2020), Machado (2003), Frigotto (2009) e Araújo, (2007). Os resultados indicam que historicamente o processo de expansão da região norte de Mato Grosso foi pensado para atender o Capital, por tanto as lutas históricas dos movimentos sociais permitiram a conquista dos assentamentos, e das escolas do campo. Observou-se que a escola Florestan Fernandes possui grande importância social, no assentamento 12 de outubro, justamente porque a mesma nasceu fruto da luta da luta dos camponeses (as) e continua cumprindo diversos papéis, participando e auxiliando na organização política, social,cultural e econômica do mesmo, no entanto nos últimos anos, as ofensivas externas contra a escola tem aumentados, lavando-a novos desafios. Formação política dos sujeitos envolvidos, organicidade do assentamento, reestruturação do coletivo como a participação da comunidade das lideranças do MST e dos educandos, sujeitos estes que são a finalidade principal do trabalho educativo. No campo da Organização do Trabalho Pedagógico observou que a escola Florestan Fernandes sofreu interferências à medida que houve uma desmobilização da comunidade. No entanto, mesmo com todos os limites, a escola continua sendo referência nas ações que desenvolvem. |
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