Que dança é essa?: uma proposta para a educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/86843 |
Resumo: | A presente dissertação buscou uma possibilidade de aproximar a dança às crianças de educação infantil, de modo que essa linguagem artística dialogasse com as características e necessidades dos pequenos. Com isso, objetivou investigar e identificar os princípios metodológicos do ensino de dança na educação infantil. Para tal, fez-se uso da pesquisa-ação como método de pesquisa, numa abordagem qualitativa, que contou com: (a) o estudo de autores em busca de compreender as peculiaridades do desenvolvimento infantil e a dança, entre eles Henri Wallon (1941, 1975), Dantas (1992), Galvão (1995), Mahoney e Almeida (2004 e 2009), Nunes (2000), Laban (1978, 1990), Marques (1999, 2000, 2005, 2009, 2010), Rengel (1992, 2005, 2008), Godoy (2003, 2007, 2008, 2010, 2011) e Vieira (2008, 2010, 2011, 2012); (b) o acompanhamento em campo de um projeto de pesquisa em dança na escola, elaborado pelo Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação; e (c) a realização do “Dança Criativa”, um projeto piloto com crianças pequenas. Por esses primeiros passos foi possível identificar os princípios metodológicos de ensinar dança na educação infantil: oito pressupostos da dança (linguagem artística, sujeito sociohistóricocultural, noção do corpo, estruturação espacial, diferenciação eu-outro, interação social, jogo e improvisação) e quatro elementos da dança (corpo, movimento expressivo, espaço e ritmo). Com tais princípios elencados iniciei a segunda etapa da pesquisa: elaboração de um novo curso nomeado “Planeta Dança” e aplicação na escola municipal de educação infantil “Laudo Ferreira Camargo”, situada na zona sul da cidade de São Paulo. O curso foi desenvolvido em 30 encontros realizados duas vezes na semana, durante 45 minutos, para uma turma de 35 crianças de 05 anos de idade... |
id |
UNSP_25bccb7a41a4b4f8da4c067046fdb2fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/86843 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Que dança é essa?: uma proposta para a educação infantilDança na educaçãoDança para criançasEducação de criançasArte - Formação de professoresDance for childrenA presente dissertação buscou uma possibilidade de aproximar a dança às crianças de educação infantil, de modo que essa linguagem artística dialogasse com as características e necessidades dos pequenos. Com isso, objetivou investigar e identificar os princípios metodológicos do ensino de dança na educação infantil. Para tal, fez-se uso da pesquisa-ação como método de pesquisa, numa abordagem qualitativa, que contou com: (a) o estudo de autores em busca de compreender as peculiaridades do desenvolvimento infantil e a dança, entre eles Henri Wallon (1941, 1975), Dantas (1992), Galvão (1995), Mahoney e Almeida (2004 e 2009), Nunes (2000), Laban (1978, 1990), Marques (1999, 2000, 2005, 2009, 2010), Rengel (1992, 2005, 2008), Godoy (2003, 2007, 2008, 2010, 2011) e Vieira (2008, 2010, 2011, 2012); (b) o acompanhamento em campo de um projeto de pesquisa em dança na escola, elaborado pelo Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação; e (c) a realização do “Dança Criativa”, um projeto piloto com crianças pequenas. Por esses primeiros passos foi possível identificar os princípios metodológicos de ensinar dança na educação infantil: oito pressupostos da dança (linguagem artística, sujeito sociohistóricocultural, noção do corpo, estruturação espacial, diferenciação eu-outro, interação social, jogo e improvisação) e quatro elementos da dança (corpo, movimento expressivo, espaço e ritmo). Com tais princípios elencados iniciei a segunda etapa da pesquisa: elaboração de um novo curso nomeado “Planeta Dança” e aplicação na escola municipal de educação infantil “Laudo Ferreira Camargo”, situada na zona sul da cidade de São Paulo. O curso foi desenvolvido em 30 encontros realizados duas vezes na semana, durante 45 minutos, para uma turma de 35 crianças de 05 anos de idade...This dissertation sought a possibility of bringing the children dance early childhood education so that this artistic language dialoguing with the characteristics and needs of small. With this, aimed to investigate and identify the methodological principles of dance education in early childhood education. For this, I made use of action research as a research method, a qualitative approach, which included: (a) the study authors seeking to understand the peculiarities of child development and dance, among them Henri Wallon (1941, 1975) Dantas (1992), Galvão (1995), Mahoney and Almeida (2004 and 2009), Nunes (2000), Laban (1979, 1990), Marques (1999, 2000, 2005, 2009, 2010), Rengel (1992, 2005 , 2008), Godoy (2003, 2007, 2008, 2010, 2011) and Vieira (2008, 2010, 2011, 2012), (b) the monitoring of a field research project in dance at school, prepared by the Research Group Dance Aesthetics and Education, and (c) the realization of the Creative Dance, a pilot project with small children. For these first steps was possible to identify the methodological principles of teaching dance in early childhood education: eight assumptions dance (arts language, subject sociohistóricocultural, the notion of the body, spatial structure, self-other differentiation, social interaction, play and improvisation) and four elements dance (body, expressive movement, space and rhythm). With such principles listed initiated the second stage of the research: developing a new course named Planet Dance and implementing the Municipal School of Early Childhood Education Laudo Ferreira Camargo, located on the south of the city of São Paulo. The course was developed in 30 meetings twice a week for 45 minutes for a class of 35 children of 05 years old. During application, organized a record in the logbook of the classes... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Fernanda de Souza [UNESP]2014-06-11T19:22:26Z2014-06-11T19:22:26Z2013-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis254 f. : il. + 1 DVDapplication/pdfALMEIDA, Fernanda de Souza. Que dança é essa?: uma proposta para a educação infantil. 2013. 254 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013.http://hdl.handle.net/11449/86843000719803almeida_fs_me_ia.pdf33004013063P43508130169268695Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:13:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86843Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Que dança é essa?: uma proposta para a educação infantil |
title |
Que dança é essa?: uma proposta para a educação infantil |
spellingShingle |
Que dança é essa?: uma proposta para a educação infantil Almeida, Fernanda de Souza [UNESP] Dança na educação Dança para crianças Educação de crianças Arte - Formação de professores Dance for children |
title_short |
Que dança é essa?: uma proposta para a educação infantil |
title_full |
Que dança é essa?: uma proposta para a educação infantil |
title_fullStr |
Que dança é essa?: uma proposta para a educação infantil |
title_full_unstemmed |
Que dança é essa?: uma proposta para a educação infantil |
title_sort |
Que dança é essa?: uma proposta para a educação infantil |
author |
Almeida, Fernanda de Souza [UNESP] |
author_facet |
Almeida, Fernanda de Souza [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Fernanda de Souza [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança na educação Dança para crianças Educação de crianças Arte - Formação de professores Dance for children |
topic |
Dança na educação Dança para crianças Educação de crianças Arte - Formação de professores Dance for children |
description |
A presente dissertação buscou uma possibilidade de aproximar a dança às crianças de educação infantil, de modo que essa linguagem artística dialogasse com as características e necessidades dos pequenos. Com isso, objetivou investigar e identificar os princípios metodológicos do ensino de dança na educação infantil. Para tal, fez-se uso da pesquisa-ação como método de pesquisa, numa abordagem qualitativa, que contou com: (a) o estudo de autores em busca de compreender as peculiaridades do desenvolvimento infantil e a dança, entre eles Henri Wallon (1941, 1975), Dantas (1992), Galvão (1995), Mahoney e Almeida (2004 e 2009), Nunes (2000), Laban (1978, 1990), Marques (1999, 2000, 2005, 2009, 2010), Rengel (1992, 2005, 2008), Godoy (2003, 2007, 2008, 2010, 2011) e Vieira (2008, 2010, 2011, 2012); (b) o acompanhamento em campo de um projeto de pesquisa em dança na escola, elaborado pelo Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação; e (c) a realização do “Dança Criativa”, um projeto piloto com crianças pequenas. Por esses primeiros passos foi possível identificar os princípios metodológicos de ensinar dança na educação infantil: oito pressupostos da dança (linguagem artística, sujeito sociohistóricocultural, noção do corpo, estruturação espacial, diferenciação eu-outro, interação social, jogo e improvisação) e quatro elementos da dança (corpo, movimento expressivo, espaço e ritmo). Com tais princípios elencados iniciei a segunda etapa da pesquisa: elaboração de um novo curso nomeado “Planeta Dança” e aplicação na escola municipal de educação infantil “Laudo Ferreira Camargo”, situada na zona sul da cidade de São Paulo. O curso foi desenvolvido em 30 encontros realizados duas vezes na semana, durante 45 minutos, para uma turma de 35 crianças de 05 anos de idade... |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-22 2014-06-11T19:22:26Z 2014-06-11T19:22:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Fernanda de Souza. Que dança é essa?: uma proposta para a educação infantil. 2013. 254 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013. http://hdl.handle.net/11449/86843 000719803 almeida_fs_me_ia.pdf 33004013063P4 3508130169268695 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Fernanda de Souza. Que dança é essa?: uma proposta para a educação infantil. 2013. 254 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013. 000719803 almeida_fs_me_ia.pdf 33004013063P4 3508130169268695 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/86843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
254 f. : il. + 1 DVD application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546487901061120 |