Fazendo retratos e experimentos: a performance da linguagem em Lygia Bojunga
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/106319 |
Resumo: | Na presente pesquisa, realizamos uma leitura de duas narrativas ficcionais de Lygia Bojunga Nunes: Fazendo Ana Paz (1991) e Retratos de Carolina (2002). Na análise empreendida, verificamos alguns procedimentos experimentais relacionados ao fazer metalinguístico, operacionalizados pela autora em seu laboratório poético, a saber: a corporalidade verbovisual, a manipulação da linguagem poética e a construção do foco narrativo. Antes, porém, de nos determos em tais procedimentos, apresentamos dados sobre a autora e sua obra e colocamos em evidência a fábula das narrativas selecionadas e suas respectivas temáticas. Para a análise dos recursos experimentais mencionados, tomamos como fio condutor a noção de performance, em função da natureza metalinguística agenciada nessas narrativas, em que o dizer constantemente coincide com o fazer. É tendo isso em vista que analisamos o fazer escritural lygiano, considerando os seguintes aspectos: performance gráfica, performance linguística e performance enunciativa. Dando início ao exame desses recursos, detivemo-nos na estruturação verbo-visual, por meio da qual o texto, literalmente, se mostra, configurando inusitadas formas de interação entre texto e leitor. Em seguida, examinamos a manipulação da linguagem poética, levando em consideração a noção de jogo e os efeitos produzidos no leitor. Finalmente, analisamos a enunciação narrativa, em seus aspectos relacionados à articulação das vozes discursivas e à dramatização. Em relação ao primeiro aspecto, verificamos os modos como se opera a fusão e alternância de vozes no discurso; quanto ao segundo, em um primeiro momento, voltamos a atenção para a presentificação dos eventos narrativos e, a seguir, analisamos o caráter mostrativo dos signos em sua construção dêitica, em que se privilegia, no processo compositivo, o aqui-e-agora da enunciação |
id |
UNSP_261d0b12167a411957110536791ea4ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/106319 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Fazendo retratos e experimentos: a performance da linguagem em Lygia BojungaNunes, Lygia Bojunga, 1932- Fazendo Ana Paz - Crítica e interpretaçãoNunes, Lygia Bojunga. 1932- Retratos de Carolina - Crítica e interpretaçãoLiteratura infanto-juvenil brasileira - História e críticaProsa experimental - História e críticaYoung people‟s literatureExperimental narrativePerformanceNa presente pesquisa, realizamos uma leitura de duas narrativas ficcionais de Lygia Bojunga Nunes: Fazendo Ana Paz (1991) e Retratos de Carolina (2002). Na análise empreendida, verificamos alguns procedimentos experimentais relacionados ao fazer metalinguístico, operacionalizados pela autora em seu laboratório poético, a saber: a corporalidade verbovisual, a manipulação da linguagem poética e a construção do foco narrativo. Antes, porém, de nos determos em tais procedimentos, apresentamos dados sobre a autora e sua obra e colocamos em evidência a fábula das narrativas selecionadas e suas respectivas temáticas. Para a análise dos recursos experimentais mencionados, tomamos como fio condutor a noção de performance, em função da natureza metalinguística agenciada nessas narrativas, em que o dizer constantemente coincide com o fazer. É tendo isso em vista que analisamos o fazer escritural lygiano, considerando os seguintes aspectos: performance gráfica, performance linguística e performance enunciativa. Dando início ao exame desses recursos, detivemo-nos na estruturação verbo-visual, por meio da qual o texto, literalmente, se mostra, configurando inusitadas formas de interação entre texto e leitor. Em seguida, examinamos a manipulação da linguagem poética, levando em consideração a noção de jogo e os efeitos produzidos no leitor. Finalmente, analisamos a enunciação narrativa, em seus aspectos relacionados à articulação das vozes discursivas e à dramatização. Em relação ao primeiro aspecto, verificamos os modos como se opera a fusão e alternância de vozes no discurso; quanto ao segundo, em um primeiro momento, voltamos a atenção para a presentificação dos eventos narrativos e, a seguir, analisamos o caráter mostrativo dos signos em sua construção dêitica, em que se privilegia, no processo compositivo, o aqui-e-agora da enunciaçãoCurrent research analyzes two fictional narratives by Lygia Bojunga Nunes, namely, Fazendo Ana Paz [Making Ana Paz, 1991] and Retratos de Carolina [Portraits of Caroline, 2002]. The experimental procedures with regard to metalinguistic resources, such as the verbal-visual configuration, the handling of the poetic language and the construction of narration point of view, used by the authoress in her poetic laboratory, are verified. Prior to such procedures, data about the authoress and her literary work are provided and the story of the selected narratives and their respective themes are given. The concept of performance, highlighted for the analysis of experimental resources, is analyzed owing to the metalinguistic nature materialized in these narratives in which narration often coincides with doing. Within the above point of view, Lygia Bojunga‟s writings are analyzed according to the graphic, linguistic and discursive performance aspects. Investigation of these resources is undertaken by studying the verbal-visual structure by means of which the text literally manifests itself and configures uncannily the interaction between text and reader. Further, the handling of the poetic language is examined, taking into account playfulness and its effects on the reader. Finally, the narrative enunciation is analyzed with regard to the articulation and the dramatization of discursive voices. Whereas in the first aspect, fusion and alternation of voices in the discourse are investigated, in the second, the presentification of narrative events and the demonstrative character of signs in their deictic construction are analyzed. Within the composition process the here-and-now of the enunciation is consequently enhancedConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dias, Maria Heloísa Martins [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ando, Marta Yumi [UNESP]2014-06-11T19:35:37Z2014-06-11T19:35:37Z2011-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis224 f. :application/pdfANDO, Marta Yumi. Fazendo retratos e experimentos: a performance da linguagem em Lygia Bojunga. 2011. 224 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2011.http://hdl.handle.net/11449/106319000642029ando_my_dr_sjrp.pdf33004153015P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-05T06:07:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106319Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:56:44.774051Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fazendo retratos e experimentos: a performance da linguagem em Lygia Bojunga |
title |
Fazendo retratos e experimentos: a performance da linguagem em Lygia Bojunga |
spellingShingle |
Fazendo retratos e experimentos: a performance da linguagem em Lygia Bojunga Ando, Marta Yumi [UNESP] Nunes, Lygia Bojunga, 1932- Fazendo Ana Paz - Crítica e interpretação Nunes, Lygia Bojunga. 1932- Retratos de Carolina - Crítica e interpretação Literatura infanto-juvenil brasileira - História e crítica Prosa experimental - História e crítica Young people‟s literature Experimental narrative Performance |
title_short |
Fazendo retratos e experimentos: a performance da linguagem em Lygia Bojunga |
title_full |
Fazendo retratos e experimentos: a performance da linguagem em Lygia Bojunga |
title_fullStr |
Fazendo retratos e experimentos: a performance da linguagem em Lygia Bojunga |
title_full_unstemmed |
Fazendo retratos e experimentos: a performance da linguagem em Lygia Bojunga |
title_sort |
Fazendo retratos e experimentos: a performance da linguagem em Lygia Bojunga |
author |
Ando, Marta Yumi [UNESP] |
author_facet |
Ando, Marta Yumi [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Maria Heloísa Martins [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ando, Marta Yumi [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nunes, Lygia Bojunga, 1932- Fazendo Ana Paz - Crítica e interpretação Nunes, Lygia Bojunga. 1932- Retratos de Carolina - Crítica e interpretação Literatura infanto-juvenil brasileira - História e crítica Prosa experimental - História e crítica Young people‟s literature Experimental narrative Performance |
topic |
Nunes, Lygia Bojunga, 1932- Fazendo Ana Paz - Crítica e interpretação Nunes, Lygia Bojunga. 1932- Retratos de Carolina - Crítica e interpretação Literatura infanto-juvenil brasileira - História e crítica Prosa experimental - História e crítica Young people‟s literature Experimental narrative Performance |
description |
Na presente pesquisa, realizamos uma leitura de duas narrativas ficcionais de Lygia Bojunga Nunes: Fazendo Ana Paz (1991) e Retratos de Carolina (2002). Na análise empreendida, verificamos alguns procedimentos experimentais relacionados ao fazer metalinguístico, operacionalizados pela autora em seu laboratório poético, a saber: a corporalidade verbovisual, a manipulação da linguagem poética e a construção do foco narrativo. Antes, porém, de nos determos em tais procedimentos, apresentamos dados sobre a autora e sua obra e colocamos em evidência a fábula das narrativas selecionadas e suas respectivas temáticas. Para a análise dos recursos experimentais mencionados, tomamos como fio condutor a noção de performance, em função da natureza metalinguística agenciada nessas narrativas, em que o dizer constantemente coincide com o fazer. É tendo isso em vista que analisamos o fazer escritural lygiano, considerando os seguintes aspectos: performance gráfica, performance linguística e performance enunciativa. Dando início ao exame desses recursos, detivemo-nos na estruturação verbo-visual, por meio da qual o texto, literalmente, se mostra, configurando inusitadas formas de interação entre texto e leitor. Em seguida, examinamos a manipulação da linguagem poética, levando em consideração a noção de jogo e os efeitos produzidos no leitor. Finalmente, analisamos a enunciação narrativa, em seus aspectos relacionados à articulação das vozes discursivas e à dramatização. Em relação ao primeiro aspecto, verificamos os modos como se opera a fusão e alternância de vozes no discurso; quanto ao segundo, em um primeiro momento, voltamos a atenção para a presentificação dos eventos narrativos e, a seguir, analisamos o caráter mostrativo dos signos em sua construção dêitica, em que se privilegia, no processo compositivo, o aqui-e-agora da enunciação |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-02 2014-06-11T19:35:37Z 2014-06-11T19:35:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANDO, Marta Yumi. Fazendo retratos e experimentos: a performance da linguagem em Lygia Bojunga. 2011. 224 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2011. http://hdl.handle.net/11449/106319 000642029 ando_my_dr_sjrp.pdf 33004153015P2 |
identifier_str_mv |
ANDO, Marta Yumi. Fazendo retratos e experimentos: a performance da linguagem em Lygia Bojunga. 2011. 224 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2011. 000642029 ando_my_dr_sjrp.pdf 33004153015P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/106319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
224 f. : application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128725782364160 |