Variáveis demográficas de professores e mudanças em suas atitudes sociais em relação à inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Camila Mugnai
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Omote, Sadao [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141571
Resumo: O presente trabalho analisou os efeitos de um programa formativo nas atitudes sociais de professores em relação à inclusão e enfocou variáveis relacionadas às possíveis mudanças. Participaram do estudo 65 professores do ciclo I do ensino fundamental de duas escolas municipais de uma cidade do interior paulista. Uma delas formou o grupo experimental (GE) e a outra o controle (GC). Ambos passaram por pré e pós-testes, aplicou-se a Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão. Realizou-se uma intervenção com os professores do GE, capacitando-os a aplicar em seus estudantes um programa formativo sobre deficiências e inclusão voltado ao público infantil. Foram sete encontros, de uma hora e meia, que abordaram as temáticas das deficiências e inclusão com estratégias pedagógicas variadas. Em seguida, foi realizada a mesma capacitação com o GC e após esta, um segundo pós-teste neste grupo e um follow up com o GE, ambos por meio da aplicação da mesma escala ou forma equivalente. Foram calculados os escores de cada participante na escala e realizadas provas estatísticas para verificação da significância das diferenças entre os grupos nos diferentes momentos. Adicionalmente, foram calculadas as diferenças entre os grupos que apresentaram mudanças positivas em suas atitudes sociais e aqueles que não apresentaram, com relação às variáveis: idade, pós-graduação, formação específica, tempo de docência e experiência com alunos deficientes. Os resultados apontaram efeitos positivos do programa formativo junto aos professores, no sentido de ter tornado suas atitudes sociais mais favoráveis à inclusão. As diferenças entre os que apresentaram mudanças positivas e aqueles que não apresentaram não foram estatisticamente significantes em relação às variáveis estudadas.
id UNSP_26a497e38980de3c8df61483b56a4061
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141571
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Variáveis demográficas de professores e mudanças em suas atitudes sociais em relação à inclusãoO presente trabalho analisou os efeitos de um programa formativo nas atitudes sociais de professores em relação à inclusão e enfocou variáveis relacionadas às possíveis mudanças. Participaram do estudo 65 professores do ciclo I do ensino fundamental de duas escolas municipais de uma cidade do interior paulista. Uma delas formou o grupo experimental (GE) e a outra o controle (GC). Ambos passaram por pré e pós-testes, aplicou-se a Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão. Realizou-se uma intervenção com os professores do GE, capacitando-os a aplicar em seus estudantes um programa formativo sobre deficiências e inclusão voltado ao público infantil. Foram sete encontros, de uma hora e meia, que abordaram as temáticas das deficiências e inclusão com estratégias pedagógicas variadas. Em seguida, foi realizada a mesma capacitação com o GC e após esta, um segundo pós-teste neste grupo e um follow up com o GE, ambos por meio da aplicação da mesma escala ou forma equivalente. Foram calculados os escores de cada participante na escala e realizadas provas estatísticas para verificação da significância das diferenças entre os grupos nos diferentes momentos. Adicionalmente, foram calculadas as diferenças entre os grupos que apresentaram mudanças positivas em suas atitudes sociais e aqueles que não apresentaram, com relação às variáveis: idade, pós-graduação, formação específica, tempo de docência e experiência com alunos deficientes. Os resultados apontaram efeitos positivos do programa formativo junto aos professores, no sentido de ter tornado suas atitudes sociais mais favoráveis à inclusão. As diferenças entre os que apresentaram mudanças positivas e aqueles que não apresentaram não foram estatisticamente significantes em relação às variáveis estudadas.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vieira, Camila MugnaiOmote, Sadao [UNESP]2016-07-19T12:59:33Z2016-07-19T12:59:33Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject9323-9335application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9323-93352357-7819http://hdl.handle.net/11449/141571ISSN2357-7819-2014-9323-9335.pdf7647316253011798porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-08T20:29:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141571Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:29:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Variáveis demográficas de professores e mudanças em suas atitudes sociais em relação à inclusão
title Variáveis demográficas de professores e mudanças em suas atitudes sociais em relação à inclusão
spellingShingle Variáveis demográficas de professores e mudanças em suas atitudes sociais em relação à inclusão
Vieira, Camila Mugnai
title_short Variáveis demográficas de professores e mudanças em suas atitudes sociais em relação à inclusão
title_full Variáveis demográficas de professores e mudanças em suas atitudes sociais em relação à inclusão
title_fullStr Variáveis demográficas de professores e mudanças em suas atitudes sociais em relação à inclusão
title_full_unstemmed Variáveis demográficas de professores e mudanças em suas atitudes sociais em relação à inclusão
title_sort Variáveis demográficas de professores e mudanças em suas atitudes sociais em relação à inclusão
author Vieira, Camila Mugnai
author_facet Vieira, Camila Mugnai
Omote, Sadao [UNESP]
author_role author
author2 Omote, Sadao [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Camila Mugnai
Omote, Sadao [UNESP]
description O presente trabalho analisou os efeitos de um programa formativo nas atitudes sociais de professores em relação à inclusão e enfocou variáveis relacionadas às possíveis mudanças. Participaram do estudo 65 professores do ciclo I do ensino fundamental de duas escolas municipais de uma cidade do interior paulista. Uma delas formou o grupo experimental (GE) e a outra o controle (GC). Ambos passaram por pré e pós-testes, aplicou-se a Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão. Realizou-se uma intervenção com os professores do GE, capacitando-os a aplicar em seus estudantes um programa formativo sobre deficiências e inclusão voltado ao público infantil. Foram sete encontros, de uma hora e meia, que abordaram as temáticas das deficiências e inclusão com estratégias pedagógicas variadas. Em seguida, foi realizada a mesma capacitação com o GC e após esta, um segundo pós-teste neste grupo e um follow up com o GE, ambos por meio da aplicação da mesma escala ou forma equivalente. Foram calculados os escores de cada participante na escala e realizadas provas estatísticas para verificação da significância das diferenças entre os grupos nos diferentes momentos. Adicionalmente, foram calculadas as diferenças entre os grupos que apresentaram mudanças positivas em suas atitudes sociais e aqueles que não apresentaram, com relação às variáveis: idade, pós-graduação, formação específica, tempo de docência e experiência com alunos deficientes. Os resultados apontaram efeitos positivos do programa formativo junto aos professores, no sentido de ter tornado suas atitudes sociais mais favoráveis à inclusão. As diferenças entre os que apresentaram mudanças positivas e aqueles que não apresentaram não foram estatisticamente significantes em relação às variáveis estudadas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:33Z
2016-07-19T12:59:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9323-9335
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141571
ISSN2357-7819-2014-9323-9335.pdf
7647316253011798
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141571
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9323-9335
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-9323-9335.pdf
7647316253011798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 9323-9335
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128115585581056