Reflexões sobre o conteúdo e a prática de ensino de história e geografia: contribuições para a formação inicial docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141712 |
Resumo: | A experiência que aqui queremos apresentar e discutir se desenvolveu durante atividade de ensino realizada no curso de graduação em Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras-UNESP/Araraquara. Trata-se de refletir sobre as situações didáticos pedagógicas criadas na disciplina Conteúdo, metodologia e prática de ensino de História e Geografia e sua contribuição na formação do futuro docente. Por meio da observação e análise de materiais produzidos pelos alunos, identificou-se que o conhecimento referente à história e geografia aprendidos em sala de aula passou a fornecer subsídios para reflexões sobre as situações de aprendizagens que permitam construir um processo pedagógico crítico e participativo. |
id |
UNSP_26c8087f88d3f0c1c58502ace8197e56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141712 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Reflexões sobre o conteúdo e a prática de ensino de história e geografia: contribuições para a formação inicial docenteA experiência que aqui queremos apresentar e discutir se desenvolveu durante atividade de ensino realizada no curso de graduação em Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras-UNESP/Araraquara. Trata-se de refletir sobre as situações didáticos pedagógicas criadas na disciplina Conteúdo, metodologia e prática de ensino de História e Geografia e sua contribuição na formação do futuro docente. Por meio da observação e análise de materiais produzidos pelos alunos, identificou-se que o conhecimento referente à história e geografia aprendidos em sala de aula passou a fornecer subsídios para reflexões sobre as situações de aprendizagens que permitam construir um processo pedagógico crítico e participativo.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nogueira, Claudete de Sousa [UNESP]2016-07-19T13:00:08Z2016-07-19T13:00:08Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1130-1137application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1130-11372357-7819http://hdl.handle.net/11449/141712ISSN2357-7819-2014-1130-1137.pdf19017367877988670000-0002-3919-942XporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-10T18:53:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141712Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:24:46.466393Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre o conteúdo e a prática de ensino de história e geografia: contribuições para a formação inicial docente |
title |
Reflexões sobre o conteúdo e a prática de ensino de história e geografia: contribuições para a formação inicial docente |
spellingShingle |
Reflexões sobre o conteúdo e a prática de ensino de história e geografia: contribuições para a formação inicial docente Nogueira, Claudete de Sousa [UNESP] |
title_short |
Reflexões sobre o conteúdo e a prática de ensino de história e geografia: contribuições para a formação inicial docente |
title_full |
Reflexões sobre o conteúdo e a prática de ensino de história e geografia: contribuições para a formação inicial docente |
title_fullStr |
Reflexões sobre o conteúdo e a prática de ensino de história e geografia: contribuições para a formação inicial docente |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o conteúdo e a prática de ensino de história e geografia: contribuições para a formação inicial docente |
title_sort |
Reflexões sobre o conteúdo e a prática de ensino de história e geografia: contribuições para a formação inicial docente |
author |
Nogueira, Claudete de Sousa [UNESP] |
author_facet |
Nogueira, Claudete de Sousa [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Claudete de Sousa [UNESP] |
description |
A experiência que aqui queremos apresentar e discutir se desenvolveu durante atividade de ensino realizada no curso de graduação em Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras-UNESP/Araraquara. Trata-se de refletir sobre as situações didáticos pedagógicas criadas na disciplina Conteúdo, metodologia e prática de ensino de História e Geografia e sua contribuição na formação do futuro docente. Por meio da observação e análise de materiais produzidos pelos alunos, identificou-se que o conhecimento referente à história e geografia aprendidos em sala de aula passou a fornecer subsídios para reflexões sobre as situações de aprendizagens que permitam construir um processo pedagógico crítico e participativo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:08Z 2016-07-19T13:00:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1130-1137 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141712 ISSN2357-7819-2014-1130-1137.pdf 1901736787798867 0000-0002-3919-942X |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141712 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1130-1137 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-1130-1137.pdf 1901736787798867 0000-0002-3919-942X |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1130-1137 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129425476157440 |