Gestão da informação em contexto organizacional: um estudo de caso de caso de micro e pequenas empresas do setor têxtil e de confecção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colombo, Gustavo Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/234634
Resumo: No contexto organizacional a informação apresenta destaque e relevância para as melhorias organizacionais e para a tomada de decisão. Defende-se que a administração competente envolve necessariamente a gestão da informação. Nesse sentido, as organizações têm se desenvolvido e se adaptado a um cenário complexo e com inúmeras variáveis, compreender a importância da informação, dos fluxosinformacionais e da gestão da informação possibilita a essas organizações o seu desenvolvimento pleno. As micro e pequenas empresas são organizações essenciais para a geração de renda e de postos de trabalho no País, sendo assim necessitam desenvolver estratégias voltadas ao uso estratégico de dados e informações aplicando-os aos processos organizacionais diários, entre eles o processo decisório. A falta de compreensão acerca da importância da gestão da informação para os gestores das micro e pequenas empresas dificultam o desenvolvimento do negócio e sua preparação para os desafios futuros. Nessa perspectiva, o problema que conduziu o desenvolvimento desta pesquisa se refere a: como a gestão da informação pode proporcionar maior produtividade e competitividade às micro e pequenas empresas do setor têxtil e de confecção? À vista disso, o objetivo geral enfocou analisar as atividades de gestão da informação aplicadas à melhoria do desempenho das micro e pequenas empresas do setor de têxtil e de confecção. No que tange aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualiquantitativa, do tipo descritiva e exploratória. Para tanto, utilizou-se o método ‘Estudo de Caso’. Para o levantamento bibliográfico aplicou-se a técnica de Revisão Sistemática da Literatura compreendendo o período de onze anos (2010-2020), por meio de protocolo específico. Para a coleta de dados aplicou-se a entrevista semiestruturada, questionários estruturados por meio da Escala de Likert e o roteiro de observação direta. A técnica utilizada para a análise de dados foi a de triangulação de dados. Como resultado evidencia-se a importância da informação para o contexto organizacional e a sua contribuição nas atividades operacionais e de decisões nas micro e pequenas empresas. A gestão da informação é estratégica para as organizações e garante que os dados e os insumos gerados no contexto organizacional, colaborem para a tomada de decisão gerencial e estratégica, além de garantir o alinhamento organizacional, que proporciona a melhoria dos ambientes internos no contexto organizacional. Como considerações finais, a pesquisa demonstrou que a aplicação de diretrizes recomendadas a gestão da informação nas micro e pequenas empresas são fundamentais para uma maior assertividade e competitividade estratégica e que tal gestão possibilita aos gestores maior suporte às tomadas de decisão.
id UNSP_26eb924b3bfc1da1555e8b95efc3c250
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/234634
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Gestão da informação em contexto organizacional: um estudo de caso de caso de micro e pequenas empresas do setor têxtil e de confecçãoInformation management in organizational context: a case study of micro and small companies the textile and apparel sectorGestión de la información en contexto organizacional: un estudio de caso de micro y pequeñas empresas del sector textil de la confecciónGestão da informaçãoDiferenciais competitivosCompetitividadeOrganizaçõesAmbiente empresarialEstudo de caso múltiploMicro e pequenas empresasInformation managementCompetitive differentialsCompetitivenessOrganizationsBusiness environmentMultiple case studyMicro and small businessGestión de la informaciónDiferenciales competitivosCompetitividadEntorno de negocioOrganizacionesNo contexto organizacional a informação apresenta destaque e relevância para as melhorias organizacionais e para a tomada de decisão. Defende-se que a administração competente envolve necessariamente a gestão da informação. Nesse sentido, as organizações têm se desenvolvido e se adaptado a um cenário complexo e com inúmeras variáveis, compreender a importância da informação, dos fluxosinformacionais e da gestão da informação possibilita a essas organizações o seu desenvolvimento pleno. As micro e pequenas empresas são organizações essenciais para a geração de renda e de postos de trabalho no País, sendo assim necessitam desenvolver estratégias voltadas ao uso estratégico de dados e informações aplicando-os aos processos organizacionais diários, entre eles o processo decisório. A falta de compreensão acerca da importância da gestão da informação para os gestores das micro e pequenas empresas dificultam o desenvolvimento do negócio e sua preparação para os desafios futuros. Nessa perspectiva, o problema que conduziu o desenvolvimento desta pesquisa se refere a: como a gestão da informação pode proporcionar maior produtividade e competitividade às micro e pequenas empresas do setor têxtil e de confecção? À vista disso, o objetivo geral enfocou analisar as atividades de gestão da informação aplicadas à melhoria do desempenho das micro e pequenas empresas do setor de têxtil e de confecção. No que tange aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualiquantitativa, do tipo descritiva e exploratória. Para tanto, utilizou-se o método ‘Estudo de Caso’. Para o levantamento bibliográfico aplicou-se a técnica de Revisão Sistemática da Literatura compreendendo o período de onze anos (2010-2020), por meio de protocolo específico. Para a coleta de dados aplicou-se a entrevista semiestruturada, questionários estruturados por meio da Escala de Likert e o roteiro de observação direta. A técnica utilizada para a análise de dados foi a de triangulação de dados. Como resultado evidencia-se a importância da informação para o contexto organizacional e a sua contribuição nas atividades operacionais e de decisões nas micro e pequenas empresas. A gestão da informação é estratégica para as organizações e garante que os dados e os insumos gerados no contexto organizacional, colaborem para a tomada de decisão gerencial e estratégica, além de garantir o alinhamento organizacional, que proporciona a melhoria dos ambientes internos no contexto organizacional. Como considerações finais, a pesquisa demonstrou que a aplicação de diretrizes recomendadas a gestão da informação nas micro e pequenas empresas são fundamentais para uma maior assertividade e competitividade estratégica e que tal gestão possibilita aos gestores maior suporte às tomadas de decisão.In the organizational context, information is highlighted and relevant for organizational improvements and decision-making. It is argued that competent administration necessarily involves information management. In this sense, organizations have developed and adapted to a complex scenario with numerous variables, understanding the importance of information, information flows and information management enables these organizations to fully develop. Micro and small companies are essential organizations for the generation of income and jobs in the country, so they need to develop strategies aimed at the strategic use of data and information, applying them to daily organizational processes, including the decision-making process. The lack of understanding about the importance of information management for managers of micro and small companies makes it difficult to develop the business and prepare it for future challenges. From this perspective, the problem that led to the development of this research refers to: how can information management provide greater productivity and competitiveness to micro and small companies in the textile and apparel sector? In view of this, the general objective focused on analyzing information management activities applied to improving the performance of micro and small companies in the textile and apparel sector. Regarding the methodological procedures, the research is qualitative-quantitative, descriptive and exploratory. For this, the 'Case Study' method was used. For the bibliographic survey, the technique of Systematic Literature Review was applied, covering the period of eleven years (2010-2020), through a specific protocol. For data collection, a semi-structured interview, structured questionnaires using the Likert Scale and a direct observation script were applied. The technique used for data analysis was data triangulation. As a result, the importance of information for the organizational context and its contribution to operational activities and decisions in micro and small companies is evident. Information management is strategic for organizations and ensures that the data and inputs generated in the organizational context, collaborate for managerial and strategic decision-making, in addition to ensuring organizational alignment, which provides the improvement of internal environments in the organizational context. As final considerations, the research showed that the application of recommended guidelines for information management in micro and small companies are fundamental for greater assertiveness and strategic competitiveness and that such management allows managers to provide greater support for decision-making.En el contexto organizacional, la información se destaca y es relevante para las mejoras organizacionales y la toma de decisiones. Se argumenta que la administración competente pasa necesariamente por la gestión de la información. En este sentido, las organizaciones se han desarrollado y adaptado a un escenario complejo con numerosas variables, comprender la importancia de la información, los flujos de información y la gestión de la información permite que estas organizaciones se desarrollen plenamente. Las micro y pequeñas empresas son organizaciones esenciales para la generación de ingresos y empleos en el País, por lo que necesitan desarrollar estrategias encaminadas al uso estratégico de datos e información, aplicándolos a los procesos organizacionales cotidianos, incluyendo la toma de decisiones. La falta de comprensión sobre la importancia de la gestión de la información para los gerentes de las micro y pequeñas empresas dificulta el desarrollo del negocio y prepararlo para los desafíos futuros. Desde esta perspectiva, el problema que motivó el desarrollo de esta investigación se refiere a: ¿cómo la gestión de la información puede brindar mayor productividad y competitividad a las micro y pequeñas empresas del sector textil y confecciones? Ante ello, el objetivo general se centró en analizar las actividades de gestión de la información aplicadas a la mejora del desempeño de las micro y pequeñas empresas del sector textil y de confecciones. En cuanto a los procedimientos metodológicos, la investigación es cualitativa-cuantitativa, descriptiva y exploratoria. Para ello se utilizó el método de 'Estudio de Caso'. Para el levantamiento bibliográfico se aplicó la técnica de Revisión Sistemática de Literatura, abarcando el período de once años (2010-2020), a través de un protocolo específico. Para la recolección de datos se aplicó una entrevista semiestructurada, cuestionarios estructurados utilizando la Escala de Likert y un guión de observación directa. La técnica utilizada para el análisis de datos fue la triangulación de datos. Como resultado, se evidencia la importancia de la información para el contexto organizacional y su aporte a las actividades y decisiones operativas en las micro y pequeñas empresas. La gestión de la información es estratégica para las organizaciones y asegura que los datos e insumos generados en el contexto organizacional, colaboren para la toma de decisiones gerenciales y estratégicas, además de asegurar el alineamiento organizacional, lo que proporciona la mejora de los ambientes internos en el contexto organizacional. Como consideraciones finales, la investigación mostró que la aplicación de los lineamientos recomendados para la gestión de la información en las micro y pequeñas empresas son fundamentales para una mayor asertividad y competitividad estratégica y que dicha gestión permite a los gerentes brindar un mayor apoyo para la toma de decisiones.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Colombo, Gustavo Gonçalves2022-05-09T18:21:50Z2022-05-09T18:21:50Z2022-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOLOMBO, Gustavo Gonçalves. Gestão da informação em contexto organizacional: um estudo de caso de caso de micro e pequenas empresas do setor têxtil e de confecção. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.http://hdl.handle.net/11449/23463433004110043P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T18:10:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234634Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:10:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da informação em contexto organizacional: um estudo de caso de caso de micro e pequenas empresas do setor têxtil e de confecção
Information management in organizational context: a case study of micro and small companies the textile and apparel sector
Gestión de la información en contexto organizacional: un estudio de caso de micro y pequeñas empresas del sector textil de la confección
title Gestão da informação em contexto organizacional: um estudo de caso de caso de micro e pequenas empresas do setor têxtil e de confecção
spellingShingle Gestão da informação em contexto organizacional: um estudo de caso de caso de micro e pequenas empresas do setor têxtil e de confecção
Colombo, Gustavo Gonçalves
Gestão da informação
Diferenciais competitivos
Competitividade
Organizações
Ambiente empresarial
Estudo de caso múltiplo
Micro e pequenas empresas
Information management
Competitive differentials
Competitiveness
Organizations
Business environment
Multiple case study
Micro and small business
Gestión de la información
Diferenciales competitivos
Competitividad
Entorno de negocio
Organizaciones
title_short Gestão da informação em contexto organizacional: um estudo de caso de caso de micro e pequenas empresas do setor têxtil e de confecção
title_full Gestão da informação em contexto organizacional: um estudo de caso de caso de micro e pequenas empresas do setor têxtil e de confecção
title_fullStr Gestão da informação em contexto organizacional: um estudo de caso de caso de micro e pequenas empresas do setor têxtil e de confecção
title_full_unstemmed Gestão da informação em contexto organizacional: um estudo de caso de caso de micro e pequenas empresas do setor têxtil e de confecção
title_sort Gestão da informação em contexto organizacional: um estudo de caso de caso de micro e pequenas empresas do setor têxtil e de confecção
author Colombo, Gustavo Gonçalves
author_facet Colombo, Gustavo Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Colombo, Gustavo Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da informação
Diferenciais competitivos
Competitividade
Organizações
Ambiente empresarial
Estudo de caso múltiplo
Micro e pequenas empresas
Information management
Competitive differentials
Competitiveness
Organizations
Business environment
Multiple case study
Micro and small business
Gestión de la información
Diferenciales competitivos
Competitividad
Entorno de negocio
Organizaciones
topic Gestão da informação
Diferenciais competitivos
Competitividade
Organizações
Ambiente empresarial
Estudo de caso múltiplo
Micro e pequenas empresas
Information management
Competitive differentials
Competitiveness
Organizations
Business environment
Multiple case study
Micro and small business
Gestión de la información
Diferenciales competitivos
Competitividad
Entorno de negocio
Organizaciones
description No contexto organizacional a informação apresenta destaque e relevância para as melhorias organizacionais e para a tomada de decisão. Defende-se que a administração competente envolve necessariamente a gestão da informação. Nesse sentido, as organizações têm se desenvolvido e se adaptado a um cenário complexo e com inúmeras variáveis, compreender a importância da informação, dos fluxosinformacionais e da gestão da informação possibilita a essas organizações o seu desenvolvimento pleno. As micro e pequenas empresas são organizações essenciais para a geração de renda e de postos de trabalho no País, sendo assim necessitam desenvolver estratégias voltadas ao uso estratégico de dados e informações aplicando-os aos processos organizacionais diários, entre eles o processo decisório. A falta de compreensão acerca da importância da gestão da informação para os gestores das micro e pequenas empresas dificultam o desenvolvimento do negócio e sua preparação para os desafios futuros. Nessa perspectiva, o problema que conduziu o desenvolvimento desta pesquisa se refere a: como a gestão da informação pode proporcionar maior produtividade e competitividade às micro e pequenas empresas do setor têxtil e de confecção? À vista disso, o objetivo geral enfocou analisar as atividades de gestão da informação aplicadas à melhoria do desempenho das micro e pequenas empresas do setor de têxtil e de confecção. No que tange aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualiquantitativa, do tipo descritiva e exploratória. Para tanto, utilizou-se o método ‘Estudo de Caso’. Para o levantamento bibliográfico aplicou-se a técnica de Revisão Sistemática da Literatura compreendendo o período de onze anos (2010-2020), por meio de protocolo específico. Para a coleta de dados aplicou-se a entrevista semiestruturada, questionários estruturados por meio da Escala de Likert e o roteiro de observação direta. A técnica utilizada para a análise de dados foi a de triangulação de dados. Como resultado evidencia-se a importância da informação para o contexto organizacional e a sua contribuição nas atividades operacionais e de decisões nas micro e pequenas empresas. A gestão da informação é estratégica para as organizações e garante que os dados e os insumos gerados no contexto organizacional, colaborem para a tomada de decisão gerencial e estratégica, além de garantir o alinhamento organizacional, que proporciona a melhoria dos ambientes internos no contexto organizacional. Como considerações finais, a pesquisa demonstrou que a aplicação de diretrizes recomendadas a gestão da informação nas micro e pequenas empresas são fundamentais para uma maior assertividade e competitividade estratégica e que tal gestão possibilita aos gestores maior suporte às tomadas de decisão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-09T18:21:50Z
2022-05-09T18:21:50Z
2022-04-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COLOMBO, Gustavo Gonçalves. Gestão da informação em contexto organizacional: um estudo de caso de caso de micro e pequenas empresas do setor têxtil e de confecção. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
http://hdl.handle.net/11449/234634
33004110043P4
identifier_str_mv COLOMBO, Gustavo Gonçalves. Gestão da informação em contexto organizacional: um estudo de caso de caso de micro e pequenas empresas do setor têxtil e de confecção. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
33004110043P4
url http://hdl.handle.net/11449/234634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128191539183616