Vantagens competitivas de um cluster comercial varejista: estudo de caso da Rua Jurubatuba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Marcos Antonio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Rosângela Sarmento, Zuchini, Vinicius Dantino, Renzo, Gabriel, Souza, João Vitor Murari de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7551
Resumo: Este estudo objetivou identificar as principais características de clusters comerciais varejistas, por meio do modelo proposto por Zaccarelli (2000). Assim, buscou-se definir quais requisitos de um cluster completo se aplicam ao cluster de comércio moveleiro varejista da Rua Jurubatuba, em São Bernardo do Campo (SP), e ainda quais as possíveis vantagens competitivas os lojistas obtêm para suas empresas por se localizarem no cluster. Foi realizado um estudo descritivo de natureza qualitativa,com entrevista ao gestor da Associação dos Moveleiros de São Bernardo do Campo, buscando-se identificar estratégias adotadas pelas empresas, ações conjuntas e as funções da Associação que agreguem valor ao cluster. Foram ainda aplicados questionários a 22 lojistas da região, contendo questões acerca dos requisitos de um cluster completo. As características mais influentes para o sucesso do cluster de comércio varejista de móveis da Rua Jurubatuba são: i) concentração geográfica, ii) empresas altamente especializadas, iii) substituição seletiva permanente e iv) cultura da sociedade adaptada ao cluster. As principais vantagens obtidas pelas empresas ali localizadas, segundo opinião dos respondentes, são: i) participar de um aglomerado comercial,ii) atratividade do local, iii) possibilidade de rápido repasse do ponto de venda,iv) grande concorrência e, por fim, v) reconhecimento dos consumidores.
id FURG_737dc3f4d46eed288dd076123971c240
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/7551
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Vantagens competitivas de um cluster comercial varejista: estudo de caso da Rua JurubatubaCompetitive advantages of a commercial retailer cluster: case study of Jurubatuba StreetEstratégiaDiferenciais competitivosAglomerações comerciaisVarejoStrategyCompetitive differentialsBusiness clusterRetailEste estudo objetivou identificar as principais características de clusters comerciais varejistas, por meio do modelo proposto por Zaccarelli (2000). Assim, buscou-se definir quais requisitos de um cluster completo se aplicam ao cluster de comércio moveleiro varejista da Rua Jurubatuba, em São Bernardo do Campo (SP), e ainda quais as possíveis vantagens competitivas os lojistas obtêm para suas empresas por se localizarem no cluster. Foi realizado um estudo descritivo de natureza qualitativa,com entrevista ao gestor da Associação dos Moveleiros de São Bernardo do Campo, buscando-se identificar estratégias adotadas pelas empresas, ações conjuntas e as funções da Associação que agreguem valor ao cluster. Foram ainda aplicados questionários a 22 lojistas da região, contendo questões acerca dos requisitos de um cluster completo. As características mais influentes para o sucesso do cluster de comércio varejista de móveis da Rua Jurubatuba são: i) concentração geográfica, ii) empresas altamente especializadas, iii) substituição seletiva permanente e iv) cultura da sociedade adaptada ao cluster. As principais vantagens obtidas pelas empresas ali localizadas, segundo opinião dos respondentes, são: i) participar de um aglomerado comercial,ii) atratividade do local, iii) possibilidade de rápido repasse do ponto de venda,iv) grande concorrência e, por fim, v) reconhecimento dos consumidores.This study aimed to identify the main features of business retail clusters, according to the model proposed by Zaccarelli (2000). Thus, discussion is focused on which full cluster requirements are applied to furniture retail cluster of Jurubatuba street in the city of São Bernardo do Campo (State of São Paulo – SP), and even the possible competitive advantages retailers obtain for their companies to locate in that cluster. A descriptive qualitative study was carried out with an interview with the responsible of the association of furniture makers of São Bernardo do Campo, seeking to identify strategies adopted by companies, joint actions and functions of the Association that add value to the cluster. In addition, questionnaires were applied to 22 retailers located in the region, with questions about the requirements of a full cluster. The most influential characteristics for successful of the business retail cluster analyzed are: (i) geographical concentration, (ii) highly specialized companies, (iii) permanent selective replacement, and (iv) society culture adapted to the cluster. The main advantages obtained by the companies located, according to the opinion of respondents, are: (i) participate in a commercial cluster, (ii) site attractiveness, (iii) possibility of fast transfer from the point of sale, (iv) great competition, and finally (v) consumer recognition.EDGRAF2017-08-16T16:30:54Z2017-08-16T16:30:54Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGASPAR, Marcos Antonio et al. Vantagens competitivas de um cluster comercial varejista: estudo de caso da Rua Jurubatuba. Sinergia, v. 19, n. 1, p. 9-20, 2015. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/4594>. Acesso em: 9 dez. 2016.2236-7608http://repositorio.furg.br/handle/1/7551porGaspar, Marcos AntonioSilva, Rosângela SarmentoZuchini, Vinicius DantinoRenzo, GabrielSouza, João Vitor Murari deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-08-16T16:30:55Zoai:repositorio.furg.br:1/7551Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-08-16T16:30:55Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Vantagens competitivas de um cluster comercial varejista: estudo de caso da Rua Jurubatuba
Competitive advantages of a commercial retailer cluster: case study of Jurubatuba Street
title Vantagens competitivas de um cluster comercial varejista: estudo de caso da Rua Jurubatuba
spellingShingle Vantagens competitivas de um cluster comercial varejista: estudo de caso da Rua Jurubatuba
Gaspar, Marcos Antonio
Estratégia
Diferenciais competitivos
Aglomerações comerciais
Varejo
Strategy
Competitive differentials
Business cluster
Retail
title_short Vantagens competitivas de um cluster comercial varejista: estudo de caso da Rua Jurubatuba
title_full Vantagens competitivas de um cluster comercial varejista: estudo de caso da Rua Jurubatuba
title_fullStr Vantagens competitivas de um cluster comercial varejista: estudo de caso da Rua Jurubatuba
title_full_unstemmed Vantagens competitivas de um cluster comercial varejista: estudo de caso da Rua Jurubatuba
title_sort Vantagens competitivas de um cluster comercial varejista: estudo de caso da Rua Jurubatuba
author Gaspar, Marcos Antonio
author_facet Gaspar, Marcos Antonio
Silva, Rosângela Sarmento
Zuchini, Vinicius Dantino
Renzo, Gabriel
Souza, João Vitor Murari de
author_role author
author2 Silva, Rosângela Sarmento
Zuchini, Vinicius Dantino
Renzo, Gabriel
Souza, João Vitor Murari de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspar, Marcos Antonio
Silva, Rosângela Sarmento
Zuchini, Vinicius Dantino
Renzo, Gabriel
Souza, João Vitor Murari de
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Diferenciais competitivos
Aglomerações comerciais
Varejo
Strategy
Competitive differentials
Business cluster
Retail
topic Estratégia
Diferenciais competitivos
Aglomerações comerciais
Varejo
Strategy
Competitive differentials
Business cluster
Retail
description Este estudo objetivou identificar as principais características de clusters comerciais varejistas, por meio do modelo proposto por Zaccarelli (2000). Assim, buscou-se definir quais requisitos de um cluster completo se aplicam ao cluster de comércio moveleiro varejista da Rua Jurubatuba, em São Bernardo do Campo (SP), e ainda quais as possíveis vantagens competitivas os lojistas obtêm para suas empresas por se localizarem no cluster. Foi realizado um estudo descritivo de natureza qualitativa,com entrevista ao gestor da Associação dos Moveleiros de São Bernardo do Campo, buscando-se identificar estratégias adotadas pelas empresas, ações conjuntas e as funções da Associação que agreguem valor ao cluster. Foram ainda aplicados questionários a 22 lojistas da região, contendo questões acerca dos requisitos de um cluster completo. As características mais influentes para o sucesso do cluster de comércio varejista de móveis da Rua Jurubatuba são: i) concentração geográfica, ii) empresas altamente especializadas, iii) substituição seletiva permanente e iv) cultura da sociedade adaptada ao cluster. As principais vantagens obtidas pelas empresas ali localizadas, segundo opinião dos respondentes, são: i) participar de um aglomerado comercial,ii) atratividade do local, iii) possibilidade de rápido repasse do ponto de venda,iv) grande concorrência e, por fim, v) reconhecimento dos consumidores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-08-16T16:30:54Z
2017-08-16T16:30:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GASPAR, Marcos Antonio et al. Vantagens competitivas de um cluster comercial varejista: estudo de caso da Rua Jurubatuba. Sinergia, v. 19, n. 1, p. 9-20, 2015. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/4594>. Acesso em: 9 dez. 2016.
2236-7608
http://repositorio.furg.br/handle/1/7551
identifier_str_mv GASPAR, Marcos Antonio et al. Vantagens competitivas de um cluster comercial varejista: estudo de caso da Rua Jurubatuba. Sinergia, v. 19, n. 1, p. 9-20, 2015. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/4594>. Acesso em: 9 dez. 2016.
2236-7608
url http://repositorio.furg.br/handle/1/7551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187274645438464