Formação continuada de professores de matemática: compreendendo perspectivas, buscando caminhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Modesto, Marco Antonio [UNESP]
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90905
Resumo: Este trabalho busca analisar e compreender como professores de matemática vivenciam - e analisam - suas participações em cursos, seminários, workshops, e outros momentos de formação permanente, nas quais estão ou estiveram envolvidos. Os procedimentos metodológicos utilizados valem-se da pesquisa qualitativa com enfoque de inspiração fenomenológica. Unidades de significado foram recortadas de entrevistas realizadas com dez professores de matemática da Rede Pública Estadual e Municipal das cidades de Agudos, Bauru, Jaú, Lençóis Paulista e Macatuba. Significados foram atribuídos num processo de redução fenomenológica, numa trajetória de convergências. Essa modalidade de análise permitiu a construção de dez categorias, chamadas abertas, assim nomeadas: graduação, volta à Universidade, conteúdos matemáticos x questões do dia-a-dia, reflexão e ação, coletivo, aplicabilidade, mudança, atualização e transformação, dificuldades, continuidade e informática. Esboçadas e discutidas essas categorias, o trabalho é concluído com o diálogo entre essas categorias e autores que constituíram nosso referencial bibliográfico
id UNSP_26f6419cadf39c7154809445333b2a4a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90905
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação continuada de professores de matemática: compreendendo perspectivas, buscando caminhosMatemática - EducaçãoEducação permanentePesquisa qualitativaMathematics educationQualitative researchEste trabalho busca analisar e compreender como professores de matemática vivenciam - e analisam - suas participações em cursos, seminários, workshops, e outros momentos de formação permanente, nas quais estão ou estiveram envolvidos. Os procedimentos metodológicos utilizados valem-se da pesquisa qualitativa com enfoque de inspiração fenomenológica. Unidades de significado foram recortadas de entrevistas realizadas com dez professores de matemática da Rede Pública Estadual e Municipal das cidades de Agudos, Bauru, Jaú, Lençóis Paulista e Macatuba. Significados foram atribuídos num processo de redução fenomenológica, numa trajetória de convergências. Essa modalidade de análise permitiu a construção de dez categorias, chamadas abertas, assim nomeadas: graduação, volta à Universidade, conteúdos matemáticos x questões do dia-a-dia, reflexão e ação, coletivo, aplicabilidade, mudança, atualização e transformação, dificuldades, continuidade e informática. Esboçadas e discutidas essas categorias, o trabalho é concluído com o diálogo entre essas categorias e autores que constituíram nosso referencial bibliográficoThis research features a discussion on the feeling and views teachers of mathematics nurture as they take part in courses, seminars and workshops all along their in-service formation. The issue is assessed with the help of qualitative research methodology from a phenomenological perspective. Units of Meaning were ellicited from the interviews conducted with ten teachers of State and City Schools in Agudos, Bauru, Jaú, Lençóis Paulista and Macatuba. Meanings were attributed in a process of phenomenological reduction pointing to a convergence. This kind of analysis allowed the construction of ten open categories as follows: graduation, going back to college, mathematical contents versus daily life, reflection and action, collective, applicability, change, updating and transformation, difficulties, continuity, information systems. After these categories were outlined and discussed, a dialogue among the categories and authors used as bibliographical references closes the workUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Modesto, Marco Antonio [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2002-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis188 f. : il.application/pdfMODESTO, Marco Antonio. Formação continuada de professores de matemática: compreendendo perspectivas, buscando caminhos. 2002. 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2002.http://hdl.handle.net/11449/90905000189807modesto_ma_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T06:33:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90905Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:57:44.338195Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores de matemática: compreendendo perspectivas, buscando caminhos
title Formação continuada de professores de matemática: compreendendo perspectivas, buscando caminhos
spellingShingle Formação continuada de professores de matemática: compreendendo perspectivas, buscando caminhos
Modesto, Marco Antonio [UNESP]
Matemática - Educação
Educação permanente
Pesquisa qualitativa
Mathematics education
Qualitative research
title_short Formação continuada de professores de matemática: compreendendo perspectivas, buscando caminhos
title_full Formação continuada de professores de matemática: compreendendo perspectivas, buscando caminhos
title_fullStr Formação continuada de professores de matemática: compreendendo perspectivas, buscando caminhos
title_full_unstemmed Formação continuada de professores de matemática: compreendendo perspectivas, buscando caminhos
title_sort Formação continuada de professores de matemática: compreendendo perspectivas, buscando caminhos
author Modesto, Marco Antonio [UNESP]
author_facet Modesto, Marco Antonio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Modesto, Marco Antonio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Educação
Educação permanente
Pesquisa qualitativa
Mathematics education
Qualitative research
topic Matemática - Educação
Educação permanente
Pesquisa qualitativa
Mathematics education
Qualitative research
description Este trabalho busca analisar e compreender como professores de matemática vivenciam - e analisam - suas participações em cursos, seminários, workshops, e outros momentos de formação permanente, nas quais estão ou estiveram envolvidos. Os procedimentos metodológicos utilizados valem-se da pesquisa qualitativa com enfoque de inspiração fenomenológica. Unidades de significado foram recortadas de entrevistas realizadas com dez professores de matemática da Rede Pública Estadual e Municipal das cidades de Agudos, Bauru, Jaú, Lençóis Paulista e Macatuba. Significados foram atribuídos num processo de redução fenomenológica, numa trajetória de convergências. Essa modalidade de análise permitiu a construção de dez categorias, chamadas abertas, assim nomeadas: graduação, volta à Universidade, conteúdos matemáticos x questões do dia-a-dia, reflexão e ação, coletivo, aplicabilidade, mudança, atualização e transformação, dificuldades, continuidade e informática. Esboçadas e discutidas essas categorias, o trabalho é concluído com o diálogo entre essas categorias e autores que constituíram nosso referencial bibliográfico
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-23
2014-06-11T19:24:49Z
2014-06-11T19:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MODESTO, Marco Antonio. Formação continuada de professores de matemática: compreendendo perspectivas, buscando caminhos. 2002. 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2002.
http://hdl.handle.net/11449/90905
000189807
modesto_ma_me_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv MODESTO, Marco Antonio. Formação continuada de professores de matemática: compreendendo perspectivas, buscando caminhos. 2002. 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2002.
000189807
modesto_ma_me_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/90905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 188 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129566685790208