A produção do conhecimento matemático ao se trabalhar com modelagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tambarussi, Carla Melli
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204075
Resumo: Os estudos realizados sobre Modelagem Matemática (MM) na Educação Matemática, as discussões com a minha orientadora e com o grupo de pesquisa, Fenomenologia em Educação Matemática (FEM), foram iluminando inquietações que se mostraram importantes de serem investigadas na MM. Uma delas e que conduz esta tese está expressa pela interrogação: Como compreender a produção do conhecimento matemático ao se trabalhar com Modelagem Matemática? Para dar conta do que indagamos, optamos por conversar com os sujeitos significativos para a tese: profissionais que trabalham com MM na Educação Matemática e profissionais que trabalham com MM na Matemática Aplicada, sobre suas vivências com a Modelagem Matemática. As conversas foram gravadas e, posteriormente, transcritas. As análises, assim como toda a pesquisa, foram conduzidas segundo a orientação fenomenológica. Do movimento de análise ideográfica e nomotética, estabelecemos três categorias abertas: Concebendo e fazendo Modelagem Matemática; O trabalho com a Modelagem Matemática no ensino de Matemática; A Matemática na Modelagem. Essas categorias dizem do fenômeno focado e indicam que a produção do conhecimento matemático, ao se trabalhar com MM na Matemática Aplicada, abrange: o trabalho com analogias e adaptações de situações já estudadas para as situações que se pretende trabalhar; a produção de modelos matemáticos que deem conta da situação a ser estudada, mas que tenha, também, a capacidade de predição. Especificamente, no âmbito da Modelagem Matemática na Educação Matemática, a produção do conhecimento matemático se dá no trabalho dos alunos, juntamente, com o professor para o desenvolvimento da situação; no modo pelo qual o aluno busca articular os conteúdos matemáticos com a situação da realidade; no modo como os conteúdos matemáticos são abordados ao se trabalhar com Modelagem.
id UNSP_f5e91ff1c12c51f81005d2e10a5248ec
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204075
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A produção do conhecimento matemático ao se trabalhar com modelagem matemáticaThe production of mathematical knowledge when working with mathematical modelingEducação MatemáticaModelagem matemáticaFenomenologiaPesquisa qualitativaMathematics educationMathematical modelingPhenomenologyQualitative researchOs estudos realizados sobre Modelagem Matemática (MM) na Educação Matemática, as discussões com a minha orientadora e com o grupo de pesquisa, Fenomenologia em Educação Matemática (FEM), foram iluminando inquietações que se mostraram importantes de serem investigadas na MM. Uma delas e que conduz esta tese está expressa pela interrogação: Como compreender a produção do conhecimento matemático ao se trabalhar com Modelagem Matemática? Para dar conta do que indagamos, optamos por conversar com os sujeitos significativos para a tese: profissionais que trabalham com MM na Educação Matemática e profissionais que trabalham com MM na Matemática Aplicada, sobre suas vivências com a Modelagem Matemática. As conversas foram gravadas e, posteriormente, transcritas. As análises, assim como toda a pesquisa, foram conduzidas segundo a orientação fenomenológica. Do movimento de análise ideográfica e nomotética, estabelecemos três categorias abertas: Concebendo e fazendo Modelagem Matemática; O trabalho com a Modelagem Matemática no ensino de Matemática; A Matemática na Modelagem. Essas categorias dizem do fenômeno focado e indicam que a produção do conhecimento matemático, ao se trabalhar com MM na Matemática Aplicada, abrange: o trabalho com analogias e adaptações de situações já estudadas para as situações que se pretende trabalhar; a produção de modelos matemáticos que deem conta da situação a ser estudada, mas que tenha, também, a capacidade de predição. Especificamente, no âmbito da Modelagem Matemática na Educação Matemática, a produção do conhecimento matemático se dá no trabalho dos alunos, juntamente, com o professor para o desenvolvimento da situação; no modo pelo qual o aluno busca articular os conteúdos matemáticos com a situação da realidade; no modo como os conteúdos matemáticos são abordados ao se trabalhar com Modelagem.The studies conducted regarding Mathematical Modeling (MM) in Mathematics Education, the discussions with my teacher and with the research group, Phenomenology in mathematics education (Fenomenologia em Educação Matemática - FEM), shed light on concerns that proved worthy of investigation within MM. One of such concerns is the following interrogation: How to understand production of mathematical knowledge when working with Mathematical Modeling? To answer our question, we chose to talk to significant players for the thesis, i.e., professionals who work with MM in Mathematics Education and professionals who work with MM in Applied Mathematics, about their experiences with Mathematical Modeling. The conversations were recorded and transcribed. Analyses, as well as the entire research, were conducted according to phenomenological orientation. Through ideographic and nomothetic analyses, we established three open categories: Conceiving and doing Mathematical Modeling; The work with Mathematical Modeling while teaching Mathematics; Mathematics in Modeling. These categories refer to the focused phenomenon and indicate that the production of mathematical knowledge, when working with MM in Applied Mathematics, covers: analogies and adaptations of situations already studied to work with the new situations intended, production of mathematical models that take into account the situation to be investigated, but which also display predictive capacity. Specifically, in the context of Mathematical Modeling in Mathematics Education, the production of mathematical knowledge takes place through the work of students and teachers together to develop the situation, in the way students seek to articulate mathematical content as a real-life situation, in the way the mathematical contents are approached when working with Modeling.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tambarussi, Carla Melli2021-03-12T12:11:52Z2021-03-12T12:11:52Z2021-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20407533004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-22T11:46:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204075Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-02-22T11:46:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção do conhecimento matemático ao se trabalhar com modelagem matemática
The production of mathematical knowledge when working with mathematical modeling
title A produção do conhecimento matemático ao se trabalhar com modelagem matemática
spellingShingle A produção do conhecimento matemático ao se trabalhar com modelagem matemática
Tambarussi, Carla Melli
Educação Matemática
Modelagem matemática
Fenomenologia
Pesquisa qualitativa
Mathematics education
Mathematical modeling
Phenomenology
Qualitative research
title_short A produção do conhecimento matemático ao se trabalhar com modelagem matemática
title_full A produção do conhecimento matemático ao se trabalhar com modelagem matemática
title_fullStr A produção do conhecimento matemático ao se trabalhar com modelagem matemática
title_full_unstemmed A produção do conhecimento matemático ao se trabalhar com modelagem matemática
title_sort A produção do conhecimento matemático ao se trabalhar com modelagem matemática
author Tambarussi, Carla Melli
author_facet Tambarussi, Carla Melli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tambarussi, Carla Melli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Modelagem matemática
Fenomenologia
Pesquisa qualitativa
Mathematics education
Mathematical modeling
Phenomenology
Qualitative research
topic Educação Matemática
Modelagem matemática
Fenomenologia
Pesquisa qualitativa
Mathematics education
Mathematical modeling
Phenomenology
Qualitative research
description Os estudos realizados sobre Modelagem Matemática (MM) na Educação Matemática, as discussões com a minha orientadora e com o grupo de pesquisa, Fenomenologia em Educação Matemática (FEM), foram iluminando inquietações que se mostraram importantes de serem investigadas na MM. Uma delas e que conduz esta tese está expressa pela interrogação: Como compreender a produção do conhecimento matemático ao se trabalhar com Modelagem Matemática? Para dar conta do que indagamos, optamos por conversar com os sujeitos significativos para a tese: profissionais que trabalham com MM na Educação Matemática e profissionais que trabalham com MM na Matemática Aplicada, sobre suas vivências com a Modelagem Matemática. As conversas foram gravadas e, posteriormente, transcritas. As análises, assim como toda a pesquisa, foram conduzidas segundo a orientação fenomenológica. Do movimento de análise ideográfica e nomotética, estabelecemos três categorias abertas: Concebendo e fazendo Modelagem Matemática; O trabalho com a Modelagem Matemática no ensino de Matemática; A Matemática na Modelagem. Essas categorias dizem do fenômeno focado e indicam que a produção do conhecimento matemático, ao se trabalhar com MM na Matemática Aplicada, abrange: o trabalho com analogias e adaptações de situações já estudadas para as situações que se pretende trabalhar; a produção de modelos matemáticos que deem conta da situação a ser estudada, mas que tenha, também, a capacidade de predição. Especificamente, no âmbito da Modelagem Matemática na Educação Matemática, a produção do conhecimento matemático se dá no trabalho dos alunos, juntamente, com o professor para o desenvolvimento da situação; no modo pelo qual o aluno busca articular os conteúdos matemáticos com a situação da realidade; no modo como os conteúdos matemáticos são abordados ao se trabalhar com Modelagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-12T12:11:52Z
2021-03-12T12:11:52Z
2021-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204075
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/204075
identifier_str_mv 33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650267470626816