Desenvolvimento de capacidades argumentativas em crianças do ensino fundamental - anos iniciais: compreensão e produção do debate regrado
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252912 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso foi concretizado a partir da necessidade de se desenvolver o conhecimento do ensino do oral público formal e as capacidades argumentativas de estudantes do ensino fundamental – anos iniciais. Assim, objetivou articular o ensino do oral público formal e o ensino de capacidades de linguagem argumentativa, mediado pelo gênero oral debate regrado, nos estudantes de 4ª ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública do Município de Bauru, interior do estado de São Paulo. A pesquisa partiu do seguinte questionamento: Como articular o ensino do oral público formal e o ensino de capacidades de linguagem argumentativa a uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais -visando ao desenvolvimento de conhecimentos do uso dessa modalidade de língua e ampliando seu ponto de vista em diferentes graus? Teve como objetivos verificar o potencial argumentativo do gênero debate regrado para promover a articulação do ensino do oral público formal e desenvolver capacidades de linguagem argumentativa; desenvolver a linguagem oral formal a partir do gênero debate regrado, com foco no contexto de produção (quais são os papéis sociais dos participantes da interação social por meio desse gênero) e na sua estrutura (plano global do texto); e gestar a argumentação por convencimento por meio de atividades de linguagem que desenvolvam os conhecimentos linguísticos e as representações dos mundos formais dos alunos de forma que estes ancorem seu ponto de vista sobre algo. A fundamentação teórico-metodológica sustenta-se nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2003) e de sua Engenharia Didática (DOLZ e SCHNEUWLY, [2004]2011) para iluminar o processo de ensino e aprendizagem das capacidades de linguagem argumentativa requeridas na produção do texto exemplar do gênero debate regrado. O percurso metodológico da pesquisa seguiu a metodologia da Sequência Didática, proposta pela Escola de Genebra, para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem do oral público formal e de capacidades argumentativas por meio do gênero debate regrado. No interior dessa SD foram realizadas 10 oficinas, totalizando 43 atividades, além das produções textuais inicial e final que constituíram o corpus de análise. Os textos de ambas as produções foram analisados pelas categorias de análise textual propostas pelo ISD (BRONCKART, 2003). Os resultados mostram algumas potencialidades do gênero oral debate regrado para o desenvolvimento da fala pública formal e das capacidades de linguagem argumentativas; para gestar o raciocínio argumentativo segundo a estratégia de convencimento e para ampliar o sistema de referência dos estudantes do 4º ano sobre o tema do debate regrado. |
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Desenvolvimento de capacidades argumentativas em crianças do ensino fundamental - anos iniciais: compreensão e produção do debate regradoDevelopment of argumentative skills in elementary school children - early years: understanding and producing the regulated debateInteracionismo sociodiscursivoEnsino do oralGêneros textuaisDebate RegradoSociodiscursive Interactionism and its Didactic EngineeringTeaching formal public oral skillsOral textual genresRuled DebateEste Trabalho de Conclusão de Curso foi concretizado a partir da necessidade de se desenvolver o conhecimento do ensino do oral público formal e as capacidades argumentativas de estudantes do ensino fundamental – anos iniciais. Assim, objetivou articular o ensino do oral público formal e o ensino de capacidades de linguagem argumentativa, mediado pelo gênero oral debate regrado, nos estudantes de 4ª ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública do Município de Bauru, interior do estado de São Paulo. A pesquisa partiu do seguinte questionamento: Como articular o ensino do oral público formal e o ensino de capacidades de linguagem argumentativa a uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais -visando ao desenvolvimento de conhecimentos do uso dessa modalidade de língua e ampliando seu ponto de vista em diferentes graus? Teve como objetivos verificar o potencial argumentativo do gênero debate regrado para promover a articulação do ensino do oral público formal e desenvolver capacidades de linguagem argumentativa; desenvolver a linguagem oral formal a partir do gênero debate regrado, com foco no contexto de produção (quais são os papéis sociais dos participantes da interação social por meio desse gênero) e na sua estrutura (plano global do texto); e gestar a argumentação por convencimento por meio de atividades de linguagem que desenvolvam os conhecimentos linguísticos e as representações dos mundos formais dos alunos de forma que estes ancorem seu ponto de vista sobre algo. A fundamentação teórico-metodológica sustenta-se nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2003) e de sua Engenharia Didática (DOLZ e SCHNEUWLY, [2004]2011) para iluminar o processo de ensino e aprendizagem das capacidades de linguagem argumentativa requeridas na produção do texto exemplar do gênero debate regrado. O percurso metodológico da pesquisa seguiu a metodologia da Sequência Didática, proposta pela Escola de Genebra, para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem do oral público formal e de capacidades argumentativas por meio do gênero debate regrado. No interior dessa SD foram realizadas 10 oficinas, totalizando 43 atividades, além das produções textuais inicial e final que constituíram o corpus de análise. Os textos de ambas as produções foram analisados pelas categorias de análise textual propostas pelo ISD (BRONCKART, 2003). Os resultados mostram algumas potencialidades do gênero oral debate regrado para o desenvolvimento da fala pública formal e das capacidades de linguagem argumentativas; para gestar o raciocínio argumentativo segundo a estratégia de convencimento e para ampliar o sistema de referência dos estudantes do 4º ano sobre o tema do debate regrado.This Course Completion Work was carried out based on the need to develop knowledge of formal public oral teaching and the argumentative skills of elementary school students – early years. Thus, it aimed to articulate the teaching of formal public oral and the teaching of argumentative language skills, mediated by the oral genre of regulated debate, in 4th year elementary school students at a public school in the municipality of Bauru, in the interior of the state of São Paulo. Paul. The research was based on the following question: How to articulate the teaching of formal public oral and the teaching of argumentative language skills to a 4th year class of Elementary School - initial years - aiming at developing knowledge of the use of this language modality and expanding its point of view to different degrees? Its objectives were to verify the argumentative potential of the regulated debate genre to promote the articulation of formal public oral teaching and develop argumentative language skills; develop formal oral language based on the regulated debate genre, focusing on the context of production (what are the social roles of the participants in social interaction through this genre) and its structure (global plan of the text); and manage argumentation for persuasion through language activities that develop students' linguistic knowledge and representations of their formal worlds so that they anchor their point of view about something. The theoretical methodological foundation is based on the theoretical-methodological assumptions of Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 2003) and its Didactic Engineering (DOLZ and SCHNEUWLY, [2004]2011) to illuminate the process of teaching and learning the required argumentative language skills in the production of an exemplary text of the regulated debate genre. The methodological path of the research followed the Didactic Sequence methodology, proposed by the Geneva School, for the development of teaching and learning formal public oral and argumentative skills through the regulated debate genre. Within this SD, 10 workshops were held, totaling 43 activities, in addition to the initial and final textual productions that constituted the corpus of analysis. The texts of both productions were analyzed using the textual analysis categories proposed by ISD (BRONCKART, 2003). The results show some potential of the oral debate genre for the development of formal public speech and argumentative language skills; to manage argumentative reasoning according to the persuasion strategy and to expand the reference system of 4th year students on the topic of regulated debate.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manzoni, Rosa Maria [UNESP]Silva, Michelli Steffani da2024-01-22T13:00:49Z2024-01-22T13:00:49Z2024-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, M. S. Orientador: Rosa Maria Manzoni. 2023. 1378 p. Desenvolvimento de capacidades argumentativas em crianças do ensino fundamental – anos iniciais: compreensão e produção do debate regrado. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/252912. Acesso em: 22 de jan. 2024https://hdl.handle.net/11449/252912porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-23T07:03:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252912Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:26:24.606298Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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