Análise do comportamento aeroelástico de uma seção típica considerando aerodinâmica não estacionária e não linear com vistas à previsão de grandes deslocamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Giovanne Sooma Assunção
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252220
Resumo: O atual Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo a implementação do modelo de Beddoes- Leishman em um código que previamente utilizava um modelo de aerodinâmica linear. Ambos os códigos foram escritos no software comercial MATLAB. Foi feita uma breve revisão sobre os conceitos de aeroelasticidade e estol dinâmico, de maneira a elucidar as características contempladas pelo modelo aerodinâmico. Após isso, o modelo de Beddoes-Leishman foi apresentado de maneira extensiva, assim como o modelo utilizado para as ligas de memória de forma. Para solução dos sistemas de equação foi utilizado método de Runge-Kutta de 4a Ordem. Para validação dos resultados obtidos, comparou-se a resposta do modelo para aerodinâmica linear e não-linear, após isso foram simuladas respostas do sistema para casos lineares e molas com liga de memória de forma, e por fim foram feitas simulações com aerodinâmica não linear e molas com liga de memória de forma. Os resultados obtidos demonstraram as diferenças esperadas na utilização de modelos lineares e não lineares, principalmente após a velocidade crítica de flutter, onde para modelos lineares há um crescimento constante das amplitudes, para os casos não lineares ocorre o surgimento de oscilações ciclo-limite. Também foi possível notar os efeitos que a utilização de pré-cargas nas molas tem na resposta geral do sistema, ao utilizar pré-cargas maiores os efeitos pseudo-elásticos aparecem mais rapidamente do que em casos com uma pré-carga menor.
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