Um estudo sobre o comportamento aeroelástico de uma seção típica utilizando aerodinâmica não estacionária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238335 |
Resumo: | Este trabalho analisou a resposta da simulação de dois modelos numéricos diferentes para casos abaixo, acima e na velocidade crítica de flutter, os modelos são o de Edwards, que considera as forças aerodinâmicas como lineares e o de Beddoes Leishman, que as considera em parte linear e em parte não linear. O objetivo do trabalho é mostrar as diferenças causadas pelo estol dinâmico em casos acima da velocidade de flutter. Os resultados obtidos estão dentro do esperado, onde o modelo de Beddoes-Leishman representa melhor a física do problema, diminuindo a amplitude máxima de torção, translação e ângulo de ataque do aerofólio quando esse chega a amplitudes suficientemente grandes para entrar em estol. |
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Um estudo sobre o comportamento aeroelástico de uma seção típica utilizando aerodinâmica não estacionáriaA study about the behavior of a typical section using non stationary aerodynamicAeroelasticidadeAerodinâmicaEquações linearesSistemas não linearesMétodos de espaço de estadosEste trabalho analisou a resposta da simulação de dois modelos numéricos diferentes para casos abaixo, acima e na velocidade crítica de flutter, os modelos são o de Edwards, que considera as forças aerodinâmicas como lineares e o de Beddoes Leishman, que as considera em parte linear e em parte não linear. O objetivo do trabalho é mostrar as diferenças causadas pelo estol dinâmico em casos acima da velocidade de flutter. Os resultados obtidos estão dentro do esperado, onde o modelo de Beddoes-Leishman representa melhor a física do problema, diminuindo a amplitude máxima de torção, translação e ângulo de ataque do aerofólio quando esse chega a amplitudes suficientemente grandes para entrar em estol.This work analysed the response of the simulation of two numeric models for different cases below, above and at the critical speed for flutter. The models are from Edwards, who considers just the linear part of the aerodynamic and from Beddoes-Leishman who considers also the non-linear part. The main objective of this work is to show the differences that are caused by the dynamic stall in cases above the flutter speed. The results was as expected, where the Beddoes-Leishman model had a better representation of the motion physics with less range of torsion, translation and attack angle when the airfoil comes to a range of motion bigger than the stall angle.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Vagner Candido de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caravita, Lucas Victorelli2022-12-20T12:19:15Z2022-12-20T12:19:15Z2022-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238335porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-06T14:17:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238335Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T14:17:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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