Caracterização profissional das professoras de Educação Infantil dos Centros de Convivência Infantil - CCI'S/UNESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sana, Elizabete Maria Reginato [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92373
Resumo: Esta pesquisa, vinculada à linha Práticas Educativas e Formação de Professores, apresenta uma discussão a respeito dos elementos responsáveis pela constituição do perfil profissional das professoras de Educação Infantil dos Centros de Convivência Infantil da Unesp CCI s/Unesp. Historicamente, as profissionais responsáveis pelo cuidado e educação das crianças de 0 a cinco anos de idade não necessitavam de qualquer tipo de preparação ou qualificação para desenvolver este tipo de trabalho, histórico este que vêm sofrendo alterações no decorrer do percurso das instituições de Educação Infantil e das próprias profissionais que nelas atuam. Para caracterizar um perfil profissional destas professoras atualmente, existe a necessidade de se levar em consideração critérios como: opção profissional, anseios, motivações, expectativas, desafios, incertezas, objetivos e dúvidas sobre seu próprio trabalho e atitudes a serem tomadas com relação à (re)construção de uma identidade que ainda vêm sendo discutida e analisada, tanto diante de sua própria classe de profissionais, quanto diante da sociedade em geral. Partindo do pressuposto de que tais critérios são essenciais para que se constitua o perfil profissional das professoras de Educação Infantil dos CCI s/Unesp, elencamos como objetivos norteadores desta pesquisa: analisar aspectos referentes à formação das professoras para atuar na Educação Infantil e estabelecer a importância da profissionalização das professoras dos CCI s, diante da falsa dicotomia existente entre cuidado e educação. A obtenção dos dados desta pesquisa foi amparada pela pesquisa italiana de ONGARI & MOLINA (2003), através de questionários aplicados em sete unidades de Educação Infantil da Unesp e a metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa.
id UNSP_27894530f2a3227a96608dbbc7823cd2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92373
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Caracterização profissional das professoras de Educação Infantil dos Centros de Convivência Infantil - CCI'S/UNESPEducaçãoEducação de criançasProfessoresChildren educationTeachersEsta pesquisa, vinculada à linha Práticas Educativas e Formação de Professores, apresenta uma discussão a respeito dos elementos responsáveis pela constituição do perfil profissional das professoras de Educação Infantil dos Centros de Convivência Infantil da Unesp CCI s/Unesp. Historicamente, as profissionais responsáveis pelo cuidado e educação das crianças de 0 a cinco anos de idade não necessitavam de qualquer tipo de preparação ou qualificação para desenvolver este tipo de trabalho, histórico este que vêm sofrendo alterações no decorrer do percurso das instituições de Educação Infantil e das próprias profissionais que nelas atuam. Para caracterizar um perfil profissional destas professoras atualmente, existe a necessidade de se levar em consideração critérios como: opção profissional, anseios, motivações, expectativas, desafios, incertezas, objetivos e dúvidas sobre seu próprio trabalho e atitudes a serem tomadas com relação à (re)construção de uma identidade que ainda vêm sendo discutida e analisada, tanto diante de sua própria classe de profissionais, quanto diante da sociedade em geral. Partindo do pressuposto de que tais critérios são essenciais para que se constitua o perfil profissional das professoras de Educação Infantil dos CCI s/Unesp, elencamos como objetivos norteadores desta pesquisa: analisar aspectos referentes à formação das professoras para atuar na Educação Infantil e estabelecer a importância da profissionalização das professoras dos CCI s, diante da falsa dicotomia existente entre cuidado e educação. A obtenção dos dados desta pesquisa foi amparada pela pesquisa italiana de ONGARI & MOLINA (2003), através de questionários aplicados em sete unidades de Educação Infantil da Unesp e a metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa.This research presents a quarrel regarding the responsible elements for the constitution of the professional profile of the teachers of Infantile Education of the Centers of Infantile Convivência of the Unesp - CCI' s/Unesp. Historically, the responsible professionals for the care and education of the children of 0 the six years of age did not need any type of preparation or qualification to develop this type of work, description this that comes suffering alterations in elapsing of the passage of the institutions of Infantile Education and of the proper professionals who in them act. To currently characterize a professional profile of these teachers, it exists the necessity of if taking in consideration criteria as: professional option, yearnings, motivations, expectations, challenges, uncertainties, objectives and doubts on its proper work and attitudes to be taken with regard to (reverse speed) the construction of an identity that still come being argued and analyzed, in such a way ahead of its proper classroom of professionals, how much ahead of the society in general. Leaving of the estimated one of that such criteria are essential so that if constitutes the professional profile of the teachers of Infantile Education of CCI' s/Unesp, we elencamos as objective norteadores of this research: to analyze referring aspects to the formation of the teachers to act in the Infantile Education; to problematizar the process of formation continued in service for the teachers of the CCIþs, being verified which used strategies so that all the teachers can have access to the formation in service; to establish the importance of the professionalization of the teachers of CCI' the s, ahead of the false existing dichotomy between taking care of and educating.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sana, Elizabete Maria Reginato [UNESP]2014-06-11T19:26:00Z2014-06-11T19:26:00Z2007-06-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis181 f. : il.application/pdfSANA, Elizabete Maria Reginato. Caracterização profissional das professoras de Educação Infantil dos Centros de Convivência Infantil - CCI'S/UNESP. 2007. 181 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.http://hdl.handle.net/11449/92373000506078sana_emr_me_prud.pdf33004129044P68089865764566741Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92373Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:24:55.767760Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização profissional das professoras de Educação Infantil dos Centros de Convivência Infantil - CCI'S/UNESP
title Caracterização profissional das professoras de Educação Infantil dos Centros de Convivência Infantil - CCI'S/UNESP
spellingShingle Caracterização profissional das professoras de Educação Infantil dos Centros de Convivência Infantil - CCI'S/UNESP
Sana, Elizabete Maria Reginato [UNESP]
Educação
Educação de crianças
Professores
Children education
Teachers
title_short Caracterização profissional das professoras de Educação Infantil dos Centros de Convivência Infantil - CCI'S/UNESP
title_full Caracterização profissional das professoras de Educação Infantil dos Centros de Convivência Infantil - CCI'S/UNESP
title_fullStr Caracterização profissional das professoras de Educação Infantil dos Centros de Convivência Infantil - CCI'S/UNESP
title_full_unstemmed Caracterização profissional das professoras de Educação Infantil dos Centros de Convivência Infantil - CCI'S/UNESP
title_sort Caracterização profissional das professoras de Educação Infantil dos Centros de Convivência Infantil - CCI'S/UNESP
author Sana, Elizabete Maria Reginato [UNESP]
author_facet Sana, Elizabete Maria Reginato [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sana, Elizabete Maria Reginato [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação de crianças
Professores
Children education
Teachers
topic Educação
Educação de crianças
Professores
Children education
Teachers
description Esta pesquisa, vinculada à linha Práticas Educativas e Formação de Professores, apresenta uma discussão a respeito dos elementos responsáveis pela constituição do perfil profissional das professoras de Educação Infantil dos Centros de Convivência Infantil da Unesp CCI s/Unesp. Historicamente, as profissionais responsáveis pelo cuidado e educação das crianças de 0 a cinco anos de idade não necessitavam de qualquer tipo de preparação ou qualificação para desenvolver este tipo de trabalho, histórico este que vêm sofrendo alterações no decorrer do percurso das instituições de Educação Infantil e das próprias profissionais que nelas atuam. Para caracterizar um perfil profissional destas professoras atualmente, existe a necessidade de se levar em consideração critérios como: opção profissional, anseios, motivações, expectativas, desafios, incertezas, objetivos e dúvidas sobre seu próprio trabalho e atitudes a serem tomadas com relação à (re)construção de uma identidade que ainda vêm sendo discutida e analisada, tanto diante de sua própria classe de profissionais, quanto diante da sociedade em geral. Partindo do pressuposto de que tais critérios são essenciais para que se constitua o perfil profissional das professoras de Educação Infantil dos CCI s/Unesp, elencamos como objetivos norteadores desta pesquisa: analisar aspectos referentes à formação das professoras para atuar na Educação Infantil e estabelecer a importância da profissionalização das professoras dos CCI s, diante da falsa dicotomia existente entre cuidado e educação. A obtenção dos dados desta pesquisa foi amparada pela pesquisa italiana de ONGARI & MOLINA (2003), através de questionários aplicados em sete unidades de Educação Infantil da Unesp e a metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-04
2014-06-11T19:26:00Z
2014-06-11T19:26:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANA, Elizabete Maria Reginato. Caracterização profissional das professoras de Educação Infantil dos Centros de Convivência Infantil - CCI'S/UNESP. 2007. 181 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/92373
000506078
sana_emr_me_prud.pdf
33004129044P6
8089865764566741
identifier_str_mv SANA, Elizabete Maria Reginato. Caracterização profissional das professoras de Educação Infantil dos Centros de Convivência Infantil - CCI'S/UNESP. 2007. 181 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.
000506078
sana_emr_me_prud.pdf
33004129044P6
8089865764566741
url http://hdl.handle.net/11449/92373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 181 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128807948779520