Por uma dramaturgia pallottiniana : a (in)segurança socioespacial e a metáfora da carência em ‘Pivete’

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Carla Forini
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250647
Resumo: Esta pesquisa de mestrado realiza um estudo analítico-interpretativo do texto teatral Pivete (2004), de Renata Pallottini (1931-2021), com ênfase na relação entre as personagens em determinado tempo e espaço, sendo este contato responsável por auxiliar a conceber o território e as suas dimensões, e vice-versa. O objetivo é explorar o drama enquanto forma (todo orgânico) e estrutura (história e discurso), nesse ponto de vista, o espaço de experiência e o horizonte de expectativas tornam-se “agentes da estrutura”, pois existem vínculos sociológicos que, mesmo fora de cena, são fundamentais para o desenvolvimento da ação dramática. No percurso da pesquisa, parte-se da hipótese de que a miséria, a violência e a imoralidade que permeiam o imaginário sobre o elevado da Amaral Gurgel viabilizam ações violentas e grotescas. É no jogo estratégico de ação e reação, de pergunta e resposta, de dominação e de esquiva no espaço diegético que as personagens-tipo revelam os seus traumas (a carência, a solidão, os problemas com as instituições disciplinares, o isolamento social etc.). A fim de elucidar tais hipóteses, valho-me de exibições artísticas que possibilitam uma análise na clave da reminiscência literária, direcionada ao estudo de temas e à representação de tipos. Tendo em vista que se trata de uma obra relevante da dramaturgia brasileira, bem como de uma representação das relações marginais no espaço das ruas, Pivete é o palco ideal para dar voz aos excluídos. Com efeito, a seção “Retratos e traços de uma dramaturga” traz à baila a biobibliografia da autora, os caminhos que a conduziram à pesquisa e à escrita teatral, e também reflexões críticas e analíticas concernentes à sua produção literária. Na seção “Do texto à cena: dramatizando cantos sombrios” ocorre o intercâmbio entre duas àreas do conhecimento, Geografia e Literatura, com o propósito de analisar o espaço e suas dimensões. “No proscênio analítico: a configuração das personagens” é uma seção dedicada à análise das personagens, comparando-as entre si e com outras personas literárias. A seção “O pivete dos palcos, das telas e das canções”, sob uma abordagem comparativa, estabelece paralelos entre a obra dramática de Renata Pallottini, a música Pivete (1978), de Chico Buarque, e Pixote (1980), de Hector Babenco. Esse percurso focaliza a viabilidade de (re)avaliar, em diálogo com a realidade, a instabilidade e\ou a insegurança socioespacial e parental dos “pivetes”.
id UNSP_27b2ecd7738adf0931cf4f8883cd9881
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250647
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Por uma dramaturgia pallottiniana : a (in)segurança socioespacial e a metáfora da carência em ‘Pivete’Towards a Pallotinian dramaturgy: socio-spatial (in)security and the metaphor of need in “Pivete”DramaturgiaPiveteRenata PallottiniDramaturgyEsta pesquisa de mestrado realiza um estudo analítico-interpretativo do texto teatral Pivete (2004), de Renata Pallottini (1931-2021), com ênfase na relação entre as personagens em determinado tempo e espaço, sendo este contato responsável por auxiliar a conceber o território e as suas dimensões, e vice-versa. O objetivo é explorar o drama enquanto forma (todo orgânico) e estrutura (história e discurso), nesse ponto de vista, o espaço de experiência e o horizonte de expectativas tornam-se “agentes da estrutura”, pois existem vínculos sociológicos que, mesmo fora de cena, são fundamentais para o desenvolvimento da ação dramática. No percurso da pesquisa, parte-se da hipótese de que a miséria, a violência e a imoralidade que permeiam o imaginário sobre o elevado da Amaral Gurgel viabilizam ações violentas e grotescas. É no jogo estratégico de ação e reação, de pergunta e resposta, de dominação e de esquiva no espaço diegético que as personagens-tipo revelam os seus traumas (a carência, a solidão, os problemas com as instituições disciplinares, o isolamento social etc.). A fim de elucidar tais hipóteses, valho-me de exibições artísticas que possibilitam uma análise na clave da reminiscência literária, direcionada ao estudo de temas e à representação de tipos. Tendo em vista que se trata de uma obra relevante da dramaturgia brasileira, bem como de uma representação das relações marginais no espaço das ruas, Pivete é o palco ideal para dar voz aos excluídos. Com efeito, a seção “Retratos e traços de uma dramaturga” traz à baila a biobibliografia da autora, os caminhos que a conduziram à pesquisa e à escrita teatral, e também reflexões críticas e analíticas concernentes à sua produção literária. Na seção “Do texto à cena: dramatizando cantos sombrios” ocorre o intercâmbio entre duas àreas do conhecimento, Geografia e Literatura, com o propósito de analisar o espaço e suas dimensões. “No proscênio analítico: a configuração das personagens” é uma seção dedicada à análise das personagens, comparando-as entre si e com outras personas literárias. A seção “O pivete dos palcos, das telas e das canções”, sob uma abordagem comparativa, estabelece paralelos entre a obra dramática de Renata Pallottini, a música Pivete (1978), de Chico Buarque, e Pixote (1980), de Hector Babenco. Esse percurso focaliza a viabilidade de (re)avaliar, em diálogo com a realidade, a instabilidade e\ou a insegurança socioespacial e parental dos “pivetes”.This master's research carries out an analytical-interpretative study of the theatrical text Pivete (2004), by Renata Pallottini (1931-2021), focusing on the relationship between the characters in a certain time and space, being this contact responsible for helping to conceive the territory and its dimensions, and vice versa. The goal is to explore the drama as form (all organic) and structure (story and discourse), in this point of view, the space of experience and the horizon of expectations become "agents of the structure", because there are sociological links that, even out of the scene, are fundamental for the development of the dramatic action. In the course of the research, it is assumed that the misery, violence and immorality that permeate the imaginary about the Amaral Gurgel Elevated Viaduct enable violent and grotesque actions. It is in the strategic game of action and reaction, of question and answer, of domination and evasion in the diegetic space that the type-characters reveal their traumas (deprivation, loneliness, problems with disciplinary institutions, social isolation, etc.). In orderto elucidate such hypotheses, I make use of artistic displays that allow an analysis in the keyof literary reminiscence, directed to the study of themes and the representation of types. In view of that it is an important work of Brazilian dramaturgy, as well as a representation of marginal relationships on the streets, Pivete is the ideal stage to give a voice to the excluded. In fact, the section "Portraits and traces of a playwright" brings up the author's bio-bibliography, the paths that led her to research and playwriting, as well as critical and analytical reflections on her literary production. In the section "From text to scene: dramatizing dark corners" there is an exchange between two areas of knowledge, Geography and Literature, with the aim of analyzing space and its dimensions. "In the analytical proscenium: the configuration of the characters" is a section dedicated to analyzing the characters, comparing them with each other and with other literary characters. The final section, using a comparative approach, draws parallels between Renata Pallottini's drama, Chico Buarque's Pivete (1978) and Hector Babenco's Pixote (1980). This path focuses on the feasibility of (re)evaluating, in dialogue with reality, the instability and / or the sociospatial and parental insecurity of the "pivetes", that is a Brazilian slang for homelessness kids.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88887.626001/2021-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Faria, Gentil de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro, Carla Forini2023-09-12T20:29:26Z2023-09-12T20:29:26Z2023-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/25064733004153015P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-05T06:15:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250647Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T17:09:05.726755Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma dramaturgia pallottiniana : a (in)segurança socioespacial e a metáfora da carência em ‘Pivete’
Towards a Pallotinian dramaturgy: socio-spatial (in)security and the metaphor of need in “Pivete”
title Por uma dramaturgia pallottiniana : a (in)segurança socioespacial e a metáfora da carência em ‘Pivete’
spellingShingle Por uma dramaturgia pallottiniana : a (in)segurança socioespacial e a metáfora da carência em ‘Pivete’
Monteiro, Carla Forini
Dramaturgia
Pivete
Renata Pallottini
Dramaturgy
title_short Por uma dramaturgia pallottiniana : a (in)segurança socioespacial e a metáfora da carência em ‘Pivete’
title_full Por uma dramaturgia pallottiniana : a (in)segurança socioespacial e a metáfora da carência em ‘Pivete’
title_fullStr Por uma dramaturgia pallottiniana : a (in)segurança socioespacial e a metáfora da carência em ‘Pivete’
title_full_unstemmed Por uma dramaturgia pallottiniana : a (in)segurança socioespacial e a metáfora da carência em ‘Pivete’
title_sort Por uma dramaturgia pallottiniana : a (in)segurança socioespacial e a metáfora da carência em ‘Pivete’
author Monteiro, Carla Forini
author_facet Monteiro, Carla Forini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faria, Gentil de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Carla Forini
dc.subject.por.fl_str_mv Dramaturgia
Pivete
Renata Pallottini
Dramaturgy
topic Dramaturgia
Pivete
Renata Pallottini
Dramaturgy
description Esta pesquisa de mestrado realiza um estudo analítico-interpretativo do texto teatral Pivete (2004), de Renata Pallottini (1931-2021), com ênfase na relação entre as personagens em determinado tempo e espaço, sendo este contato responsável por auxiliar a conceber o território e as suas dimensões, e vice-versa. O objetivo é explorar o drama enquanto forma (todo orgânico) e estrutura (história e discurso), nesse ponto de vista, o espaço de experiência e o horizonte de expectativas tornam-se “agentes da estrutura”, pois existem vínculos sociológicos que, mesmo fora de cena, são fundamentais para o desenvolvimento da ação dramática. No percurso da pesquisa, parte-se da hipótese de que a miséria, a violência e a imoralidade que permeiam o imaginário sobre o elevado da Amaral Gurgel viabilizam ações violentas e grotescas. É no jogo estratégico de ação e reação, de pergunta e resposta, de dominação e de esquiva no espaço diegético que as personagens-tipo revelam os seus traumas (a carência, a solidão, os problemas com as instituições disciplinares, o isolamento social etc.). A fim de elucidar tais hipóteses, valho-me de exibições artísticas que possibilitam uma análise na clave da reminiscência literária, direcionada ao estudo de temas e à representação de tipos. Tendo em vista que se trata de uma obra relevante da dramaturgia brasileira, bem como de uma representação das relações marginais no espaço das ruas, Pivete é o palco ideal para dar voz aos excluídos. Com efeito, a seção “Retratos e traços de uma dramaturga” traz à baila a biobibliografia da autora, os caminhos que a conduziram à pesquisa e à escrita teatral, e também reflexões críticas e analíticas concernentes à sua produção literária. Na seção “Do texto à cena: dramatizando cantos sombrios” ocorre o intercâmbio entre duas àreas do conhecimento, Geografia e Literatura, com o propósito de analisar o espaço e suas dimensões. “No proscênio analítico: a configuração das personagens” é uma seção dedicada à análise das personagens, comparando-as entre si e com outras personas literárias. A seção “O pivete dos palcos, das telas e das canções”, sob uma abordagem comparativa, estabelece paralelos entre a obra dramática de Renata Pallottini, a música Pivete (1978), de Chico Buarque, e Pixote (1980), de Hector Babenco. Esse percurso focaliza a viabilidade de (re)avaliar, em diálogo com a realidade, a instabilidade e\ou a insegurança socioespacial e parental dos “pivetes”.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-12T20:29:26Z
2023-09-12T20:29:26Z
2023-08-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/250647
33004153015P2
url http://hdl.handle.net/11449/250647
identifier_str_mv 33004153015P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045612730449920