Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henrique,José
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ferreira,Janaína da Silva, Januário,Carlos, Souza Neto,Samuel de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000400388
Resumo: Resumo A competência profissional representa a capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para responder às demandas da situação de trabalho. O objetivo da pesquisa foi descrever e comparar a autopercepção de competências de professores de educação física. O modelo do estudo foi quantitativo, de caráter descritivo e comparativo. A amostra foi constituída de 30 professores experientes e 32 iniciantes. Os dados foram coletados através de questionário e analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. A autopercepção dos professores experientes e iniciantes se diferenciou significativamente em seis das nove áreas de conhecimento relativas ao ensino. A experiência foi uma variável discriminativa das diferenças encontradas.
id CBCE-1_e9ce92c96d3566bd1c830067374afff0
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892018000400388
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientesEducação físicaCompetência profissionalProfessores experientesProfessores iniciantesResumo A competência profissional representa a capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para responder às demandas da situação de trabalho. O objetivo da pesquisa foi descrever e comparar a autopercepção de competências de professores de educação física. O modelo do estudo foi quantitativo, de caráter descritivo e comparativo. A amostra foi constituída de 30 professores experientes e 32 iniciantes. Os dados foram coletados através de questionário e analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. A autopercepção dos professores experientes e iniciantes se diferenciou significativamente em seis das nove áreas de conhecimento relativas ao ensino. A experiência foi uma variável discriminativa das diferenças encontradas.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000400388Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.40 n.4 2018reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2018.03.020info:eu-repo/semantics/openAccessHenrique,JoséFerreira,Janaína da SilvaJanuário,CarlosSouza Neto,Samuel depor2018-10-30T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892018000400388Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:07.835304Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes
title Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes
spellingShingle Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes
Henrique,José
Educação física
Competência profissional
Professores experientes
Professores iniciantes
title_short Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes
title_full Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes
title_fullStr Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes
title_full_unstemmed Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes
title_sort Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes
author Henrique,José
author_facet Henrique,José
Ferreira,Janaína da Silva
Januário,Carlos
Souza Neto,Samuel de
author_role author
author2 Ferreira,Janaína da Silva
Januário,Carlos
Souza Neto,Samuel de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henrique,José
Ferreira,Janaína da Silva
Januário,Carlos
Souza Neto,Samuel de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Competência profissional
Professores experientes
Professores iniciantes
topic Educação física
Competência profissional
Professores experientes
Professores iniciantes
description Resumo A competência profissional representa a capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para responder às demandas da situação de trabalho. O objetivo da pesquisa foi descrever e comparar a autopercepção de competências de professores de educação física. O modelo do estudo foi quantitativo, de caráter descritivo e comparativo. A amostra foi constituída de 30 professores experientes e 32 iniciantes. Os dados foram coletados através de questionário e analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. A autopercepção dos professores experientes e iniciantes se diferenciou significativamente em seis das nove áreas de conhecimento relativas ao ensino. A experiência foi uma variável discriminativa das diferenças encontradas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000400388
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000400388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.rbce.2018.03.020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.40 n.4 2018
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203855668183040