Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000400388 |
Resumo: | Resumo A competência profissional representa a capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para responder às demandas da situação de trabalho. O objetivo da pesquisa foi descrever e comparar a autopercepção de competências de professores de educação física. O modelo do estudo foi quantitativo, de caráter descritivo e comparativo. A amostra foi constituída de 30 professores experientes e 32 iniciantes. Os dados foram coletados através de questionário e analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. A autopercepção dos professores experientes e iniciantes se diferenciou significativamente em seis das nove áreas de conhecimento relativas ao ensino. A experiência foi uma variável discriminativa das diferenças encontradas. |
id |
CBCE-1_e9ce92c96d3566bd1c830067374afff0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892018000400388 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientesEducação físicaCompetência profissionalProfessores experientesProfessores iniciantesResumo A competência profissional representa a capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para responder às demandas da situação de trabalho. O objetivo da pesquisa foi descrever e comparar a autopercepção de competências de professores de educação física. O modelo do estudo foi quantitativo, de caráter descritivo e comparativo. A amostra foi constituída de 30 professores experientes e 32 iniciantes. Os dados foram coletados através de questionário e analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. A autopercepção dos professores experientes e iniciantes se diferenciou significativamente em seis das nove áreas de conhecimento relativas ao ensino. A experiência foi uma variável discriminativa das diferenças encontradas.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000400388Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.40 n.4 2018reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2018.03.020info:eu-repo/semantics/openAccessHenrique,JoséFerreira,Janaína da SilvaJanuário,CarlosSouza Neto,Samuel depor2018-10-30T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892018000400388Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:07.835304Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes |
title |
Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes |
spellingShingle |
Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes Henrique,José Educação física Competência profissional Professores experientes Professores iniciantes |
title_short |
Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes |
title_full |
Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes |
title_fullStr |
Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes |
title_full_unstemmed |
Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes |
title_sort |
Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes |
author |
Henrique,José |
author_facet |
Henrique,José Ferreira,Janaína da Silva Januário,Carlos Souza Neto,Samuel de |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira,Janaína da Silva Januário,Carlos Souza Neto,Samuel de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henrique,José Ferreira,Janaína da Silva Januário,Carlos Souza Neto,Samuel de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Competência profissional Professores experientes Professores iniciantes |
topic |
Educação física Competência profissional Professores experientes Professores iniciantes |
description |
Resumo A competência profissional representa a capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para responder às demandas da situação de trabalho. O objetivo da pesquisa foi descrever e comparar a autopercepção de competências de professores de educação física. O modelo do estudo foi quantitativo, de caráter descritivo e comparativo. A amostra foi constituída de 30 professores experientes e 32 iniciantes. Os dados foram coletados através de questionário e analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. A autopercepção dos professores experientes e iniciantes se diferenciou significativamente em seis das nove áreas de conhecimento relativas ao ensino. A experiência foi uma variável discriminativa das diferenças encontradas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000400388 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000400388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1016/j.rbce.2018.03.020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.40 n.4 2018 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203855668183040 |