Dança, imagem corporal e deficiência: questões socioafetivas em mulheres cegas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/204628 |
Resumo: | A mulher com deficiência, enfrenta ainda hoje resquícios de um passado de dificuldades e desafios encarados, sejam estes arquitetônicos, culturais ou sociais, buscando sua independência e seu lugar na sociedade. A presente pesquisa teve como objetivo conhecer e descrever aspectos socioafetivos de mulheres com cegueira adquirida, verificando por meio de seus relatos possíveis mudanças entre o antes e o depois da deficiência, além de buscar possíveis influências da dança e imagem corporal na vida destas pessoas. Participaram da pesquisa duas (2) mulheres adultas jovens com deficiência visual adquirida, membros do “Lar Escola Santa Luzia para Cegos”, instituição para pessoas com deficiência visual localizada no município de Bauru/SP. O instrumento de coleta de dados foi um roteiro de entrevista semiestruturado - gravado em áudio e posteriormente transcrito - porém, a interlocução se deu de forma livre, possibilitando indagações conforme os assuntos surgiam durante o processo dialógico. Os resultados foram agrupados e apresentados em quatro categorias temáticas: a) relações sociais – onde vimos que diminui em função da cegueira e retrata a necessidade de engajamento contra o capacitismo vigente; b) relações familiares – o apoio familiar se mostrou um fator que torna uma pessoa com deficiência mais confiante e consequentemente mais preparada para os desafios cotidianos, c) sexualidade – se tornou mais prazerosa, a deficiência não as impede de ter desejos e vontades afetivo-sexuais; e d) corporeidade/dança – o empoderamento em relação à corporeidade e sexualidade, encontrando na dança um modo de expor seus sentimentos e explorar seus gostos e anseios. Com estes resultados, pudemos concluir que existe uma exclusão de mulheres com deficiência, inclusive em seu próprio círculo social, mas pudemos ver que o apoio familiar as empodera para que possam enfrentar os desafios presentes na sociedade. A dança se torna um modo de expressão, além de um meio de transformar os rumos de outras vidas, e instigar o público, expondo seus corpos e trazendo a diversidade para todos os palcos, inclusive o palco da vida. |
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Dança, imagem corporal e deficiência: questões socioafetivas em mulheres cegasDance, body image and disability: socio-affective issues in blind womenDeficiência visualDançaImagem corporalSexualidadeA mulher com deficiência, enfrenta ainda hoje resquícios de um passado de dificuldades e desafios encarados, sejam estes arquitetônicos, culturais ou sociais, buscando sua independência e seu lugar na sociedade. A presente pesquisa teve como objetivo conhecer e descrever aspectos socioafetivos de mulheres com cegueira adquirida, verificando por meio de seus relatos possíveis mudanças entre o antes e o depois da deficiência, além de buscar possíveis influências da dança e imagem corporal na vida destas pessoas. Participaram da pesquisa duas (2) mulheres adultas jovens com deficiência visual adquirida, membros do “Lar Escola Santa Luzia para Cegos”, instituição para pessoas com deficiência visual localizada no município de Bauru/SP. O instrumento de coleta de dados foi um roteiro de entrevista semiestruturado - gravado em áudio e posteriormente transcrito - porém, a interlocução se deu de forma livre, possibilitando indagações conforme os assuntos surgiam durante o processo dialógico. Os resultados foram agrupados e apresentados em quatro categorias temáticas: a) relações sociais – onde vimos que diminui em função da cegueira e retrata a necessidade de engajamento contra o capacitismo vigente; b) relações familiares – o apoio familiar se mostrou um fator que torna uma pessoa com deficiência mais confiante e consequentemente mais preparada para os desafios cotidianos, c) sexualidade – se tornou mais prazerosa, a deficiência não as impede de ter desejos e vontades afetivo-sexuais; e d) corporeidade/dança – o empoderamento em relação à corporeidade e sexualidade, encontrando na dança um modo de expor seus sentimentos e explorar seus gostos e anseios. Com estes resultados, pudemos concluir que existe uma exclusão de mulheres com deficiência, inclusive em seu próprio círculo social, mas pudemos ver que o apoio familiar as empodera para que possam enfrentar os desafios presentes na sociedade. A dança se torna um modo de expressão, além de um meio de transformar os rumos de outras vidas, e instigar o público, expondo seus corpos e trazendo a diversidade para todos os palcos, inclusive o palco da vida.The disabled woman still faces today remnants of a past of difficulties and challenges lived, be architectural, cultural or social challenges, looking for their independence and place in society. The present research aimed to know and describe socio-affective aspects of women with acquired blindness, checking through their reports possible changes between before and after the disability, and in addition to looking for possible influences of dance and body image in the lives of these people. Two (2) young adult women with acquired visual impairment participated in the research, members of the “Lar Escola Santa Luzia para Cegos”, an institution for people with visual impairment located in the city of Bauru / SP. The data collection instrument was a semi-structured interview script - recorded in audio and later transcribed - however, the dialogue took place freely, enabling questions as issues that arose during the dialogical process. The results were grouped and presented in four different thematic categories: a) social relationships - where we saw that it decreases due to blindness and portrays the need for engagement against the current capacitism; b) family relationships - family support proved to be a factor that makes a person with a disability more confident and consequently more prepared for daily challenges, c) sexuality - it became more pleasurable, the disability does not prevent them from having affective desires and sexual desires; and d) corporeality / dance - empowerment in relation to corporeality and sexuality, finding in dance a way of exposing their feelings and exploring their tastes and desires. With these results we can conclude that there is an exclusion of women with disabilities, even in their own social circle, but we could see that family support empowers them so that they can face the challenges present in society. Dance becomes a way of expression, as well as a means of transforming the directions of other lives, and instigating the public, exposing their bodies and bringing diversity to all stages, including the stage of life.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Reina, Fabio Tadeu [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cordeiro, Suelen Cristina [UNESP]2021-05-10T17:15:39Z2021-05-10T17:15:39Z2021-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20462833004030083P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:18:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204628Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:23:01.733365Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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