Importância dos fatores não-tecnológicos na implementação do CPFR
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552010000200007 http://hdl.handle.net/11449/30550 |
Resumo: | De acordo com o Voluntary Interindustry Commerce Standards [VICS], o Collaborative Planning, Forecasting, and Replenishment [CPFR] se baseia na padronização, registro e sincronização de dados eletronicamente, apoiado pela gestão colaborativa existente entre as empresas (VICS, 2004). A partir desta definição, pode-se concluir que existem dois fatores preponderantes na implementação do CPFR: um essencialmente tecnológico e outro não-tecnológico. Nesse contexto, o propósito principal deste estudo é identificar na literatura os chamados fatores não tecnológicos que envolvem o CPFR e analisá-los em situações reais. A importância desses fatores é analisada, então, por meio do estudo de dois casos reais de implementação do CPFR, respectivamente, em uma grande rede de fast food e em um grande distribuidor de alimentos, que operam no Brasil. Os resultados destacam, principalmente, que a previsão da demanda realizada pela empresa coordenadora do CPFR é preponderante sobre o entendimento da demanda por todos os elos da cadeia de suprimentos, que a cultura colaborativa é considerada muito importante no relacionamento ao longo da cadeia (embora não seja determinante para a implementação dos processos) e que o monitoramento das atividades é fundamental para o alinhamento das empresas na gestão do CPFR. |
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Importância dos fatores não-tecnológicos na implementação do CPFRThe importance of non-technological factors on CPFR implementationgestão da cadeia de suprimentoslogísticaCPFRsupply chain managementlogisticsCPFRDe acordo com o Voluntary Interindustry Commerce Standards [VICS], o Collaborative Planning, Forecasting, and Replenishment [CPFR] se baseia na padronização, registro e sincronização de dados eletronicamente, apoiado pela gestão colaborativa existente entre as empresas (VICS, 2004). A partir desta definição, pode-se concluir que existem dois fatores preponderantes na implementação do CPFR: um essencialmente tecnológico e outro não-tecnológico. Nesse contexto, o propósito principal deste estudo é identificar na literatura os chamados fatores não tecnológicos que envolvem o CPFR e analisá-los em situações reais. A importância desses fatores é analisada, então, por meio do estudo de dois casos reais de implementação do CPFR, respectivamente, em uma grande rede de fast food e em um grande distribuidor de alimentos, que operam no Brasil. Os resultados destacam, principalmente, que a previsão da demanda realizada pela empresa coordenadora do CPFR é preponderante sobre o entendimento da demanda por todos os elos da cadeia de suprimentos, que a cultura colaborativa é considerada muito importante no relacionamento ao longo da cadeia (embora não seja determinante para a implementação dos processos) e que o monitoramento das atividades é fundamental para o alinhamento das empresas na gestão do CPFR.According to the Voluntary Interindustry Commerce Standards [VICS], Collaborative Planning, Forecasting, and Replenishment [CPFR] is based on the standardization, registration and electronic synchronization of data, supported by collaborative management among companies (VICS, 2004). Based on this definition, it can be concluded that there are two dominant factors in the implementation of CPFR: one essentially technological and the other non-technological. In this context, the main purpose of this study is to identify the so-called non-technological factors involved in CPFR reported in the literature and to analyze them in real situations. The importance of these factors is then analyzed through the study of two real cases of CPFR implementation, the first in a large fast food network and the second at a wholesale food distributor operating in Brazil. The main findings indicate that the demand forecast conducted by the company that coordinates CPFR carries the most weight in the understanding of demand by the companies of the whole supply chain, that the collaborative culture is considered a very important factor in the relationships along the chain (albeit not essential to the implementation of processes), and that the monitoring of activities is fundamental in aligning the companies with CPFR management.UNIMEPMartin Brower do BrasilUSPUNIMEP MPAUNESP FEUNESP FEAssociação Nacional dos Programas de Pós-graduação em AdministraçãoUNIMEPMartin Brower do BrasilUniversidade de São Paulo (USP)UNIMEP MPAUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Vivaldini, MauroPires, Sílvio R. I.Souza, Fernando Bernardi de [UNESP]2014-05-20T15:17:38Z2014-05-20T15:17:38Z2010-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article289-309application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552010000200007Revista de Administração Contemporânea. Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração, v. 14, n. 2, p. 289-309, 2010.1415-6555http://hdl.handle.net/11449/3055010.1590/S1415-65552010000200007S1415-65552010000200007S1415-65552010000200007.pdf08110783301398420000-0003-4302-7636SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista de Administração Contemporâneainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-28T13:18:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30550Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:48:04.097782Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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