Território, territorialização e territorialidade: o uso da música para a compreensão de conceitos geográficos
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141722 |
Resumo: | O presente artigo pretende contribuir com o ensino de Geografia, tanto em nível escolar quanto no nível de graduação, através da perspectiva de investigação do conceito de “território” e suas novas variantes de análise difundidas na Geografia brasileira contemporânea, como as concepções de territorialização, desterritorialização, reterritorialização e as territorialidades e microterritorialidades. Nesse sentido, considera-se que o recurso textual, em especial a música popular brasileira, pode auxiliar na contextualização e explicação de noções e conceitos fundamentais para a ciência geográfica, como é o caso do território, considerando os aspectos pedagógicos das canções para construir a mediação entre conceitos científicos e conceitos escolares, tarefa fundamental para o ensino de Geografia.Este artigo é um dos desdobramentos dos trabalhos realizados no projeto educativo de extensão denominado “O uso de letras de música no ensino de Geografia: Uma proposta para além da sala de aula”, realizado em instituições de ensino do município de Ourinhos/SP desde 2012. |
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Território, territorialização e territorialidade: o uso da música para a compreensão de conceitos geográficosO presente artigo pretende contribuir com o ensino de Geografia, tanto em nível escolar quanto no nível de graduação, através da perspectiva de investigação do conceito de “território” e suas novas variantes de análise difundidas na Geografia brasileira contemporânea, como as concepções de territorialização, desterritorialização, reterritorialização e as territorialidades e microterritorialidades. Nesse sentido, considera-se que o recurso textual, em especial a música popular brasileira, pode auxiliar na contextualização e explicação de noções e conceitos fundamentais para a ciência geográfica, como é o caso do território, considerando os aspectos pedagógicos das canções para construir a mediação entre conceitos científicos e conceitos escolares, tarefa fundamental para o ensino de Geografia.Este artigo é um dos desdobramentos dos trabalhos realizados no projeto educativo de extensão denominado “O uso de letras de música no ensino de Geografia: Uma proposta para além da sala de aula”, realizado em instituições de ensino do município de Ourinhos/SP desde 2012.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Geografia, Câmpus Experimental de OurinhosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fuini, Lucas Labigalini [UNESP]Machado, Sérgio Almeida Pereira [UNESP]Farias, Alice Martins [UNESP]Gomes, Elaine Cristina Santos [UNESP]2016-07-19T13:00:11Z2016-07-19T13:00:11Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject11169-11182application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11169-111822357-7819http://hdl.handle.net/11449/141722ISSN2357-7819-2014-11169-11182.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T20:11:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141722Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:42:45.355578Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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