Território, territorialização e territorialidade: o uso da música para a compreensão de conceitos geográficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuini, Lucas Labigalini [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Machado, Sérgio Almeida Pereira [UNESP], Farias, Alice Martins [UNESP], Gomes, Elaine Cristina Santos [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141722
Resumo: O presente artigo pretende contribuir com o ensino de Geografia, tanto em nível escolar quanto no nível de graduação, através da perspectiva de investigação do conceito de “território” e suas novas variantes de análise difundidas na Geografia brasileira contemporânea, como as concepções de territorialização, desterritorialização, reterritorialização e as territorialidades e microterritorialidades. Nesse sentido, considera-se que o recurso textual, em especial a música popular brasileira, pode auxiliar na contextualização e explicação de noções e conceitos fundamentais para a ciência geográfica, como é o caso do território, considerando os aspectos pedagógicos das canções para construir a mediação entre conceitos científicos e conceitos escolares, tarefa fundamental para o ensino de Geografia.Este artigo é um dos desdobramentos dos trabalhos realizados no projeto educativo de extensão denominado “O uso de letras de música no ensino de Geografia: Uma proposta para além da sala de aula”, realizado em instituições de ensino do município de Ourinhos/SP desde 2012.
id UNSP_282aa56f68b49a904cb03bf2b6ac7e70
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141722
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Território, territorialização e territorialidade: o uso da música para a compreensão de conceitos geográficosO presente artigo pretende contribuir com o ensino de Geografia, tanto em nível escolar quanto no nível de graduação, através da perspectiva de investigação do conceito de “território” e suas novas variantes de análise difundidas na Geografia brasileira contemporânea, como as concepções de territorialização, desterritorialização, reterritorialização e as territorialidades e microterritorialidades. Nesse sentido, considera-se que o recurso textual, em especial a música popular brasileira, pode auxiliar na contextualização e explicação de noções e conceitos fundamentais para a ciência geográfica, como é o caso do território, considerando os aspectos pedagógicos das canções para construir a mediação entre conceitos científicos e conceitos escolares, tarefa fundamental para o ensino de Geografia.Este artigo é um dos desdobramentos dos trabalhos realizados no projeto educativo de extensão denominado “O uso de letras de música no ensino de Geografia: Uma proposta para além da sala de aula”, realizado em instituições de ensino do município de Ourinhos/SP desde 2012.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Geografia, Câmpus Experimental de OurinhosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fuini, Lucas Labigalini [UNESP]Machado, Sérgio Almeida Pereira [UNESP]Farias, Alice Martins [UNESP]Gomes, Elaine Cristina Santos [UNESP]2016-07-19T13:00:11Z2016-07-19T13:00:11Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject11169-11182application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11169-111822357-7819http://hdl.handle.net/11449/141722ISSN2357-7819-2014-11169-11182.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T20:11:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141722Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:42:45.355578Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Território, territorialização e territorialidade: o uso da música para a compreensão de conceitos geográficos
title Território, territorialização e territorialidade: o uso da música para a compreensão de conceitos geográficos
spellingShingle Território, territorialização e territorialidade: o uso da música para a compreensão de conceitos geográficos
Fuini, Lucas Labigalini [UNESP]
title_short Território, territorialização e territorialidade: o uso da música para a compreensão de conceitos geográficos
title_full Território, territorialização e territorialidade: o uso da música para a compreensão de conceitos geográficos
title_fullStr Território, territorialização e territorialidade: o uso da música para a compreensão de conceitos geográficos
title_full_unstemmed Território, territorialização e territorialidade: o uso da música para a compreensão de conceitos geográficos
title_sort Território, territorialização e territorialidade: o uso da música para a compreensão de conceitos geográficos
author Fuini, Lucas Labigalini [UNESP]
author_facet Fuini, Lucas Labigalini [UNESP]
Machado, Sérgio Almeida Pereira [UNESP]
Farias, Alice Martins [UNESP]
Gomes, Elaine Cristina Santos [UNESP]
author_role author
author2 Machado, Sérgio Almeida Pereira [UNESP]
Farias, Alice Martins [UNESP]
Gomes, Elaine Cristina Santos [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuini, Lucas Labigalini [UNESP]
Machado, Sérgio Almeida Pereira [UNESP]
Farias, Alice Martins [UNESP]
Gomes, Elaine Cristina Santos [UNESP]
description O presente artigo pretende contribuir com o ensino de Geografia, tanto em nível escolar quanto no nível de graduação, através da perspectiva de investigação do conceito de “território” e suas novas variantes de análise difundidas na Geografia brasileira contemporânea, como as concepções de territorialização, desterritorialização, reterritorialização e as territorialidades e microterritorialidades. Nesse sentido, considera-se que o recurso textual, em especial a música popular brasileira, pode auxiliar na contextualização e explicação de noções e conceitos fundamentais para a ciência geográfica, como é o caso do território, considerando os aspectos pedagógicos das canções para construir a mediação entre conceitos científicos e conceitos escolares, tarefa fundamental para o ensino de Geografia.Este artigo é um dos desdobramentos dos trabalhos realizados no projeto educativo de extensão denominado “O uso de letras de música no ensino de Geografia: Uma proposta para além da sala de aula”, realizado em instituições de ensino do município de Ourinhos/SP desde 2012.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:11Z
2016-07-19T13:00:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11169-11182
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141722
ISSN2357-7819-2014-11169-11182.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141722
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11169-11182
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-11169-11182.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 11169-11182
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128408027136000