Hans Joachim Koellreutter: uma experiência de vanguarda nos trópicos? (1938-1951)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avila, Danilo Pinheiro [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144519
Resumo: Esta pesquisa objetiva compreender as diversas atividades musicais construídas ao longo da década de 1940 pela participação de Hans Joachim Koellreutter no Música Viva. Se, nos primeiros anos desta década, este é entendido como grupo e sociedade, após 1944 assume uma feição específica em torno da liderança de Koellreutter em função dos seus alunos e ex-alunos. Compositor e professor advindo dos círculos da Neue Musik alemã, sua personagem é controversa e suscita uma movimentação neste período que pretende fundar uma nova etapa da modernidade musical brasileira – pelo menos é deste consenso que partem as principais interpretações. A fim de propor uma leitura histórica da sua trajetória, a presente dissertação se divide em três diferentes capítulos de coerência documental e interpretativa própria, verticalizando dilemas específicos a cada movimento dado pelo compositor, procurando compreendê-lo em sua historicidade. Este gesto visa se distanciar dos recursos de memória e se ater ao elo entre as fontes documentais e musicais – principalmente para interrogar a forma serial específica que é trabalhada pelo compositor teuto-brasileiro. Neste horizonte, o conceito de vanguarda surge como um elemento de contradição, partindo-se do pressuposto de que é um termo autorreferido pelo grupo e construído teoricamente; entretanto, ao pensarmos na trajetória do “estilo” de Koellreutter e a filosofia do material que a engendra, temos uma tessitura que não se identifica ao modernismo precedente, nem às intenções do mercado.
id UNSP_2847e00f5c5e9778411d7ba049ce838a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144519
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Hans Joachim Koellreutter: uma experiência de vanguarda nos trópicos? (1938-1951)Hans Joachim Koellreutte: an experience of avant-garde in the tropics? (1938-1951)Hans Joachim KoellreutterVanguardaMaterial musicalMusical materialAvant-gardeEsta pesquisa objetiva compreender as diversas atividades musicais construídas ao longo da década de 1940 pela participação de Hans Joachim Koellreutter no Música Viva. Se, nos primeiros anos desta década, este é entendido como grupo e sociedade, após 1944 assume uma feição específica em torno da liderança de Koellreutter em função dos seus alunos e ex-alunos. Compositor e professor advindo dos círculos da Neue Musik alemã, sua personagem é controversa e suscita uma movimentação neste período que pretende fundar uma nova etapa da modernidade musical brasileira – pelo menos é deste consenso que partem as principais interpretações. A fim de propor uma leitura histórica da sua trajetória, a presente dissertação se divide em três diferentes capítulos de coerência documental e interpretativa própria, verticalizando dilemas específicos a cada movimento dado pelo compositor, procurando compreendê-lo em sua historicidade. Este gesto visa se distanciar dos recursos de memória e se ater ao elo entre as fontes documentais e musicais – principalmente para interrogar a forma serial específica que é trabalhada pelo compositor teuto-brasileiro. Neste horizonte, o conceito de vanguarda surge como um elemento de contradição, partindo-se do pressuposto de que é um termo autorreferido pelo grupo e construído teoricamente; entretanto, ao pensarmos na trajetória do “estilo” de Koellreutter e a filosofia do material que a engendra, temos uma tessitura que não se identifica ao modernismo precedente, nem às intenções do mercado.This research aims to comprehend the whole musical activities constructed along the 40's decade by the participation of Hans Joachim Koellreutter in Música Viva. If, in the first years of this decade, it is understood as a group or society, further than in 1944 it assumes a specific feature around the leadership of Koellreutter in relation of his students and ex-students. Composer and professor arising from the German Neue Musik circles, his character is controversial and raises a movimentation in this period that pretends to found a new stage in Brazilian musical modernity (at least the main interpretations start from this consensus). In order to propose an historical reading of his trajectory, the present dissertation divides itself in three different chapters with particular interpretative and documentary coherence, deepening specific dilemmas on each step given by the composer, looking forward to comprehend him in his historicity. This gesture aims to distance the resources of memory and attain us to the link between the documentary and musical sources, without identifying them – above all in order to question the specific serial form that is created by the german-brazilian composer. In this horizon, the concept of the avant-garde comes up as an element of contradiction, following the assumption that it is a self-said term and that it is constructed theoretically. However, when we think in the route of the “style” of his compositions and the philosophy of the material that begets it, there is a process that cannot be compared to the precedent modernism.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2014/03349-7Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fenerick, José Adriano [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Avila, Danilo Pinheiro [UNESP]2016-11-03T19:40:47Z2016-11-03T19:40:47Z2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14451900087513833004072013P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T18:36:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144519Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-26T18:36:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Hans Joachim Koellreutter: uma experiência de vanguarda nos trópicos? (1938-1951)
Hans Joachim Koellreutte: an experience of avant-garde in the tropics? (1938-1951)
title Hans Joachim Koellreutter: uma experiência de vanguarda nos trópicos? (1938-1951)
spellingShingle Hans Joachim Koellreutter: uma experiência de vanguarda nos trópicos? (1938-1951)
Avila, Danilo Pinheiro [UNESP]
Hans Joachim Koellreutter
Vanguarda
Material musical
Musical material
Avant-garde
title_short Hans Joachim Koellreutter: uma experiência de vanguarda nos trópicos? (1938-1951)
title_full Hans Joachim Koellreutter: uma experiência de vanguarda nos trópicos? (1938-1951)
title_fullStr Hans Joachim Koellreutter: uma experiência de vanguarda nos trópicos? (1938-1951)
title_full_unstemmed Hans Joachim Koellreutter: uma experiência de vanguarda nos trópicos? (1938-1951)
title_sort Hans Joachim Koellreutter: uma experiência de vanguarda nos trópicos? (1938-1951)
author Avila, Danilo Pinheiro [UNESP]
author_facet Avila, Danilo Pinheiro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fenerick, José Adriano [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Avila, Danilo Pinheiro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Hans Joachim Koellreutter
Vanguarda
Material musical
Musical material
Avant-garde
topic Hans Joachim Koellreutter
Vanguarda
Material musical
Musical material
Avant-garde
description Esta pesquisa objetiva compreender as diversas atividades musicais construídas ao longo da década de 1940 pela participação de Hans Joachim Koellreutter no Música Viva. Se, nos primeiros anos desta década, este é entendido como grupo e sociedade, após 1944 assume uma feição específica em torno da liderança de Koellreutter em função dos seus alunos e ex-alunos. Compositor e professor advindo dos círculos da Neue Musik alemã, sua personagem é controversa e suscita uma movimentação neste período que pretende fundar uma nova etapa da modernidade musical brasileira – pelo menos é deste consenso que partem as principais interpretações. A fim de propor uma leitura histórica da sua trajetória, a presente dissertação se divide em três diferentes capítulos de coerência documental e interpretativa própria, verticalizando dilemas específicos a cada movimento dado pelo compositor, procurando compreendê-lo em sua historicidade. Este gesto visa se distanciar dos recursos de memória e se ater ao elo entre as fontes documentais e musicais – principalmente para interrogar a forma serial específica que é trabalhada pelo compositor teuto-brasileiro. Neste horizonte, o conceito de vanguarda surge como um elemento de contradição, partindo-se do pressuposto de que é um termo autorreferido pelo grupo e construído teoricamente; entretanto, ao pensarmos na trajetória do “estilo” de Koellreutter e a filosofia do material que a engendra, temos uma tessitura que não se identifica ao modernismo precedente, nem às intenções do mercado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-03T19:40:47Z
2016-11-03T19:40:47Z
2016-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144519
000875138
33004072013P0
url http://hdl.handle.net/11449/144519
identifier_str_mv 000875138
33004072013P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045211141570560