Educação física no ciclo básico: o jogo como proposta de conteúdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, José Milton de [UNESP]
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91290
Resumo: O presente estudo tem por finalidade fazer uma discussão do jogo, enquanto promissora alternativa de aquisição/transmissão do conteúdo de Educação Física no Ciclo Básico. Estabelecemos como referencial básico para realização desse trabalho as conquistas científicas disponíveis e vivências práticas do autor, primeiro, quando exercia a função de Monitor de Educação Física na Divisão Regional de Ensino de Presidente Prudente e participou do processo de implantação da Jornada Única Discente e Docente na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo em 1988. Depois, quando a partir de 1990, começou a ministrar aulas de Educação Física no Ciclo Básico, na Escola Estadual de 1° e 2° Grau Padre Emílio Becker. A pesquisa contou com a participação de vinte professores de Educação Física que ministram ou ministraram aulas deste componente curricular no Ciclo Básico na Cidade de Presidente Prudente, dos quais foram colhidas informações através de questionários e entrevistas. Por último, destacaríamos também, a valiosa contribuição dos momentos de discussão e troca de informações nos vários cursos e encontros, que ministramos ou dos quais participamos, onde tivemos a oportunidade de entrar em contato com profissionais, de diferentes realidades e que ministravam aulas de Educação Física Infantil na rede estadual de ensino, na municipal ou na particular. Esses momentos constituíram se para nós, em ocasião de observação e de coletas de dados. Constatamos no estudo que o jogo é o conteúdo predominante das aulas de Educação Física no Ciclo Básico. Porém, é utilizado de forma empírica, sem fundamentação teórica consistente. O estudo procurou, considerando o referencial acima, apresentar uma proposta com base filosófico-científica, resultante da vivência do autor, na prática educativa da Educação Física no Ciclo Básico.
id UNSP_2853c3782135a062dae898e61917be43
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91290
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação física no ciclo básico: o jogo como proposta de conteúdoEducação fisica (Primeiro grau) - Jogos - Estudo e ensinoPhysical educationO presente estudo tem por finalidade fazer uma discussão do jogo, enquanto promissora alternativa de aquisição/transmissão do conteúdo de Educação Física no Ciclo Básico. Estabelecemos como referencial básico para realização desse trabalho as conquistas científicas disponíveis e vivências práticas do autor, primeiro, quando exercia a função de Monitor de Educação Física na Divisão Regional de Ensino de Presidente Prudente e participou do processo de implantação da Jornada Única Discente e Docente na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo em 1988. Depois, quando a partir de 1990, começou a ministrar aulas de Educação Física no Ciclo Básico, na Escola Estadual de 1° e 2° Grau Padre Emílio Becker. A pesquisa contou com a participação de vinte professores de Educação Física que ministram ou ministraram aulas deste componente curricular no Ciclo Básico na Cidade de Presidente Prudente, dos quais foram colhidas informações através de questionários e entrevistas. Por último, destacaríamos também, a valiosa contribuição dos momentos de discussão e troca de informações nos vários cursos e encontros, que ministramos ou dos quais participamos, onde tivemos a oportunidade de entrar em contato com profissionais, de diferentes realidades e que ministravam aulas de Educação Física Infantil na rede estadual de ensino, na municipal ou na particular. Esses momentos constituíram se para nós, em ocasião de observação e de coletas de dados. Constatamos no estudo que o jogo é o conteúdo predominante das aulas de Educação Física no Ciclo Básico. Porém, é utilizado de forma empírica, sem fundamentação teórica consistente. O estudo procurou, considerando o referencial acima, apresentar uma proposta com base filosófico-científica, resultante da vivência do autor, na prática educativa da Educação Física no Ciclo Básico.The present survey has the aim of making a discussion about games as a promising alternative form of acquisition/transmission of contents of the Physical Education in the Basic Cicle (first and second years of Elementary School). We have established as basic references for the accomplishment of this work, the available scientific knowledge and the author’s own experiences, firstly while he worked as Monitor of Physical Education in the Divisão Regional de Ensino of Presidente Prudente and participated in the implantation process of the Jornada Única of teachers and students’ in State Public Schools in São Paulo State in 1988. After this period, in 1990, he started teaching Physical Education in the Basic Cicle of Elementary and High School “Padre Emilio Becker”. The present research had the participation of twenty Physical Education teachers who are presently teaching or have taught this subject in the Basic Cicle in the city of Presidente Prudente. The information was collected through questionnaires and interviews. At last, it should be noted the valuable contribution gained by the time of the data collection, symposiums and courses in which there was a chance to exchange information with other professionals from different parts of the state, and who were teaching Physical Education to children in State Public Schools, Municipal Public Schools and also at Private Schools. It was noted that the game is the main content of the Physical Education in the Basic Cicle. However, it is used in an empiric way, without a consistent theoretical basis. The study intended, considering the above, to present a philosofical-scientific proposal that resulted from the author’s experiences in the educational practive of Physical Education in the Ciclo Básico.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barros, Helena Faria de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, José Milton de [UNESP]2014-06-11T19:25:16Z2014-06-11T19:25:16Z1995info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis229 f. : il.application/pdfLIMA, José Milton de. Educação física no ciclo básico: o jogo como proposta de conteúdo. 1995. 229 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 1995.http://hdl.handle.net/11449/91290000026105lima_jm_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:09:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91290Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física no ciclo básico: o jogo como proposta de conteúdo
title Educação física no ciclo básico: o jogo como proposta de conteúdo
spellingShingle Educação física no ciclo básico: o jogo como proposta de conteúdo
Lima, José Milton de [UNESP]
Educação fisica (Primeiro grau) - Jogos - Estudo e ensino
Physical education
title_short Educação física no ciclo básico: o jogo como proposta de conteúdo
title_full Educação física no ciclo básico: o jogo como proposta de conteúdo
title_fullStr Educação física no ciclo básico: o jogo como proposta de conteúdo
title_full_unstemmed Educação física no ciclo básico: o jogo como proposta de conteúdo
title_sort Educação física no ciclo básico: o jogo como proposta de conteúdo
author Lima, José Milton de [UNESP]
author_facet Lima, José Milton de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Helena Faria de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, José Milton de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação fisica (Primeiro grau) - Jogos - Estudo e ensino
Physical education
topic Educação fisica (Primeiro grau) - Jogos - Estudo e ensino
Physical education
description O presente estudo tem por finalidade fazer uma discussão do jogo, enquanto promissora alternativa de aquisição/transmissão do conteúdo de Educação Física no Ciclo Básico. Estabelecemos como referencial básico para realização desse trabalho as conquistas científicas disponíveis e vivências práticas do autor, primeiro, quando exercia a função de Monitor de Educação Física na Divisão Regional de Ensino de Presidente Prudente e participou do processo de implantação da Jornada Única Discente e Docente na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo em 1988. Depois, quando a partir de 1990, começou a ministrar aulas de Educação Física no Ciclo Básico, na Escola Estadual de 1° e 2° Grau Padre Emílio Becker. A pesquisa contou com a participação de vinte professores de Educação Física que ministram ou ministraram aulas deste componente curricular no Ciclo Básico na Cidade de Presidente Prudente, dos quais foram colhidas informações através de questionários e entrevistas. Por último, destacaríamos também, a valiosa contribuição dos momentos de discussão e troca de informações nos vários cursos e encontros, que ministramos ou dos quais participamos, onde tivemos a oportunidade de entrar em contato com profissionais, de diferentes realidades e que ministravam aulas de Educação Física Infantil na rede estadual de ensino, na municipal ou na particular. Esses momentos constituíram se para nós, em ocasião de observação e de coletas de dados. Constatamos no estudo que o jogo é o conteúdo predominante das aulas de Educação Física no Ciclo Básico. Porém, é utilizado de forma empírica, sem fundamentação teórica consistente. O estudo procurou, considerando o referencial acima, apresentar uma proposta com base filosófico-científica, resultante da vivência do autor, na prática educativa da Educação Física no Ciclo Básico.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
2014-06-11T19:25:16Z
2014-06-11T19:25:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, José Milton de. Educação física no ciclo básico: o jogo como proposta de conteúdo. 1995. 229 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 1995.
http://hdl.handle.net/11449/91290
000026105
lima_jm_me_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv LIMA, José Milton de. Educação física no ciclo básico: o jogo como proposta de conteúdo. 1995. 229 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 1995.
000026105
lima_jm_me_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/91290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 229 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128159170691072