Ciclo basico : da proposta transformadora de alfabetização a realidade de sua pratica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576126 |
Resumo: | Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite |
id |
UNICAMP-30_69267e12796718ef2c267d19e7d15724 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::38360 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ciclo basico : da proposta transformadora de alfabetização a realidade de sua praticaAlfabetizaçãoEnsino de primeiro grauOrientador: Sergio Antonio da Silva LeiteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho apresenta a avaliação do Ciclo Básico, em quatro escolas da rede estadual de ensino, na cidade de Franca - SP, através: a) do desempenho de 405 alunos no ensino da língua materna em 15 classes do C.B. em continuidade, b) da opinião de 15 professores alfabetizadores e, c) dos índices percentuais de aprovação - retenção - evasão, pré e pós C.B., no período de 1980 a 1988. Portanto, neste estudo, coletaram-se três tipos de dados, através dos seguintes instrumentos: a) elaboração e aplicação de um instrumento de avaliação de desempenho de aluno, considerando os conteúdos e objetivos propostos para o C.B. A elaboração de tal instrumento baseou-se nos tipos de atividades desenvolvidas pelos professores alfabetizadores nas classes do C.B. em continuidade; b) entrevista com os professores alfabetizadores do C.B. em continuidade, envolvendo quatro itens: 1. Dados de Identificação, visando caracterizar os docentes; 2. Concepções dos Professores, visando identificar o referencial teórico; 3. Práticas Docentes, visando identificar e analisar os procedimentos utilizados em sala de aula; 4. Proposta do C.B., visando verificar o conhecimento dos professores sobre a nova diretriz da escola pública de São Paulo, proposta pelos órgãos centrais (S.E.E/CENP); c)índices de aprovação ¿ retenção - evasão, pré-pós C.B. de 1980 a 1988, visando comparar os percentuais e verificar se houve alteração nestes índices, o que foi assumido como um dos objetivos que justificam a criação e implantação do Projeto do Ciclo Básico, na rede pública do Estado de São Paulo. Os resultados são apresentados e discutidos em termos da análise das categorias dos "erros" cometidos pelos alunos no instrumento de avaliação de desempenho, a análise das respostas dos docentes nas entrevistas e os dados percentuais de aprovação - retenção e evasão pré-pós C.B., nas escolas e no município de Franca - SP. Tais dados indicam que, com relação ao desempenho dos alunos, estes dominaram os mecanismos do processo (relação letra - sílaba - palavra - frase) mas não indicam desempenho semelhante em atividades de compreensão (aspecto funcional da leitura e escrita). Os dados das entrevistas com os professores revelam que a maioria é do sexo feminino, com mais de 36 anos de idade, com nível de escolaridade superior e atuam no magistério há mais de 11 anos. Além disso, apontam para uma não compreensão dos objetivos e implicações da proposta do C.B. e para práticas tradicionais, pois não se sentem qualificados para adotar a proposta metodológica sugerida. Com relação aos dados percentuais retenção - evasão pré-pós C.B., estes indicam de aprovação uma tendência favorável ao período pré C.B. (80-84), isto é, os indices de aprovação são maiores que no periodo pós C.B. (85-88), enquanto que os índices de retenção e evasão são menores que os índices no mesmo períodoMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndrade, Irene Rodrigues de19921992-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[210]f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576126ANDRADE, Irene Rodrigues de. Ciclo basico: da proposta transformadora de alfabetização a realidade de sua pratica. 1992. [210]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576126. Acesso em: 27 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/38360porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-17T22:17:54Zoai::38360Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-17T22:17:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciclo basico : da proposta transformadora de alfabetização a realidade de sua pratica |
title |
Ciclo basico : da proposta transformadora de alfabetização a realidade de sua pratica |
spellingShingle |
Ciclo basico : da proposta transformadora de alfabetização a realidade de sua pratica Andrade, Irene Rodrigues de Alfabetização Ensino de primeiro grau |
title_short |
Ciclo basico : da proposta transformadora de alfabetização a realidade de sua pratica |
title_full |
Ciclo basico : da proposta transformadora de alfabetização a realidade de sua pratica |
title_fullStr |
Ciclo basico : da proposta transformadora de alfabetização a realidade de sua pratica |
title_full_unstemmed |
Ciclo basico : da proposta transformadora de alfabetização a realidade de sua pratica |
title_sort |
Ciclo basico : da proposta transformadora de alfabetização a realidade de sua pratica |
author |
Andrade, Irene Rodrigues de |
author_facet |
Andrade, Irene Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Irene Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Ensino de primeiro grau |
topic |
Alfabetização Ensino de primeiro grau |
description |
Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992 1992-01-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576126 ANDRADE, Irene Rodrigues de. Ciclo basico: da proposta transformadora de alfabetização a realidade de sua pratica. 1992. [210]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576126. Acesso em: 27 fev. 2025. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576126 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Irene Rodrigues de. Ciclo basico: da proposta transformadora de alfabetização a realidade de sua pratica. 1992. [210]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576126. Acesso em: 27 fev. 2025. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/38360 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf [210]f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1825951476611022848 |