Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casarim, Sarita Eterna Lopes [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118590
Resumo: A infância, tal como conhecemos hoje é uma construção social. Segundo Áries, há indícios de que o início da infância tenha surgido entre os séculos XVII e XVIII, mudanças de comportamento da sociedade aos poucos desenharam a infância atual, antes predominava a indiferenciação entre as fases da vida. Hoje temos uma infinidade de produtos de consumo destinados à infância e lidamos com a incerteza do papel que esta ocupa atualmente. A criança não possuí um lugar estático na sociedade, o olhar social sobre a infância está em constante transformação, o lugar que está ocupa também. Neste contexto, a mídia exerce grande influência no comportamento e relações sociais. Pensando em tais influências, nas transformações que estas podem trazer à sociedade e dirigindo nosso olhar para a mídia televisiva e as propagandas publicitárias, que são construídas com objetivos determinados. Buscamos com este estudo ler, a partir das propagandas publicitárias televisivas, formas, que estas, indiciam, mostram e criam modos de ser criança e de conceber a infância na contemporaneidade. No primeiro capítulo faremos uma discussão sobre a concepção de infância e seu surgimento. Os três últimos capítulos foram construídos a partir do estudo das propagandas escolhidas para o trabalho, dividimos as propagandas de acordo com a infância apresentada por estas: Infância adultizada, Infância ingênua e um método utilizado pelas propagandas que faz alusão ao público infantil, a animação.
id UNSP_28a9685d768e9d78a5fe224acfe86a6d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118590
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criançaSociologia educacionalInfância e mídiaA infância, tal como conhecemos hoje é uma construção social. Segundo Áries, há indícios de que o início da infância tenha surgido entre os séculos XVII e XVIII, mudanças de comportamento da sociedade aos poucos desenharam a infância atual, antes predominava a indiferenciação entre as fases da vida. Hoje temos uma infinidade de produtos de consumo destinados à infância e lidamos com a incerteza do papel que esta ocupa atualmente. A criança não possuí um lugar estático na sociedade, o olhar social sobre a infância está em constante transformação, o lugar que está ocupa também. Neste contexto, a mídia exerce grande influência no comportamento e relações sociais. Pensando em tais influências, nas transformações que estas podem trazer à sociedade e dirigindo nosso olhar para a mídia televisiva e as propagandas publicitárias, que são construídas com objetivos determinados. Buscamos com este estudo ler, a partir das propagandas publicitárias televisivas, formas, que estas, indiciam, mostram e criam modos de ser criança e de conceber a infância na contemporaneidade. No primeiro capítulo faremos uma discussão sobre a concepção de infância e seu surgimento. Os três últimos capítulos foram construídos a partir do estudo das propagandas escolhidas para o trabalho, dividimos as propagandas de acordo com a infância apresentada por estas: Infância adultizada, Infância ingênua e um método utilizado pelas propagandas que faz alusão ao público infantil, a animação.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Casarim, Sarita Eterna Lopes [UNESP]2015-03-23T15:11:36Z2015-03-23T15:11:36Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53 f.application/pdfCASARIM, Sarita Eterna Lopes. Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criança. 2009. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.http://hdl.handle.net/11449/118590000607800casarim_sel_tcc_rcla.pdf69924485292401890000-0001-8889-750XAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-16T06:22:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118590Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-16T06:22:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criança
title Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criança
spellingShingle Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criança
Casarim, Sarita Eterna Lopes [UNESP]
Sociologia educacional
Infância e mídia
title_short Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criança
title_full Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criança
title_fullStr Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criança
title_full_unstemmed Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criança
title_sort Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criança
author Casarim, Sarita Eterna Lopes [UNESP]
author_facet Casarim, Sarita Eterna Lopes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Casarim, Sarita Eterna Lopes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia educacional
Infância e mídia
topic Sociologia educacional
Infância e mídia
description A infância, tal como conhecemos hoje é uma construção social. Segundo Áries, há indícios de que o início da infância tenha surgido entre os séculos XVII e XVIII, mudanças de comportamento da sociedade aos poucos desenharam a infância atual, antes predominava a indiferenciação entre as fases da vida. Hoje temos uma infinidade de produtos de consumo destinados à infância e lidamos com a incerteza do papel que esta ocupa atualmente. A criança não possuí um lugar estático na sociedade, o olhar social sobre a infância está em constante transformação, o lugar que está ocupa também. Neste contexto, a mídia exerce grande influência no comportamento e relações sociais. Pensando em tais influências, nas transformações que estas podem trazer à sociedade e dirigindo nosso olhar para a mídia televisiva e as propagandas publicitárias, que são construídas com objetivos determinados. Buscamos com este estudo ler, a partir das propagandas publicitárias televisivas, formas, que estas, indiciam, mostram e criam modos de ser criança e de conceber a infância na contemporaneidade. No primeiro capítulo faremos uma discussão sobre a concepção de infância e seu surgimento. Os três últimos capítulos foram construídos a partir do estudo das propagandas escolhidas para o trabalho, dividimos as propagandas de acordo com a infância apresentada por estas: Infância adultizada, Infância ingênua e um método utilizado pelas propagandas que faz alusão ao público infantil, a animação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2015-03-23T15:11:36Z
2015-03-23T15:11:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASARIM, Sarita Eterna Lopes. Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criança. 2009. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/118590
000607800
casarim_sel_tcc_rcla.pdf
6992448529240189
0000-0001-8889-750X
identifier_str_mv CASARIM, Sarita Eterna Lopes. Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criança. 2009. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
000607800
casarim_sel_tcc_rcla.pdf
6992448529240189
0000-0001-8889-750X
url http://hdl.handle.net/11449/118590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046976792559616