Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/118590 |
Resumo: | A infância, tal como conhecemos hoje é uma construção social. Segundo Áries, há indícios de que o início da infância tenha surgido entre os séculos XVII e XVIII, mudanças de comportamento da sociedade aos poucos desenharam a infância atual, antes predominava a indiferenciação entre as fases da vida. Hoje temos uma infinidade de produtos de consumo destinados à infância e lidamos com a incerteza do papel que esta ocupa atualmente. A criança não possuí um lugar estático na sociedade, o olhar social sobre a infância está em constante transformação, o lugar que está ocupa também. Neste contexto, a mídia exerce grande influência no comportamento e relações sociais. Pensando em tais influências, nas transformações que estas podem trazer à sociedade e dirigindo nosso olhar para a mídia televisiva e as propagandas publicitárias, que são construídas com objetivos determinados. Buscamos com este estudo ler, a partir das propagandas publicitárias televisivas, formas, que estas, indiciam, mostram e criam modos de ser criança e de conceber a infância na contemporaneidade. No primeiro capítulo faremos uma discussão sobre a concepção de infância e seu surgimento. Os três últimos capítulos foram construídos a partir do estudo das propagandas escolhidas para o trabalho, dividimos as propagandas de acordo com a infância apresentada por estas: Infância adultizada, Infância ingênua e um método utilizado pelas propagandas que faz alusão ao público infantil, a animação. |
id |
UNSP_28a9685d768e9d78a5fe224acfe86a6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/118590 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criançaSociologia educacionalInfância e mídiaA infância, tal como conhecemos hoje é uma construção social. Segundo Áries, há indícios de que o início da infância tenha surgido entre os séculos XVII e XVIII, mudanças de comportamento da sociedade aos poucos desenharam a infância atual, antes predominava a indiferenciação entre as fases da vida. Hoje temos uma infinidade de produtos de consumo destinados à infância e lidamos com a incerteza do papel que esta ocupa atualmente. A criança não possuí um lugar estático na sociedade, o olhar social sobre a infância está em constante transformação, o lugar que está ocupa também. Neste contexto, a mídia exerce grande influência no comportamento e relações sociais. Pensando em tais influências, nas transformações que estas podem trazer à sociedade e dirigindo nosso olhar para a mídia televisiva e as propagandas publicitárias, que são construídas com objetivos determinados. Buscamos com este estudo ler, a partir das propagandas publicitárias televisivas, formas, que estas, indiciam, mostram e criam modos de ser criança e de conceber a infância na contemporaneidade. No primeiro capítulo faremos uma discussão sobre a concepção de infância e seu surgimento. Os três últimos capítulos foram construídos a partir do estudo das propagandas escolhidas para o trabalho, dividimos as propagandas de acordo com a infância apresentada por estas: Infância adultizada, Infância ingênua e um método utilizado pelas propagandas que faz alusão ao público infantil, a animação.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Casarim, Sarita Eterna Lopes [UNESP]2015-03-23T15:11:36Z2015-03-23T15:11:36Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53 f.application/pdfCASARIM, Sarita Eterna Lopes. Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criança. 2009. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.http://hdl.handle.net/11449/118590000607800casarim_sel_tcc_rcla.pdf69924485292401890000-0001-8889-750XAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-16T06:22:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118590Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-16T06:22:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criança |
title |
Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criança |
spellingShingle |
Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criança Casarim, Sarita Eterna Lopes [UNESP] Sociologia educacional Infância e mídia |
title_short |
Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criança |
title_full |
Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criança |
title_fullStr |
Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criança |
title_full_unstemmed |
Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criança |
title_sort |
Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criança |
author |
Casarim, Sarita Eterna Lopes [UNESP] |
author_facet |
Casarim, Sarita Eterna Lopes [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leite, César Donizetti Pereira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casarim, Sarita Eterna Lopes [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia educacional Infância e mídia |
topic |
Sociologia educacional Infância e mídia |
description |
A infância, tal como conhecemos hoje é uma construção social. Segundo Áries, há indícios de que o início da infância tenha surgido entre os séculos XVII e XVIII, mudanças de comportamento da sociedade aos poucos desenharam a infância atual, antes predominava a indiferenciação entre as fases da vida. Hoje temos uma infinidade de produtos de consumo destinados à infância e lidamos com a incerteza do papel que esta ocupa atualmente. A criança não possuí um lugar estático na sociedade, o olhar social sobre a infância está em constante transformação, o lugar que está ocupa também. Neste contexto, a mídia exerce grande influência no comportamento e relações sociais. Pensando em tais influências, nas transformações que estas podem trazer à sociedade e dirigindo nosso olhar para a mídia televisiva e as propagandas publicitárias, que são construídas com objetivos determinados. Buscamos com este estudo ler, a partir das propagandas publicitárias televisivas, formas, que estas, indiciam, mostram e criam modos de ser criança e de conceber a infância na contemporaneidade. No primeiro capítulo faremos uma discussão sobre a concepção de infância e seu surgimento. Os três últimos capítulos foram construídos a partir do estudo das propagandas escolhidas para o trabalho, dividimos as propagandas de acordo com a infância apresentada por estas: Infância adultizada, Infância ingênua e um método utilizado pelas propagandas que faz alusão ao público infantil, a animação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2015-03-23T15:11:36Z 2015-03-23T15:11:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CASARIM, Sarita Eterna Lopes. Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criança. 2009. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009. http://hdl.handle.net/11449/118590 000607800 casarim_sel_tcc_rcla.pdf 6992448529240189 0000-0001-8889-750X |
identifier_str_mv |
CASARIM, Sarita Eterna Lopes. Sensibilização e convencimento: a propaganda e os modos de ser criança. 2009. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009. 000607800 casarim_sel_tcc_rcla.pdf 6992448529240189 0000-0001-8889-750X |
url |
http://hdl.handle.net/11449/118590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
53 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803046976792559616 |