Política educacional e as tecnologias de informação e comunicação: o rádio na educação escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/101606 |
Resumo: | O cenário que delineia este trabalho é marcado pela centralidade que as tecnologias da informação e comunicação ocupam na sociedade e pela necessidade de incorporá-las na educação, seja a distância ou presencial. Entre as TICs, foi escolhido para análise o rádio, pela penetração que tem no Brasil e pela história de mais de oitenta anos de ações pontuais educativas. Porém, muitas delas foram focadas nas concepções mais conservadoras, como o processo centrado no professor-emissor, na transmissão de conteúdos estagnados e na avaliação que cobrava do aluno a memorização, enquanto que as novas exigências para o rádio na educação solicitam a formação de ouvintes críticos, cidadãos conscientes, pessoas com sensibilidade estética, ética etc. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo principal avaliar a capacidade do rádio em atender as novas exigências educacionais, sobretudo no que diz respeito à linguagem radiofônica e, em caso positivo, discutir as especificidades do gênero educativo no rádio, de forma que essa discussão forneça parâmetros para a produção radiofônica com finalidade educativa. Para isso, foram analisados programas veiculados em quatro emissoras educativas universitárias que, segundo legislação vigente, devem atuar em conjunto com os sistemas de ensino de qualquer nível ou modalidade. Entre os resultados, ficou comprovado que a linguagem radiofônica tem potencial educativo, trabalhando a imaginação e contribuindo para a concentração. Ao serem veiculados em emissoras com sinal aberto, os programas contribuem para a educação permanente. Quando levados para a educação formal, podem fornecer “elementos de organização prévios”, introduzindo o aluno no novo conteúdo do programa escolar e assegurando um componente afetivo à nova temática discutida. |
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Política educacional e as tecnologias de informação e comunicação: o rádio na educação escolarEducação - BrasilEnsinoRadio na educaçãoO cenário que delineia este trabalho é marcado pela centralidade que as tecnologias da informação e comunicação ocupam na sociedade e pela necessidade de incorporá-las na educação, seja a distância ou presencial. Entre as TICs, foi escolhido para análise o rádio, pela penetração que tem no Brasil e pela história de mais de oitenta anos de ações pontuais educativas. Porém, muitas delas foram focadas nas concepções mais conservadoras, como o processo centrado no professor-emissor, na transmissão de conteúdos estagnados e na avaliação que cobrava do aluno a memorização, enquanto que as novas exigências para o rádio na educação solicitam a formação de ouvintes críticos, cidadãos conscientes, pessoas com sensibilidade estética, ética etc. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo principal avaliar a capacidade do rádio em atender as novas exigências educacionais, sobretudo no que diz respeito à linguagem radiofônica e, em caso positivo, discutir as especificidades do gênero educativo no rádio, de forma que essa discussão forneça parâmetros para a produção radiofônica com finalidade educativa. Para isso, foram analisados programas veiculados em quatro emissoras educativas universitárias que, segundo legislação vigente, devem atuar em conjunto com os sistemas de ensino de qualquer nível ou modalidade. Entre os resultados, ficou comprovado que a linguagem radiofônica tem potencial educativo, trabalhando a imaginação e contribuindo para a concentração. Ao serem veiculados em emissoras com sinal aberto, os programas contribuem para a educação permanente. Quando levados para a educação formal, podem fornecer “elementos de organização prévios”, introduzindo o aluno no novo conteúdo do programa escolar e assegurando um componente afetivo à nova temática discutida.Cette étude est marquée par la place centrale que les technologies d’information et de communication (TICs) occupent dans notre société et par le besoin de les incorporer dans l’éducation, soit dans l’enseignement à distance, soit dans celui présentiel. Parmi les TICs, la radio a été choisie en fonction de la pénétration qu’elle a au Brésil et de son histoire de plus de quatre-vingts ans d’actions éducatives ponctuelles. Beaucoup de ces actions ont été souvent envisagées dans des conceptions plutôt conservatrices, c’est-à-dire, dans un processus centré dans l’enseignant-émetteur, avec la transmission de contenus stagnés et dont évaluation demande de l’apprenant la mémorisation, tandis que les nouvelles exigences pour la radio dans l’enseignement réclament la formation d’auditeurs critiques, de citoyens conscients, de gens avec une sensibilité esthétique, éthique etc. Ainsi, cette recherche a eu l’objectif principal d’évaluer la capacité de la radio à correspondre aux nouvelles exigences éducationnelles, surtout en ce qui concerne le langage radiophonique, et de discuter des spécificités du genre éducatif dans la radio, à l’intention de trouver des paramètres pour la production radiophonique à un but éducatif. Donc, on a analysé des émissions diffusées dans quatre radios éducatives universitaires qui, d’après la législation en vigueur, doivent aller de pair avec les systèmes d’enseignement du niveau ou de la modalité en question. Parmi les résultats, on a pu constater que le langage radiophonique a un potentiel éducatif, qu’il développe l’imagination et qu’il contribue à la concentration. On a aussi remarqué que, quand elles sont diffusées par des radios avec signal ouvert, les émissions contribuent à la formation permanente.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kerbauy, Maria Teresa Miceli [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrelo, Roseane [UNESP]2014-06-11T19:31:32Z2014-06-11T19:31:32Z2008-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis292 f. + anexos + CDapplication/pdfANDRELO, Roseane. Política educacional e as tecnologias de informação e comunicação: o rádio na educação escolar. 2008. 292 f. +. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.http://hdl.handle.net/11449/101606000549366andrelo_r_dr_arafcl.pdf33004030079P24762029784021248Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:09:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101606Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:27:59.665968Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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