O ensino sobre saúde na escola e o uso de tecnologias digitais: revisão sistematizada da literatura nacional (2010 - 2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gabriela Cristina de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244703
Resumo: Nos dias atuais, é compreensível que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TDICs) estejam cada vez mais presentes em nosso cotidiano, seja em afazeres domésticos, trabalho, escola ou lazer. Na educação, o pensamento de que é necessário a expansão das TDICs vem crescendo cada vez mais e virando pauta de discussões em meio as contribuições que estes podem acarretar aos alunos do Ensino Básico. Além disso, há a preocupação da forma em que crianças e adolescentes se encontram em quesito saúde nos dias atuais, bem como quais são as informações que aprendem e acessam sobre saúde. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo apresentar um estado da arte sobre o uso de ferramentas das tecnologias digitais de informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem sobre o tema saúde em escolas públicas da Educação Básica no Brasil. Para este feito, a metodologia utilizada se deu por um estudo de revisão, do tipo estado da arte, de modo que foram selecionados estudos que abordassem acerca do uso de ferramentas digitais nos processos de ensino-aprendizagem em escolas da Educação Básica sobre alguns dos temas ligados à saúde. Foram identificados apenas três estudos, levantados nas bases de dados SciELO, BVS e LILACS (artigos) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados obtidos nos mostraram algumas lacunas em estudos com esta temática, além de enfatizar o déficit em formação e informação sobre o tema saúde e recursos de Tecnologias Digitais tanto dos professores quanto dos alunos das escolas em algumas regiões do Brasil.
id UNSP_29665d33b5ef31d38ea91aed69e51415
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244703
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino sobre saúde na escola e o uso de tecnologias digitais: revisão sistematizada da literatura nacional (2010 - 2020)Teaching about health at school and the use of digital technologies: a systematic review of the national literature (2010 - 2020)Educação em saúdeTecnologias digitaisEscolaHealth educationDigital technologiesSchoolNos dias atuais, é compreensível que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TDICs) estejam cada vez mais presentes em nosso cotidiano, seja em afazeres domésticos, trabalho, escola ou lazer. Na educação, o pensamento de que é necessário a expansão das TDICs vem crescendo cada vez mais e virando pauta de discussões em meio as contribuições que estes podem acarretar aos alunos do Ensino Básico. Além disso, há a preocupação da forma em que crianças e adolescentes se encontram em quesito saúde nos dias atuais, bem como quais são as informações que aprendem e acessam sobre saúde. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo apresentar um estado da arte sobre o uso de ferramentas das tecnologias digitais de informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem sobre o tema saúde em escolas públicas da Educação Básica no Brasil. Para este feito, a metodologia utilizada se deu por um estudo de revisão, do tipo estado da arte, de modo que foram selecionados estudos que abordassem acerca do uso de ferramentas digitais nos processos de ensino-aprendizagem em escolas da Educação Básica sobre alguns dos temas ligados à saúde. Foram identificados apenas três estudos, levantados nas bases de dados SciELO, BVS e LILACS (artigos) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados obtidos nos mostraram algumas lacunas em estudos com esta temática, além de enfatizar o déficit em formação e informação sobre o tema saúde e recursos de Tecnologias Digitais tanto dos professores quanto dos alunos das escolas em algumas regiões do Brasil.It is understandable that Information and Communication Technologies (ICTs) are increasingly present in our daily lives, whether in household chores, work, school or leisure. In education, the thought that the expansion of the ICTs is necessary has been growing more and more and becoming a topic of discussion between the contributions that ICTs can bring to students of Basic Education. Furthermore, there is a concern about children and adolescents’ health in the current days, as well as how and when they learn and access health information. Therefore, this research aimed to present a state-of-the-art review over the use of tools of digital information and communication technologies in the teaching and learning processes regarding health topics in public schools of Basic Education in Brazil. The methodology used was a state-of-the-art review study where were retrieved studies that addressed the use of ICT in the teaching-learning processes in Basic Education schools regarding health related topics. Scrutiny process for study selection was employed in four different data bases, namely: SciELO, BVS and LILACS databases (articles) and in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). Only three studies that met searching and inclusion criteria were identified and results showed some gaps in studies with this subject, also emphasizing the deficit in qualification and information about the topic of health and resources of ICTs for both teachers and students in schools in some regions of Brazil.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP]Costa Filho, Roraima Alves da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Gabriela Cristina de2023-07-21T16:09:14Z2023-07-21T16:09:14Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244703porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-21T06:09:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244703Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:17:35.121370Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino sobre saúde na escola e o uso de tecnologias digitais: revisão sistematizada da literatura nacional (2010 - 2020)
Teaching about health at school and the use of digital technologies: a systematic review of the national literature (2010 - 2020)
title O ensino sobre saúde na escola e o uso de tecnologias digitais: revisão sistematizada da literatura nacional (2010 - 2020)
spellingShingle O ensino sobre saúde na escola e o uso de tecnologias digitais: revisão sistematizada da literatura nacional (2010 - 2020)
Oliveira, Gabriela Cristina de
Educação em saúde
Tecnologias digitais
Escola
Health education
Digital technologies
School
title_short O ensino sobre saúde na escola e o uso de tecnologias digitais: revisão sistematizada da literatura nacional (2010 - 2020)
title_full O ensino sobre saúde na escola e o uso de tecnologias digitais: revisão sistematizada da literatura nacional (2010 - 2020)
title_fullStr O ensino sobre saúde na escola e o uso de tecnologias digitais: revisão sistematizada da literatura nacional (2010 - 2020)
title_full_unstemmed O ensino sobre saúde na escola e o uso de tecnologias digitais: revisão sistematizada da literatura nacional (2010 - 2020)
title_sort O ensino sobre saúde na escola e o uso de tecnologias digitais: revisão sistematizada da literatura nacional (2010 - 2020)
author Oliveira, Gabriela Cristina de
author_facet Oliveira, Gabriela Cristina de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP]
Costa Filho, Roraima Alves da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gabriela Cristina de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Tecnologias digitais
Escola
Health education
Digital technologies
School
topic Educação em saúde
Tecnologias digitais
Escola
Health education
Digital technologies
School
description Nos dias atuais, é compreensível que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TDICs) estejam cada vez mais presentes em nosso cotidiano, seja em afazeres domésticos, trabalho, escola ou lazer. Na educação, o pensamento de que é necessário a expansão das TDICs vem crescendo cada vez mais e virando pauta de discussões em meio as contribuições que estes podem acarretar aos alunos do Ensino Básico. Além disso, há a preocupação da forma em que crianças e adolescentes se encontram em quesito saúde nos dias atuais, bem como quais são as informações que aprendem e acessam sobre saúde. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo apresentar um estado da arte sobre o uso de ferramentas das tecnologias digitais de informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem sobre o tema saúde em escolas públicas da Educação Básica no Brasil. Para este feito, a metodologia utilizada se deu por um estudo de revisão, do tipo estado da arte, de modo que foram selecionados estudos que abordassem acerca do uso de ferramentas digitais nos processos de ensino-aprendizagem em escolas da Educação Básica sobre alguns dos temas ligados à saúde. Foram identificados apenas três estudos, levantados nas bases de dados SciELO, BVS e LILACS (artigos) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados obtidos nos mostraram algumas lacunas em estudos com esta temática, além de enfatizar o déficit em formação e informação sobre o tema saúde e recursos de Tecnologias Digitais tanto dos professores quanto dos alunos das escolas em algumas regiões do Brasil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-07-21T16:09:14Z
2023-07-21T16:09:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244703
url http://hdl.handle.net/11449/244703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128917618294784