O ensino sobre saúde na escola e o uso de tecnologias digitais: revisão sistematizada da literatura nacional (2010 - 2020)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244703 |
Resumo: | Nos dias atuais, é compreensível que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TDICs) estejam cada vez mais presentes em nosso cotidiano, seja em afazeres domésticos, trabalho, escola ou lazer. Na educação, o pensamento de que é necessário a expansão das TDICs vem crescendo cada vez mais e virando pauta de discussões em meio as contribuições que estes podem acarretar aos alunos do Ensino Básico. Além disso, há a preocupação da forma em que crianças e adolescentes se encontram em quesito saúde nos dias atuais, bem como quais são as informações que aprendem e acessam sobre saúde. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo apresentar um estado da arte sobre o uso de ferramentas das tecnologias digitais de informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem sobre o tema saúde em escolas públicas da Educação Básica no Brasil. Para este feito, a metodologia utilizada se deu por um estudo de revisão, do tipo estado da arte, de modo que foram selecionados estudos que abordassem acerca do uso de ferramentas digitais nos processos de ensino-aprendizagem em escolas da Educação Básica sobre alguns dos temas ligados à saúde. Foram identificados apenas três estudos, levantados nas bases de dados SciELO, BVS e LILACS (artigos) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados obtidos nos mostraram algumas lacunas em estudos com esta temática, além de enfatizar o déficit em formação e informação sobre o tema saúde e recursos de Tecnologias Digitais tanto dos professores quanto dos alunos das escolas em algumas regiões do Brasil. |
id |
UNSP_29665d33b5ef31d38ea91aed69e51415 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/244703 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino sobre saúde na escola e o uso de tecnologias digitais: revisão sistematizada da literatura nacional (2010 - 2020)Teaching about health at school and the use of digital technologies: a systematic review of the national literature (2010 - 2020)Educação em saúdeTecnologias digitaisEscolaHealth educationDigital technologiesSchoolNos dias atuais, é compreensível que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TDICs) estejam cada vez mais presentes em nosso cotidiano, seja em afazeres domésticos, trabalho, escola ou lazer. Na educação, o pensamento de que é necessário a expansão das TDICs vem crescendo cada vez mais e virando pauta de discussões em meio as contribuições que estes podem acarretar aos alunos do Ensino Básico. Além disso, há a preocupação da forma em que crianças e adolescentes se encontram em quesito saúde nos dias atuais, bem como quais são as informações que aprendem e acessam sobre saúde. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo apresentar um estado da arte sobre o uso de ferramentas das tecnologias digitais de informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem sobre o tema saúde em escolas públicas da Educação Básica no Brasil. Para este feito, a metodologia utilizada se deu por um estudo de revisão, do tipo estado da arte, de modo que foram selecionados estudos que abordassem acerca do uso de ferramentas digitais nos processos de ensino-aprendizagem em escolas da Educação Básica sobre alguns dos temas ligados à saúde. Foram identificados apenas três estudos, levantados nas bases de dados SciELO, BVS e LILACS (artigos) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados obtidos nos mostraram algumas lacunas em estudos com esta temática, além de enfatizar o déficit em formação e informação sobre o tema saúde e recursos de Tecnologias Digitais tanto dos professores quanto dos alunos das escolas em algumas regiões do Brasil.It is understandable that Information and Communication Technologies (ICTs) are increasingly present in our daily lives, whether in household chores, work, school or leisure. In education, the thought that the expansion of the ICTs is necessary has been growing more and more and becoming a topic of discussion between the contributions that ICTs can bring to students of Basic Education. Furthermore, there is a concern about children and adolescents’ health in the current days, as well as how and when they learn and access health information. Therefore, this research aimed to present a state-of-the-art review over the use of tools of digital information and communication technologies in the teaching and learning processes regarding health topics in public schools of Basic Education in Brazil. The methodology used was a state-of-the-art review study where were retrieved studies that addressed the use of ICT in the teaching-learning processes in Basic Education schools regarding health related topics. Scrutiny process for study selection was employed in four different data bases, namely: SciELO, BVS and LILACS databases (articles) and in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). Only three studies that met searching and inclusion criteria were identified and results showed some gaps in studies with this subject, also emphasizing the deficit in qualification and information about the topic of health and resources of ICTs for both teachers and students in schools in some regions of Brazil.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP]Costa Filho, Roraima Alves da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Gabriela Cristina de2023-07-21T16:09:14Z2023-07-21T16:09:14Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244703porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-21T06:09:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244703Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:17:35.121370Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino sobre saúde na escola e o uso de tecnologias digitais: revisão sistematizada da literatura nacional (2010 - 2020) Teaching about health at school and the use of digital technologies: a systematic review of the national literature (2010 - 2020) |
title |
O ensino sobre saúde na escola e o uso de tecnologias digitais: revisão sistematizada da literatura nacional (2010 - 2020) |
spellingShingle |
O ensino sobre saúde na escola e o uso de tecnologias digitais: revisão sistematizada da literatura nacional (2010 - 2020) Oliveira, Gabriela Cristina de Educação em saúde Tecnologias digitais Escola Health education Digital technologies School |
title_short |
O ensino sobre saúde na escola e o uso de tecnologias digitais: revisão sistematizada da literatura nacional (2010 - 2020) |
title_full |
O ensino sobre saúde na escola e o uso de tecnologias digitais: revisão sistematizada da literatura nacional (2010 - 2020) |
title_fullStr |
O ensino sobre saúde na escola e o uso de tecnologias digitais: revisão sistematizada da literatura nacional (2010 - 2020) |
title_full_unstemmed |
O ensino sobre saúde na escola e o uso de tecnologias digitais: revisão sistematizada da literatura nacional (2010 - 2020) |
title_sort |
O ensino sobre saúde na escola e o uso de tecnologias digitais: revisão sistematizada da literatura nacional (2010 - 2020) |
author |
Oliveira, Gabriela Cristina de |
author_facet |
Oliveira, Gabriela Cristina de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP] Costa Filho, Roraima Alves da [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Gabriela Cristina de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Tecnologias digitais Escola Health education Digital technologies School |
topic |
Educação em saúde Tecnologias digitais Escola Health education Digital technologies School |
description |
Nos dias atuais, é compreensível que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TDICs) estejam cada vez mais presentes em nosso cotidiano, seja em afazeres domésticos, trabalho, escola ou lazer. Na educação, o pensamento de que é necessário a expansão das TDICs vem crescendo cada vez mais e virando pauta de discussões em meio as contribuições que estes podem acarretar aos alunos do Ensino Básico. Além disso, há a preocupação da forma em que crianças e adolescentes se encontram em quesito saúde nos dias atuais, bem como quais são as informações que aprendem e acessam sobre saúde. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo apresentar um estado da arte sobre o uso de ferramentas das tecnologias digitais de informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem sobre o tema saúde em escolas públicas da Educação Básica no Brasil. Para este feito, a metodologia utilizada se deu por um estudo de revisão, do tipo estado da arte, de modo que foram selecionados estudos que abordassem acerca do uso de ferramentas digitais nos processos de ensino-aprendizagem em escolas da Educação Básica sobre alguns dos temas ligados à saúde. Foram identificados apenas três estudos, levantados nas bases de dados SciELO, BVS e LILACS (artigos) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados obtidos nos mostraram algumas lacunas em estudos com esta temática, além de enfatizar o déficit em formação e informação sobre o tema saúde e recursos de Tecnologias Digitais tanto dos professores quanto dos alunos das escolas em algumas regiões do Brasil. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-07-21T16:09:14Z 2023-07-21T16:09:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/244703 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/244703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128917618294784 |