Instrumento para avaliar a microacessibilidade do pedestre no entorno de áreas escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Bruna de Brito [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144651
Resumo: Uma das premissas da mobilidade urbana sustentável está relacionada à adoção e à utilização dos modos de transporte mais sustentáveis; no entanto, para que as pessoas possam obter os benefícios da utilização desses modos, e assim, adotá-los como uma opção de viagem, é necessário que as rotas ou os trajetos escolhidos sejam seguros. Ao observar o espaço destinado ao pedestre, é fácil encontrar diversas situações que podem comprometer sua segurança. Diante do exposto, esta pesquisa teve por objetivo propor um instrumento para avaliar a microacessibilidade de pedestres no entorno de áreas escolares. Este instrumento foi aplicado no município de Bauru (SP), em duas escolas, localizadas em distintas regiões da cidade. Para este estudo, foram considerados público-alvo para a análise, os estudantes usuários do sistema de transporte público da cidade. A metodologia foi composta por: revisão bibliográfica, definição do Índice de Microacessibilidade do Pedestre no entorno de áreas EScolares – IMPES e aplicação do instrumento. Os resultados mostraram que o índice proposto é eficiente para gerar dados numéricos e mapas, que possibilitam realizar um diagnóstico detalhado das faces de quadra no entorno de áreas escolares. O IMPES poderá, futuramente, ser utilizado como ferramenta pelos gestores locais para avaliação e monitoramento da qualidade espacial no entorno de áreas escolares, além de subsidiar a formulação de políticas municipais para tornar o entorno de áreas escolares mais acessível e seguro. Poderá, também, contribuir para aumentar a segurança desses trajetos, assim como gerar mapas de rotas acessíveis para áreas escolares.
id UNSP_296863847c40152bbe8244c66ae74cec
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144651
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Instrumento para avaliar a microacessibilidade do pedestre no entorno de áreas escolaresInstrument to assess pedestrian micro acessibility in the vicinity of school areasÍndice de microacessibilidadePedestreÁreas escolaresMicro accessibility indexPedestrianSchool areasUma das premissas da mobilidade urbana sustentável está relacionada à adoção e à utilização dos modos de transporte mais sustentáveis; no entanto, para que as pessoas possam obter os benefícios da utilização desses modos, e assim, adotá-los como uma opção de viagem, é necessário que as rotas ou os trajetos escolhidos sejam seguros. Ao observar o espaço destinado ao pedestre, é fácil encontrar diversas situações que podem comprometer sua segurança. Diante do exposto, esta pesquisa teve por objetivo propor um instrumento para avaliar a microacessibilidade de pedestres no entorno de áreas escolares. Este instrumento foi aplicado no município de Bauru (SP), em duas escolas, localizadas em distintas regiões da cidade. Para este estudo, foram considerados público-alvo para a análise, os estudantes usuários do sistema de transporte público da cidade. A metodologia foi composta por: revisão bibliográfica, definição do Índice de Microacessibilidade do Pedestre no entorno de áreas EScolares – IMPES e aplicação do instrumento. Os resultados mostraram que o índice proposto é eficiente para gerar dados numéricos e mapas, que possibilitam realizar um diagnóstico detalhado das faces de quadra no entorno de áreas escolares. O IMPES poderá, futuramente, ser utilizado como ferramenta pelos gestores locais para avaliação e monitoramento da qualidade espacial no entorno de áreas escolares, além de subsidiar a formulação de políticas municipais para tornar o entorno de áreas escolares mais acessível e seguro. Poderá, também, contribuir para aumentar a segurança desses trajetos, assim como gerar mapas de rotas acessíveis para áreas escolares.One of the premises of sustainable urban mobility is related to the adoption and use of more sustainable transport modes; however, for people to get the benefits of using these modes, and thus to adopt them as a travel option it is necessary that the routes or paths chosen are safe. When looking at the area designed for the pedestrian, it is easy to find various situations that may compromise their safety. Given the above, this study aimed propose an instrument to evaluate the pedestrian micro accessibility in the vicinity of school areas. This instrument was applied in the city of Bauru (SP) in two schools located in different areas of the city. For this study, the students users of the public transport system of the city was identified as target audience for analysis. The methodology consisted of literature review, definition of Pedestrian Micro accessibility Index in surrounding School areas (in Portuguese Índice de Microacessibilidade do pedestre no entorno de áreas EScolares – IMPES) and application of the instrument. The results showed that the proposed index is efficient to generate numerical data and maps that allow conducting a detailed diagnosis of the surrounding block faces of school areas. In the future, IMPES may be used as a tool by local managers for evaluation and monitoring of spatial quality in surrounding school areas in addition to supporting the formulation of municipal policies to make the areas surrounding the school areas, more accessible and safe. It may also help to increase the safety of these routes as well as generate accessible route maps for school areas.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Magagnin, Renata Cardoso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Prado, Bruna de Brito [UNESP]2016-11-17T18:47:26Z2016-11-17T18:47:26Z2016-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14465100087570733004056090P364706980411373100000-0003-2324-5521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:12:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144651Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:40:03.751975Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumento para avaliar a microacessibilidade do pedestre no entorno de áreas escolares
Instrument to assess pedestrian micro acessibility in the vicinity of school areas
title Instrumento para avaliar a microacessibilidade do pedestre no entorno de áreas escolares
spellingShingle Instrumento para avaliar a microacessibilidade do pedestre no entorno de áreas escolares
Prado, Bruna de Brito [UNESP]
Índice de microacessibilidade
Pedestre
Áreas escolares
Micro accessibility index
Pedestrian
School areas
title_short Instrumento para avaliar a microacessibilidade do pedestre no entorno de áreas escolares
title_full Instrumento para avaliar a microacessibilidade do pedestre no entorno de áreas escolares
title_fullStr Instrumento para avaliar a microacessibilidade do pedestre no entorno de áreas escolares
title_full_unstemmed Instrumento para avaliar a microacessibilidade do pedestre no entorno de áreas escolares
title_sort Instrumento para avaliar a microacessibilidade do pedestre no entorno de áreas escolares
author Prado, Bruna de Brito [UNESP]
author_facet Prado, Bruna de Brito [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magagnin, Renata Cardoso [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Bruna de Brito [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Índice de microacessibilidade
Pedestre
Áreas escolares
Micro accessibility index
Pedestrian
School areas
topic Índice de microacessibilidade
Pedestre
Áreas escolares
Micro accessibility index
Pedestrian
School areas
description Uma das premissas da mobilidade urbana sustentável está relacionada à adoção e à utilização dos modos de transporte mais sustentáveis; no entanto, para que as pessoas possam obter os benefícios da utilização desses modos, e assim, adotá-los como uma opção de viagem, é necessário que as rotas ou os trajetos escolhidos sejam seguros. Ao observar o espaço destinado ao pedestre, é fácil encontrar diversas situações que podem comprometer sua segurança. Diante do exposto, esta pesquisa teve por objetivo propor um instrumento para avaliar a microacessibilidade de pedestres no entorno de áreas escolares. Este instrumento foi aplicado no município de Bauru (SP), em duas escolas, localizadas em distintas regiões da cidade. Para este estudo, foram considerados público-alvo para a análise, os estudantes usuários do sistema de transporte público da cidade. A metodologia foi composta por: revisão bibliográfica, definição do Índice de Microacessibilidade do Pedestre no entorno de áreas EScolares – IMPES e aplicação do instrumento. Os resultados mostraram que o índice proposto é eficiente para gerar dados numéricos e mapas, que possibilitam realizar um diagnóstico detalhado das faces de quadra no entorno de áreas escolares. O IMPES poderá, futuramente, ser utilizado como ferramenta pelos gestores locais para avaliação e monitoramento da qualidade espacial no entorno de áreas escolares, além de subsidiar a formulação de políticas municipais para tornar o entorno de áreas escolares mais acessível e seguro. Poderá, também, contribuir para aumentar a segurança desses trajetos, assim como gerar mapas de rotas acessíveis para áreas escolares.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-17T18:47:26Z
2016-11-17T18:47:26Z
2016-09-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144651
000875707
33004056090P3
6470698041137310
0000-0003-2324-5521
url http://hdl.handle.net/11449/144651
identifier_str_mv 000875707
33004056090P3
6470698041137310
0000-0003-2324-5521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128262785728512