Segurança de pedestres nas áreas urbanas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA FILHO, José Marcos.
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2940
Resumo: Neste trabalho pretende-se avaliar alternativos planos para aumentar a mobilidade e segurança de pedestres em áreas comerciais, através da aplicação de um método multicriterial de auxílio à tomada de decisão. 0 método empregado é o processo de Análise Hierárquica - AHP, que exige uma estruturação do problema em diferentes níveis de hierarquia, visando identificar de forma racional, a melhor solução para o problema em questão. Foi realizada uma pesquisa de campo no centro comercial de Campina Grande, para analisar as condições das travessias e vias para pedestres, identificando os principais problemas que afetam sua mobilidade e segurança. Esta análise serviu como subsídio necessário para estruturação hierárquica do problema, e posteriormente a priorização das alternativas. As alternativas apresentadas como as possíveis soluções para o problema em questão, foram as seguintes : (a) diminuição do tráfego de veículos no centro comercial; (b) deslocamento dos vendedores ambulantes; (c) segregação, ou seja, alocação de ruas exclusivas para pedestres; (d) alocação de ruas exclusivas para pedestres e vendedores ambulantes; e (e) permanecer a mesma situação. De acordo com os resultados obtidos da aplicação do método, a redução do tráfego de veículos na área central, foi escolhida como a melhor alternativa, com uma importância relativa de 30% a mais do que a segunda. A implementação dessas medidas exige maiores investigações a respeito dos seus efeitos no sistema como um todo.
id UFCG_e7417f6dff63bd9dcb54ab753788de7d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/2940
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Segurança de pedestres nas áreas urbanas.Pedestrian safety in urban areas.Trafego de pedestresPedestrian trafficSegurança de pedestresPedestrian safetyÁreas urbanasUrban areasEngenharia civilNeste trabalho pretende-se avaliar alternativos planos para aumentar a mobilidade e segurança de pedestres em áreas comerciais, através da aplicação de um método multicriterial de auxílio à tomada de decisão. 0 método empregado é o processo de Análise Hierárquica - AHP, que exige uma estruturação do problema em diferentes níveis de hierarquia, visando identificar de forma racional, a melhor solução para o problema em questão. Foi realizada uma pesquisa de campo no centro comercial de Campina Grande, para analisar as condições das travessias e vias para pedestres, identificando os principais problemas que afetam sua mobilidade e segurança. Esta análise serviu como subsídio necessário para estruturação hierárquica do problema, e posteriormente a priorização das alternativas. As alternativas apresentadas como as possíveis soluções para o problema em questão, foram as seguintes : (a) diminuição do tráfego de veículos no centro comercial; (b) deslocamento dos vendedores ambulantes; (c) segregação, ou seja, alocação de ruas exclusivas para pedestres; (d) alocação de ruas exclusivas para pedestres e vendedores ambulantes; e (e) permanecer a mesma situação. De acordo com os resultados obtidos da aplicação do método, a redução do tráfego de veículos na área central, foi escolhida como a melhor alternativa, com uma importância relativa de 30% a mais do que a segunda. A implementação dessas medidas exige maiores investigações a respeito dos seus efeitos no sistema como um todo.In this paper we intend to evaluate alternative plans to increase the mobility and safety of pedestrians in commercial areas, through the application of a multicriteria method of aid to decision making. The method used is the Hierarchical Analysis (AHP) process, which requires a structuring of the problem at different levels of hierarchy, aiming to identify in a rational way, the best solution to the problem in question. A field survey was carried out at the commercial center of Campina Grande, to analyze the conditions of crossings and footpaths, identifying the main problems that affect its mobility and safety. This analysis served as a necessary subsidy for the hierarchical structuring of the problem, and prioritization of alternatives. The alternatives presented as possible solutions to the problem in question were the following: (a) decrease of traffic of vehicles in the commercial center; (b) displacement of street vendors; (c) segregation, that is, allocation of streets exclusively for pedestrians; (d) allocation of exclusive streets for pedestrians and street vendors; and (e) remain the same. According to the results obtained from the application of the method, the reduction of vehicle traffic in the central area was chosen as the best alternative, with a relative importance of 30% more than the second. The implementation of these measures requires further investigation into their effects on the system as a whole.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGRABBANI, Simin Jalali Rahnemay.RABBANI, S. J. R.RABBANI, Soheil Rahnemay.OLIVEIRA, Juarez Fernandes de.MELO, José Milton Castelo Branco de.COSTA FILHO, José Marcos.1996-04-082019-02-26T15:54:28Z2019-02-262019-02-26T15:54:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2940COSTA FILHO, José Marcos da. Segurança de pedestres nas áreas urbanas. 1996. 178f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1996. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2940porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-14T17:32:32Zoai:localhost:riufcg/2940Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-14T17:32:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Segurança de pedestres nas áreas urbanas.
Pedestrian safety in urban areas.
title Segurança de pedestres nas áreas urbanas.
spellingShingle Segurança de pedestres nas áreas urbanas.
COSTA FILHO, José Marcos.
Trafego de pedestres
Pedestrian traffic
Segurança de pedestres
Pedestrian safety
Áreas urbanas
Urban areas
Engenharia civil
title_short Segurança de pedestres nas áreas urbanas.
title_full Segurança de pedestres nas áreas urbanas.
title_fullStr Segurança de pedestres nas áreas urbanas.
title_full_unstemmed Segurança de pedestres nas áreas urbanas.
title_sort Segurança de pedestres nas áreas urbanas.
author COSTA FILHO, José Marcos.
author_facet COSTA FILHO, José Marcos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RABBANI, Simin Jalali Rahnemay.
RABBANI, S. J. R.
RABBANI, Soheil Rahnemay.
OLIVEIRA, Juarez Fernandes de.
MELO, José Milton Castelo Branco de.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA FILHO, José Marcos.
dc.subject.por.fl_str_mv Trafego de pedestres
Pedestrian traffic
Segurança de pedestres
Pedestrian safety
Áreas urbanas
Urban areas
Engenharia civil
topic Trafego de pedestres
Pedestrian traffic
Segurança de pedestres
Pedestrian safety
Áreas urbanas
Urban areas
Engenharia civil
description Neste trabalho pretende-se avaliar alternativos planos para aumentar a mobilidade e segurança de pedestres em áreas comerciais, através da aplicação de um método multicriterial de auxílio à tomada de decisão. 0 método empregado é o processo de Análise Hierárquica - AHP, que exige uma estruturação do problema em diferentes níveis de hierarquia, visando identificar de forma racional, a melhor solução para o problema em questão. Foi realizada uma pesquisa de campo no centro comercial de Campina Grande, para analisar as condições das travessias e vias para pedestres, identificando os principais problemas que afetam sua mobilidade e segurança. Esta análise serviu como subsídio necessário para estruturação hierárquica do problema, e posteriormente a priorização das alternativas. As alternativas apresentadas como as possíveis soluções para o problema em questão, foram as seguintes : (a) diminuição do tráfego de veículos no centro comercial; (b) deslocamento dos vendedores ambulantes; (c) segregação, ou seja, alocação de ruas exclusivas para pedestres; (d) alocação de ruas exclusivas para pedestres e vendedores ambulantes; e (e) permanecer a mesma situação. De acordo com os resultados obtidos da aplicação do método, a redução do tráfego de veículos na área central, foi escolhida como a melhor alternativa, com uma importância relativa de 30% a mais do que a segunda. A implementação dessas medidas exige maiores investigações a respeito dos seus efeitos no sistema como um todo.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-04-08
2019-02-26T15:54:28Z
2019-02-26
2019-02-26T15:54:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2940
COSTA FILHO, José Marcos da. Segurança de pedestres nas áreas urbanas. 1996. 178f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1996. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2940
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2940
identifier_str_mv COSTA FILHO, José Marcos da. Segurança de pedestres nas áreas urbanas. 1996. 178f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1996. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744367610494976