Perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: alguns apontamentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141644 |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo identificar o perfil socioeconômico dos alunos do curso de licenciatura em Matemática da UNESP de São José do Rio Preto (SP). Para a construção dos procedimentos metodológicos recorreu-se a estudos que discutem a formação inicial de professores no Brasil à luz do perfil dos ingressantes: Almeida Neto (2007), Braga et al (1997), Da Ros et al (2001), Mazzetto e Carneiro (2002) e Melo (2007). Como resultado chegou-se no delineamento de indicadores tidos como relevantes para a identificação do perfil dos ingressantes no referido curso de graduação. São eles: a) recorte de alunos por gênero; b) idade; c) raça/etnia; d) tipo de escola da educação básica que frequentou – pública ou privada; e) composição da renda familiar; f) escolaridade dos pais. A literatura estudada aponta serem essas as variáveis que mais interferem nas condições de permanência, evasão ou conclusão do curso de graduação, além de poderem indicar o alto ou o baixo prestígio social de cursos de graduação. |
id |
UNSP_297a55914401d9e3430a23d45212d07b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141644 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: alguns apontamentosAlunos de licenciaturaMatemáticaPerfil socioeconômicoA pesquisa teve como objetivo identificar o perfil socioeconômico dos alunos do curso de licenciatura em Matemática da UNESP de São José do Rio Preto (SP). Para a construção dos procedimentos metodológicos recorreu-se a estudos que discutem a formação inicial de professores no Brasil à luz do perfil dos ingressantes: Almeida Neto (2007), Braga et al (1997), Da Ros et al (2001), Mazzetto e Carneiro (2002) e Melo (2007). Como resultado chegou-se no delineamento de indicadores tidos como relevantes para a identificação do perfil dos ingressantes no referido curso de graduação. São eles: a) recorte de alunos por gênero; b) idade; c) raça/etnia; d) tipo de escola da educação básica que frequentou – pública ou privada; e) composição da renda familiar; f) escolaridade dos pais. A literatura estudada aponta serem essas as variáveis que mais interferem nas condições de permanência, evasão ou conclusão do curso de graduação, além de poderem indicar o alto ou o baixo prestígio social de cursos de graduação.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Torres, Julio Cesar [UNESP]Pagotto, Maria Dalva Silva [UNESP]2016-07-19T12:59:52Z2016-07-19T12:59:52Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject8045-8056application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8045-80562357-7819http://hdl.handle.net/11449/141644ISSN2357-7819-2014-8045-8056.pdf73288731416598249325110092518389porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-19T06:06:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141644Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:20:22.744149Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: alguns apontamentos |
title |
Perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: alguns apontamentos |
spellingShingle |
Perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: alguns apontamentos Torres, Julio Cesar [UNESP] Alunos de licenciatura Matemática Perfil socioeconômico |
title_short |
Perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: alguns apontamentos |
title_full |
Perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: alguns apontamentos |
title_fullStr |
Perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: alguns apontamentos |
title_full_unstemmed |
Perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: alguns apontamentos |
title_sort |
Perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: alguns apontamentos |
author |
Torres, Julio Cesar [UNESP] |
author_facet |
Torres, Julio Cesar [UNESP] Pagotto, Maria Dalva Silva [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Pagotto, Maria Dalva Silva [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Julio Cesar [UNESP] Pagotto, Maria Dalva Silva [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alunos de licenciatura Matemática Perfil socioeconômico |
topic |
Alunos de licenciatura Matemática Perfil socioeconômico |
description |
A pesquisa teve como objetivo identificar o perfil socioeconômico dos alunos do curso de licenciatura em Matemática da UNESP de São José do Rio Preto (SP). Para a construção dos procedimentos metodológicos recorreu-se a estudos que discutem a formação inicial de professores no Brasil à luz do perfil dos ingressantes: Almeida Neto (2007), Braga et al (1997), Da Ros et al (2001), Mazzetto e Carneiro (2002) e Melo (2007). Como resultado chegou-se no delineamento de indicadores tidos como relevantes para a identificação do perfil dos ingressantes no referido curso de graduação. São eles: a) recorte de alunos por gênero; b) idade; c) raça/etnia; d) tipo de escola da educação básica que frequentou – pública ou privada; e) composição da renda familiar; f) escolaridade dos pais. A literatura estudada aponta serem essas as variáveis que mais interferem nas condições de permanência, evasão ou conclusão do curso de graduação, além de poderem indicar o alto ou o baixo prestígio social de cursos de graduação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:52Z 2016-07-19T12:59:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8045-8056 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141644 ISSN2357-7819-2014-8045-8056.pdf 7328873141659824 9325110092518389 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141644 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8045-8056 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-8045-8056.pdf 7328873141659824 9325110092518389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
8045-8056 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128498505613312 |