Perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: alguns apontamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Julio Cesar [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pagotto, Maria Dalva Silva [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141644
Resumo: A pesquisa teve como objetivo identificar o perfil socioeconômico dos alunos do curso de licenciatura em Matemática da UNESP de São José do Rio Preto (SP). Para a construção dos procedimentos metodológicos recorreu-se a estudos que discutem a formação inicial de professores no Brasil à luz do perfil dos ingressantes: Almeida Neto (2007), Braga et al (1997), Da Ros et al (2001), Mazzetto e Carneiro (2002) e Melo (2007). Como resultado chegou-se no delineamento de indicadores tidos como relevantes para a identificação do perfil dos ingressantes no referido curso de graduação. São eles: a) recorte de alunos por gênero; b) idade; c) raça/etnia; d) tipo de escola da educação básica que frequentou – pública ou privada; e) composição da renda familiar; f) escolaridade dos pais. A literatura estudada aponta serem essas as variáveis que mais interferem nas condições de permanência, evasão ou conclusão do curso de graduação, além de poderem indicar o alto ou o baixo prestígio social de cursos de graduação.
id UNSP_297a55914401d9e3430a23d45212d07b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141644
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: alguns apontamentosAlunos de licenciaturaMatemáticaPerfil socioeconômicoA pesquisa teve como objetivo identificar o perfil socioeconômico dos alunos do curso de licenciatura em Matemática da UNESP de São José do Rio Preto (SP). Para a construção dos procedimentos metodológicos recorreu-se a estudos que discutem a formação inicial de professores no Brasil à luz do perfil dos ingressantes: Almeida Neto (2007), Braga et al (1997), Da Ros et al (2001), Mazzetto e Carneiro (2002) e Melo (2007). Como resultado chegou-se no delineamento de indicadores tidos como relevantes para a identificação do perfil dos ingressantes no referido curso de graduação. São eles: a) recorte de alunos por gênero; b) idade; c) raça/etnia; d) tipo de escola da educação básica que frequentou – pública ou privada; e) composição da renda familiar; f) escolaridade dos pais. A literatura estudada aponta serem essas as variáveis que mais interferem nas condições de permanência, evasão ou conclusão do curso de graduação, além de poderem indicar o alto ou o baixo prestígio social de cursos de graduação.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Torres, Julio Cesar [UNESP]Pagotto, Maria Dalva Silva [UNESP]2016-07-19T12:59:52Z2016-07-19T12:59:52Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject8045-8056application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8045-80562357-7819http://hdl.handle.net/11449/141644ISSN2357-7819-2014-8045-8056.pdf73288731416598249325110092518389porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-19T06:06:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141644Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:20:22.744149Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: alguns apontamentos
title Perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: alguns apontamentos
spellingShingle Perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: alguns apontamentos
Torres, Julio Cesar [UNESP]
Alunos de licenciatura
Matemática
Perfil socioeconômico
title_short Perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: alguns apontamentos
title_full Perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: alguns apontamentos
title_fullStr Perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: alguns apontamentos
title_full_unstemmed Perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: alguns apontamentos
title_sort Perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: alguns apontamentos
author Torres, Julio Cesar [UNESP]
author_facet Torres, Julio Cesar [UNESP]
Pagotto, Maria Dalva Silva [UNESP]
author_role author
author2 Pagotto, Maria Dalva Silva [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Julio Cesar [UNESP]
Pagotto, Maria Dalva Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos de licenciatura
Matemática
Perfil socioeconômico
topic Alunos de licenciatura
Matemática
Perfil socioeconômico
description A pesquisa teve como objetivo identificar o perfil socioeconômico dos alunos do curso de licenciatura em Matemática da UNESP de São José do Rio Preto (SP). Para a construção dos procedimentos metodológicos recorreu-se a estudos que discutem a formação inicial de professores no Brasil à luz do perfil dos ingressantes: Almeida Neto (2007), Braga et al (1997), Da Ros et al (2001), Mazzetto e Carneiro (2002) e Melo (2007). Como resultado chegou-se no delineamento de indicadores tidos como relevantes para a identificação do perfil dos ingressantes no referido curso de graduação. São eles: a) recorte de alunos por gênero; b) idade; c) raça/etnia; d) tipo de escola da educação básica que frequentou – pública ou privada; e) composição da renda familiar; f) escolaridade dos pais. A literatura estudada aponta serem essas as variáveis que mais interferem nas condições de permanência, evasão ou conclusão do curso de graduação, além de poderem indicar o alto ou o baixo prestígio social de cursos de graduação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:52Z
2016-07-19T12:59:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8045-8056
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141644
ISSN2357-7819-2014-8045-8056.pdf
7328873141659824
9325110092518389
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141644
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8045-8056
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-8045-8056.pdf
7328873141659824
9325110092518389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 8045-8056
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128498505613312