QUEM SÃO OS ATUAIS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS NO BRASIL? Perfil socioeconômico e relação com o magistério

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Locatelli, Cleomar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Diniz-Pereira, Júlio Emílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12767
Resumo: O artigo analisa o perfil dos estudantes de licenciatura no Brasil, considerando, especialmente, as condições socioeconômicas e a relação com o magistério. O objetivo é relacionar informações atuais referentes aos estudantes de licenciaturas, avaliando o contexto do trabalho docente e a formação inicial de professores. A pesquisa reuniu dados junto a cinco licenciaturas de todo o país: pedagogia, história, matemática, educação física e biologia, a partir das respostas dadas ao questionário do estudante do Exame Nacional do Desempenho do Estudante (Enade/2014-2017). Constata-se um perfil de estudante trabalhador, com renda familiar baixa, egresso de escola pública e que, em sua maioria, afirma ter escolhido o magistério pela vocação ou pela importância da profissão.WHO ARE THE TEACHER EDUCATION STUDENTS IN BRAZIL TODAY? socioeconomic profile and their relationship with teachingAbstractThis article analyzes the profile of undergraduate students from teacher education programs in Brazil, considering their socioeconomic conditions and the relationship with the teaching profession. The objective is to relate current information regarding undergraduate students, assessing the context of teaching work and initial teacher education.  The survey gathered data from five undergraduate degrees across the country: pedagogy, history, mathematics, physical education and biology, from the replies to the questionnaire of the National Survey of Student Performance (Enade/2014-2017). We can observe a profile of a student worker, with a low family income, who graduated from a public school and who, for the most part, claims to have chosen the magisterium by vocation or importance of the profession.Keywords: teacher education; teacher education programs; students’ profile.¿QUIÉNES SON LOS ACTUALES ESTUDIANTES DE LICENCIA EN BRASIL? Perfil socioeconómico y relación con la profesión docenteResumenEl artículo analiza el perfil de los estudiantes de licenciatura en Brasil, considerando, especialmente, las condiciones socioeconómicas y la relación con el magisterio. El objetivo es relacionar informaciones actuales referentes a los estudiantes de licenciaturas, evaluando el contexto del trabajo docente y la formación inicial de profesores. La encuesta reunió datos junto a cinco licenciaturas en todo el país: pedagogía, historia, matemáticas, educación física y biología, a partir de las respuestas dadas al cuestionario del estudiante del Examen Nacional del Desempeño del Estudiante (Enade / 2014-2017). Se constata un perfil de estudiante trabajador, con renta familiar baja, egresado de escuela pública y que, en su mayoría, afirma haber escogido el magisterio por la vocación o por la importancia de la profesión.Palabras clave: formación de profesores; licenciaturas, perfil de los estudiantes.
id UFMA-5_820b262a09b8aad2442ca0b1b96a3702
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12767
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling QUEM SÃO OS ATUAIS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS NO BRASIL? Perfil socioeconômico e relação com o magistérioFormação de professoresLicenciaturasPerfil dos estudantesO artigo analisa o perfil dos estudantes de licenciatura no Brasil, considerando, especialmente, as condições socioeconômicas e a relação com o magistério. O objetivo é relacionar informações atuais referentes aos estudantes de licenciaturas, avaliando o contexto do trabalho docente e a formação inicial de professores. A pesquisa reuniu dados junto a cinco licenciaturas de todo o país: pedagogia, história, matemática, educação física e biologia, a partir das respostas dadas ao questionário do estudante do Exame Nacional do Desempenho do Estudante (Enade/2014-2017). Constata-se um perfil de estudante trabalhador, com renda familiar baixa, egresso de escola pública e que, em sua maioria, afirma ter escolhido o magistério pela vocação ou pela importância da profissão.WHO ARE THE TEACHER EDUCATION STUDENTS IN BRAZIL TODAY? socioeconomic profile and their relationship with teachingAbstractThis article analyzes the profile of undergraduate students from teacher education programs in Brazil, considering their socioeconomic conditions and the relationship with the teaching profession. The objective is to relate current information regarding undergraduate students, assessing the context of teaching work and initial teacher education.  The survey gathered data from five undergraduate degrees across the country: pedagogy, history, mathematics, physical education and biology, from the replies to the questionnaire of the National Survey of Student Performance (Enade/2014-2017). We can observe a profile of a student worker, with a low family income, who graduated from a public school and who, for the most part, claims to have chosen the magisterium by vocation or importance of the profession.Keywords: teacher education; teacher education programs; students’ profile.¿QUIÉNES SON LOS ACTUALES ESTUDIANTES DE LICENCIA EN BRASIL? Perfil socioeconómico y relación con la profesión docenteResumenEl artículo analiza el perfil de los estudiantes de licenciatura en Brasil, considerando, especialmente, las condiciones socioeconómicas y la relación con el magisterio. El objetivo es relacionar informaciones actuales referentes a los estudiantes de licenciaturas, evaluando el contexto del trabajo docente y la formación inicial de profesores. La encuesta reunió datos junto a cinco licenciaturas en todo el país: pedagogía, historia, matemáticas, educación física y biología, a partir de las respuestas dadas al cuestionario del estudiante del Examen Nacional del Desempeño del Estudiante (Enade / 2014-2017). Se constata un perfil de estudiante trabajador, con renta familiar baja, egresado de escuela pública y que, en su mayoría, afirma haber escogido el magisterio por la vocación o por la importancia de la profesión.Palabras clave: formación de profesores; licenciaturas, perfil de los estudiantes.Universidade Federal do Maranhão2019-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1276710.18764/2178-2229.v26n3p225-243Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 3, jul./set. 2019; 225-2432178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12767/6909Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessLocatelli, CleomarDiniz-Pereira, Júlio Emílio2019-11-25T19:32:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12767Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2019-11-25T19:32:06Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv QUEM SÃO OS ATUAIS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS NO BRASIL? Perfil socioeconômico e relação com o magistério
title QUEM SÃO OS ATUAIS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS NO BRASIL? Perfil socioeconômico e relação com o magistério
spellingShingle QUEM SÃO OS ATUAIS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS NO BRASIL? Perfil socioeconômico e relação com o magistério
Locatelli, Cleomar
Formação de professores
Licenciaturas
Perfil dos estudantes
title_short QUEM SÃO OS ATUAIS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS NO BRASIL? Perfil socioeconômico e relação com o magistério
title_full QUEM SÃO OS ATUAIS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS NO BRASIL? Perfil socioeconômico e relação com o magistério
title_fullStr QUEM SÃO OS ATUAIS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS NO BRASIL? Perfil socioeconômico e relação com o magistério
title_full_unstemmed QUEM SÃO OS ATUAIS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS NO BRASIL? Perfil socioeconômico e relação com o magistério
title_sort QUEM SÃO OS ATUAIS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS NO BRASIL? Perfil socioeconômico e relação com o magistério
author Locatelli, Cleomar
author_facet Locatelli, Cleomar
Diniz-Pereira, Júlio Emílio
author_role author
author2 Diniz-Pereira, Júlio Emílio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Locatelli, Cleomar
Diniz-Pereira, Júlio Emílio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Licenciaturas
Perfil dos estudantes
topic Formação de professores
Licenciaturas
Perfil dos estudantes
description O artigo analisa o perfil dos estudantes de licenciatura no Brasil, considerando, especialmente, as condições socioeconômicas e a relação com o magistério. O objetivo é relacionar informações atuais referentes aos estudantes de licenciaturas, avaliando o contexto do trabalho docente e a formação inicial de professores. A pesquisa reuniu dados junto a cinco licenciaturas de todo o país: pedagogia, história, matemática, educação física e biologia, a partir das respostas dadas ao questionário do estudante do Exame Nacional do Desempenho do Estudante (Enade/2014-2017). Constata-se um perfil de estudante trabalhador, com renda familiar baixa, egresso de escola pública e que, em sua maioria, afirma ter escolhido o magistério pela vocação ou pela importância da profissão.WHO ARE THE TEACHER EDUCATION STUDENTS IN BRAZIL TODAY? socioeconomic profile and their relationship with teachingAbstractThis article analyzes the profile of undergraduate students from teacher education programs in Brazil, considering their socioeconomic conditions and the relationship with the teaching profession. The objective is to relate current information regarding undergraduate students, assessing the context of teaching work and initial teacher education.  The survey gathered data from five undergraduate degrees across the country: pedagogy, history, mathematics, physical education and biology, from the replies to the questionnaire of the National Survey of Student Performance (Enade/2014-2017). We can observe a profile of a student worker, with a low family income, who graduated from a public school and who, for the most part, claims to have chosen the magisterium by vocation or importance of the profession.Keywords: teacher education; teacher education programs; students’ profile.¿QUIÉNES SON LOS ACTUALES ESTUDIANTES DE LICENCIA EN BRASIL? Perfil socioeconómico y relación con la profesión docenteResumenEl artículo analiza el perfil de los estudiantes de licenciatura en Brasil, considerando, especialmente, las condiciones socioeconómicas y la relación con el magisterio. El objetivo es relacionar informaciones actuales referentes a los estudiantes de licenciaturas, evaluando el contexto del trabajo docente y la formación inicial de profesores. La encuesta reunió datos junto a cinco licenciaturas en todo el país: pedagogía, historia, matemáticas, educación física y biología, a partir de las respuestas dadas al cuestionario del estudiante del Examen Nacional del Desempeño del Estudiante (Enade / 2014-2017). Se constata un perfil de estudiante trabajador, con renta familiar baja, egresado de escuela pública y que, en su mayoría, afirma haber escogido el magisterio por la vocación o por la importancia de la profesión.Palabras clave: formación de profesores; licenciaturas, perfil de los estudiantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12767
10.18764/2178-2229.v26n3p225-243
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12767
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v26n3p225-243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12767/6909
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 3, jul./set. 2019; 225-243
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1789440302835040256