Atividade docente na educação infantil e o processo de humanização das crianças de 4 e 5 anos - contribuições da teoria histórico cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Shirlei Calógero de Araújo de [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256711
Resumo: A pesquisa realizada teve como objetivo compreender a relação entre a atividade docente na educação infantil e o processo de humanização de crianças de 4 e 5 anos do ponto de vista da Teoria Histórico Cultural. Teve como objetivos específicos: caracterizar o período de desenvolvimento psíquico da criança de 4 e 5 anos de idade; elucidar a função da brincadeira de papéis sociais no desenvolvimento das crianças de 4 e 5 anos; explicitar o conceito de humanização do ponto de vista da Teoria Histórico Cultural; buscar, na Teoria Histórico-Cultural, os fundamentos que possam levar à compreensão da relação entre a atividade dos(as) professores(as) e o processo de humanização das crianças de 4 e 5 anos. Partiu da seguinte questão: como os professores de Educação Infantil contribuem no processo de humanização das crianças de 4 e 5 anos de acordo com a Teoria Histórico Cultural? A metodologia da pesquisa implicou a realização de um estudo bibliográfico, buscando encontrar nos princípios e conceitos da Teoria Histórico – Cultural a compreensão da relação entre a atividade docente e o processo de formação das crianças pequenas. Foram consultados livros dos principais autores da teoria, tanto os seus fundadores, como seus seguidores, bem como as bases de dados com dissertações, teses e artigos científicos sobre o tema da pesquisa. Os resultados mostraram que a atividade docente tem estreita relação com a aprendizagem das crianças e seu processo de humanização, e que, por essa razão, é necessário que o processo de formação dos(as) professores(as) inclua a apropriação de conceitos e formas de atuação que contemplem, dentre outros conteúdos, o conhecimento da periodização do desenvolvimento infantil e a compreensão do papel ativo da criança em seu processo de aprendizagem e da principal atividade que move o desenvolvimento das crianças de 4 e 5 anos - a brincadeira de papéis sociais.
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Teve como objetivos específicos: caracterizar o período de desenvolvimento psíquico da criança de 4 e 5 anos de idade; elucidar a função da brincadeira de papéis sociais no desenvolvimento das crianças de 4 e 5 anos; explicitar o conceito de humanização do ponto de vista da Teoria Histórico Cultural; buscar, na Teoria Histórico-Cultural, os fundamentos que possam levar à compreensão da relação entre a atividade dos(as) professores(as) e o processo de humanização das crianças de 4 e 5 anos. Partiu da seguinte questão: como os professores de Educação Infantil contribuem no processo de humanização das crianças de 4 e 5 anos de acordo com a Teoria Histórico Cultural? A metodologia da pesquisa implicou a realização de um estudo bibliográfico, buscando encontrar nos princípios e conceitos da Teoria Histórico – Cultural a compreensão da relação entre a atividade docente e o processo de formação das crianças pequenas. Foram consultados livros dos principais autores da teoria, tanto os seus fundadores, como seus seguidores, bem como as bases de dados com dissertações, teses e artigos científicos sobre o tema da pesquisa. Os resultados mostraram que a atividade docente tem estreita relação com a aprendizagem das crianças e seu processo de humanização, e que, por essa razão, é necessário que o processo de formação dos(as) professores(as) inclua a apropriação de conceitos e formas de atuação que contemplem, dentre outros conteúdos, o conhecimento da periodização do desenvolvimento infantil e a compreensão do papel ativo da criança em seu processo de aprendizagem e da principal atividade que move o desenvolvimento das crianças de 4 e 5 anos - a brincadeira de papéis sociais.The research carried out aimed to understand the relationship between teaching activity in early childhood education and the process of humanization of children aged 4 and 5 from the point of view of Cultural-Historical Theory. It aimed as specific objectives: characterize the period of psychic development of children aged 4 and 5; elucidate the function of social role play in the development of 4 and 5 year old children; explain the concept of humanization from the point of view of Cultural-Historical Theory; seek, in Cultural-Historical Theory, the foundations that can lead to understanding the relationship between the teachers’ activity and the process of humanization of children aged 4 and 5. It started from the following question: how can Early Childhood Education teachers contribute to the process of humanization of 4 and 5 year old children according to Cultural-Historical Theory? The research methodology involved carrying out a bibliographical study, seeking to find out, from principles and concepts of Cultural-Historical Theory, the comprehension of the relationship between teaching activity and the process of development of young children. Books by the main authors of the theory, both its founders and their followers, were consulted, as well as databases from dissertations, theses and scientific articles on the research topic. The results showed that teaching activity is closely related to children's learning and their humanization process, and that, for this reason, it is necessary that the teacher training process includes the appropriation of concepts and forms of acting which includes, among other content, knowledge of the periodization of child development and the understanding of the child's active role in their learning process and of the main activity that drives the development of children aged 4 and 5 - playing social roles.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miller, Stela [UNESP]Oliveira, Shirlei Calógero de Araújo de [UNESP]2024-07-22T12:49:29Z2024-07-22T12:49:29Z2024-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Shirlei Calógero de Araújo de. Atividade docente na educação infantil e o processo de humanização das crianças de 4 e 5 anos - contribuições da teoria histórico cultural. 2024. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25671133004110040P55025423241630500porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-23T06:06:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256711Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:52:25.126938Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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