Casamento de preto: um estudo a respeito do corpo negro a partir de Josephine Baker e Grande Otelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Deise Santos de [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182600
Resumo: A tese tem como proposta pensar princípios comuns de corpo, identificados em duas pessoas negras: a artista estadunidense Josephine Baker (1906-1975) e o ator brasileiro Grande Otelo (1915-1993), a partir de paradigmas negro-africanos em diáspora. Tal proposta partiu da localização de uma reportagem na Revista O Cruzeiro de julho de 1939, que evidenciava um trabalho artístico realizado pelos dois no Rio de Janeiro. A ideia de um Casamento de Preto foi apresentada no Cassino da Urca por Josephine Baker e Grande Otelo, além de um elenco composto por pessoas negras. Tal cena foi citada por ele algumas vezes, inclusive durante entrevista ao programa Roda Viva, em 1987. A partir da ampliação de coleta documental, em arquivos no Brasil e nos Estados Unidos, a pesquisa apresenta estudo que arrisca compor uma conceituação de corpo negro, a partir de aspectos comuns – encontrados nas experiências desses dois artistas. A pesquisa não se limita a examinar os modos corporais, nos limites do campo cênico, estende o olhar para as realidades subjetivas fora do palco. Tendo isso em vista, foram elaborados quatro princípios: Deslocamento, Invólucro, Desobediência e Ocupação. É interessante reforçar que o princípio do deslocamento é o elo que permite a retroalimentação dos outros três e, ao mesmo tempo, é muitas vezes difícil abordá-los isoladamente.
id UNSP_2a2bc87ca6fb0072a665c0138db9b580
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182600
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Casamento de preto: um estudo a respeito do corpo negro a partir de Josephine Baker e Grande OteloBlack wedding: a study of the black body from Josephine Baker and Grande OteloArtistas negrosCorpo negroDiáspora negraDecolonialEntretenimentoBlack artistsBlack bodyBlack diasporaDecolonialEntertainmentA tese tem como proposta pensar princípios comuns de corpo, identificados em duas pessoas negras: a artista estadunidense Josephine Baker (1906-1975) e o ator brasileiro Grande Otelo (1915-1993), a partir de paradigmas negro-africanos em diáspora. Tal proposta partiu da localização de uma reportagem na Revista O Cruzeiro de julho de 1939, que evidenciava um trabalho artístico realizado pelos dois no Rio de Janeiro. A ideia de um Casamento de Preto foi apresentada no Cassino da Urca por Josephine Baker e Grande Otelo, além de um elenco composto por pessoas negras. Tal cena foi citada por ele algumas vezes, inclusive durante entrevista ao programa Roda Viva, em 1987. A partir da ampliação de coleta documental, em arquivos no Brasil e nos Estados Unidos, a pesquisa apresenta estudo que arrisca compor uma conceituação de corpo negro, a partir de aspectos comuns – encontrados nas experiências desses dois artistas. A pesquisa não se limita a examinar os modos corporais, nos limites do campo cênico, estende o olhar para as realidades subjetivas fora do palco. Tendo isso em vista, foram elaborados quatro princípios: Deslocamento, Invólucro, Desobediência e Ocupação. É interessante reforçar que o princípio do deslocamento é o elo que permite a retroalimentação dos outros três e, ao mesmo tempo, é muitas vezes difícil abordá-los isoladamente.The dissertation aims to think common principles of body, identified in two black personalities: the American artist Josephine Baker (1906-1975) and the Brazilian actor Grande Otelo (1915-1993), based on black-African paradigms in diaspora. Such approach unfolded from the sourcing of an article from O cruzeiro magazine, dating back to July 1939, which highlighted an artistic collaboration between the two that took place in Rio de Janeiro. The idea of a Casamento de Preto (Black Wedding) was presented at Urca’s Casino by Josephine Baker and Grande Otelo, alongside an entirely black ensemble. This scene was quoted by Grande Otelo a few times, including during his interview in brazilian TV’s famed program Roda Viva, in 1987. From the broadening of the documental sourcing from archives in Brazil and in the United States, this research dares to yield a conceptuation of black body based on shared patterns - found in the experiences of these two artists. Not limited to examining their body manners and within the scenic spectrum, but also looking into their subjective realities off-stage. With this in mind, four principles were brought up from the patterns found shared between the two: Displacement, Covering, Disobedience and Occupation. Importantly, it must be stressed that the Displacement principle is the link which enables the feedback to the other three principles, and at the same time it’s often difficult to tackle each of them separately.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro, Marianna Francisca Martins [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brito, Deise Santos de [UNESP]2019-07-23T17:22:15Z2019-07-23T17:22:15Z2019-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18260000091865133004013063P43115864632538520porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-03T06:26:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182600Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:04:01.501499Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Casamento de preto: um estudo a respeito do corpo negro a partir de Josephine Baker e Grande Otelo
Black wedding: a study of the black body from Josephine Baker and Grande Otelo
title Casamento de preto: um estudo a respeito do corpo negro a partir de Josephine Baker e Grande Otelo
spellingShingle Casamento de preto: um estudo a respeito do corpo negro a partir de Josephine Baker e Grande Otelo
Brito, Deise Santos de [UNESP]
Artistas negros
Corpo negro
Diáspora negra
Decolonial
Entretenimento
Black artists
Black body
Black diaspora
Decolonial
Entertainment
title_short Casamento de preto: um estudo a respeito do corpo negro a partir de Josephine Baker e Grande Otelo
title_full Casamento de preto: um estudo a respeito do corpo negro a partir de Josephine Baker e Grande Otelo
title_fullStr Casamento de preto: um estudo a respeito do corpo negro a partir de Josephine Baker e Grande Otelo
title_full_unstemmed Casamento de preto: um estudo a respeito do corpo negro a partir de Josephine Baker e Grande Otelo
title_sort Casamento de preto: um estudo a respeito do corpo negro a partir de Josephine Baker e Grande Otelo
author Brito, Deise Santos de [UNESP]
author_facet Brito, Deise Santos de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Marianna Francisca Martins [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Deise Santos de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Artistas negros
Corpo negro
Diáspora negra
Decolonial
Entretenimento
Black artists
Black body
Black diaspora
Decolonial
Entertainment
topic Artistas negros
Corpo negro
Diáspora negra
Decolonial
Entretenimento
Black artists
Black body
Black diaspora
Decolonial
Entertainment
description A tese tem como proposta pensar princípios comuns de corpo, identificados em duas pessoas negras: a artista estadunidense Josephine Baker (1906-1975) e o ator brasileiro Grande Otelo (1915-1993), a partir de paradigmas negro-africanos em diáspora. Tal proposta partiu da localização de uma reportagem na Revista O Cruzeiro de julho de 1939, que evidenciava um trabalho artístico realizado pelos dois no Rio de Janeiro. A ideia de um Casamento de Preto foi apresentada no Cassino da Urca por Josephine Baker e Grande Otelo, além de um elenco composto por pessoas negras. Tal cena foi citada por ele algumas vezes, inclusive durante entrevista ao programa Roda Viva, em 1987. A partir da ampliação de coleta documental, em arquivos no Brasil e nos Estados Unidos, a pesquisa apresenta estudo que arrisca compor uma conceituação de corpo negro, a partir de aspectos comuns – encontrados nas experiências desses dois artistas. A pesquisa não se limita a examinar os modos corporais, nos limites do campo cênico, estende o olhar para as realidades subjetivas fora do palco. Tendo isso em vista, foram elaborados quatro princípios: Deslocamento, Invólucro, Desobediência e Ocupação. É interessante reforçar que o princípio do deslocamento é o elo que permite a retroalimentação dos outros três e, ao mesmo tempo, é muitas vezes difícil abordá-los isoladamente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-23T17:22:15Z
2019-07-23T17:22:15Z
2019-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182600
000918651
33004013063P4
3115864632538520
url http://hdl.handle.net/11449/182600
identifier_str_mv 000918651
33004013063P4
3115864632538520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129388113297408