Casamento de preto: um estudo a respeito do corpo negro a partir de Josephine Baker e Grande Otelo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/182600 |
Resumo: | A tese tem como proposta pensar princípios comuns de corpo, identificados em duas pessoas negras: a artista estadunidense Josephine Baker (1906-1975) e o ator brasileiro Grande Otelo (1915-1993), a partir de paradigmas negro-africanos em diáspora. Tal proposta partiu da localização de uma reportagem na Revista O Cruzeiro de julho de 1939, que evidenciava um trabalho artístico realizado pelos dois no Rio de Janeiro. A ideia de um Casamento de Preto foi apresentada no Cassino da Urca por Josephine Baker e Grande Otelo, além de um elenco composto por pessoas negras. Tal cena foi citada por ele algumas vezes, inclusive durante entrevista ao programa Roda Viva, em 1987. A partir da ampliação de coleta documental, em arquivos no Brasil e nos Estados Unidos, a pesquisa apresenta estudo que arrisca compor uma conceituação de corpo negro, a partir de aspectos comuns – encontrados nas experiências desses dois artistas. A pesquisa não se limita a examinar os modos corporais, nos limites do campo cênico, estende o olhar para as realidades subjetivas fora do palco. Tendo isso em vista, foram elaborados quatro princípios: Deslocamento, Invólucro, Desobediência e Ocupação. É interessante reforçar que o princípio do deslocamento é o elo que permite a retroalimentação dos outros três e, ao mesmo tempo, é muitas vezes difícil abordá-los isoladamente. |
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Casamento de preto: um estudo a respeito do corpo negro a partir de Josephine Baker e Grande OteloBlack wedding: a study of the black body from Josephine Baker and Grande OteloArtistas negrosCorpo negroDiáspora negraDecolonialEntretenimentoBlack artistsBlack bodyBlack diasporaDecolonialEntertainmentA tese tem como proposta pensar princípios comuns de corpo, identificados em duas pessoas negras: a artista estadunidense Josephine Baker (1906-1975) e o ator brasileiro Grande Otelo (1915-1993), a partir de paradigmas negro-africanos em diáspora. Tal proposta partiu da localização de uma reportagem na Revista O Cruzeiro de julho de 1939, que evidenciava um trabalho artístico realizado pelos dois no Rio de Janeiro. A ideia de um Casamento de Preto foi apresentada no Cassino da Urca por Josephine Baker e Grande Otelo, além de um elenco composto por pessoas negras. Tal cena foi citada por ele algumas vezes, inclusive durante entrevista ao programa Roda Viva, em 1987. A partir da ampliação de coleta documental, em arquivos no Brasil e nos Estados Unidos, a pesquisa apresenta estudo que arrisca compor uma conceituação de corpo negro, a partir de aspectos comuns – encontrados nas experiências desses dois artistas. A pesquisa não se limita a examinar os modos corporais, nos limites do campo cênico, estende o olhar para as realidades subjetivas fora do palco. Tendo isso em vista, foram elaborados quatro princípios: Deslocamento, Invólucro, Desobediência e Ocupação. É interessante reforçar que o princípio do deslocamento é o elo que permite a retroalimentação dos outros três e, ao mesmo tempo, é muitas vezes difícil abordá-los isoladamente.The dissertation aims to think common principles of body, identified in two black personalities: the American artist Josephine Baker (1906-1975) and the Brazilian actor Grande Otelo (1915-1993), based on black-African paradigms in diaspora. Such approach unfolded from the sourcing of an article from O cruzeiro magazine, dating back to July 1939, which highlighted an artistic collaboration between the two that took place in Rio de Janeiro. The idea of a Casamento de Preto (Black Wedding) was presented at Urca’s Casino by Josephine Baker and Grande Otelo, alongside an entirely black ensemble. This scene was quoted by Grande Otelo a few times, including during his interview in brazilian TV’s famed program Roda Viva, in 1987. From the broadening of the documental sourcing from archives in Brazil and in the United States, this research dares to yield a conceptuation of black body based on shared patterns - found in the experiences of these two artists. Not limited to examining their body manners and within the scenic spectrum, but also looking into their subjective realities off-stage. With this in mind, four principles were brought up from the patterns found shared between the two: Displacement, Covering, Disobedience and Occupation. Importantly, it must be stressed that the Displacement principle is the link which enables the feedback to the other three principles, and at the same time it’s often difficult to tackle each of them separately.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro, Marianna Francisca Martins [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brito, Deise Santos de [UNESP]2019-07-23T17:22:15Z2019-07-23T17:22:15Z2019-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18260000091865133004013063P43115864632538520porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-03T06:26:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182600Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:04:01.501499Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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