Teatro para que(m)?: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Evandro Cavalcante [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252501
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo apresentar o processo de ensino do teatro em contextos não formais e sob demanda institucional, a partir da trajetória de um artista-educador em formação. Partindo de conflitos de interesses e de concepções acerca da atuação de um artista-educador em contextos educativos não formais, busco desenhar minha trajetória nas instituições narrando maneiras com as quais consegui lidar com esses conflitos por meio da prática e da elaboração da própria experiência adquirida em sala aula. Desse modo, o trabalho traz à luz questões como: para quem e para que o teatro é ensinado em lugares fora do contexto formal. Para tanto, utilizarei a forma Memorial como metodologia, que consistirá em contar um pouco de minha trajetória de aprendizagem nas universidades públicas em paralelo à experiência de ensino como educador no Projeto Fazendinha (ONG PROFAZ) localizado na cidade de Santana do Parnaíba e na Escola Oroboro de Teatro localizada na cidade de São Paulo.
id UNSP_2b33e3846b6ba867e08705450a079535
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252501
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Teatro para que(m)?: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal"Theater for what?: pedagogical paths of an educator artist and reflections on freedom, affection, and learning in non-formal education."Teatro - Estudo e ensinoTeatro - Narrativas pessoaisArtes cênicasEsse trabalho tem como objetivo apresentar o processo de ensino do teatro em contextos não formais e sob demanda institucional, a partir da trajetória de um artista-educador em formação. Partindo de conflitos de interesses e de concepções acerca da atuação de um artista-educador em contextos educativos não formais, busco desenhar minha trajetória nas instituições narrando maneiras com as quais consegui lidar com esses conflitos por meio da prática e da elaboração da própria experiência adquirida em sala aula. Desse modo, o trabalho traz à luz questões como: para quem e para que o teatro é ensinado em lugares fora do contexto formal. Para tanto, utilizarei a forma Memorial como metodologia, que consistirá em contar um pouco de minha trajetória de aprendizagem nas universidades públicas em paralelo à experiência de ensino como educador no Projeto Fazendinha (ONG PROFAZ) localizado na cidade de Santana do Parnaíba e na Escola Oroboro de Teatro localizada na cidade de São Paulo.This paper aims to elucidate the process of teaching theater in non-formal contexts and responding to institutional demands, based on the journey of a developing artist-educator. Starting from conflicts of interests and conceptions about the role of an artist-educator in non-formal educational contexts, I seek to draw my trajectory in institutions narrating ways in which I managed to deal with these conflicts through practice and the elaboration of my own experience acquired in classroom. Consequently, the study brings to light questions such as: to whom and for what reason is acting taught in places outside the formal context. I will use the Memorial form as a methodology, which will consist of telling a little about my learning trajectory at public universities in parallel with my teaching trajectory as an educator at Projeto Fazendinha (ONG [NGO] PROFAZ) located in the city of Santana do Parnaíba and at Escola Oroboro de Teatro located in the city of São Paulo.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rachel, Denise Pereira [UNESP]Mattos, Evandro Cavalcante [UNESP]2024-01-08T18:10:58Z2024-01-08T18:10:58Z2023-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMATTOS, Evandro Cavalcante de. Teatro para que(m)?:: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal. Orientador: Denise Pereira Rachel. 2024. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Arte Teatro) - Instituto de Artes, Unesp, Instituto de Artes Unesp, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252501porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-09T06:15:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252501Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:51:11.609568Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teatro para que(m)?: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal
"Theater for what?: pedagogical paths of an educator artist and reflections on freedom, affection, and learning in non-formal education."
title Teatro para que(m)?: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal
spellingShingle Teatro para que(m)?: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal
Mattos, Evandro Cavalcante [UNESP]
Teatro - Estudo e ensino
Teatro - Narrativas pessoais
Artes cênicas
title_short Teatro para que(m)?: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal
title_full Teatro para que(m)?: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal
title_fullStr Teatro para que(m)?: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal
title_full_unstemmed Teatro para que(m)?: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal
title_sort Teatro para que(m)?: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal
author Mattos, Evandro Cavalcante [UNESP]
author_facet Mattos, Evandro Cavalcante [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rachel, Denise Pereira [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Evandro Cavalcante [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro - Estudo e ensino
Teatro - Narrativas pessoais
Artes cênicas
topic Teatro - Estudo e ensino
Teatro - Narrativas pessoais
Artes cênicas
description Esse trabalho tem como objetivo apresentar o processo de ensino do teatro em contextos não formais e sob demanda institucional, a partir da trajetória de um artista-educador em formação. Partindo de conflitos de interesses e de concepções acerca da atuação de um artista-educador em contextos educativos não formais, busco desenhar minha trajetória nas instituições narrando maneiras com as quais consegui lidar com esses conflitos por meio da prática e da elaboração da própria experiência adquirida em sala aula. Desse modo, o trabalho traz à luz questões como: para quem e para que o teatro é ensinado em lugares fora do contexto formal. Para tanto, utilizarei a forma Memorial como metodologia, que consistirá em contar um pouco de minha trajetória de aprendizagem nas universidades públicas em paralelo à experiência de ensino como educador no Projeto Fazendinha (ONG PROFAZ) localizado na cidade de Santana do Parnaíba e na Escola Oroboro de Teatro localizada na cidade de São Paulo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-08
2024-01-08T18:10:58Z
2024-01-08T18:10:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATTOS, Evandro Cavalcante de. Teatro para que(m)?:: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal. Orientador: Denise Pereira Rachel. 2024. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Arte Teatro) - Instituto de Artes, Unesp, Instituto de Artes Unesp, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252501
identifier_str_mv MATTOS, Evandro Cavalcante de. Teatro para que(m)?:: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal. Orientador: Denise Pereira Rachel. 2024. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Arte Teatro) - Instituto de Artes, Unesp, Instituto de Artes Unesp, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129129272311808