Teatro para que(m)?: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252501 |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo apresentar o processo de ensino do teatro em contextos não formais e sob demanda institucional, a partir da trajetória de um artista-educador em formação. Partindo de conflitos de interesses e de concepções acerca da atuação de um artista-educador em contextos educativos não formais, busco desenhar minha trajetória nas instituições narrando maneiras com as quais consegui lidar com esses conflitos por meio da prática e da elaboração da própria experiência adquirida em sala aula. Desse modo, o trabalho traz à luz questões como: para quem e para que o teatro é ensinado em lugares fora do contexto formal. Para tanto, utilizarei a forma Memorial como metodologia, que consistirá em contar um pouco de minha trajetória de aprendizagem nas universidades públicas em paralelo à experiência de ensino como educador no Projeto Fazendinha (ONG PROFAZ) localizado na cidade de Santana do Parnaíba e na Escola Oroboro de Teatro localizada na cidade de São Paulo. |
id |
UNSP_2b33e3846b6ba867e08705450a079535 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/252501 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Teatro para que(m)?: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal"Theater for what?: pedagogical paths of an educator artist and reflections on freedom, affection, and learning in non-formal education."Teatro - Estudo e ensinoTeatro - Narrativas pessoaisArtes cênicasEsse trabalho tem como objetivo apresentar o processo de ensino do teatro em contextos não formais e sob demanda institucional, a partir da trajetória de um artista-educador em formação. Partindo de conflitos de interesses e de concepções acerca da atuação de um artista-educador em contextos educativos não formais, busco desenhar minha trajetória nas instituições narrando maneiras com as quais consegui lidar com esses conflitos por meio da prática e da elaboração da própria experiência adquirida em sala aula. Desse modo, o trabalho traz à luz questões como: para quem e para que o teatro é ensinado em lugares fora do contexto formal. Para tanto, utilizarei a forma Memorial como metodologia, que consistirá em contar um pouco de minha trajetória de aprendizagem nas universidades públicas em paralelo à experiência de ensino como educador no Projeto Fazendinha (ONG PROFAZ) localizado na cidade de Santana do Parnaíba e na Escola Oroboro de Teatro localizada na cidade de São Paulo.This paper aims to elucidate the process of teaching theater in non-formal contexts and responding to institutional demands, based on the journey of a developing artist-educator. Starting from conflicts of interests and conceptions about the role of an artist-educator in non-formal educational contexts, I seek to draw my trajectory in institutions narrating ways in which I managed to deal with these conflicts through practice and the elaboration of my own experience acquired in classroom. Consequently, the study brings to light questions such as: to whom and for what reason is acting taught in places outside the formal context. I will use the Memorial form as a methodology, which will consist of telling a little about my learning trajectory at public universities in parallel with my teaching trajectory as an educator at Projeto Fazendinha (ONG [NGO] PROFAZ) located in the city of Santana do Parnaíba and at Escola Oroboro de Teatro located in the city of São Paulo.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rachel, Denise Pereira [UNESP]Mattos, Evandro Cavalcante [UNESP]2024-01-08T18:10:58Z2024-01-08T18:10:58Z2023-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMATTOS, Evandro Cavalcante de. Teatro para que(m)?:: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal. Orientador: Denise Pereira Rachel. 2024. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Arte Teatro) - Instituto de Artes, Unesp, Instituto de Artes Unesp, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252501porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-09T06:15:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252501Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:51:11.609568Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teatro para que(m)?: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal "Theater for what?: pedagogical paths of an educator artist and reflections on freedom, affection, and learning in non-formal education." |
title |
Teatro para que(m)?: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal |
spellingShingle |
Teatro para que(m)?: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal Mattos, Evandro Cavalcante [UNESP] Teatro - Estudo e ensino Teatro - Narrativas pessoais Artes cênicas |
title_short |
Teatro para que(m)?: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal |
title_full |
Teatro para que(m)?: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal |
title_fullStr |
Teatro para que(m)?: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal |
title_full_unstemmed |
Teatro para que(m)?: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal |
title_sort |
Teatro para que(m)?: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal |
author |
Mattos, Evandro Cavalcante [UNESP] |
author_facet |
Mattos, Evandro Cavalcante [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rachel, Denise Pereira [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattos, Evandro Cavalcante [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro - Estudo e ensino Teatro - Narrativas pessoais Artes cênicas |
topic |
Teatro - Estudo e ensino Teatro - Narrativas pessoais Artes cênicas |
description |
Esse trabalho tem como objetivo apresentar o processo de ensino do teatro em contextos não formais e sob demanda institucional, a partir da trajetória de um artista-educador em formação. Partindo de conflitos de interesses e de concepções acerca da atuação de um artista-educador em contextos educativos não formais, busco desenhar minha trajetória nas instituições narrando maneiras com as quais consegui lidar com esses conflitos por meio da prática e da elaboração da própria experiência adquirida em sala aula. Desse modo, o trabalho traz à luz questões como: para quem e para que o teatro é ensinado em lugares fora do contexto formal. Para tanto, utilizarei a forma Memorial como metodologia, que consistirá em contar um pouco de minha trajetória de aprendizagem nas universidades públicas em paralelo à experiência de ensino como educador no Projeto Fazendinha (ONG PROFAZ) localizado na cidade de Santana do Parnaíba e na Escola Oroboro de Teatro localizada na cidade de São Paulo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-08 2024-01-08T18:10:58Z 2024-01-08T18:10:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATTOS, Evandro Cavalcante de. Teatro para que(m)?:: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal. Orientador: Denise Pereira Rachel. 2024. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Arte Teatro) - Instituto de Artes, Unesp, Instituto de Artes Unesp, 2023. https://hdl.handle.net/11449/252501 |
identifier_str_mv |
MATTOS, Evandro Cavalcante de. Teatro para que(m)?:: percursos pedagógicos de um artista educador e versamentos sobre liberdade, afeto e aprendizagem no ensino não formal. Orientador: Denise Pereira Rachel. 2024. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Arte Teatro) - Instituto de Artes, Unesp, Instituto de Artes Unesp, 2023. |
url |
https://hdl.handle.net/11449/252501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129129272311808 |