A inserção da EFNOB na paisagem da cidade: Bauru e Campo Grande

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biernath, Karla Garcia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154533
Resumo: A presente pesquisa apresenta uma análise da construção da paisagem tendo como base o complexo ferroviário construído pela Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (EFNOB) nas cidades de Bauru (SP) e de Campo Grande (MS), no início do século XX. Sabemos que esta Companhia Ferroviária teve como principal característica o caráter exploratório e integrador do território brasileiro, trazendo uma importância econômica, política e urbanística no que se refere à articulação dos meios de locomoção para as cidades nas quais instalou seu conjunto de edifícios. O objetivo geral deste trabalho é analisar a transformação da paisagem por meio da implantação da ferrovia e sua infraestrutura operacional na tecedura urbana, no arco temporal compreendido pela primeira metade do século XX, em ambos os casos apresentados, levando em conta as especificidades de cada território, uma vez que a EFNOB parte de Bauru (SP), seu quilômetro inicial, em 1906 e chega em Campo Grande (MS) em 1914. A metodologia de trabalho compreende mapeamentos, pesquisas documentais, levantamentos bibliográficos e entrevistas. Será utilizado como procedimento metodológico as cinco portas da paisagem de Jean-Marc Besse, indicando possíveis chaves para a leitura e compreensão das paisagens estudadas. Esta leitura servirá de embasamento para a análise da urbanização e construção da paisagem local e para futuras propostas de diretrizes de preservação destes bens.
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spelling A inserção da EFNOB na paisagem da cidade: Bauru e Campo GrandeThe insertion of EFNOB in the landscape of the city: Bauru and Campo GrandeEstrada de Ferro Noroeste do BrasilPatrimônio industrialPaisagem urbanaPaisagem industrialIndustrial heritageUrban landscapeIndustrial landscapeA presente pesquisa apresenta uma análise da construção da paisagem tendo como base o complexo ferroviário construído pela Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (EFNOB) nas cidades de Bauru (SP) e de Campo Grande (MS), no início do século XX. Sabemos que esta Companhia Ferroviária teve como principal característica o caráter exploratório e integrador do território brasileiro, trazendo uma importância econômica, política e urbanística no que se refere à articulação dos meios de locomoção para as cidades nas quais instalou seu conjunto de edifícios. O objetivo geral deste trabalho é analisar a transformação da paisagem por meio da implantação da ferrovia e sua infraestrutura operacional na tecedura urbana, no arco temporal compreendido pela primeira metade do século XX, em ambos os casos apresentados, levando em conta as especificidades de cada território, uma vez que a EFNOB parte de Bauru (SP), seu quilômetro inicial, em 1906 e chega em Campo Grande (MS) em 1914. A metodologia de trabalho compreende mapeamentos, pesquisas documentais, levantamentos bibliográficos e entrevistas. Será utilizado como procedimento metodológico as cinco portas da paisagem de Jean-Marc Besse, indicando possíveis chaves para a leitura e compreensão das paisagens estudadas. Esta leitura servirá de embasamento para a análise da urbanização e construção da paisagem local e para futuras propostas de diretrizes de preservação destes bens.The present research presents an analysis of the construction of the landscape based on the railway complex built by the Estrada de Ferro Noroeste of Brazil (EFNOB) in the city of Bauru (SP) and Campo Grande (MS) at the beginning of the 20th century. We know that this Railway Company had as its main characteristic the exploratory and integrative nature of the Brazilian territory, bringing economic, political, urban and inclusive importance as regards the articulation of the means of locomotion, to the cities which installed its set of buildings. The general objective of this work is to analyze the transformation of the urban landscape through the implantation of the railroad and its operational infrastructure in the urban weaving, in the temporal arc comprised in the first half of the 20th century in each case, taking into account the specificities of each territory, since EFNOB departs from Bauru (SP), its initial kilometer, in 1906 and arrives in Campo Grande (MS) in 1914. The methodology of work comprises the inventory of sets of railway buildings, Mappings, documentary surveys, bibliographical surveys and interviews. The 5 doors of the landscape of Jean-Marc Besse will be used as methodological procedure, indicating possible keys for reading and understanding the landscapes studied. This reading will serve as a basis for understanding the urbanization and construction of the local landscape and for future proposals of guidelines for the preservation of these assets.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)1690487Universidade Estadual Paulista (Unesp)Constantino, Norma Regina Truppel [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Biernath, Karla Garcia2018-07-17T14:05:28Z2018-07-17T14:05:28Z2018-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15453300090600033004056090P358013033082899210000-0002-8333-7092porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:12:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154533Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T13:12:45Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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