Localizando a ‘autonomia’ do professor de matemática através da cartografia

Bibliographic Details
Main Author: Silva, Michela Tuchapesk da [UNESP]
Publication Date: 2014
Format: Conference object
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNESP
Download full: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141659
Summary: Esse relato de pesquisa tem como objetivo fomentar discussões acerca das possibilidades do professor de Matemática no que se refere a ‘autonomia’ o ‘cuidado de si’ segundo Michel Foucault (2010), bem como apresentar a produção de dados de uma pesquisa de doutorado através do método da cartografia. Tal método, em consonância com o pensamento da Filosofia da Diferença, está amparado nas leituras de Deleuze (2005), Foucault (2009), Rolnik (1989), ou seja, com a cartografia pretendemos mapear as linhas de forças que afetam os professores de matemática de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Esses mapas se constituem no campo da processualidade dos acontecimentos, ressaltando que tal processo não tem função de análise e sim, tem função de expor o não oculto que ninguém vê. Sendo a cartografia um método pouco usado nas pesquisas em Educação Matemática, pretendemos, através desse relato, mostrar suas potencialidades junto ao tema teórico desse trabalho de doutorado, bem como apresentar todo o processo de envolvimento da pesquisadora com o método em questão.
id UNSP_2c32d80decb7f68434729dcee8adeab8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141659
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Localizando a ‘autonomia’ do professor de matemática através da cartografiaAutonomiaCartografiaEducação matemáticaEsse relato de pesquisa tem como objetivo fomentar discussões acerca das possibilidades do professor de Matemática no que se refere a ‘autonomia’ o ‘cuidado de si’ segundo Michel Foucault (2010), bem como apresentar a produção de dados de uma pesquisa de doutorado através do método da cartografia. Tal método, em consonância com o pensamento da Filosofia da Diferença, está amparado nas leituras de Deleuze (2005), Foucault (2009), Rolnik (1989), ou seja, com a cartografia pretendemos mapear as linhas de forças que afetam os professores de matemática de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Esses mapas se constituem no campo da processualidade dos acontecimentos, ressaltando que tal processo não tem função de análise e sim, tem função de expor o não oculto que ninguém vê. Sendo a cartografia um método pouco usado nas pesquisas em Educação Matemática, pretendemos, através desse relato, mostrar suas potencialidades junto ao tema teórico desse trabalho de doutorado, bem como apresentar todo o processo de envolvimento da pesquisadora com o método em questão.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Michela Tuchapesk da [UNESP]2016-07-19T12:59:55Z2016-07-19T12:59:55Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5689-5702application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5689-57022357-7819http://hdl.handle.net/11449/141659ISSN2357-7819-2014-5689-5702.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-02T06:07:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141659Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-02T06:07:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Localizando a ‘autonomia’ do professor de matemática através da cartografia
title Localizando a ‘autonomia’ do professor de matemática através da cartografia
spellingShingle Localizando a ‘autonomia’ do professor de matemática através da cartografia
Silva, Michela Tuchapesk da [UNESP]
Autonomia
Cartografia
Educação matemática
title_short Localizando a ‘autonomia’ do professor de matemática através da cartografia
title_full Localizando a ‘autonomia’ do professor de matemática através da cartografia
title_fullStr Localizando a ‘autonomia’ do professor de matemática através da cartografia
title_full_unstemmed Localizando a ‘autonomia’ do professor de matemática através da cartografia
title_sort Localizando a ‘autonomia’ do professor de matemática através da cartografia
author Silva, Michela Tuchapesk da [UNESP]
author_facet Silva, Michela Tuchapesk da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Michela Tuchapesk da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Cartografia
Educação matemática
topic Autonomia
Cartografia
Educação matemática
description Esse relato de pesquisa tem como objetivo fomentar discussões acerca das possibilidades do professor de Matemática no que se refere a ‘autonomia’ o ‘cuidado de si’ segundo Michel Foucault (2010), bem como apresentar a produção de dados de uma pesquisa de doutorado através do método da cartografia. Tal método, em consonância com o pensamento da Filosofia da Diferença, está amparado nas leituras de Deleuze (2005), Foucault (2009), Rolnik (1989), ou seja, com a cartografia pretendemos mapear as linhas de forças que afetam os professores de matemática de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Esses mapas se constituem no campo da processualidade dos acontecimentos, ressaltando que tal processo não tem função de análise e sim, tem função de expor o não oculto que ninguém vê. Sendo a cartografia um método pouco usado nas pesquisas em Educação Matemática, pretendemos, através desse relato, mostrar suas potencialidades junto ao tema teórico desse trabalho de doutorado, bem como apresentar todo o processo de envolvimento da pesquisadora com o método em questão.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:55Z
2016-07-19T12:59:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5689-5702
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141659
ISSN2357-7819-2014-5689-5702.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141659
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5689-5702
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-5689-5702.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 5689-5702
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789268797554688