Validação de um instrumento de identidade moral no contexto brasileiro e sua relação com valores morais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 0024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255047 |
Resumo: | A identidade pode ser entendida como um conjunto de conteúdos, seja de natureza religiosa, ideologica política, que aparecem como parte da representação que o sujeito elabora sobre si mesmo. É indispensável que o sujeito reconheça esses conteúdos como centrais para o seu senso de si mais básico e o unifique de modo coerente. Muitos autores tem discutido sobre a presente temática, como Augusto Blasi; Colby e Damon e Puig. Há poucas pesquisas no Brasil sobre a identidade moral, sobretudo com crianças, por isso, buscou-se trabalhar com o com o constructo identidade moral e validar para o Brasil uma escala de mensuração desse constructo, o Moral Identity Test (MIT). Entendemos que seria importante utilizar um outro instrumento de avaliação moral, já validado no Brasil, para assim, estabelecer relações que corroborariam para a validação de novo instrumento. O objetivo geral foi relacionar a identidade moral ao nível de adesão aos valores sociomorais de justiça, respeito e convivência democrática. Utilizando-se uma amostra de 503 crianças de 8 a 10 anos de escolas públicas escolhidas por conveniência, aplicou-se o MIT e a escala de valores morais. Com a análise exploratória, realizamos o teste de alfa de cronbach para os dois fatores descobertos na análise estatística, os fatores extra escolares e os escolares. O alpha de cronbach para a escala foi de alpha=0.601, IC95% [0.531, 0.658]. Os autores estatísticos sugerem a intepretação dessa medida como moderada. As duas correlações se mostraram significantes do ponto de vista estatístico e quanto maior a centralidade do valor (MIT) melhores as respostas de adesão a valor na escala de valores, não separados por valor, mas consideramos o resultado como um todo. Os resultados referentes ao tipo de ambiente, nas situações escolares as crianças respondem com menor centralidade na moral do que nas situações extra escola, podendo ser levantada hipóteses dos motivos, como por exemplo, a autoridade do ambiente escolar ser tão proeminente que os estudantes parecem não sentirem que devem se importar tanto com seu envolvimento em tais situações, também levantamos a hipótese de que seria a ligação afetiva das relações extra escola mais significativas e por isso a moral seria mais central nessas situações. Dessa forma, é urgente pensarmos em um ambiente escolar que auxilie na construção de um ambiente ético em que o estudante experimente viver situações que o levem a construir seus valores morais pelo respeito mútuo, desenvolvendo assim, sua autonomia. |
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Validação de um instrumento de identidade moral no contexto brasileiro e sua relação com valores moraisValidation of a moral identity instrument in the Brazilian context and its relationship with moral values.Identidade moralValores moraisTeste de identidade moralMoral identityMoral valuesMoral identity testA identidade pode ser entendida como um conjunto de conteúdos, seja de natureza religiosa, ideologica política, que aparecem como parte da representação que o sujeito elabora sobre si mesmo. É indispensável que o sujeito reconheça esses conteúdos como centrais para o seu senso de si mais básico e o unifique de modo coerente. Muitos autores tem discutido sobre a presente temática, como Augusto Blasi; Colby e Damon e Puig. Há poucas pesquisas no Brasil sobre a identidade moral, sobretudo com crianças, por isso, buscou-se trabalhar com o com o constructo identidade moral e validar para o Brasil uma escala de mensuração desse constructo, o Moral Identity Test (MIT). Entendemos que seria importante utilizar um outro instrumento de avaliação moral, já validado no Brasil, para assim, estabelecer relações que corroborariam para a validação de novo instrumento. O objetivo geral foi relacionar a identidade moral ao nível de adesão aos valores sociomorais de justiça, respeito e convivência democrática. Utilizando-se uma amostra de 503 crianças de 8 a 10 anos de escolas públicas escolhidas por conveniência, aplicou-se o MIT e a escala de valores morais. Com a análise exploratória, realizamos o teste de alfa de cronbach para os dois fatores descobertos na análise estatística, os fatores extra escolares e os escolares. O alpha de cronbach para a escala foi de alpha=0.601, IC95% [0.531, 0.658]. Os autores estatísticos sugerem a intepretação dessa medida como moderada. As duas correlações se mostraram significantes do ponto de vista estatístico e quanto maior a centralidade do valor (MIT) melhores as respostas de adesão a valor na escala de valores, não separados por valor, mas consideramos o resultado como um todo. Os resultados referentes ao tipo de ambiente, nas situações escolares as crianças respondem com menor centralidade na moral do que nas situações extra escola, podendo ser levantada hipóteses dos motivos, como por exemplo, a autoridade do ambiente escolar ser tão proeminente que os estudantes parecem não sentirem que devem se importar tanto com seu envolvimento em tais situações, também levantamos a hipótese de que seria a ligação afetiva das relações extra escola mais significativas e por isso a moral seria mais central nessas situações. Dessa forma, é urgente pensarmos em um ambiente escolar que auxilie na construção de um ambiente ético em que o estudante experimente viver situações que o levem a construir seus valores morais pelo respeito mútuo, desenvolvendo assim, sua autonomia.Identity can be understood as a set of contents, whether of a religious or political ideological nature, that appear as part of the representation that the subject creates about himself. It is essential that the subject recognizes these contents as central to their most basic sense of self and unifies it in a coherent way. Many authors have discussed this topic, such as Augusto Blasi; Colby and Damon and Puig. There is little research in Brazil on moral identity, especially with children, so we sought to work with the moral identity construct and validate a measurement scale for this construct, the Moral Identity Test (MIT), for Brazil. We understand that it would be important to use another moral assessment instrument, already validated in Brazil, in order to establish relationships that would corroborate the validation of the new instrument. The general objective was to relate moral identity to the level of adherence to sociomoral values of justice, respect and democratic coexistence. Using a sample of 503 children aged 8 to 10 from public schools chosen for convenience, the MIT and the moral values scale were applied. With the exploratory analysis, we performed the Cronbach's alpha test for the two factors discovered in the statistical analysis, the extra-school and school factors. Cronbach's alpha for the scale was alpha=0.601, 95% CI [0.531, 0.658]. The statistical authors suggest interpreting this measure as moderate. The two correlations proved to be significant from a statistical point of view and the greater the value centrality (MIT) the better the responses of adherence to value on the scale of values, not separated by value, but considering the result as a whole. The results regarding the type of environment, in school situations children respond with less centrality in morality than in extra-school situations, and hypotheses can be raised as to the reasons, such as, for example, the authority of the school environment is so prominent that students seem not to If they feel that they should care so much about their involvement in such situations, we also hypothesized that the emotional connection of extra-school relationships would be more significant and therefore morality would be more central in these situations. Therefore, it is urgent to think about a school environment that helps in the construction of an ethical environment in which students experience situations that lead them to build their moral values through mutual respect, thus developing their autonomy.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bataglia, Patrícia Unger Raphael [UNESP]Morais, Mariana Lopes de2024-04-09T14:08:47Z2024-04-09T14:08:47Z0024-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMORAIS, Mariana Lopes de. Validação de um instrumento de identidade moral no contexto brasileiro e sua relação com valores morais. 2024. 102 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25504733004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:37:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255047Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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