Os memes como recurso pedagógico na construção de valores morais no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/192483 |
Resumo: | A presente pesquisa revela a preocupação com a assimilação de valores morais pelos alunos do Ensino Básico, especialmente os adolescentes do Ensino Médio. O objetivo desse estudo foi conhecer e compreender as possíveis contribuições dos memes, uma forma de linguagem e comunicação muito difundida atualmente na internet, como forma de auxiliar os estudantes a compreenderem valores morais. Julgamos importante refletir sobre a necessária atenção que a comunidade escolar precisa oferecer à relação dos alunos com os novos dispositivos virtuais que possibilitam o acesso e compartilhamento de informações em larga escala. A criação e utilização de memes, já considerado um gênero textual, permite aos professores obter importantes informações sobre as compreensões dos discentes sobre a escola e conhecer seus valores morais expressos de forma direta ou indireta nessa linguagem. Nesse sentido, podem se converter em poderoso instrumento pedagógico que auxilie na mediação para a construção de um projeto de educação e desenvolvimento moral. Os memes são instrumentos concretos de análise social e interpessoal, embora sejam virtuais. Representam um novo gênero que reflete uma nova forma de sociabilidade, em um novo espaço, que pode nos dizer muito sobre a sociedade e os valores morais os quais estamos construindo. Com o objetivo de conhecer e analisar os memes produzidos por alunos de uma escola pública do Estado de São Paulo, durante as aulas de história, no intuito de propor um projeto transversal de educação moral, viemos desenvolvendo uma pesquisa-participante. A coleta de dados conta com observações, entrevistas e oficinas de memes. Os resultados revelam o forte interesse dos alunos pelas atividades propostas e a expressão de valores morais por meio dos memes produzidos de forma individual e coletiva. Concluímos que os memes podem, e devem, ser utilizados como instrumentos pedagógicos voltados à construção de valores morais de adolescentes no ensino médio. |
id |
UNSP_ec8e144bca2c4dc115d9dc87c250b87d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/192483 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Os memes como recurso pedagógico na construção de valores morais no ensino médioMemes as a pedagogical resource in the construction of moral values in high schoolValores moraisDesenvolvimento moralMemesMoral developmentMoral valuesA presente pesquisa revela a preocupação com a assimilação de valores morais pelos alunos do Ensino Básico, especialmente os adolescentes do Ensino Médio. O objetivo desse estudo foi conhecer e compreender as possíveis contribuições dos memes, uma forma de linguagem e comunicação muito difundida atualmente na internet, como forma de auxiliar os estudantes a compreenderem valores morais. Julgamos importante refletir sobre a necessária atenção que a comunidade escolar precisa oferecer à relação dos alunos com os novos dispositivos virtuais que possibilitam o acesso e compartilhamento de informações em larga escala. A criação e utilização de memes, já considerado um gênero textual, permite aos professores obter importantes informações sobre as compreensões dos discentes sobre a escola e conhecer seus valores morais expressos de forma direta ou indireta nessa linguagem. Nesse sentido, podem se converter em poderoso instrumento pedagógico que auxilie na mediação para a construção de um projeto de educação e desenvolvimento moral. Os memes são instrumentos concretos de análise social e interpessoal, embora sejam virtuais. Representam um novo gênero que reflete uma nova forma de sociabilidade, em um novo espaço, que pode nos dizer muito sobre a sociedade e os valores morais os quais estamos construindo. Com o objetivo de conhecer e analisar os memes produzidos por alunos de uma escola pública do Estado de São Paulo, durante as aulas de história, no intuito de propor um projeto transversal de educação moral, viemos desenvolvendo uma pesquisa-participante. A coleta de dados conta com observações, entrevistas e oficinas de memes. Os resultados revelam o forte interesse dos alunos pelas atividades propostas e a expressão de valores morais por meio dos memes produzidos de forma individual e coletiva. Concluímos que os memes podem, e devem, ser utilizados como instrumentos pedagógicos voltados à construção de valores morais de adolescentes no ensino médio.The present research reveals the concern with the assimilation of moral values by the students of Basic Education, especially the adolescents of High School. The objective of this study was to know and understand the possible contributions of memes, a form of language and communication that is very widespread today on the internet, as a way to help students understand moral values. We believe it is important to reflect on the necessary attention that the school community needs to provide students with the new virtual devices that enable access and sharing of information on a large scale. The creation and use of memes, already considered a textual genre, allows teachers to obtain important information about the students' understandings about the school and to know their moral values expressed directly or indirectly in that language. In this sense, they can become a powerful pedagogical tool that helps in mediation for the construction of an education and moral development project. Memes are concrete instruments for social and interpersonal analysis, although they are virtual. They represent a new genre that reflects a new form of sociability, in a new space, that can tell us a lot about society and the moral values that we are building. With the objective of knowing and analyzing the memes produced by students of a public school in the State of São Paulo, during history classes, in order to propose a transversal project of moral education, we have been developing a participant research. Data collection includes observations, interviews and meme workshops. The results reveal the students' strong interest in the proposed activities and the expression of moral values through memes produced individually and collectively. We conclude that memes can, and should, be used as pedagogical tools aimed at building the moral values of adolescents in high school.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lepre, Rita Melissa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Peruzzo, Denise Leite2020-05-06T18:22:35Z2020-05-06T18:22:35Z2020-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19248300093039433004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-10T06:27:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192483Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:37:42.989567Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os memes como recurso pedagógico na construção de valores morais no ensino médio Memes as a pedagogical resource in the construction of moral values in high school |
title |
Os memes como recurso pedagógico na construção de valores morais no ensino médio |
spellingShingle |
Os memes como recurso pedagógico na construção de valores morais no ensino médio Peruzzo, Denise Leite Valores morais Desenvolvimento moral Memes Moral development Moral values |
title_short |
Os memes como recurso pedagógico na construção de valores morais no ensino médio |
title_full |
Os memes como recurso pedagógico na construção de valores morais no ensino médio |
title_fullStr |
Os memes como recurso pedagógico na construção de valores morais no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Os memes como recurso pedagógico na construção de valores morais no ensino médio |
title_sort |
Os memes como recurso pedagógico na construção de valores morais no ensino médio |
author |
Peruzzo, Denise Leite |
author_facet |
Peruzzo, Denise Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lepre, Rita Melissa [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peruzzo, Denise Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valores morais Desenvolvimento moral Memes Moral development Moral values |
topic |
Valores morais Desenvolvimento moral Memes Moral development Moral values |
description |
A presente pesquisa revela a preocupação com a assimilação de valores morais pelos alunos do Ensino Básico, especialmente os adolescentes do Ensino Médio. O objetivo desse estudo foi conhecer e compreender as possíveis contribuições dos memes, uma forma de linguagem e comunicação muito difundida atualmente na internet, como forma de auxiliar os estudantes a compreenderem valores morais. Julgamos importante refletir sobre a necessária atenção que a comunidade escolar precisa oferecer à relação dos alunos com os novos dispositivos virtuais que possibilitam o acesso e compartilhamento de informações em larga escala. A criação e utilização de memes, já considerado um gênero textual, permite aos professores obter importantes informações sobre as compreensões dos discentes sobre a escola e conhecer seus valores morais expressos de forma direta ou indireta nessa linguagem. Nesse sentido, podem se converter em poderoso instrumento pedagógico que auxilie na mediação para a construção de um projeto de educação e desenvolvimento moral. Os memes são instrumentos concretos de análise social e interpessoal, embora sejam virtuais. Representam um novo gênero que reflete uma nova forma de sociabilidade, em um novo espaço, que pode nos dizer muito sobre a sociedade e os valores morais os quais estamos construindo. Com o objetivo de conhecer e analisar os memes produzidos por alunos de uma escola pública do Estado de São Paulo, durante as aulas de história, no intuito de propor um projeto transversal de educação moral, viemos desenvolvendo uma pesquisa-participante. A coleta de dados conta com observações, entrevistas e oficinas de memes. Os resultados revelam o forte interesse dos alunos pelas atividades propostas e a expressão de valores morais por meio dos memes produzidos de forma individual e coletiva. Concluímos que os memes podem, e devem, ser utilizados como instrumentos pedagógicos voltados à construção de valores morais de adolescentes no ensino médio. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-06T18:22:35Z 2020-05-06T18:22:35Z 2020-03-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/192483 000930394 33004056091P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/192483 |
identifier_str_mv |
000930394 33004056091P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129445340381184 |