Os memes como recurso pedagógico na construção de valores morais no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peruzzo, Denise Leite
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192483
Resumo: A presente pesquisa revela a preocupação com a assimilação de valores morais pelos alunos do Ensino Básico, especialmente os adolescentes do Ensino Médio. O objetivo desse estudo foi conhecer e compreender as possíveis contribuições dos memes, uma forma de linguagem e comunicação muito difundida atualmente na internet, como forma de auxiliar os estudantes a compreenderem valores morais. Julgamos importante refletir sobre a necessária atenção que a comunidade escolar precisa oferecer à relação dos alunos com os novos dispositivos virtuais que possibilitam o acesso e compartilhamento de informações em larga escala. A criação e utilização de memes, já considerado um gênero textual, permite aos professores obter importantes informações sobre as compreensões dos discentes sobre a escola e conhecer seus valores morais expressos de forma direta ou indireta nessa linguagem. Nesse sentido, podem se converter em poderoso instrumento pedagógico que auxilie na mediação para a construção de um projeto de educação e desenvolvimento moral. Os memes são instrumentos concretos de análise social e interpessoal, embora sejam virtuais. Representam um novo gênero que reflete uma nova forma de sociabilidade, em um novo espaço, que pode nos dizer muito sobre a sociedade e os valores morais os quais estamos construindo. Com o objetivo de conhecer e analisar os memes produzidos por alunos de uma escola pública do Estado de São Paulo, durante as aulas de história, no intuito de propor um projeto transversal de educação moral, viemos desenvolvendo uma pesquisa-participante. A coleta de dados conta com observações, entrevistas e oficinas de memes. Os resultados revelam o forte interesse dos alunos pelas atividades propostas e a expressão de valores morais por meio dos memes produzidos de forma individual e coletiva. Concluímos que os memes podem, e devem, ser utilizados como instrumentos pedagógicos voltados à construção de valores morais de adolescentes no ensino médio.
id UNSP_ec8e144bca2c4dc115d9dc87c250b87d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192483
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os memes como recurso pedagógico na construção de valores morais no ensino médioMemes as a pedagogical resource in the construction of moral values in high schoolValores moraisDesenvolvimento moralMemesMoral developmentMoral valuesA presente pesquisa revela a preocupação com a assimilação de valores morais pelos alunos do Ensino Básico, especialmente os adolescentes do Ensino Médio. O objetivo desse estudo foi conhecer e compreender as possíveis contribuições dos memes, uma forma de linguagem e comunicação muito difundida atualmente na internet, como forma de auxiliar os estudantes a compreenderem valores morais. Julgamos importante refletir sobre a necessária atenção que a comunidade escolar precisa oferecer à relação dos alunos com os novos dispositivos virtuais que possibilitam o acesso e compartilhamento de informações em larga escala. A criação e utilização de memes, já considerado um gênero textual, permite aos professores obter importantes informações sobre as compreensões dos discentes sobre a escola e conhecer seus valores morais expressos de forma direta ou indireta nessa linguagem. Nesse sentido, podem se converter em poderoso instrumento pedagógico que auxilie na mediação para a construção de um projeto de educação e desenvolvimento moral. Os memes são instrumentos concretos de análise social e interpessoal, embora sejam virtuais. Representam um novo gênero que reflete uma nova forma de sociabilidade, em um novo espaço, que pode nos dizer muito sobre a sociedade e os valores morais os quais estamos construindo. Com o objetivo de conhecer e analisar os memes produzidos por alunos de uma escola pública do Estado de São Paulo, durante as aulas de história, no intuito de propor um projeto transversal de educação moral, viemos desenvolvendo uma pesquisa-participante. A coleta de dados conta com observações, entrevistas e oficinas de memes. Os resultados revelam o forte interesse dos alunos pelas atividades propostas e a expressão de valores morais por meio dos memes produzidos de forma individual e coletiva. Concluímos que os memes podem, e devem, ser utilizados como instrumentos pedagógicos voltados à construção de valores morais de adolescentes no ensino médio.The present research reveals the concern with the assimilation of moral values ​​by the students of Basic Education, especially the adolescents of High School. The objective of this study was to know and understand the possible contributions of memes, a form of language and communication that is very widespread today on the internet, as a way to help students understand moral values. We believe it is important to reflect on the necessary attention that the school community needs to provide students with the new virtual devices that enable access and sharing of information on a large scale. The creation and use of memes, already considered a textual genre, allows teachers to obtain important information about the students' understandings about the school and to know their moral values ​​expressed directly or indirectly in that language. In this sense, they can become a powerful pedagogical tool that helps in mediation for the construction of an education and moral development project. Memes are concrete instruments for social and interpersonal analysis, although they are virtual. They represent a new genre that reflects a new form of sociability, in a new space, that can tell us a lot about society and the moral values ​​that we are building. With the objective of knowing and analyzing the memes produced by students of a public school in the State of São Paulo, during history classes, in order to propose a transversal project of moral education, we have been developing a participant research. Data collection includes observations, interviews and meme workshops. The results reveal the students' strong interest in the proposed activities and the expression of moral values ​​through memes produced individually and collectively. We conclude that memes can, and should, be used as pedagogical tools aimed at building the moral values ​​of adolescents in high school.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lepre, Rita Melissa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Peruzzo, Denise Leite2020-05-06T18:22:35Z2020-05-06T18:22:35Z2020-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19248300093039433004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-10T06:27:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192483Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:37:42.989567Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os memes como recurso pedagógico na construção de valores morais no ensino médio
Memes as a pedagogical resource in the construction of moral values in high school
title Os memes como recurso pedagógico na construção de valores morais no ensino médio
spellingShingle Os memes como recurso pedagógico na construção de valores morais no ensino médio
Peruzzo, Denise Leite
Valores morais
Desenvolvimento moral
Memes
Moral development
Moral values
title_short Os memes como recurso pedagógico na construção de valores morais no ensino médio
title_full Os memes como recurso pedagógico na construção de valores morais no ensino médio
title_fullStr Os memes como recurso pedagógico na construção de valores morais no ensino médio
title_full_unstemmed Os memes como recurso pedagógico na construção de valores morais no ensino médio
title_sort Os memes como recurso pedagógico na construção de valores morais no ensino médio
author Peruzzo, Denise Leite
author_facet Peruzzo, Denise Leite
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lepre, Rita Melissa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Peruzzo, Denise Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Valores morais
Desenvolvimento moral
Memes
Moral development
Moral values
topic Valores morais
Desenvolvimento moral
Memes
Moral development
Moral values
description A presente pesquisa revela a preocupação com a assimilação de valores morais pelos alunos do Ensino Básico, especialmente os adolescentes do Ensino Médio. O objetivo desse estudo foi conhecer e compreender as possíveis contribuições dos memes, uma forma de linguagem e comunicação muito difundida atualmente na internet, como forma de auxiliar os estudantes a compreenderem valores morais. Julgamos importante refletir sobre a necessária atenção que a comunidade escolar precisa oferecer à relação dos alunos com os novos dispositivos virtuais que possibilitam o acesso e compartilhamento de informações em larga escala. A criação e utilização de memes, já considerado um gênero textual, permite aos professores obter importantes informações sobre as compreensões dos discentes sobre a escola e conhecer seus valores morais expressos de forma direta ou indireta nessa linguagem. Nesse sentido, podem se converter em poderoso instrumento pedagógico que auxilie na mediação para a construção de um projeto de educação e desenvolvimento moral. Os memes são instrumentos concretos de análise social e interpessoal, embora sejam virtuais. Representam um novo gênero que reflete uma nova forma de sociabilidade, em um novo espaço, que pode nos dizer muito sobre a sociedade e os valores morais os quais estamos construindo. Com o objetivo de conhecer e analisar os memes produzidos por alunos de uma escola pública do Estado de São Paulo, durante as aulas de história, no intuito de propor um projeto transversal de educação moral, viemos desenvolvendo uma pesquisa-participante. A coleta de dados conta com observações, entrevistas e oficinas de memes. Os resultados revelam o forte interesse dos alunos pelas atividades propostas e a expressão de valores morais por meio dos memes produzidos de forma individual e coletiva. Concluímos que os memes podem, e devem, ser utilizados como instrumentos pedagógicos voltados à construção de valores morais de adolescentes no ensino médio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-06T18:22:35Z
2020-05-06T18:22:35Z
2020-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192483
000930394
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/192483
identifier_str_mv 000930394
33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129445340381184