Formação inicial para prática pedagógica com atividades de vida diária junto a bebês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scarlassara, Bárbara Solana [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255473
https://orcid.org/0000-0002-0705-2060
Resumo: Durante os primeiros anos de vida dos bebês ocorrem centenas de conexões cerebrais que promovem o desenvolvimento neuropsicomotor, influenciados por diferentes fatores, dentre eles biológicos e sociais. Diante disso os bebês precisam receber cuidados de qualidade e boas oportunidades de aprendizagem para assegurar o desenvolvimento integral, responsabilidade das instituições de Educação Infantil, através do oferecimento das diferentes atividades que integram a rotina. As Atividades de Vida Diária (AVDs) contemplam as tarefas vinculadas à higiene, alimentação e vestuário, e são responsáveis por promover o desenvolvimento sensorial, motor, cognitivo e social quando realizadas intencionalmente, cabendo aos professores o planejamento dessas atividades educacionais. Diante disso, esta pesquisa objetivou analisar e discutir a formação inicial para o uso das Atividades de Vida Diária (AVDs) - higiene, alimentação e vestuário - na atuação educacional junto a crianças de zero a 18 meses de idade a partir da visão de graduandos, docentes e PPPs dos cursos de Pedagogia da UNESP. Em relação ao método, investigou-se a formação inicial em pedagogia das graduações dos campi Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, São José do Rio Preto. Foram realizados três estudos, no primeiro cujo público alvo eram graduandos, a coleta de dados se deu através de um questionário organizado no formato virtual, em que foram tratadas os temas formação; educação de bebês e AVDs e a análise ocorreu através de estatística descritiva; o segundo estudo, foi desenvolvido a partir da resposta dos docentes dos cursos de Pedagogia e contou com a mesma metodologia do primeiro estudo; por fim no terceiro estudo, foi realizada análise dos PPPs e dos Planos de Ensino (PE) dos cursos, disponíveis no site das instituições para domínio público, foi utilizado o Atlas.ti, versão 9, que permitiu a identificação de códigos organizados a partir do objetivo e da literatura, referentes à educação de bebês e o uso das AVDs. Os trechos de interesse dos documentos foram analisados quanto ao seu conteúdo, permitindo conhecer as propostas de formação para essa faixa etária. Os resultados indicam que há uma concordância na percepção da maioria dos 937 graduandos e dos 33 docentes participantes que vinculam a frequência dos bebês na educação infantil à necessidade da família e que consideram que as AVDs promovem aprendizagens, embora assinalem que seu principal objetivo é atender às necessidades fisiológicas das crianças. Ambos os grupos afirmam que os cursos oferecem conteúdos teórico sobre as temáticas, mas com pouca proposição prática. A análise dos documentos permitiu identificar que, de modo geral, os cursos possuem grades curriculares com quantidades semelhantes de disciplinas que abordam a educação infantil, mas os assuntos relacionados às AVDs pouco aparecem. Esta pesquisa verificou que a educação de bebês e as AVDs são pouco tratadas na formação inicial de professores, transparecendo na percepção dos estudantes e docentes. Há necessidade de rever a estrutura dos cursos de pedagogia para inclusão desses assuntos, possibilitando aos futuros professores promoverem práticas educativas intencionais pautadas em objetivos, planejadas para viabilizar a aprendizagem dos bebês.
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spelling Formação inicial para prática pedagógica com atividades de vida diária junto a bebêsInitial training for pedagogical practice with activities of daily living with babiesAtividades de Vida DiáriaEducação de bebêsFormação de ProfessoresPedagogiaActivities of Daily LivingEarly Childhood EducationTeacher TrainingPedagogyDurante os primeiros anos de vida dos bebês ocorrem centenas de conexões cerebrais que promovem o desenvolvimento neuropsicomotor, influenciados por diferentes fatores, dentre eles biológicos e sociais. Diante disso os bebês precisam receber cuidados de qualidade e boas oportunidades de aprendizagem para assegurar o desenvolvimento integral, responsabilidade das instituições de Educação Infantil, através do oferecimento das diferentes atividades que integram a rotina. As Atividades de Vida Diária (AVDs) contemplam as tarefas vinculadas à higiene, alimentação e vestuário, e são responsáveis por promover o desenvolvimento sensorial, motor, cognitivo e social quando realizadas intencionalmente, cabendo aos professores o planejamento dessas atividades educacionais. Diante disso, esta pesquisa objetivou analisar e discutir a formação inicial para o uso das Atividades de Vida Diária (AVDs) - higiene, alimentação e vestuário - na atuação educacional junto a crianças de zero a 18 meses de idade a partir da visão de graduandos, docentes e PPPs dos cursos de Pedagogia da UNESP. Em relação ao método, investigou-se a formação inicial em pedagogia das graduações dos campi Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, São José do Rio Preto. Foram realizados três estudos, no primeiro cujo público alvo eram graduandos, a coleta de dados se deu através de um questionário organizado no formato virtual, em que foram tratadas os temas formação; educação de bebês e AVDs e a análise ocorreu através de estatística descritiva; o segundo estudo, foi desenvolvido a partir da resposta dos docentes dos cursos de Pedagogia e contou com a mesma metodologia do primeiro estudo; por fim no terceiro estudo, foi realizada análise dos PPPs e dos Planos de Ensino (PE) dos cursos, disponíveis no site das instituições para domínio público, foi utilizado o Atlas.ti, versão 9, que permitiu a identificação de códigos organizados a partir do objetivo e da literatura, referentes à educação de bebês e o uso das AVDs. Os trechos de interesse dos documentos foram analisados quanto ao seu conteúdo, permitindo conhecer as propostas de formação para essa faixa etária. Os resultados indicam que há uma concordância na percepção da maioria dos 937 graduandos e dos 33 docentes participantes que vinculam a frequência dos bebês na educação infantil à necessidade da família e que consideram que as AVDs promovem aprendizagens, embora assinalem que seu principal objetivo é atender às necessidades fisiológicas das crianças. Ambos os grupos afirmam que os cursos oferecem conteúdos teórico sobre as temáticas, mas com pouca proposição prática. A análise dos documentos permitiu identificar que, de modo geral, os cursos possuem grades curriculares com quantidades semelhantes de disciplinas que abordam a educação infantil, mas os assuntos relacionados às AVDs pouco aparecem. Esta pesquisa verificou que a educação de bebês e as AVDs são pouco tratadas na formação inicial de professores, transparecendo na percepção dos estudantes e docentes. Há necessidade de rever a estrutura dos cursos de pedagogia para inclusão desses assuntos, possibilitando aos futuros professores promoverem práticas educativas intencionais pautadas em objetivos, planejadas para viabilizar a aprendizagem dos bebês.During the first few years of a baby's life, hundreds of brain connections take place that promote neuropsychomotor development, influenced by different factors, including biological and social ones. Therefore, babies need to receive quality care and good learning opportunities to ensure integral development, which is the responsibility of Early Childhood Education institutions, by offering different activities as part of their routine. Activities of Daily Living (ADLs) include tasks linked to hygiene, food, and clothing, responsible for promoting sensory, motor, cognitive, and social development when carried out intentionally, with teachers responsible for planning these educational activities. Therefore, this research aimed to analyze and discuss initial training for the use of Activities of Daily Living (ADLs) - hygiene, food, and clothing - in educational activities with children from zero to 18 months of age from the perspective of undergraduates, teachers and PPPs of Pedagogy courses at UNESP. About the method, the initial training in pedagogy of undergraduate courses at the campuses Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, São José do Rio Preto investigated. Three studies were carried out: the first whose target audience was undergraduates, data collection took place through a questionnaire organized in a virtual format, in which training topics were addressed; baby education and ADLs and the analysis occurred using descriptive statistics; the second study was developed based on the response from teachers of Pedagogy courses and used the same methodology as the first study; Finally, in the third study, an analysis of the PPPs and Teaching Plans (PE) of the courses, available on the institutions' website in the public domain, was carried out. Atlas.ti, version 9, was used to analyze the PPPs and Teaching Plans (PE) of the courses, which are available on the institutions' websites for the public domain. The excerpts of interest from the documents were analyzed for their content, allowing us to understand the training proposals for this age group. The results indicate that there is agreement in the perception of the majority of the 937 undergraduates and the 33 participating teachers who link the attendance of babies in early childhood education to the family's needs and who consider that ADLs promote learning, although they point out that their main objective is to meet the children's physiological needs. Both groups state that the courses offer theoretical content on the topics but with little practical proposition. Analysis of the documents allowed us to identify that, in general, the courses have curricula with similar numbers of subjects that address early childhood education, but subjects related to ADLs rarely appear. This research found that the education of babies and ADLs is little addressed in initial teacher training, showing in the perception of students and teachers. There is a need to review the structure of pedagogy courses to include these subjects, enabling future teachers to promote intentional educational practices, based on objectives, planned to enable babies to learn.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de [UNESP]Scarlassara, Bárbara Solana [UNESP]2024-05-03T19:24:56Z2024-05-03T19:24:56Z2024-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/255473https://orcid.org/0000-0002-0705-2060porhttps://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/6853e3ed-a91b-477b-b67f-1fd7869238c6/content?authentication-token=eyJhbGciOiJIUzI1NiJ9.eyJlaWQiOiI2YjdkOGFhZi1kMjk2LTQ5ZmQtOTNhNC1jMzA4MDA2YmI4Y2QiLCJzZyI6W10sImF1dGhlbnRpY2F0aW9uTWV0aG9kIjoib2lkYyIsImV4cCI6MTcxMzc1MDAyN30.BWmSekZ8u97lycqppCOxl3KzRrxSWYcbZP4eFV0257oinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-04T06:16:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255473Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:27:44.213894Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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