O Esporte enquanto conteúdo conceitual, procedimental e atitudinal nas aulas de educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Battistuzzi, Valéria Maciel [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96081
Resumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais elegem a cidadania como eixo norteador e propõem que sejam trabalhados nas aulas de Educação Física o esporte, os jogos, as lutas, as ginásticas, as atividades rítmicas e expressivas, além dos conhecimentos sobre o corpo. Os principais avanços que o documento apresenta são: o princípio da inclusão (sugerindo a participação de todos os alunos nas atividades); os temas transversais (relacionando a disciplina com os grandes problemas da sociedade brasileira), e as dimensões dos conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais). O presente trabalho teve como objetivo subsidiar os professores de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental como o esporte pode ser tratado dentro de uma proposta pedagógica que leva em conta as três dimensões dos conteúdos: conceituais, procedimentais e atitudinais. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, de cunho qualitativo, constituída por três etapas. Os sujeitos participantes foram cinco professoras da rede municipal de ensino da cidade de Americana - SP. Inicialmente cada professora participante respondeu a um questionário com o objetivo de detectar o conhecimento prévio sobre o tema, assim como suas dúvidas, opiniões, dificuldades, necessidades e sugestões. Estas respostas serviram de base para a elaboração da próxima etapa, que foram os nove encontros. Estes encontros aconteceram na forma de vivências, debates, exposições e leitura de textos, visando debater e ampliar os olhares sobre esta temática. Na última etapa, as participantes responderam outro questionário apresentando as sugestões e contribuições para uma avaliação final. Os resultados nos mostraram que as professoras, embora tivessem dificuldades em compreender e considerar as dimensões dos conteúdos...
id UNSP_2cbf7ef9693b5dd7314a04ea3a562e7b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96081
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O Esporte enquanto conteúdo conceitual, procedimental e atitudinal nas aulas de educação física escolarEducação física - Estudo e ensinoEsporteSportSchool physical educationOs Parâmetros Curriculares Nacionais elegem a cidadania como eixo norteador e propõem que sejam trabalhados nas aulas de Educação Física o esporte, os jogos, as lutas, as ginásticas, as atividades rítmicas e expressivas, além dos conhecimentos sobre o corpo. Os principais avanços que o documento apresenta são: o princípio da inclusão (sugerindo a participação de todos os alunos nas atividades); os temas transversais (relacionando a disciplina com os grandes problemas da sociedade brasileira), e as dimensões dos conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais). O presente trabalho teve como objetivo subsidiar os professores de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental como o esporte pode ser tratado dentro de uma proposta pedagógica que leva em conta as três dimensões dos conteúdos: conceituais, procedimentais e atitudinais. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, de cunho qualitativo, constituída por três etapas. Os sujeitos participantes foram cinco professoras da rede municipal de ensino da cidade de Americana - SP. Inicialmente cada professora participante respondeu a um questionário com o objetivo de detectar o conhecimento prévio sobre o tema, assim como suas dúvidas, opiniões, dificuldades, necessidades e sugestões. Estas respostas serviram de base para a elaboração da próxima etapa, que foram os nove encontros. Estes encontros aconteceram na forma de vivências, debates, exposições e leitura de textos, visando debater e ampliar os olhares sobre esta temática. Na última etapa, as participantes responderam outro questionário apresentando as sugestões e contribuições para uma avaliação final. Os resultados nos mostraram que as professoras, embora tivessem dificuldades em compreender e considerar as dimensões dos conteúdos...The National Curricula Parameters elect the citizenship as a north axle and propose to be worked in the Physical Education classes the sport, the games, the fights, the gymnastics, the rhythm and expressive activities, besides knowledge about the body itself. The main advances that the document presents are: the inclusion principle (that guarantees the participation of all students in the activities); the transversal themes (relating discipline to the biggest problems of the Brazilian society); and the contents' dimensions (conceptual, procedure and attitudinal). The present work had as object to verify with Juniors' Schools teachers how the sport can be treated inside a pedagogical proposal, that takes into account three dimensions of the contents: conceptual, procedural and attitudinal. The methodology used was the research-action, with qualitative basis, composed by three steps. The participants were five teachers (women) from public schools from Americana - SP - Brazil. Initially, each teacher/participant answered a questionnaire with the objective to detect the previous knowledge about the theme, as well as their doubts, opinions, difficulties, needs and suggestions. These answers were used as a basis for the elaboration of the next step that was composed of nine meetings. These meetings happened as experience exchanges, debates, expositions and text readings, aiming to discuss and increase the views over the current theme. In the last step, the participants responded another questionnaire presenting suggestions and contributions for a final evaluation. The results showed that the teachers, even though they had difficulties to comprehend and consider the dimensions of the contents, overcame them and made proposals that range the contents' dimensions in vi its totality. Besides it, they mentioned other relevant aspects... (Complete abstract, click electronic address below)Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rangel, Irene Conceição Andrade [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Battistuzzi, Valéria Maciel [UNESP]2014-06-11T19:28:00Z2014-06-11T19:28:00Z2005-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisvi, 147 f.application/pdfBATTISTUZZI, Valéria Maciel. O Esporte enquanto conteúdo conceitual, procedimental e atitudinal nas aulas de educação física escolar. 2005. vi, 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2005.http://hdl.handle.net/11449/96081000336553battistuzzi_vm_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-08T06:10:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96081Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:08:59.124076Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Esporte enquanto conteúdo conceitual, procedimental e atitudinal nas aulas de educação física escolar
title O Esporte enquanto conteúdo conceitual, procedimental e atitudinal nas aulas de educação física escolar
spellingShingle O Esporte enquanto conteúdo conceitual, procedimental e atitudinal nas aulas de educação física escolar
Battistuzzi, Valéria Maciel [UNESP]
Educação física - Estudo e ensino
Esporte
Sport
School physical education
title_short O Esporte enquanto conteúdo conceitual, procedimental e atitudinal nas aulas de educação física escolar
title_full O Esporte enquanto conteúdo conceitual, procedimental e atitudinal nas aulas de educação física escolar
title_fullStr O Esporte enquanto conteúdo conceitual, procedimental e atitudinal nas aulas de educação física escolar
title_full_unstemmed O Esporte enquanto conteúdo conceitual, procedimental e atitudinal nas aulas de educação física escolar
title_sort O Esporte enquanto conteúdo conceitual, procedimental e atitudinal nas aulas de educação física escolar
author Battistuzzi, Valéria Maciel [UNESP]
author_facet Battistuzzi, Valéria Maciel [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rangel, Irene Conceição Andrade [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Battistuzzi, Valéria Maciel [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estudo e ensino
Esporte
Sport
School physical education
topic Educação física - Estudo e ensino
Esporte
Sport
School physical education
description Os Parâmetros Curriculares Nacionais elegem a cidadania como eixo norteador e propõem que sejam trabalhados nas aulas de Educação Física o esporte, os jogos, as lutas, as ginásticas, as atividades rítmicas e expressivas, além dos conhecimentos sobre o corpo. Os principais avanços que o documento apresenta são: o princípio da inclusão (sugerindo a participação de todos os alunos nas atividades); os temas transversais (relacionando a disciplina com os grandes problemas da sociedade brasileira), e as dimensões dos conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais). O presente trabalho teve como objetivo subsidiar os professores de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental como o esporte pode ser tratado dentro de uma proposta pedagógica que leva em conta as três dimensões dos conteúdos: conceituais, procedimentais e atitudinais. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, de cunho qualitativo, constituída por três etapas. Os sujeitos participantes foram cinco professoras da rede municipal de ensino da cidade de Americana - SP. Inicialmente cada professora participante respondeu a um questionário com o objetivo de detectar o conhecimento prévio sobre o tema, assim como suas dúvidas, opiniões, dificuldades, necessidades e sugestões. Estas respostas serviram de base para a elaboração da próxima etapa, que foram os nove encontros. Estes encontros aconteceram na forma de vivências, debates, exposições e leitura de textos, visando debater e ampliar os olhares sobre esta temática. Na última etapa, as participantes responderam outro questionário apresentando as sugestões e contribuições para uma avaliação final. Os resultados nos mostraram que as professoras, embora tivessem dificuldades em compreender e considerar as dimensões dos conteúdos...
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-12
2014-06-11T19:28:00Z
2014-06-11T19:28:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATTISTUZZI, Valéria Maciel. O Esporte enquanto conteúdo conceitual, procedimental e atitudinal nas aulas de educação física escolar. 2005. vi, 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/96081
000336553
battistuzzi_vm_me_rcla.pdf
33004137062P0
identifier_str_mv BATTISTUZZI, Valéria Maciel. O Esporte enquanto conteúdo conceitual, procedimental e atitudinal nas aulas de educação física escolar. 2005. vi, 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2005.
000336553
battistuzzi_vm_me_rcla.pdf
33004137062P0
url http://hdl.handle.net/11449/96081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vi, 147 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128762882031616