Processo de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dell'Acqua, Magda Cristina Queiroz [UNESP]
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Miyadahira, Ana Maria Kazue
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342000000400010
http://hdl.handle.net/11449/11996
Resumo: Trata-se de um estudo que teve como objetivo, identificar como é oferecido o ensino do processo de enfermagem nas Escolas de Graduação em Enfermagem do Estado de São Paulo. A população foi composta de 247 docentes. Na metodologia de estudo foi elaborado um questionário, que foi enviado aos 899 docentes das 32 instituições públicas e privadas de Graduação em Enfermagem do Estado de São Paulo. Os resultados permitiram constatar que os fatores que dificultam o ensino do processo de enfermagem foram numericamente maiores que os que facilitam. Entretanto, o ensino do processo de enfermagem, apesar das dificuldades apresentadas, tem sido oferecido pelos docentes das escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo.
id UNSP_2d49616d80756157986feeedc33f21bb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/11996
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Processo de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensinoNursing process: factors that difficult and factors that facilitate the teachingProcesso de enfermagemEnsino superiorNursing processHigher educationTrata-se de um estudo que teve como objetivo, identificar como é oferecido o ensino do processo de enfermagem nas Escolas de Graduação em Enfermagem do Estado de São Paulo. A população foi composta de 247 docentes. Na metodologia de estudo foi elaborado um questionário, que foi enviado aos 899 docentes das 32 instituições públicas e privadas de Graduação em Enfermagem do Estado de São Paulo. Os resultados permitiram constatar que os fatores que dificultam o ensino do processo de enfermagem foram numericamente maiores que os que facilitam. Entretanto, o ensino do processo de enfermagem, apesar das dificuldades apresentadas, tem sido oferecido pelos docentes das escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo.The present study intends to identify how the teaching nursing process in the Graduation Schools of the São Paulo State are presented. The population was composed of 247 docents. As part of the methodology a questionnaire was elaborated. It was sent to 899 docents of the 32 public and private nursing schools of the São Paulo State. The results demonstrated that the factors that difficult the teaching of the nursing process were bigger in number than the factors that facilitate. However, the teaching of the nursing process, despite the presented difficulties, has been offered to the teachers of public and private schools of the São Paulo State.UNESP Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de EnfermagemUSP Escola de Enfermagem Departamento de Enfermagem Médico-CirúrgicaUNESP Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de EnfermagemUniversidade de São Paulo (USP), Escola de EnfermagemUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Dell'Acqua, Magda Cristina Queiroz [UNESP]Miyadahira, Ana Maria Kazue2014-05-20T13:34:58Z2014-05-20T13:34:58Z2000-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article383-389application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342000000400010Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 34, n. 4, p. 383-389, 2000.0080-6234http://hdl.handle.net/11449/1199610.1590/S0080-62342000000400010S0080-62342000000400010S0080-62342000000400010.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista da Escola de Enfermagem da USP0.7430,279info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-15T18:47:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/11996Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-15T18:47:44Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensino
Nursing process: factors that difficult and factors that facilitate the teaching
title Processo de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensino
spellingShingle Processo de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensino
Dell'Acqua, Magda Cristina Queiroz [UNESP]
Processo de enfermagem
Ensino superior
Nursing process
Higher education
title_short Processo de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensino
title_full Processo de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensino
title_fullStr Processo de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensino
title_full_unstemmed Processo de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensino
title_sort Processo de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensino
author Dell'Acqua, Magda Cristina Queiroz [UNESP]
author_facet Dell'Acqua, Magda Cristina Queiroz [UNESP]
Miyadahira, Ana Maria Kazue
author_role author
author2 Miyadahira, Ana Maria Kazue
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Dell'Acqua, Magda Cristina Queiroz [UNESP]
Miyadahira, Ana Maria Kazue
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de enfermagem
Ensino superior
Nursing process
Higher education
topic Processo de enfermagem
Ensino superior
Nursing process
Higher education
description Trata-se de um estudo que teve como objetivo, identificar como é oferecido o ensino do processo de enfermagem nas Escolas de Graduação em Enfermagem do Estado de São Paulo. A população foi composta de 247 docentes. Na metodologia de estudo foi elaborado um questionário, que foi enviado aos 899 docentes das 32 instituições públicas e privadas de Graduação em Enfermagem do Estado de São Paulo. Os resultados permitiram constatar que os fatores que dificultam o ensino do processo de enfermagem foram numericamente maiores que os que facilitam. Entretanto, o ensino do processo de enfermagem, apesar das dificuldades apresentadas, tem sido oferecido pelos docentes das escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-01
2014-05-20T13:34:58Z
2014-05-20T13:34:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342000000400010
Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 34, n. 4, p. 383-389, 2000.
0080-6234
http://hdl.handle.net/11449/11996
10.1590/S0080-62342000000400010
S0080-62342000000400010
S0080-62342000000400010.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342000000400010
http://hdl.handle.net/11449/11996
identifier_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 34, n. 4, p. 383-389, 2000.
0080-6234
10.1590/S0080-62342000000400010
S0080-62342000000400010
S0080-62342000000400010.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP
0.743
0,279
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 383-389
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128202714906624