Processo de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dell'Acqua, Magda Cristina Queiroz
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Miyadahira, Ana Maria Kazue
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41180
Resumo: The present study intends to identify how the teaching nursing process in the Graduation Schools of the São Paulo State are presented. The population was composed of 247 docents. As part of the methodology a questionnaire was elaborated. It was sent to 899 docents of the 32 public and private nursing schools of the São Paulo State. The results demonstrated that the factors that difficult the teaching of the nursing process were bigger in number than the factors that facilitate. However, the teaching of the nursing process, despite the presented difficulties, has been offered to the teachers of public and private schools of the São Paulo State.
id USP-24_644ad5922b2683fb43820b546c44ff48
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41180
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Processo de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensinoNursing process: factors that difficult and factors that facilitate the teachingNursing processHigher educationProcesso de enfermagemEnsino superiorThe present study intends to identify how the teaching nursing process in the Graduation Schools of the São Paulo State are presented. The population was composed of 247 docents. As part of the methodology a questionnaire was elaborated. It was sent to 899 docents of the 32 public and private nursing schools of the São Paulo State. The results demonstrated that the factors that difficult the teaching of the nursing process were bigger in number than the factors that facilitate. However, the teaching of the nursing process, despite the presented difficulties, has been offered to the teachers of public and private schools of the São Paulo State.Trata-se de um estudo que teve como objetivo, identificar como é oferecido o ensino do processo de enfermagem nas Escolas de Graduação em Enfermagem do Estado de São Paulo. A população foi composta de 247 docentes. Na metodologia de estudo foi elaborado um questionário, que foi enviado aos 899 docentes das 32 instituições públicas e privadas de Graduação em Enfermagem do Estado de São Paulo. Os resultados permitiram constatar que os fatores que dificultam o ensino do processo de enfermagem foram numericamente maiores que os que facilitam. Entretanto, o ensino do processo de enfermagem, apesar das dificuldades apresentadas, tem sido oferecido pelos docentes das escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4118010.1590/S0080-62342000000400010Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 34 n. 4 (2000); 383-389Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 34 No. 4 (2000); 383-389Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 34 Núm. 4 (2000); 383-3891980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41180/44726http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDell'Acqua, Magda Cristina QueirozMiyadahira, Ana Maria Kazue2012-08-31T18:30:16Zoai:revistas.usp.br:article/41180Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:30:16Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensino
Nursing process: factors that difficult and factors that facilitate the teaching
title Processo de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensino
spellingShingle Processo de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensino
Dell'Acqua, Magda Cristina Queiroz
Nursing process
Higher education
Processo de enfermagem
Ensino superior
title_short Processo de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensino
title_full Processo de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensino
title_fullStr Processo de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensino
title_full_unstemmed Processo de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensino
title_sort Processo de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensino
author Dell'Acqua, Magda Cristina Queiroz
author_facet Dell'Acqua, Magda Cristina Queiroz
Miyadahira, Ana Maria Kazue
author_role author
author2 Miyadahira, Ana Maria Kazue
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dell'Acqua, Magda Cristina Queiroz
Miyadahira, Ana Maria Kazue
dc.subject.por.fl_str_mv Nursing process
Higher education
Processo de enfermagem
Ensino superior
topic Nursing process
Higher education
Processo de enfermagem
Ensino superior
description The present study intends to identify how the teaching nursing process in the Graduation Schools of the São Paulo State are presented. The population was composed of 247 docents. As part of the methodology a questionnaire was elaborated. It was sent to 899 docents of the 32 public and private nursing schools of the São Paulo State. The results demonstrated that the factors that difficult the teaching of the nursing process were bigger in number than the factors that facilitate. However, the teaching of the nursing process, despite the presented difficulties, has been offered to the teachers of public and private schools of the São Paulo State.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41180
10.1590/S0080-62342000000400010
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41180
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342000000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41180/44726
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 34 n. 4 (2000); 383-389
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 34 No. 4 (2000); 383-389
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 34 Núm. 4 (2000); 383-389
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221730840510464