A assistência estudantil no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) frente ao ensino remoto emergencial no contexto da crise sanitária da SARS-CoV-2 (Covid-19)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Elton Saraiva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4989
Resumo: O presente estudo tem como objetivo: analisar o significado da Assistência Estudantil para os/as discentes de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), durante o Ensino Remoto Emergencial por consequência da pandemia de COVID-19, na perspectiva da permanência na educação superior. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, abrangendo a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Esta última teve como sujeitos significativos discentes de graduação do IFTO, utilizando como instrumental um formulário online. Os estudos apreenderam que a correlação de forças no interior da sociedade capitalista e a forma como a política de assistência estudantil ganhou materialidade em diferentes particularidades constituiu um movimento de (im)permanência nas Instituições de Ensino Superior, dada as condições objetivas que os/as discentes vivenciam. Faz-se imperioso lutas e reivindicações constantes por parte de diferentes sujeitos para garantir as condições de permanência dos/as discentes de graduação na universidade pública, laica, gratuita e socialmente referenciada ¿ como direito de cidadania
id PUC_GO_5ee42177e15135a084b3b71b257d02db
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4989
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling A assistência estudantil no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) frente ao ensino remoto emergencial no contexto da crise sanitária da SARS-CoV-2 (Covid-19)Student assistance at the Federal Institute of Tocantins (IFTO) in the face of emergency remote teaching in the context of the SARS-CoV-2 (Covid-19) health crisisEducação superior,Assistência estudantil e permanênciaHigher educationStudent assistance and permanenceCiências Sociais AplicadasServiço SocialO presente estudo tem como objetivo: analisar o significado da Assistência Estudantil para os/as discentes de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), durante o Ensino Remoto Emergencial por consequência da pandemia de COVID-19, na perspectiva da permanência na educação superior. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, abrangendo a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Esta última teve como sujeitos significativos discentes de graduação do IFTO, utilizando como instrumental um formulário online. Os estudos apreenderam que a correlação de forças no interior da sociedade capitalista e a forma como a política de assistência estudantil ganhou materialidade em diferentes particularidades constituiu um movimento de (im)permanência nas Instituições de Ensino Superior, dada as condições objetivas que os/as discentes vivenciam. Faz-se imperioso lutas e reivindicações constantes por parte de diferentes sujeitos para garantir as condições de permanência dos/as discentes de graduação na universidade pública, laica, gratuita e socialmente referenciada ¿ como direito de cidadaniaThe present study aims to: identify and analyze the meaning of Student Assistance for undergraduate students of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Tocantins (IFTO), during emergency remote education as a consequence of the COVID-19 pandemic, from the perspective of permanence in higher education. From the methodological point of view, this is a research of a quantitative-qualitative nature, covering documentary research, bibliographic research and field research. The latter had as significant subjects undergraduate students of the IFTO, using as instrumental an online form. The studies have apprehending that the correlation of forces within capitalist society and the way in which the student assistance policy has gained materiality in different particularities constituted a movement of (im)permanence in higher education institutions, given the objective conditions that students experience. There are urgent constant struggles and demands on the part of different subjects to guarantee the conditions of permanence of undergraduate students in the public, secular, free and socially referenced university ¿ as a right of citizenshipPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e da SaúdeBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço SocialGonçalves, Carla Agdahttp://lattes.cnpq.br/8024384378802999Leite, Elton Saraiva2023-11-27T18:39:16Z2022-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEITE, Elton Saraiva. A assistência estudantil no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) frente ao ensino remoto emergencial no contexto da crise sanitária da SARS-CoV-2 (Covid-19). 2022. 170 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde,Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4989porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2023-11-28T04:00:25Zoai:ambar:tede/4989Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932023-11-28T04:00:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A assistência estudantil no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) frente ao ensino remoto emergencial no contexto da crise sanitária da SARS-CoV-2 (Covid-19)
Student assistance at the Federal Institute of Tocantins (IFTO) in the face of emergency remote teaching in the context of the SARS-CoV-2 (Covid-19) health crisis
title A assistência estudantil no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) frente ao ensino remoto emergencial no contexto da crise sanitária da SARS-CoV-2 (Covid-19)
spellingShingle A assistência estudantil no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) frente ao ensino remoto emergencial no contexto da crise sanitária da SARS-CoV-2 (Covid-19)
Leite, Elton Saraiva
Educação superior,
Assistência estudantil e permanência
Higher education
Student assistance and permanence
Ciências Sociais Aplicadas
Serviço Social
title_short A assistência estudantil no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) frente ao ensino remoto emergencial no contexto da crise sanitária da SARS-CoV-2 (Covid-19)
title_full A assistência estudantil no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) frente ao ensino remoto emergencial no contexto da crise sanitária da SARS-CoV-2 (Covid-19)
title_fullStr A assistência estudantil no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) frente ao ensino remoto emergencial no contexto da crise sanitária da SARS-CoV-2 (Covid-19)
title_full_unstemmed A assistência estudantil no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) frente ao ensino remoto emergencial no contexto da crise sanitária da SARS-CoV-2 (Covid-19)
title_sort A assistência estudantil no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) frente ao ensino remoto emergencial no contexto da crise sanitária da SARS-CoV-2 (Covid-19)
author Leite, Elton Saraiva
author_facet Leite, Elton Saraiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Carla Agda
http://lattes.cnpq.br/8024384378802999
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Elton Saraiva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior,
Assistência estudantil e permanência
Higher education
Student assistance and permanence
Ciências Sociais Aplicadas
Serviço Social
topic Educação superior,
Assistência estudantil e permanência
Higher education
Student assistance and permanence
Ciências Sociais Aplicadas
Serviço Social
description O presente estudo tem como objetivo: analisar o significado da Assistência Estudantil para os/as discentes de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), durante o Ensino Remoto Emergencial por consequência da pandemia de COVID-19, na perspectiva da permanência na educação superior. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, abrangendo a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Esta última teve como sujeitos significativos discentes de graduação do IFTO, utilizando como instrumental um formulário online. Os estudos apreenderam que a correlação de forças no interior da sociedade capitalista e a forma como a política de assistência estudantil ganhou materialidade em diferentes particularidades constituiu um movimento de (im)permanência nas Instituições de Ensino Superior, dada as condições objetivas que os/as discentes vivenciam. Faz-se imperioso lutas e reivindicações constantes por parte de diferentes sujeitos para garantir as condições de permanência dos/as discentes de graduação na universidade pública, laica, gratuita e socialmente referenciada ¿ como direito de cidadania
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
2023-11-27T18:39:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, Elton Saraiva. A assistência estudantil no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) frente ao ensino remoto emergencial no contexto da crise sanitária da SARS-CoV-2 (Covid-19). 2022. 170 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde,Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4989
identifier_str_mv LEITE, Elton Saraiva. A assistência estudantil no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) frente ao ensino remoto emergencial no contexto da crise sanitária da SARS-CoV-2 (Covid-19). 2022. 170 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde,Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202275535552512