Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem metodológica de ensino do conteúdo lutas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Doirado, Edmilson Fernandes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194244
Resumo: Os desafios vivenciados pelos professores de Educação Física no contexto escolar, no que se refere ao ensino e aprendizagem das diversas práticas da cultura corporal de movimento, nas aulas de Educação Física, sobretudo as lutas, vêm suscitar importantes discussões acerca da necessidade de organização e sistematização destes conteúdos. O ensino das lutas nas aulas de Educação Física escolar, assim como outros conteúdos específicos da disciplina, compreendem muitas vezes na prática pedagógica, apenas aspectos procedimentais do conteúdo, ou seja, o “saber fazer”, ao passo que, as atuais diretrizes curriculares apontam para um processo de ensino e aprendizagem que possa transcender esse “saber fazer”, que vise abranger durante as aulas aspectos de outras dimensões do conteúdo, como os conceitos, as atitudes e os valores. Diante destas questões o presente estudo, tem como objetivo principal, propor uma abordagem metodológica de ensino do conteúdo lutas nas aulas de Educação Física a partir das dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do conteúdo, considerando as diretrizes educacionais propostas pela BNCC e CP. Nessa perspectiva, foi empreendido um estudo de natureza qualitativa, embasado nos preceitos da pesquisa-ação e da observação-participante e subsidiados por um Projeto de Intervenção Didático-Pedagógico. O Diário de Campo e a Autoavaliação foram utilizados como instrumentos para coleta de dados. Para análise e interpretação dos dados, foram considerados os registros do Diário de Campo, à vista das observações em aula e das gravações de vídeo e áudio, e também, os registros escritos pelos alunos em resposta às questões abertas da Autoavaliação. À luz dos pressupostos da análise de conteúdo categorial temática, os dados gerados, resultaram nas seguintes categorias: Dimensão conceitual – Categoria 1: Diferenças entre lutas e brigas; Categoria 2: Aspectos sócio históricos e culturais das lutas. Dimensão procedimental – Categoria 3: Percepção dos fundamentos técnicos das lutas; Categoria 4: Construção de novos saberes a partir do fazer. Dimensão atitudinal – Categoria 5: A cooperação presente no ensino e aprendizagem das lutas; Categoria 6: Atitudes de respeito e cuidado com o outro nas aulas de lutas. Com vista às mudanças constantes pelas quais a educação vem passando, especialmente com as novas diretrizes curriculares, sobretudo a Educação Física escolar, o presente estudo constitui-se um importante referencial teórico metodológico para os profissionais envolvidos com o ensino da Educação Física nos anos iniciais, visando assim contribuir para uma melhor atuação docente frente aos inúmeros desafios que se apresentam no cotidiano escolar, e desse modo garantir uma aprendizagem significativa e princípios de uma educação integral, que busque desenvolver nos alunos amplas habilidades e competências, tornando-os protagonistas no processo educativo.
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O ensino das lutas nas aulas de Educação Física escolar, assim como outros conteúdos específicos da disciplina, compreendem muitas vezes na prática pedagógica, apenas aspectos procedimentais do conteúdo, ou seja, o “saber fazer”, ao passo que, as atuais diretrizes curriculares apontam para um processo de ensino e aprendizagem que possa transcender esse “saber fazer”, que vise abranger durante as aulas aspectos de outras dimensões do conteúdo, como os conceitos, as atitudes e os valores. Diante destas questões o presente estudo, tem como objetivo principal, propor uma abordagem metodológica de ensino do conteúdo lutas nas aulas de Educação Física a partir das dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do conteúdo, considerando as diretrizes educacionais propostas pela BNCC e CP. Nessa perspectiva, foi empreendido um estudo de natureza qualitativa, embasado nos preceitos da pesquisa-ação e da observação-participante e subsidiados por um Projeto de Intervenção Didático-Pedagógico. O Diário de Campo e a Autoavaliação foram utilizados como instrumentos para coleta de dados. Para análise e interpretação dos dados, foram considerados os registros do Diário de Campo, à vista das observações em aula e das gravações de vídeo e áudio, e também, os registros escritos pelos alunos em resposta às questões abertas da Autoavaliação. À luz dos pressupostos da análise de conteúdo categorial temática, os dados gerados, resultaram nas seguintes categorias: Dimensão conceitual – Categoria 1: Diferenças entre lutas e brigas; Categoria 2: Aspectos sócio históricos e culturais das lutas. Dimensão procedimental – Categoria 3: Percepção dos fundamentos técnicos das lutas; Categoria 4: Construção de novos saberes a partir do fazer. Dimensão atitudinal – Categoria 5: A cooperação presente no ensino e aprendizagem das lutas; Categoria 6: Atitudes de respeito e cuidado com o outro nas aulas de lutas. Com vista às mudanças constantes pelas quais a educação vem passando, especialmente com as novas diretrizes curriculares, sobretudo a Educação Física escolar, o presente estudo constitui-se um importante referencial teórico metodológico para os profissionais envolvidos com o ensino da Educação Física nos anos iniciais, visando assim contribuir para uma melhor atuação docente frente aos inúmeros desafios que se apresentam no cotidiano escolar, e desse modo garantir uma aprendizagem significativa e princípios de uma educação integral, que busque desenvolver nos alunos amplas habilidades e competências, tornando-os protagonistas no processo educativo.The challenges experienced by Physical Education teachers in the school context, with regard to the teaching and learning of the various practices of the body culture of movement, in physical education classes, especially the fights, raise important discussions about the need for organization and systematization of these contents. The teaching of fights in school Physical Education classes, as well as other specific contents of the discipline, often include in pedagogical practice, only procedimental aspects of the content, that is, "know-how", while the current curricular guidelines point to a process of teaching and learning that can transcend this "know-how", which aims to cover during classes aspects of other dimensions of the content , such as concepts, attitudes and values. In view of these questions, the present study has as main objective, to propose a methodological approach of teaching the content fights in physical education classes from the conceptual, procedural and attitudinal dimensions of the content, considering the educational guidelines proposed by the BNCC and CP. From this perspective, a qualitative study was undertaken, based on the precepts of action research and participant observation and subsidized by a Didactic-Pedagogical Intervention Project. The Field Diary and Self-Assessment were used as instruments for data collection. For data analysis and interpretation, the records of the Field Diary were considered, in view of the observations in class and the video and audio recordings, and also the records written by the students in response to the open questions of the Self-Assessment. In light of the assumptions of thematic category content analysis, the data generated resulted in the following categories: Conceptual dimension - Category 1: Differences between fights and street fights; Category 2: Socio-historical and cultural aspects of fights. Procedural dimension - Category 3: Perception of the technical fundamentals of fights; Category 4: Building new knowledge from the do. Attitudinal dimension - Category 5: The cooperation present in the teaching and learning of fights; Category 6: Attitudes of respect and care for each other in the classes of fights. In view of the constant changes that education has been going through, especially with the new curricular guidelines, especially school Physical Education, this study constitutes an important theoretical methodological framework for professionals involved in the teaching of Physical Education in the early years, thus aiming to contribute to a better teaching performance in the face of the numerous challenges that are presented in the school daily life , and thus ensure meaningful learning and principles of an integral education, which seeks to develop in students broad skills and competences, making them protagonists in the educational process.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Doirado, Edmilson Fernandes2020-11-03T19:10:04Z2020-11-03T19:10:04Z2020-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19424433004137068P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:10:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194244Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:11:11.343571Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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