A construção do locus horribilis nos contos de H. P. Lovecraft

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mohamed, Nathaly Sesterhenn [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/210928
Resumo: Esse trabalho apresenta a análise de três contos de Howard Phillips Lovecraft, “Herbert West — Reanimator”, “A Cor que veio do Espaço” e “O chamado de Cthulhu”, buscando compreender como é construído o que chamamos de locus horribilis nesses contos, e como ele influencia na geração do sentimento de horror dentro das narrativas do autor. Para a construção dessa teoria, utilizamos as ideias de diferentes autores, como as de Mikhail Bakhtin sobre o cronotopo, de Antonio Dimas e Osman Lins sobre o espaço e a ambientação, e os pensamentos do próprio Lovecraft sobre a atmosfera. A nosso ver, a junção das três (espacialidade, ambientação e atmosfera) gera o chamado locus horribilis, o qual defendemos ser extremamente importante para as narrativas de horror. Para complementar nossas ideias, também abordaremos as teorias do gótico, do medo, do horror e terror, assim como as da ficção científica e weird tale, buscando ter uma ampla visão sobre tudo o que ronda as obras de Lovecraft e suas temáticas. Nosso objetivo é compreender como o locus horribilis age nas obras de horror, por quais meios ele opera, e quais são seus caminhos na geração da atmosfera macabra de horror. Utilizamos diferentes autores para nos auxiliar nesse trabalho, como Fred Botting, Sandra Vasconcelos, Zigmunt Bauman, Mircea Eliade dentre outros. Dessa forma, buscamos compreender a importância do locus horribilis nas narrativas de horror de Lovecraft, analisando as espacialidades, ambientações e atmosferas criadas nos contos escolhidos, assim como a geração de horror neles provocada.
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