A construção do locus horribilis nos contos de H. P. Lovecraft
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/210928 |
Resumo: | Esse trabalho apresenta a análise de três contos de Howard Phillips Lovecraft, “Herbert West — Reanimator”, “A Cor que veio do Espaço” e “O chamado de Cthulhu”, buscando compreender como é construído o que chamamos de locus horribilis nesses contos, e como ele influencia na geração do sentimento de horror dentro das narrativas do autor. Para a construção dessa teoria, utilizamos as ideias de diferentes autores, como as de Mikhail Bakhtin sobre o cronotopo, de Antonio Dimas e Osman Lins sobre o espaço e a ambientação, e os pensamentos do próprio Lovecraft sobre a atmosfera. A nosso ver, a junção das três (espacialidade, ambientação e atmosfera) gera o chamado locus horribilis, o qual defendemos ser extremamente importante para as narrativas de horror. Para complementar nossas ideias, também abordaremos as teorias do gótico, do medo, do horror e terror, assim como as da ficção científica e weird tale, buscando ter uma ampla visão sobre tudo o que ronda as obras de Lovecraft e suas temáticas. Nosso objetivo é compreender como o locus horribilis age nas obras de horror, por quais meios ele opera, e quais são seus caminhos na geração da atmosfera macabra de horror. Utilizamos diferentes autores para nos auxiliar nesse trabalho, como Fred Botting, Sandra Vasconcelos, Zigmunt Bauman, Mircea Eliade dentre outros. Dessa forma, buscamos compreender a importância do locus horribilis nas narrativas de horror de Lovecraft, analisando as espacialidades, ambientações e atmosferas criadas nos contos escolhidos, assim como a geração de horror neles provocada. |
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A construção do locus horribilis nos contos de H. P. LovecraftThe construction of the locus horribilis in the tales of H. P. LovecraftH. P. LovecraftLocus horribilisLiteratura norte-americanaHorrorNorth-American literatureEsse trabalho apresenta a análise de três contos de Howard Phillips Lovecraft, “Herbert West — Reanimator”, “A Cor que veio do Espaço” e “O chamado de Cthulhu”, buscando compreender como é construído o que chamamos de locus horribilis nesses contos, e como ele influencia na geração do sentimento de horror dentro das narrativas do autor. Para a construção dessa teoria, utilizamos as ideias de diferentes autores, como as de Mikhail Bakhtin sobre o cronotopo, de Antonio Dimas e Osman Lins sobre o espaço e a ambientação, e os pensamentos do próprio Lovecraft sobre a atmosfera. A nosso ver, a junção das três (espacialidade, ambientação e atmosfera) gera o chamado locus horribilis, o qual defendemos ser extremamente importante para as narrativas de horror. Para complementar nossas ideias, também abordaremos as teorias do gótico, do medo, do horror e terror, assim como as da ficção científica e weird tale, buscando ter uma ampla visão sobre tudo o que ronda as obras de Lovecraft e suas temáticas. Nosso objetivo é compreender como o locus horribilis age nas obras de horror, por quais meios ele opera, e quais são seus caminhos na geração da atmosfera macabra de horror. Utilizamos diferentes autores para nos auxiliar nesse trabalho, como Fred Botting, Sandra Vasconcelos, Zigmunt Bauman, Mircea Eliade dentre outros. Dessa forma, buscamos compreender a importância do locus horribilis nas narrativas de horror de Lovecraft, analisando as espacialidades, ambientações e atmosferas criadas nos contos escolhidos, assim como a geração de horror neles provocada.This work presents the analysis of three tales by Howard Phillips Lovecraft, “Herbert West — Reanimator”, “The Colour out of Space” and “The call of Cthulhu”, seeking to understand how what we call locus horribilis is built in these tales, and how it influences the generation of horror within the author's narratives. For the construction of this theory, we used the ideas of different authors, such as those Mikhail Bakhtin on the chronotope, Antonio Dimas and Osman Lins on space and ambience, and Lovecraft's own thoughts on the atmosphere. In our view, the combination of the three (spatiality, ambience and atmosphere) generates the so-called locus horribilis, which we defend to be extremely important for horror narratives. To complement our ideas, we will also address the theories of gothic, fear, horror and terror, as well as those of science fiction and weird tale, seeking to have a broad view on everything that surrounds the works of Lovecraft and its themes. Our goal is to understand how the locus horribilis acts in the works of horror, by what means it operates, and what are its paths in the generation of the macabre atmosphere of horror. We used several authors to assist us in this work, such as Fred Botting, Sandra Vasconcelos, Zigmunt Bauman, Mircea Eliade, among others. Thus, we seek to understand the importance of the locus horribilis in Lovecraft's horror narratives, analyzing the spatialities, ambiences and atmospheres created in the chosen stories, as well as the generation of horror caused in them.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Aparecido Donizete [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mohamed, Nathaly Sesterhenn [UNESP]2021-07-02T17:28:58Z2021-07-02T17:28:58Z2021-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21092833004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:27:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/210928Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:46:05.927587Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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