Diálogos entre o eu e o outro: aspectos do ensino intercultural por meio de uma minissérie alemã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Lívia dos Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192767
Resumo: A cultura estrangeira já foi apresentada em sala de aula de LE por meio de diversas abordagens e conceitos. Desde a década de 80, contudo, o Ensino Intercultural (EI) tem levado professores de LE a enxergar a cultura como parte inseparável do processo de aprendizagem de língua. A cultura, por sua vez, pode ser ensinada a partir de um conceito heterogêneo e dinâmico, como um conjunto de perspectivas, produtos e práticas (MORAN, 2001). Para tanto, é necessário encontrar materiais que abordem aspectos linguísticos e culturais da língua-alvo de maneira autêntica em sala de aula, como os seriados televisivos. Por isso, considera-se que a minissérie Unsere Mütter Unsere Väter pode ser utilizada para o EI, com o fim de desenvolver a competência comunicativa intercultural (CCI). Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral verificar quais aspectos da CCI podem ser desenvolvidos com alunos iniciantes a partir do trabalho com a minissérie Unsere Mütter Unsere Väter . Quanto ao conceito de CCI, é uma competência necessária para que o aluno de LE se torne um falante intercultural (BYRAM, 1997, 2008, 2011). Tal falante seria capaz de compreender diferenças culturais e mediar situações de conflito decorrentes destas, a partir de uma posição entre culturas próprias e estrangeiras (HOUSE, 2007; LIDDICOAT, 2011, 2015). A CCI é composta por atitudes de abertura e curiosidade à cultura estrangeira, por conhecimentos sobre ela, pela habilidade de interpretá-la e relacioná-la com a própria, pela habilidade de descobrir sobre e interagir com ela e por uma consciência crítica cultural, a qual pode levar à cidadania intercultural (BYRAM, 1997, 2008). Partindo de tais pressupostos teóricos, foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa e exploratória. Para coleta de dados, foi aplicado um minicurso de 12 horas, durante o qual foi exibida e discutida a minissérie Unsere Mütter Unsere Väter com alunos iniciantes de alemão no contexto universitário. Os instrumentos para coleta de dados foram dois questionários, uma entrevista, diário reflexivo do pesquisador e anotações de uma observadora. Por meio da análise e triangulação dos dados, percebeu-se que os alunos demonstraram indícios de desenvolvimento da CCI como: a abertura para novas perspectivas sobre eventos já conhecidos, revisão de estereótipos, descentralização, aprendizagem de conhecimentos sobre Alemanha e Brasil, habilidade de interpretar e relacionar as histórias de ambos países, habilidade de discutir e mediar diferentes pontos de vista das culturas alemãs e, enfim, a reflexão crítica sobre os valores implícitos em eventos das culturas alemãs e brasileiras e sobre o papel dos alunos como cidadãos interculturais. Os dados revelam que é possível utilizar a minissérie para desenvolvimento da CCI, desde que sejam estabelecidos objetivos claros para o desenvolvimento da competência.
id UNSP_2dcc128c0481571ab8799f912d7d2ad2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192767
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Diálogos entre o eu e o outro: aspectos do ensino intercultural por meio de uma minissérie alemãDialogues between the self and the other: aspects of Intercultural education through a German minisseriesEnsino de alemão como LECompetência comunicativa interculturalMinissérie Unsere Mütter Unsere VäterA cultura estrangeira já foi apresentada em sala de aula de LE por meio de diversas abordagens e conceitos. Desde a década de 80, contudo, o Ensino Intercultural (EI) tem levado professores de LE a enxergar a cultura como parte inseparável do processo de aprendizagem de língua. A cultura, por sua vez, pode ser ensinada a partir de um conceito heterogêneo e dinâmico, como um conjunto de perspectivas, produtos e práticas (MORAN, 2001). Para tanto, é necessário encontrar materiais que abordem aspectos linguísticos e culturais da língua-alvo de maneira autêntica em sala de aula, como os seriados televisivos. Por isso, considera-se que a minissérie Unsere Mütter Unsere Väter pode ser utilizada para o EI, com o fim de desenvolver a competência comunicativa intercultural (CCI). Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral verificar quais aspectos da CCI podem ser desenvolvidos com alunos iniciantes a partir do trabalho com a minissérie Unsere Mütter Unsere Väter . Quanto ao conceito de CCI, é uma competência necessária para que o aluno de LE se torne um falante intercultural (BYRAM, 1997, 2008, 2011). Tal falante seria capaz de compreender diferenças culturais e mediar situações de conflito decorrentes destas, a partir de uma posição entre culturas próprias e estrangeiras (HOUSE, 2007; LIDDICOAT, 2011, 2015). A CCI é composta por atitudes de abertura e curiosidade à cultura estrangeira, por conhecimentos sobre ela, pela habilidade de interpretá-la e relacioná-la com a própria, pela habilidade de descobrir sobre e interagir com ela e por uma consciência crítica cultural, a qual pode levar à cidadania intercultural (BYRAM, 1997, 2008). Partindo de tais pressupostos teóricos, foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa e exploratória. Para coleta de dados, foi aplicado um minicurso de 12 horas, durante o qual foi exibida e discutida a minissérie Unsere Mütter Unsere Väter com alunos iniciantes de alemão no contexto universitário. Os instrumentos para coleta de dados foram dois questionários, uma entrevista, diário reflexivo do pesquisador e anotações de uma observadora. Por meio da análise e triangulação dos dados, percebeu-se que os alunos demonstraram indícios de desenvolvimento da CCI como: a abertura para novas perspectivas sobre eventos já conhecidos, revisão de estereótipos, descentralização, aprendizagem de conhecimentos sobre Alemanha e Brasil, habilidade de interpretar e relacionar as histórias de ambos países, habilidade de discutir e mediar diferentes pontos de vista das culturas alemãs e, enfim, a reflexão crítica sobre os valores implícitos em eventos das culturas alemãs e brasileiras e sobre o papel dos alunos como cidadãos interculturais. Os dados revelam que é possível utilizar a minissérie para desenvolvimento da CCI, desde que sejam estabelecidos objetivos claros para o desenvolvimento da competência.Foreign culture has already been presented in the FL classroom through different approaches and concepts. Since the 80s, however, Intercultural Education (IE) has led FL teachers to see culture as an inseparable part of the language learning process. Culture, in turn, can be taught according to a heterogeneous and dynamic concept, as a set of perspectives, products and practices (MORAN, 2001). Therefore, it is necessary to find materials that address linguistic and cultural aspects of the target language in an authentic manner in the classroom, such as television series. Therefore, it is considered that the mini-series Unsere Mütter Unsere Väter can be used for IE, in order to develop the intercultural communicative competence (ICC). Thus, the present research aims to verify which aspects of ICC can be developed with beginner students through working with the miniseries Unsere Mütter Unsere Väter . As for the concept of ICC, it is a necessary skill for the FL student to become an intercultural speaker (BYRAM, 1997, 2008, 2011). Such a speaker would be able to understand cultural differences and mediate situations of conflict caused by them, from a position between own and foreign cultures (HOUSE, 2007; LIDDICOAT, 2011, 2015). ICC is composed of attitudes of openness and curiosity to foreign culture, knowledge of it, the ability to interpret and relate it to one’s own culture, the ability to discover and interact with it and a critical cultural awareness, which can lead to intercultural citizenship (BYRAM, 1997, 2008). Based on such theoretical assumptions, a qualitative and exploratory case study was carried out. For data collection, a 12-hour mini-course was applied, during which the miniseries Unsere Mütter Unsere Väter was exhibited and discussed with beginner german students in the university. The instruments for data collection were two questionnaires, an interview, a researcher's reflective diary and an observer's notes. Through the analysis and triangulation of the data, we noticed that the students showed signs of development of the ICC such as: openness to new perspectives on already known events, review of stereotypes and generalizations, decentralization, knowledge about Germany and Brazil, skill to interpret and relate the stories of both countries, the ability to discuss and mediate different points of view of German cultures and, finally, critical reflection on the implicit values in events of German and Brazilian cultures and on the role of students as intercultural citizens. The data reveals that it is possible to use the miniseries for the development of the ICC, as long as clear objectives for the development of competence are established.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)130216/2018-6Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Lívia dos Santos [UNESP]2020-06-15T23:33:15Z2020-06-15T23:33:15Z2020-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19276700093163733004030009P409432230458710600000-0001-8915-9541porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:06:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192767Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-13T14:06:45Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre o eu e o outro: aspectos do ensino intercultural por meio de uma minissérie alemã
Dialogues between the self and the other: aspects of Intercultural education through a German minisseries
title Diálogos entre o eu e o outro: aspectos do ensino intercultural por meio de uma minissérie alemã
spellingShingle Diálogos entre o eu e o outro: aspectos do ensino intercultural por meio de uma minissérie alemã
Marques, Lívia dos Santos [UNESP]
Ensino de alemão como LE
Competência comunicativa intercultural
Minissérie Unsere Mütter Unsere Väter
title_short Diálogos entre o eu e o outro: aspectos do ensino intercultural por meio de uma minissérie alemã
title_full Diálogos entre o eu e o outro: aspectos do ensino intercultural por meio de uma minissérie alemã
title_fullStr Diálogos entre o eu e o outro: aspectos do ensino intercultural por meio de uma minissérie alemã
title_full_unstemmed Diálogos entre o eu e o outro: aspectos do ensino intercultural por meio de uma minissérie alemã
title_sort Diálogos entre o eu e o outro: aspectos do ensino intercultural por meio de uma minissérie alemã
author Marques, Lívia dos Santos [UNESP]
author_facet Marques, Lívia dos Santos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Lívia dos Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de alemão como LE
Competência comunicativa intercultural
Minissérie Unsere Mütter Unsere Väter
topic Ensino de alemão como LE
Competência comunicativa intercultural
Minissérie Unsere Mütter Unsere Väter
description A cultura estrangeira já foi apresentada em sala de aula de LE por meio de diversas abordagens e conceitos. Desde a década de 80, contudo, o Ensino Intercultural (EI) tem levado professores de LE a enxergar a cultura como parte inseparável do processo de aprendizagem de língua. A cultura, por sua vez, pode ser ensinada a partir de um conceito heterogêneo e dinâmico, como um conjunto de perspectivas, produtos e práticas (MORAN, 2001). Para tanto, é necessário encontrar materiais que abordem aspectos linguísticos e culturais da língua-alvo de maneira autêntica em sala de aula, como os seriados televisivos. Por isso, considera-se que a minissérie Unsere Mütter Unsere Väter pode ser utilizada para o EI, com o fim de desenvolver a competência comunicativa intercultural (CCI). Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral verificar quais aspectos da CCI podem ser desenvolvidos com alunos iniciantes a partir do trabalho com a minissérie Unsere Mütter Unsere Väter . Quanto ao conceito de CCI, é uma competência necessária para que o aluno de LE se torne um falante intercultural (BYRAM, 1997, 2008, 2011). Tal falante seria capaz de compreender diferenças culturais e mediar situações de conflito decorrentes destas, a partir de uma posição entre culturas próprias e estrangeiras (HOUSE, 2007; LIDDICOAT, 2011, 2015). A CCI é composta por atitudes de abertura e curiosidade à cultura estrangeira, por conhecimentos sobre ela, pela habilidade de interpretá-la e relacioná-la com a própria, pela habilidade de descobrir sobre e interagir com ela e por uma consciência crítica cultural, a qual pode levar à cidadania intercultural (BYRAM, 1997, 2008). Partindo de tais pressupostos teóricos, foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa e exploratória. Para coleta de dados, foi aplicado um minicurso de 12 horas, durante o qual foi exibida e discutida a minissérie Unsere Mütter Unsere Väter com alunos iniciantes de alemão no contexto universitário. Os instrumentos para coleta de dados foram dois questionários, uma entrevista, diário reflexivo do pesquisador e anotações de uma observadora. Por meio da análise e triangulação dos dados, percebeu-se que os alunos demonstraram indícios de desenvolvimento da CCI como: a abertura para novas perspectivas sobre eventos já conhecidos, revisão de estereótipos, descentralização, aprendizagem de conhecimentos sobre Alemanha e Brasil, habilidade de interpretar e relacionar as histórias de ambos países, habilidade de discutir e mediar diferentes pontos de vista das culturas alemãs e, enfim, a reflexão crítica sobre os valores implícitos em eventos das culturas alemãs e brasileiras e sobre o papel dos alunos como cidadãos interculturais. Os dados revelam que é possível utilizar a minissérie para desenvolvimento da CCI, desde que sejam estabelecidos objetivos claros para o desenvolvimento da competência.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-15T23:33:15Z
2020-06-15T23:33:15Z
2020-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192767
000931637
33004030009P4
0943223045871060
0000-0001-8915-9541
url http://hdl.handle.net/11449/192767
identifier_str_mv 000931637
33004030009P4
0943223045871060
0000-0001-8915-9541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045432012570624