Proposta de inclusão de aluno surdo no ensino fundamental regular: algumas considerações sobre ação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Érika Regina Caporal Costa [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97431
Resumo: No Brasil, os movimentos históricos que impulsionaram as propostas de inclusão escolar das pessoas com deficiência, são relativamente recentes e mostram-se em constante (re)construção. Nas décadas de 1970 e 1980 do século XX, os debates acerca da integração social obtiveram maior relevância e a partir dos anos 1990, com o advento das propostas de inclusão escolar no ensino regular, tais discussões permanecem ocorrendo em meio a conflitos e contradições. Uma questão tida como principal diz respeito à formação de professores e o impacto que a ação docente pode representar para o êxito desse processo. Parece, portanto, necessário conhecer como se busca implementar uma proposta de inclusão no cotidiano escolar. O objetivo deste estudo foi analisar a prática docente de três professoras frente à proposta de inclusão escolar de um aluno surdo no ensino fundamental regular, caracterizando as ações realizadas, por meio da observação do contexto de sala de aula e de entrevistas semi-estruturadas com as professoras. A análise dos dados, de natureza qualitativa, considerou fatores como a formação das professoras, a infra-estrutura oferecida pela escola, as concepções e ações que as professoras apresentaram relacionadas com a inclusão do aluno surdo. Os resultados indicam que questões que envolvem o ensino, a prática docente e as concepções relacionadas com a inclusão escolar, precisam ser identificadas, discutidas, analisadas e disponibilizadas aos profissionais da educação de forma a contribuir para uma prática docente mais coerente e eficaz. Foi evidenciado no estudo que as contradições do processo de inclusão escolar refletem os múltiplos sentidos conferidos pelas professoras ao processo de ensino e aprendizagem, a ponto de influenciar e, por vezes, determinar as ações docentes.
id UNSP_2e15334d58af91d49b55dac9c895b606
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97431
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Proposta de inclusão de aluno surdo no ensino fundamental regular: algumas considerações sobre ação docenteInclusão em educaçãoProfessores - FormaçãoSurdezCrianças surdasPrática docenteSchool inclusionSpecial needsDisabilitiesDeafnessNo Brasil, os movimentos históricos que impulsionaram as propostas de inclusão escolar das pessoas com deficiência, são relativamente recentes e mostram-se em constante (re)construção. Nas décadas de 1970 e 1980 do século XX, os debates acerca da integração social obtiveram maior relevância e a partir dos anos 1990, com o advento das propostas de inclusão escolar no ensino regular, tais discussões permanecem ocorrendo em meio a conflitos e contradições. Uma questão tida como principal diz respeito à formação de professores e o impacto que a ação docente pode representar para o êxito desse processo. Parece, portanto, necessário conhecer como se busca implementar uma proposta de inclusão no cotidiano escolar. O objetivo deste estudo foi analisar a prática docente de três professoras frente à proposta de inclusão escolar de um aluno surdo no ensino fundamental regular, caracterizando as ações realizadas, por meio da observação do contexto de sala de aula e de entrevistas semi-estruturadas com as professoras. A análise dos dados, de natureza qualitativa, considerou fatores como a formação das professoras, a infra-estrutura oferecida pela escola, as concepções e ações que as professoras apresentaram relacionadas com a inclusão do aluno surdo. Os resultados indicam que questões que envolvem o ensino, a prática docente e as concepções relacionadas com a inclusão escolar, precisam ser identificadas, discutidas, analisadas e disponibilizadas aos profissionais da educação de forma a contribuir para uma prática docente mais coerente e eficaz. Foi evidenciado no estudo que as contradições do processo de inclusão escolar refletem os múltiplos sentidos conferidos pelas professoras ao processo de ensino e aprendizagem, a ponto de influenciar e, por vezes, determinar as ações docentes.In Brazil, the historical movements that impelled the scholar inclusion proposals of the people with disabilities are relatively recent and present it in constant (re)construction. In the 1970s and 1980s, the discussions about the social integration achieved relevance and from the 1990’s such discussions continued to occur between conflicts and contradictions, with the advent of the scholar inclusion proposals in the regular education. An essential issue concerns teachers’ formation and the impact the teacher action can represent for the success of this process. However, it seems to be necessary know how it seeks to implement an inclusion proposal in scholar quotidian. The purpose of this study was analyze the teaching practice from three teachers concerning scholar inclusion proposals of a deaf student in the elementary education, characterizing the taken actions, through observation in the context of the classroom and semi-structured interviews with the teachers. The data analysis qualitative natured considered factors such as the teacher’s formation, the infrastructure offered by the school, the conceptions and actions the teacher presented, related to the inclusion of the deaf student. The results indicates issues that involves the education, the teaching practice and the conceptions related to a scholar inclusion need to be identified, discussed, analyzed and available to the education professionals to contribute to a more coherent and effective teaching practice. It was evidenced in this study that the contradictions of the scholar inclusion process reflect the multiples meanings conferred by the teachers to the education and learning process influencing and sometimes determining the teaching actions.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Laura Beatriz Fonseca de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Batista, Érika Regina Caporal Costa [UNESP]2014-06-11T19:28:59Z2014-06-11T19:28:59Z2010-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis[70] f. : il.application/pdfBATISTA, Érika Regina Caporal Costa. Proposta de inclusão de aluno surdo no ensino fundamental regular: algumas considerações sobre ação docente. 2010. [70] f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.http://hdl.handle.net/11449/97431000632931batista_ercc_me_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:53:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97431Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:55:07.825756Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de inclusão de aluno surdo no ensino fundamental regular: algumas considerações sobre ação docente
title Proposta de inclusão de aluno surdo no ensino fundamental regular: algumas considerações sobre ação docente
spellingShingle Proposta de inclusão de aluno surdo no ensino fundamental regular: algumas considerações sobre ação docente
Batista, Érika Regina Caporal Costa [UNESP]
Inclusão em educação
Professores - Formação
Surdez
Crianças surdas
Prática docente
School inclusion
Special needs
Disabilities
Deafness
title_short Proposta de inclusão de aluno surdo no ensino fundamental regular: algumas considerações sobre ação docente
title_full Proposta de inclusão de aluno surdo no ensino fundamental regular: algumas considerações sobre ação docente
title_fullStr Proposta de inclusão de aluno surdo no ensino fundamental regular: algumas considerações sobre ação docente
title_full_unstemmed Proposta de inclusão de aluno surdo no ensino fundamental regular: algumas considerações sobre ação docente
title_sort Proposta de inclusão de aluno surdo no ensino fundamental regular: algumas considerações sobre ação docente
author Batista, Érika Regina Caporal Costa [UNESP]
author_facet Batista, Érika Regina Caporal Costa [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Laura Beatriz Fonseca de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Érika Regina Caporal Costa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão em educação
Professores - Formação
Surdez
Crianças surdas
Prática docente
School inclusion
Special needs
Disabilities
Deafness
topic Inclusão em educação
Professores - Formação
Surdez
Crianças surdas
Prática docente
School inclusion
Special needs
Disabilities
Deafness
description No Brasil, os movimentos históricos que impulsionaram as propostas de inclusão escolar das pessoas com deficiência, são relativamente recentes e mostram-se em constante (re)construção. Nas décadas de 1970 e 1980 do século XX, os debates acerca da integração social obtiveram maior relevância e a partir dos anos 1990, com o advento das propostas de inclusão escolar no ensino regular, tais discussões permanecem ocorrendo em meio a conflitos e contradições. Uma questão tida como principal diz respeito à formação de professores e o impacto que a ação docente pode representar para o êxito desse processo. Parece, portanto, necessário conhecer como se busca implementar uma proposta de inclusão no cotidiano escolar. O objetivo deste estudo foi analisar a prática docente de três professoras frente à proposta de inclusão escolar de um aluno surdo no ensino fundamental regular, caracterizando as ações realizadas, por meio da observação do contexto de sala de aula e de entrevistas semi-estruturadas com as professoras. A análise dos dados, de natureza qualitativa, considerou fatores como a formação das professoras, a infra-estrutura oferecida pela escola, as concepções e ações que as professoras apresentaram relacionadas com a inclusão do aluno surdo. Os resultados indicam que questões que envolvem o ensino, a prática docente e as concepções relacionadas com a inclusão escolar, precisam ser identificadas, discutidas, analisadas e disponibilizadas aos profissionais da educação de forma a contribuir para uma prática docente mais coerente e eficaz. Foi evidenciado no estudo que as contradições do processo de inclusão escolar refletem os múltiplos sentidos conferidos pelas professoras ao processo de ensino e aprendizagem, a ponto de influenciar e, por vezes, determinar as ações docentes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-10
2014-06-11T19:28:59Z
2014-06-11T19:28:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATISTA, Érika Regina Caporal Costa. Proposta de inclusão de aluno surdo no ensino fundamental regular: algumas considerações sobre ação docente. 2010. [70] f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/97431
000632931
batista_ercc_me_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv BATISTA, Érika Regina Caporal Costa. Proposta de inclusão de aluno surdo no ensino fundamental regular: algumas considerações sobre ação docente. 2010. [70] f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
000632931
batista_ercc_me_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/97431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv [70] f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128583065927680