Efeitos de uma intervenção computadorizada sobre a ansiedade à matemática em crianças com discalculia do desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Jéssica Mendes do
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/190803
Resumo: A Discalculia do Desenvolvimento (DD) é um transtorno de aprendizagem de caráter persistente e intrínseco, relacionado a déficits na cognição numérica, que não são causados por deficiência intelectual, ou estudo inadequado. Muitas crianças com DD adquirem uma atitude negativa frente à matemática, denominada Ansiedade à Matemática (AM); caracterizada por respostas cognitivas, fisiológicas e comportamentais de esquiva à disciplina. O surgimento da AM parece incluir variáveis genéticas, culturais, sociais e cognitivas. A maioria das pesquisas indica que a AM afeta negativamente a performance matemática. Contudo, os resultados das pesquisas são contraditórios e inconclusivos, possivelmente por variáveis como idade, sexo e método diagnóstico. Entre as intervenções para apoio às crianças com DD, há evidências de que Treinos Cognitivos Computadorizados (TCC) podem, além de melhorar habilidades matemáticas, diminuir os sintomas de AM. O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos de um TCC de habilidades matemáticas sobre a AM em crianças com DD, além de caracterizar a AM quanto a idade, e o sexo; considerando a comparação entre duas escalas avaliativas : Entrevista de Ansiedade a Matemática (MAI) e Escala de Ansiedade a Matemática (EAM). Participaram do estudo 72 estudantes de idade entre 8 e 10 anos, diagnosticados com DD, de ambos os sexos, do interior do estado de São Paulo, provenientes de escolas da área urbana. As crianças foram divididas em três grupos: grupo Controle (GC), grupo Adaptativo (GA) e grupo Não-Adaptativo (GNA). Todas as crianças passaram por duas avaliações neurocognitivas, num intervalo de 6 a 8 semanas. O TCC foi realizado em pequenos grupos que concluíram 20 sessões. Os resultados não indicaram diferenças entre níveis de AM nas comparações dos fatores sexo e idade para ambas as escalas, contudo os resultados da EAM indicam níveis mais altos de AM considerando tais fatores. Observou-se correlação positiva entre EAM e MAI. Apesar dos menores escores descritos na segunda avaliação para GA, as análises inferenciais comparativas demonstraram que não houve efeito de transferência para AM. Conclui-se que a combinação de diferentes instrumentos pode auxiliar na análise multifatorial do constructo, além de se ressaltar a necessidade de desenvolver padronizações para contextos culturais diferentes, e a aplicação de intervenções complementares.
id UNSP_2e2b27530b5754062145bb1c52d4e700
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/190803
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Efeitos de uma intervenção computadorizada sobre a ansiedade à matemática em crianças com discalculia do desenvolvimentoEffects of a computer intervention on mathematics anxietys in children with developmental dyscalculiaAnsiedade a matemáticaDiscalculia do desenvolvimentoTreino cognitivo computadorizadoCriançasEnsino fundamentalMathematics anxietyDevelopmental dyscalculiaComputerized cognitive trainingChildrenElementary schoolA Discalculia do Desenvolvimento (DD) é um transtorno de aprendizagem de caráter persistente e intrínseco, relacionado a déficits na cognição numérica, que não são causados por deficiência intelectual, ou estudo inadequado. Muitas crianças com DD adquirem uma atitude negativa frente à matemática, denominada Ansiedade à Matemática (AM); caracterizada por respostas cognitivas, fisiológicas e comportamentais de esquiva à disciplina. O surgimento da AM parece incluir variáveis genéticas, culturais, sociais e cognitivas. A maioria das pesquisas indica que a AM afeta negativamente a performance matemática. Contudo, os resultados das pesquisas são contraditórios e inconclusivos, possivelmente por variáveis como idade, sexo e método diagnóstico. Entre as intervenções para apoio às crianças com DD, há evidências de que Treinos Cognitivos Computadorizados (TCC) podem, além de melhorar habilidades matemáticas, diminuir os sintomas de AM. O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos de um TCC de habilidades matemáticas sobre a AM em crianças com DD, além de caracterizar a AM quanto a idade, e o sexo; considerando a comparação entre duas escalas avaliativas : Entrevista de Ansiedade a Matemática (MAI) e Escala de Ansiedade a Matemática (EAM). Participaram do estudo 72 estudantes de idade entre 8 e 10 anos, diagnosticados com DD, de ambos os sexos, do interior do estado de São Paulo, provenientes de escolas da área urbana. As crianças foram divididas em três grupos: grupo Controle (GC), grupo Adaptativo (GA) e grupo Não-Adaptativo (GNA). Todas as crianças passaram por duas avaliações neurocognitivas, num intervalo de 6 a 8 semanas. O TCC foi realizado em pequenos grupos que concluíram 20 sessões. Os resultados não indicaram diferenças entre níveis de AM nas comparações dos fatores sexo e idade para ambas as escalas, contudo os resultados da EAM indicam níveis mais altos de AM considerando tais fatores. Observou-se correlação positiva entre EAM e MAI. Apesar dos menores escores descritos na segunda avaliação para GA, as análises inferenciais comparativas demonstraram que não houve efeito de transferência para AM. Conclui-se que a combinação de diferentes instrumentos pode auxiliar na análise multifatorial do constructo, além de se ressaltar a necessidade de desenvolver padronizações para contextos culturais diferentes, e a aplicação de intervenções complementares.Developmental dyscalculia (DD) is a persistent and intrinsic learning disorder, related to deficits in numerical cognition, which are not caused by intellectual disability, or inadequate study. Many children with DD acquire a negative attitude towards mathematics, called Mathematics Anxiety (MA); characterized by cognitive, physiological and behavioral responses to the discipline. The emergence of MA seems to include genetic, cultural, social and cognitive variables. Many researchs indicates that MA affects mathematical performance negatively. However, these studies are contradictory and inconclusive, possibly by variables such as age, sex and diagnostic method. Among the interventions to support children with DD, there is evidence that Computerized Cognitive Training (CCT) can, in addition to improving mathematical skills, decrease MA symptoms. This study aimed to analyze the effects of a CCT mathematical skills on MA in children with DD, in addition to characterizing MA in terms of age and sex; considering the comparison between two evaluative scales: Mathematics Anxiety Interview (MAI) and Mathematics Anxiety Scale (MAS). A total of 72 students aged between eight and ten years, diagnosed with DD, of both genders, from the third and fourth year of elementary in urban schools, living in the countrysde of São Paulo State were participated. The children were divided into three groups: Control Group (CG), Adaptive Group (GA) and Non-Adaptive Group (NAG). All children made two neurocognitive assessments, ranging from 6 to 8 weeks, which included instruments to verify cognitive functions and emotional aspects, in particular, MA. CBT was performed in small groups that concluded twenty sessions. The results did not indicate differences between levels of MA in the comparisons of sex and age factors for both scales, however EAM results indicated higher levels of MA considering such factors. A positive correlation between EAM and MAI was observed. Despite lower scores described in the second evaluation for GA, comparative inferential analyses demonstrated that there was no transfer effect for MA. It was concluded that the combination of different instruments may help in the multifactorial analysis of the construct, in addition to emphasizing need to develop standardizations for different cultural contexts, and the application of complementary interventions.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dos Santos, Flávia HeloisaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Jéssica Mendes do2019-10-22T17:09:44Z2019-10-22T17:09:44Z2019-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19080300092623833004056085P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-29T06:30:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/190803Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:14:14.011762Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de uma intervenção computadorizada sobre a ansiedade à matemática em crianças com discalculia do desenvolvimento
Effects of a computer intervention on mathematics anxietys in children with developmental dyscalculia
title Efeitos de uma intervenção computadorizada sobre a ansiedade à matemática em crianças com discalculia do desenvolvimento
spellingShingle Efeitos de uma intervenção computadorizada sobre a ansiedade à matemática em crianças com discalculia do desenvolvimento
Nascimento, Jéssica Mendes do
Ansiedade a matemática
Discalculia do desenvolvimento
Treino cognitivo computadorizado
Crianças
Ensino fundamental
Mathematics anxiety
Developmental dyscalculia
Computerized cognitive training
Children
Elementary school
title_short Efeitos de uma intervenção computadorizada sobre a ansiedade à matemática em crianças com discalculia do desenvolvimento
title_full Efeitos de uma intervenção computadorizada sobre a ansiedade à matemática em crianças com discalculia do desenvolvimento
title_fullStr Efeitos de uma intervenção computadorizada sobre a ansiedade à matemática em crianças com discalculia do desenvolvimento
title_full_unstemmed Efeitos de uma intervenção computadorizada sobre a ansiedade à matemática em crianças com discalculia do desenvolvimento
title_sort Efeitos de uma intervenção computadorizada sobre a ansiedade à matemática em crianças com discalculia do desenvolvimento
author Nascimento, Jéssica Mendes do
author_facet Nascimento, Jéssica Mendes do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dos Santos, Flávia Heloisa
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Jéssica Mendes do
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade a matemática
Discalculia do desenvolvimento
Treino cognitivo computadorizado
Crianças
Ensino fundamental
Mathematics anxiety
Developmental dyscalculia
Computerized cognitive training
Children
Elementary school
topic Ansiedade a matemática
Discalculia do desenvolvimento
Treino cognitivo computadorizado
Crianças
Ensino fundamental
Mathematics anxiety
Developmental dyscalculia
Computerized cognitive training
Children
Elementary school
description A Discalculia do Desenvolvimento (DD) é um transtorno de aprendizagem de caráter persistente e intrínseco, relacionado a déficits na cognição numérica, que não são causados por deficiência intelectual, ou estudo inadequado. Muitas crianças com DD adquirem uma atitude negativa frente à matemática, denominada Ansiedade à Matemática (AM); caracterizada por respostas cognitivas, fisiológicas e comportamentais de esquiva à disciplina. O surgimento da AM parece incluir variáveis genéticas, culturais, sociais e cognitivas. A maioria das pesquisas indica que a AM afeta negativamente a performance matemática. Contudo, os resultados das pesquisas são contraditórios e inconclusivos, possivelmente por variáveis como idade, sexo e método diagnóstico. Entre as intervenções para apoio às crianças com DD, há evidências de que Treinos Cognitivos Computadorizados (TCC) podem, além de melhorar habilidades matemáticas, diminuir os sintomas de AM. O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos de um TCC de habilidades matemáticas sobre a AM em crianças com DD, além de caracterizar a AM quanto a idade, e o sexo; considerando a comparação entre duas escalas avaliativas : Entrevista de Ansiedade a Matemática (MAI) e Escala de Ansiedade a Matemática (EAM). Participaram do estudo 72 estudantes de idade entre 8 e 10 anos, diagnosticados com DD, de ambos os sexos, do interior do estado de São Paulo, provenientes de escolas da área urbana. As crianças foram divididas em três grupos: grupo Controle (GC), grupo Adaptativo (GA) e grupo Não-Adaptativo (GNA). Todas as crianças passaram por duas avaliações neurocognitivas, num intervalo de 6 a 8 semanas. O TCC foi realizado em pequenos grupos que concluíram 20 sessões. Os resultados não indicaram diferenças entre níveis de AM nas comparações dos fatores sexo e idade para ambas as escalas, contudo os resultados da EAM indicam níveis mais altos de AM considerando tais fatores. Observou-se correlação positiva entre EAM e MAI. Apesar dos menores escores descritos na segunda avaliação para GA, as análises inferenciais comparativas demonstraram que não houve efeito de transferência para AM. Conclui-se que a combinação de diferentes instrumentos pode auxiliar na análise multifatorial do constructo, além de se ressaltar a necessidade de desenvolver padronizações para contextos culturais diferentes, e a aplicação de intervenções complementares.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-22T17:09:44Z
2019-10-22T17:09:44Z
2019-08-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/190803
000926238
33004056085P0
url http://hdl.handle.net/11449/190803
identifier_str_mv 000926238
33004056085P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129598531043328