Efeitos de uma intervenção computadorizada sobre a ansiedade à matemática em crianças com discalculia do desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/190803 |
Resumo: | A Discalculia do Desenvolvimento (DD) é um transtorno de aprendizagem de caráter persistente e intrínseco, relacionado a déficits na cognição numérica, que não são causados por deficiência intelectual, ou estudo inadequado. Muitas crianças com DD adquirem uma atitude negativa frente à matemática, denominada Ansiedade à Matemática (AM); caracterizada por respostas cognitivas, fisiológicas e comportamentais de esquiva à disciplina. O surgimento da AM parece incluir variáveis genéticas, culturais, sociais e cognitivas. A maioria das pesquisas indica que a AM afeta negativamente a performance matemática. Contudo, os resultados das pesquisas são contraditórios e inconclusivos, possivelmente por variáveis como idade, sexo e método diagnóstico. Entre as intervenções para apoio às crianças com DD, há evidências de que Treinos Cognitivos Computadorizados (TCC) podem, além de melhorar habilidades matemáticas, diminuir os sintomas de AM. O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos de um TCC de habilidades matemáticas sobre a AM em crianças com DD, além de caracterizar a AM quanto a idade, e o sexo; considerando a comparação entre duas escalas avaliativas : Entrevista de Ansiedade a Matemática (MAI) e Escala de Ansiedade a Matemática (EAM). Participaram do estudo 72 estudantes de idade entre 8 e 10 anos, diagnosticados com DD, de ambos os sexos, do interior do estado de São Paulo, provenientes de escolas da área urbana. As crianças foram divididas em três grupos: grupo Controle (GC), grupo Adaptativo (GA) e grupo Não-Adaptativo (GNA). Todas as crianças passaram por duas avaliações neurocognitivas, num intervalo de 6 a 8 semanas. O TCC foi realizado em pequenos grupos que concluíram 20 sessões. Os resultados não indicaram diferenças entre níveis de AM nas comparações dos fatores sexo e idade para ambas as escalas, contudo os resultados da EAM indicam níveis mais altos de AM considerando tais fatores. Observou-se correlação positiva entre EAM e MAI. Apesar dos menores escores descritos na segunda avaliação para GA, as análises inferenciais comparativas demonstraram que não houve efeito de transferência para AM. Conclui-se que a combinação de diferentes instrumentos pode auxiliar na análise multifatorial do constructo, além de se ressaltar a necessidade de desenvolver padronizações para contextos culturais diferentes, e a aplicação de intervenções complementares. |
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Efeitos de uma intervenção computadorizada sobre a ansiedade à matemática em crianças com discalculia do desenvolvimentoEffects of a computer intervention on mathematics anxietys in children with developmental dyscalculiaAnsiedade a matemáticaDiscalculia do desenvolvimentoTreino cognitivo computadorizadoCriançasEnsino fundamentalMathematics anxietyDevelopmental dyscalculiaComputerized cognitive trainingChildrenElementary schoolA Discalculia do Desenvolvimento (DD) é um transtorno de aprendizagem de caráter persistente e intrínseco, relacionado a déficits na cognição numérica, que não são causados por deficiência intelectual, ou estudo inadequado. Muitas crianças com DD adquirem uma atitude negativa frente à matemática, denominada Ansiedade à Matemática (AM); caracterizada por respostas cognitivas, fisiológicas e comportamentais de esquiva à disciplina. O surgimento da AM parece incluir variáveis genéticas, culturais, sociais e cognitivas. A maioria das pesquisas indica que a AM afeta negativamente a performance matemática. Contudo, os resultados das pesquisas são contraditórios e inconclusivos, possivelmente por variáveis como idade, sexo e método diagnóstico. Entre as intervenções para apoio às crianças com DD, há evidências de que Treinos Cognitivos Computadorizados (TCC) podem, além de melhorar habilidades matemáticas, diminuir os sintomas de AM. O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos de um TCC de habilidades matemáticas sobre a AM em crianças com DD, além de caracterizar a AM quanto a idade, e o sexo; considerando a comparação entre duas escalas avaliativas : Entrevista de Ansiedade a Matemática (MAI) e Escala de Ansiedade a Matemática (EAM). Participaram do estudo 72 estudantes de idade entre 8 e 10 anos, diagnosticados com DD, de ambos os sexos, do interior do estado de São Paulo, provenientes de escolas da área urbana. As crianças foram divididas em três grupos: grupo Controle (GC), grupo Adaptativo (GA) e grupo Não-Adaptativo (GNA). Todas as crianças passaram por duas avaliações neurocognitivas, num intervalo de 6 a 8 semanas. O TCC foi realizado em pequenos grupos que concluíram 20 sessões. Os resultados não indicaram diferenças entre níveis de AM nas comparações dos fatores sexo e idade para ambas as escalas, contudo os resultados da EAM indicam níveis mais altos de AM considerando tais fatores. Observou-se correlação positiva entre EAM e MAI. Apesar dos menores escores descritos na segunda avaliação para GA, as análises inferenciais comparativas demonstraram que não houve efeito de transferência para AM. Conclui-se que a combinação de diferentes instrumentos pode auxiliar na análise multifatorial do constructo, além de se ressaltar a necessidade de desenvolver padronizações para contextos culturais diferentes, e a aplicação de intervenções complementares.Developmental dyscalculia (DD) is a persistent and intrinsic learning disorder, related to deficits in numerical cognition, which are not caused by intellectual disability, or inadequate study. Many children with DD acquire a negative attitude towards mathematics, called Mathematics Anxiety (MA); characterized by cognitive, physiological and behavioral responses to the discipline. The emergence of MA seems to include genetic, cultural, social and cognitive variables. Many researchs indicates that MA affects mathematical performance negatively. However, these studies are contradictory and inconclusive, possibly by variables such as age, sex and diagnostic method. Among the interventions to support children with DD, there is evidence that Computerized Cognitive Training (CCT) can, in addition to improving mathematical skills, decrease MA symptoms. This study aimed to analyze the effects of a CCT mathematical skills on MA in children with DD, in addition to characterizing MA in terms of age and sex; considering the comparison between two evaluative scales: Mathematics Anxiety Interview (MAI) and Mathematics Anxiety Scale (MAS). A total of 72 students aged between eight and ten years, diagnosed with DD, of both genders, from the third and fourth year of elementary in urban schools, living in the countrysde of São Paulo State were participated. The children were divided into three groups: Control Group (CG), Adaptive Group (GA) and Non-Adaptive Group (NAG). All children made two neurocognitive assessments, ranging from 6 to 8 weeks, which included instruments to verify cognitive functions and emotional aspects, in particular, MA. CBT was performed in small groups that concluded twenty sessions. The results did not indicate differences between levels of MA in the comparisons of sex and age factors for both scales, however EAM results indicated higher levels of MA considering such factors. A positive correlation between EAM and MAI was observed. Despite lower scores described in the second evaluation for GA, comparative inferential analyses demonstrated that there was no transfer effect for MA. It was concluded that the combination of different instruments may help in the multifactorial analysis of the construct, in addition to emphasizing need to develop standardizations for different cultural contexts, and the application of complementary interventions.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dos Santos, Flávia HeloisaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Jéssica Mendes do2019-10-22T17:09:44Z2019-10-22T17:09:44Z2019-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19080300092623833004056085P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-29T06:30:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/190803Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:14:14.011762Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A Discalculia do Desenvolvimento (DD) é um transtorno de aprendizagem de caráter persistente e intrínseco, relacionado a déficits na cognição numérica, que não são causados por deficiência intelectual, ou estudo inadequado. Muitas crianças com DD adquirem uma atitude negativa frente à matemática, denominada Ansiedade à Matemática (AM); caracterizada por respostas cognitivas, fisiológicas e comportamentais de esquiva à disciplina. O surgimento da AM parece incluir variáveis genéticas, culturais, sociais e cognitivas. A maioria das pesquisas indica que a AM afeta negativamente a performance matemática. Contudo, os resultados das pesquisas são contraditórios e inconclusivos, possivelmente por variáveis como idade, sexo e método diagnóstico. Entre as intervenções para apoio às crianças com DD, há evidências de que Treinos Cognitivos Computadorizados (TCC) podem, além de melhorar habilidades matemáticas, diminuir os sintomas de AM. O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos de um TCC de habilidades matemáticas sobre a AM em crianças com DD, além de caracterizar a AM quanto a idade, e o sexo; considerando a comparação entre duas escalas avaliativas : Entrevista de Ansiedade a Matemática (MAI) e Escala de Ansiedade a Matemática (EAM). Participaram do estudo 72 estudantes de idade entre 8 e 10 anos, diagnosticados com DD, de ambos os sexos, do interior do estado de São Paulo, provenientes de escolas da área urbana. As crianças foram divididas em três grupos: grupo Controle (GC), grupo Adaptativo (GA) e grupo Não-Adaptativo (GNA). Todas as crianças passaram por duas avaliações neurocognitivas, num intervalo de 6 a 8 semanas. O TCC foi realizado em pequenos grupos que concluíram 20 sessões. Os resultados não indicaram diferenças entre níveis de AM nas comparações dos fatores sexo e idade para ambas as escalas, contudo os resultados da EAM indicam níveis mais altos de AM considerando tais fatores. Observou-se correlação positiva entre EAM e MAI. Apesar dos menores escores descritos na segunda avaliação para GA, as análises inferenciais comparativas demonstraram que não houve efeito de transferência para AM. Conclui-se que a combinação de diferentes instrumentos pode auxiliar na análise multifatorial do constructo, além de se ressaltar a necessidade de desenvolver padronizações para contextos culturais diferentes, e a aplicação de intervenções complementares. |
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